Problemas na mesa digital Yamaha 01V96 VCM

guiga

Member
Pessoal,
É o seguinte, sou operador de áudio na minha igreja e lá possuo uma mesa digital Yamaha 01V96 VCM há 8 meses, e hj fui ligar um microfone no canal 11 no XLR e o som está muito baixo, aí precisei aumentar muito no ganho analógico pra ficar bom, sendo que a tecla pad 20 Db nem está acionada. Aí liguei nos outros canais na mesma configuração do canal 11 pra testar e estão normais. Verifiquei também os ganhos digitais e estão todos ok, todos em 0 Db. Antes estava usando esse canal, só que na entrada de linha instrumentos musicais, e essa entrada line está funcionando normalmente. Será que o pré de microfone do XLR pode estar danificado pela possibilidade de haver tido um peak nesse canal pela entrada line? O led de signal está modulando bem menos nesse canal que nos outros, com o mesmo ganho em todos. Lembrando que nunca usei esse canal no XLR. Se caso alguém souber de algo e puder me ajudar, agradeço!
Obrigado!
 
Guiga,

se tudo o que você coloca nesse canal 11 fica com o som mais baixo, então, tá na hora de acionar a garantia.

Um abraço,

Fernando
 
guiga disse:
Verifiquei também os ganhos digitais e estão todos ok, todos em 0 Db


O ganho de mesa digitais nunca é em 0dB e depende de mesa pra mesa. E isto é fácil de constatar, vendo pelo bargraph da mesa. Quando o sinal digital chega a 0dB, o que acontece é distorção.


Grande abraço.
 
Além do PAD, acho que também existe um atenuador digital. Não tenho certeza se a 01V tem.

Verifique se não está atenuando na configuração do canal.

Se não, garantia nela.
 
W. Christian disse:
O ganho de mesa digitais nunca é em 0dB e depende de mesa pra mesa. E isto é fácil de constatar, vendo pelo bargraph da mesa. Quando o sinal digital chega a 0dB, o que acontece é distorção.

gabriel_renascer disse:
Além do PAD, acho que também existe um atenuador digital. Não tenho certeza se a 01V tem.

Acredito que era justamente desse atenuador digital que ele estava falando.

Um equipamento digital tem saturação quando o nível de sinal chega em 0dB. 0dB de "ganho digital" na mesa (ou seja, o atenuador digital, que se não me engano também pode ser positivo) existe sim, e quer dizer que o sinal entra na mesma intensidade que saiu ( relação de 1:1, já que log(1) =0).
 
cara se ñ for na configuração de atenuação...pode levar a mesa p assitência aproveita q ta na garantia que é pau no pré ou algum problema no conector.
Abraços
 
Gente, eu acredito ser defeito sim.

lá no começo ele falou...

Será que o pré de microfone do XLR pode estar danificado pela possibilidade de haver tido um peak nesse canal pela entrada line?

Picos de sinal muito fortes danificam sim os prés da mesa. O ampop deve estar ruim.

Um abraço,

Fernando
 
Jah mandei para O cOnsertO uma... fOi O canal 10

O meu queimOu devidO a um cOmputadOr... vOlta de AC... vacilei, na correria esqueci de medir a tenção antes de plugar... mas aprendi a liçaO.

qualquer computadOr, DVD, TecladO.. equipamentOs ligadOs a energia eletrica, podem ter vazementOs eletricos na carcaça. sempre cOlOque um multimetro nO plug e na carcaça da mesa... nivel maiOr que 48v queima O pré... cOm certeza!!!! jah me passaram RadiO perguntandO c todOs leds da m7cl acezOs era nOrmal!!!! queimOu a mesa inteira pq O cOmputadOr que estava fazendO a gravaçãO estava vazandO energia.

cOmO resOlver, aterre bem O seu sistema, NUNKA aceite que venha aquele rapazinhO cOm um P10 dizendO este é O audiO dO multimidia, e vc plug o cabO sem medir, o seu sistema pOde estar atarradO mas O dele NAO!!!

direct box resOlvem a maiOria dOs casOs, existem tb equipamentOs especificOs.

issO pOde ter queimadO sua mesa.
 
Prezados

Estou com um problema parecido ao citado no inicio do post.
A mesa que estou utilizando na igreja em que congrego é a 01v96i. Em um pelo dia um capelão do projeto social que a igreja mantem decidiu fazer um culto no templo. Pra resumir a história ele tentou usar o mic em dois canais diferentes e colocou um vídeo com a saída em outros 2 canais, resultado: 4 canais sem funcionar.
Ao relatar isso a um colega pelo aplicativo de mensagem ele disse ser muito difícil queimar o canal, mas o fato é que não consigo usar os canais 01, 02, 11 e 12 no line (xlr e p10) mas na outra entrada p10 (embaixo dela tem escrito "insert I/O") eu consigo usar normalmente.
Diante disso, o canal pode ter realmente queimado?

Fico no aguardo.

Desde já grato.

PS.: tenho a mesa a quase dois anos.
 
Back
Topo