Problemas com Ferro de solda Hikari 60w

G

Guest

Guest
Comprei um ferro Hikari de 60W para soldar cabo de 10mm, acontece que liguei ele soltei o 1° cabo, deixei ele no suporte ligado até preparar o próximo, ele empretejou a ponta, li no Google que tinha que passar estanho nele e depois passar na esponja molhada, não resolveu muito coisa a pontinha continua preta, mergulhei a ponta quente na pasta para Soldagem e não adiantou também, né falaram que eu não posso deixar ele ligado que ele atinge uma temperatura muito alta e queima a ponta, é verdade? Oq devo fazer?
Irei comprar um novo ferro de 30W para soldar plugs p10 quais cuidados devo tomar?
 
vou pegar carona na sua dúvida amigo,se a ponta estiver preta mas o ferro funcionando perfeitamente,tem algum problema?vou ter perda de qualidade na soldagem???tô perguntando pois os que eu uso pra soldar estão assim.
 
Bom uma coisa que sempre fiz com meus ferros de solda, e nos que pego novo é o seguinte, a primeira vez que ligo ele deixo ele esquentar bem e dou um "batismo" de solda nele, para ele puxar a solda antes de atingir a temperatura máxima, com isso nunca tive problemas com ponta queimar ou qualquer coisa coisa ruim = ja vi muitos amigos tento problemas com ferro novo.

Então é só ligar esperar esquentar a ponto de derreter a solda, e ir colocando solda ate que toda a ponta tenha "puxado" a solda, ai deixa a "bolinha" de solda ir andando pela ponta toda uns 10 minutos e pronto, ferro pronto pro trabalho por muito tempo.

Ja deixei ferro ligado 24 horas sem problemas.

8) 8)
 
Olá,

Siga as dicas do amigo Lucas que não tem erro!

Apenas deixo mais algumas:

1- Tenha sempre uma esponja de vegetal úmida quando for utilizar o ferro, após algumas soldagens, faça uma rápida limpeza da ponta na esponja;

2- Não utilize o ferro em plásticos ou algo do tipo (quem nunca fez um furo em plástico numa emergência... :lol: :lol: );

3- NUNCA lixe a ponta do ferro, muitas ponteiras vem com um tratamento específico na ponta para aumentar da durabilidade da mesma;

4- Vale lembrar que a qualidade da soldagem vem do conjunto Solda x Ferro, então utilize soldas de boa qualidade, eu recomendo solda Best Azul.

Só como curiosidade, segue a foto de um ferro mais velho que eu, foi o primeiro ferro 'moderno" do meu pai, sucessor daquelas pistolas...

elatw.jpg


Nesse já foi feito de tudo que se possa imaginar hahahaha... uso até hoje para alguns serviços brutos como recordação :p

Boa sorte e boas soldas!

Abraços
 
Mas o ferro já está com a ponta preta e eu passei ele na esponja tradicional úmida de lavar louça (lado amarelo) oq eu faço depois que a ponta já está preta?
 
Esponja de lavar louça serve para lavar louça!!!

Algumas pontas ficam pretas mesmo, se tiver derretendo a solda normalmente não tem problema algum! Caso tenha "danificado" a ponteira, compra uma sobressalente e faça a troca!

Abraços
 
Olá.

Se a ponta já está preta, é só passar bombril nela, ou até mesmo lima (de amolar enxada).

Depois você coloca ele na tomada e passa um pouco de solda na ponta quando esquentar.

Para tirar o excesso de estanho que se forma na ponta, basta vc fazer o mesmo procedimento de quando a polenta gruda na colher... rsrsrs, mas cuidado com seu corpo!

Para limpar a ponta estanhada (com solda) com o ferro quente, vc pode usar um pano de algodão umedecido também, não precisa ser necessariamente a esponja. Mas não faça isso "naquele" guardanapo que a irmã gosta!

Pode ter certeza que não vai perder o ferro de solda, e que ele não tem tanto mistério assim. Com o tempo vc aprende mais...

Quando a ponta já estiver "inusável", vc poderá comprar outra ponta em uma loja de eletrônica.
 
Back
Topo