Problemas com acústica e equalização

Amigos eu estou com alguns problemas...
Na igreja temos 2 vip plus ativa da Leac's que fazem o P.A,o som dela é bom mas,ela irrita um pouco nos agudos como em outras caixas de som por ai.

O fato é que eu já tentei baixar o manual da caixa no site,já entrei em contato com o pessoal da empresa,mais até então não consegui o manual...

Mais a questão é que eu queria o gráfico de resposta de frequência da caixa para poder se basear...
Graças a Deus temos uma 01v96 vcm na igreja o que ajuda muito devido a quantidade de recursos...

Acredito que seja uma frequência que esteje irritando,principalmente quando a Pastora Grita...(na hora do louvor)
Já conprimi...o mic dela,também uma compressão de leve nos picos do p.a o retorno dela também só os picos mesmo!(Pois ela gosta de retorno estrondando,uma compressão dura me obrigaria a aumentar mais ainda o monitor),comprimi mesmo só porque tem muito som no púlpito e a acústica não ajuda muito.

Pena que eu não tenho nenhum RTA para analisar a voz dela e saber que frequência está sobrando(acho que ajudaria...).
Se não me engano eu já vi aqui no site dizendo para cortar 4Kh já cortei,mais não corto muito para não correr o risco de dar microfonia,ou de piorar a qualidade do áudio tendo em vista que o ambiente atrapalha muito na qualidade do áudio.

Vou abaixar o nível de SPL na igreja,pois vou por fones...mais isso é uma questão de resposta de caixa(acredito).
Tenho um alesis 3630,é um compressor que uso insertado no shure beta 58(s/fio) que o mic principal usado pela pastora...
E os compressores da mesa,que evito usar mais...preciso segurar os picos.

Antes que me perguntem,uso o compressor para processar o áudio antes,segurando os picos,pois se não teria que usar os ganhos da mesa muito fechados...
E como o pessoal precisa de muito retorno(devido ao nível elevado de SPL que principalmente lançado pelos instrumentistas...

Só para se ter uma noção os instrumentos mutados e desmutados não se tem grande diferença,a qualidade melhora,pois o som vem direto do P.A e não o som reverberado do cubo do instrumentista...

Mais com isso tenho que aumentar as vozes,pois os instrumentos acabam por sufocar as vozes.

--Outra questão é o violão que fica bom,mais quando todo mundo toca o violão some principalmente os graves...
Como a 01v96 vcm tem equalizador paramétrico gostaria que postassem paramétros que vocês usam.

Sei que a questão acústica somente será resolvida com uma solução acústica,mais estou tentando minimizar o problema da questão acústica e tentar melhorar a resposta do P.A

Já tirei um pouco de 250 hz,mais não posso tirar muito pois senão posso interferir na resposta do microfone.

Se tiro muito 250hz,o som fica sobrando agudo,tendo em vista que o restante do som reverbera,e os agudos menos.
Tirar graves não ajuda muito por ser uma questão acústica.
Mais já tenho um projeto de tratamento acústico.
Detalhe:microfones e vias de retorno não falam abaixo de 100hz.(exceto o da batera senão ele reclama muito...pois é,muito difícil).
 
Danilo Gomes Santana disse:
Mais a questão é que eu queria o gráfico de resposta de frequência da caixa para poder se basear...
Cara, isso se faz de ouvido. Coloca uma música de referência para tocar nessas caixas, e vai mexendo no EQ paramétrico da mesa nessa via (não no canal, na via!), até chegar onde você quer.
Danilo Gomes Santana disse:
Tenho um alesis 3630,é um compressor que uso insertado no shure beta 58(s/fio) que o mic principal usado pela pastora...
E os compressores da mesa,que evito usar mais...preciso segurar os picos.
Evita usar porque? Já tá pago, hehehe. O compressor da mesa é 10mil vezes melhor que esse Alesis.
Danilo Gomes Santana disse:
Outra questão é o violão que fica bom,mais quando todo mundo toca o violão some principalmente os graves...
Isso é meio "normal". Eu trabalho com o violão gordo, só quando é solo (violão e voz, por exemplo). Trabalhando junto com teclado, guitarras, baixo, etc, eu gosto de deixar mais magro. Aparecendo mais as cordas agudinhas mesmo.
No ao vivo, normalmente não temos equipamento suficiente para mixar como ouvimos em um CD. O jeito é adaptar à realidade.
 
Danilo Gomes Santana disse:
....Mais com isso tenho que aumentar as vozes,pois os instrumentos acabam por sufocar as vozes.
Para isso tem um truque que todas vezes que usei funcionou.
Diga que as vozes está no máximo, que não tem como aumentar mais e fala que a única solução é abaixar os cubos. Os instrumentistas não vão gostar, mas de tanto o vocal reclamar eles acabam cedendo.

Danilo Gomes Santana disse:
...Outra questão é o violão que fica bom,mais quando todo mundo toca o violão some principalmente os graves...
Isso é impressão sua, porque tem vários instrumentos ocupando a mesma faixa de frequência dele e pelo timbre você não está conseguindo identificá-lo, mas se você mandar o violão parar, vai sentir o vazio que fica na base.
 
gabriel_equalize disse:
Danilo Gomes Santana disse:
Mais a questão é que eu queria o gráfico de resposta de frequência da caixa para poder se basear...
Cara, isso se faz de ouvido. Coloca uma música de referência para tocar nessas caixas, e vai mexendo no EQ paramétrico da mesa nessa via (não no canal, na via!), até chegar onde você quer.

Ok Gabriel,mais o problema é maior no P.A...por exemplo é que em algumas notas a voz da pastora fica muito aguda...(agora te pergunto como posso descobrir qual a frequência cortar com um cd,onde se canta outra pessoa,com outra equalização,com outros instrumentos?),a ponto de irritar,por exemplo certo dia participei de um evento sonorizado pela Torau,eles usam o line da nexo,aonde mesmo com o som altíssimo e a cantora gritando os drives não irritavam de forma alguma!

É claro que é um outro sistema(Line Array),e cada caixa custa só 20.000,00(irônia) e o sistema todo se gastaria aproximadamente 300.000,00 reais(segundo eles).
Mais será que é só por isso?valores?

Eu ainda acho que é uma questão de equalização,caso eu consiga descobrir eu estava pensando em usar um equalizador analógico da Rane,só para cortar essa bendita frequência...

Será que um RTA pode me ajudar e se eu gravar a voz da pastora flat e tentar equalizar depois(pois no ao vivo é complicado...),o que acham?
 
Danilo Gomes Santana disse:
Pena que eu não tenho nenhum RTA para analisar a voz dela e saber que frequência está sobrando(acho que ajudaria...).
Se não me engano eu já vi aqui no site dizendo para cortar 4Kh já cortei,mais não corto muito para não correr o risco de dar microfonia,ou de piorar a qualidade do áudio tendo em vista que o ambiente atrapalha muito na qualidade do áudio.
Cortar frequências não vai causar microfonia. Deixar estranho pode, mas tente procurar a frequência de maneira discreta, é possível sim. Se ficar ruim, é só zerar a banda do equalizador (segurar o botão daquela banda). Uma maneira é aplicar uma redução na banda, não muito grande mas que dê para perceber a diferença, e mexer na frequência até achar. RTA pode até ajudar, mas não necessariamente. Normalmente existe uma grande diferença entre o que ouvimos e o que está no gráfico, vais precisar de muita prática para tirar alguma coisa útil do gráfico... de ouvido é mais fácil mesmo. Mas se quiser continuar a idéia do RTA, use um computador com o Impulse.
Antes que me perguntem,uso o compressor para processar o áudio antes,segurando os picos,pois se não teria que usar os ganhos da mesa muito fechados...
Não se preocupe com isso. Se o volume está bom, não há necessidade de abrir o ganho. Use os compressores apenas se for necessário trabalhar na dinâmica.
E como o pessoal precisa de muito retorno(devido ao nível elevado de SPL que principalmente lançado pelos instrumentistas...

Mais com isso tenho que aumentar as vozes,pois os instrumentos acabam por sufocar as vozes.

--Outra questão é o violão que fica bom,mais quando todo mundo toca o violão some principalmente os graves...
Como a 01v96 vcm tem equalizador paramétrico gostaria que postassem paramétros que vocês usam.
Isso é normal, instrumentos e vozes que trabalham na mesma frequência mascaram uns aos outros. O que estiver mais alto será percebido. Algo muito comum é deixar o violão mais nos agudos mesmo, onde há menos concorrência.
 
Danilo Gomes Santana disse:
Ok Gabriel,mais o problema é maior no P.A...por exemplo é que em algumas notas a voz da pastora fica muito aguda...
Opa, no começo você disse que o problema era na resposta de frequência das caixas de retorno que usava...
Agora, se o problema é na voz da pastora (tanto nos monitores como no PA), você tem 2 soluções:
1 - Comprimir DIREITO: Estudar bem como funcionam os parâmetros da compressão da sua O1V. Depois de ENTENDER para que serve cada um deles, regular com calma, com a ajuda da própria pastora, até que fique o mais agradável o possível.
2 - Testar 900 microfones diferentes até achar aquele cujo timbre se adequa melhor à sua interlocutora.

Danilo Gomes Santana disse:
É claro que é um outro sistema(Line Array),e cada caixa custa só 20.000,00(irônia) e o sistema todo se gastaria aproximadamente 300.000,00 reais(segundo eles).
Mais será que é só por isso?valores? Eu ainda acho que é uma questão de equalização
[ironia]Com certeza não é por causa do preço dos equipamentos. Suas caixas Leac's terão a mesma sonoridade do line Nexo que você ouviu. Eles gastam R$200.000 no sistema de PA porque não tem onde enfiar tanto dinheiro, e acabaram comprando aquelas caixinhas lá. [/ironia]

Danilo Gomes Santana disse:
eu estava pensando em usar um equalizador analógico da Rane,só para cortar essa bendita frequência.
Na minha opinião (sem ouvir o problema que você está citando), sua mesa tem os recursos necessários para resolver esse problema. Não é equalização, é COMPRESSÃO.
 
A impressão que tenho é que há uma soma de pequenos problemas. Estas caixas da Leac's falam médios demais (especialmente nas médias altas), que é a região causadora do incômodo auditivo. Além disto, o timbre de voz da pastora deve aumentar o destaque nas médias altas. Vc pode tentar o seguinte:

  1. Um RTA pode ajudar a identificar se a caixa realmente sobra nas médias altas. Coloque o mic a um metro de distância da caixa, aplique o ruído rosa e observe a resposta. Deve haver um ressalto na região acima de 5 kHz. Faça uma atenuação de 6 dB, no GEQ do PA, nas frequencias problemáticas.
  2. Agora atue no PEQ do canal da mesa onde está o mic da pastora. Peça a ela para ler um texto (lembre-se de pedir que leia fazendo as entonações que costuma usar quando prega), atenue cerca de 6 dB na região dos médios e com a largura de banda bem fechada faça a varredura.

É possível que vc não consiga a resposta ideal em função da qualidade das caixas, mas deve melhorar.

Com relação ao RTA, se vc quiser usar um software, o imPulse (http://www.somaovivo.mus.br/downloads/imPULSE_v.1.5.rar) está disponível na seção de Downloads aqui do SaV. Para usar o software, vc vai precisar de uma interface de áudio, de um computador e de um mic de medição como o Behringer ECM8000. Ou vc pode tentar obter emprestado de alguém o Behringer DEQ 2496, que tem a função RTA. O mic tb será necessário.

[]'s
 
É verdade David ajudou bastante,então realmente sobra médio naquelas caixas(como eu ouvia e pensava),antigamente a equalização dela era com um pouco de agudo,mais depois eu deixei ela toda flat(pois fica a aprox.6m de altura),para se precisar equalizar embaixo.

Estou conversando com um irmão para comprar um Behringer DSP8024 dele ,e vou comprar um Ecm 8000(o legal é que o Ecm 8000 é ideal para trabalhar com o DSP8024).

Com isso terei ótimas ferramentas...

Me desculpe,acho que não me expressei direito.
A pastora ministra o louvor!...
 
olá amigo minha dica é ligar o microfone q está dando pico direto na 01v96 sem passar por nenhum compressor externo use só o comresso da mesa . ai deixa o eq da mesa HPF em 125hrz e o resto deixa flat e depois vai cortando as frequências 1.50khz se for pico de medio ,se for de agudo mesmo corta 10.0khz,faça o corte só dessas frequências !!! faça um teste analizar as os picos de frequência com DSP8024 é o certo ,mais por enquanto, vc usa algum processador entre a mesa e asa caixas?
 
Eureka!

Consegui solusionar o problema eu estava cortando 4kh ou 6.30kh,mais eu estava cortando somente 3db para não afetar na resposta do P.A,após o David dizer para cortar 6db,cortei em 5kh com Q em 10.0 e solusionei o problema...(Já faz um tempoe que eu estava sem tempo para postar agraço a ajuda de todos).
 
Back
Topo