• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Processador de Audio

#1
Olá eu sou novo por aki intão me desculpem se eu fala bobagem!

Eu assumi o som da minha igreja e estou tentando melhorar a qualidade do som, ja consegui comprar uma mesa de som e um ampli, porem eu estou com uma duvida! Estou precisando de um equalizador para equalizar o som, mas também preciso de um compressor e um limiter, dai pensei na possibilidade de comprar um processador de audio por ter tudo isso e muito mais em um só aparelho, mas eu gostaria de saber se o processador de audio supriria a minha necessidade, pq eu ouvi fala que esses processadores só funcionam se o som for dividido em vias de Grave, Médio e Agudo.

O PA da minha igreja tem Duas caixas JBL sendo cada caixa com dois autofalantes de 15" 250w RMS cada, um drive Titanium e um crossover passivo, o amplificador é um voxtorm com dois canais de 500w rms cada, um multicabo de 20 vias, uma mesa de som Arcano Armeq 1622fx.
O retorno para os musicos é uma caixa ativa voxtorm de 250w rms e uma escrava com a mesma potencia.

Se eu comprar um processador Behriger DCX 2496 ou um Processador DBX 260, conseguirei utilizalo para equalizar o som do PA e o som dos retornos separadamente , comprimir de acordo com a necessidade e adicionar um limiter para não forçar o sistema? ou para funcionar eu teria que ter o som dividido em Vias de Grave, Médio e Agudo?

E caso funcione para o sistema de som da minha igreja qual o melhor?

Se tiverem mais alguma dica para melhorar o sistema de som da minha igreja por favor me iluminem pq eu entendo pouco sobre audio!
 

DJ GARAM

Well-Known Member
#2
Como Tenho o Dbx 260 Vou Falar Tendo Ele Como o Escolhido, Bom vamos lá:
Não Necessariamente, Você Tem Que Ter As Vias separadas Para Utilizar as Funções Do Processador, Pois Para Isso Teria Que Possuir Amplificadores Diferentes Para Cada Via.
Como Suas Caixas Possuem Divisor Passivo, Enquanto Você Não Tem Um Amplificador, Para Separar o Driver Do Alto Falante a Função Crossover do Processador, Tem Apenas Uma Utilidade, Que é o Alinhamento de Spl Entre Vias.
Sim, Você Vai Ter a Possibilidade de Equalizar o Som do PA e Do Retorno Individualmente, Pois ele Possue 3 Saídas Estéreo ou 6 Saídas Mono Que Podem Ser Equalizadas Individualmente. Dentre Outras Opções Entre Mono e Estéreo.
Agora Na Compressão o Negócio Pega Um Pouquinho, Pois Ao Ajustar o Threshold, Attack, Hold e Release Em Um Determinado Canal, Estes Ajustes Vão Ser Respectivamente Direcionados Para o Alto falante e o Driver, e Esse é o Problema Pois Transdutores Diferentes Possuem Ajustes Diferentes, Sacou?
Essas Dicas Incluem-se Para o Limiter.
O Mais Indicado seria Conseguir Mais Um Amplificador Para Ficar Legal e Abranger as `Possibilidades.
Mais Alguma Coisa é só Falar ! Boa Sorte !
 
#3
Tem que pensar bem antes de fazer tal investimento achando que vai melhorar muito o som. Como suas caixas trabalham com o sinal inteiro, você não vai ter o controle individual das vias, então só vai usufruir basicamente do limiter e equelizador no geral.
 
#4
No caso se eu separese os alto falantes das caixas e ligase os dois de baixo em um canal do modulo e os dois de cima em outro eu poderia regular os de baixo para medio grave e os de cima para medio? E os titanium eu ligaria em outro modulo para medio agudo e agudo? Caso eu faca isso eu posso liga mais duas caixas com falante de 8" e um super twiter junto com os titanim e regular para medio agudo e agudo?
 
#8
Essas sao as caixas principais, dai tenho mais duas pequenas com um alto falante de 8" de 75w rms e um super twiter q nao tao sendo usadas,
dai se eu for dividi em vias o som eu tinha pensado em liga elas junto km o titanium para ajuda nos medios agudos, pq dai eu consigo um modulo para tok os titanium e esss caixinhas. So eu queria sabe se pode e se resolveria alguma coisa, ou para medio agudo e agudo so um Drive de titanium em cada caixa dao conta?
 
#9
Allan, qual o tamanho da sua igreja? Arrisco a dizer que você deveria esquecer estas caixas pequenas, não vejo sentido serem usadas (como complemento do PA?) Os TI são suficientes para acompanhar as caixas, afinal são dimensionados para isso.
 
#10
Cara, trabalhar com caixas ativas em uma PA dar muito trabalho e dor de cabeça, ainda mais quando a banda da igreja é muito grande , vc tem que entender muito, e mais , tem ter equipamentos bons se quiser trata o áudio bem para ninguém reclamar, nem os músicos nem as voz nem o publico. Se eu fosse você utilizaria apenas os retornos ativo; dai então o resto das caixa tudo passivas; as caixa médio e agudo para a voz e alguns instrumento médios e agudos, como o violão, guitarra, teclado. E os subs também passivos a qual ira sair os grave, como o baixo, o bumbo da bateria e outras frequências médio graves... Desde então terá o som dividido ou seja, por enquanto as caixas divididas rsrs; caixas para médio grave e caixas para médio e agudo. E Agora? quais os esquipamentos para dirigira esse sistema? É! em primeiro lugar a mesa de som deve tem pelo menos as XLR e efeitos como reverbes e outros, também seria bom se a mesa fosse 24 bits uma boa qualidade. 2- Depois o processador, a qual tem que ser um ótimo, que carrega varias funções, para não ter dor de cabeça; ele e que ira tratar o áudio e dividir as frequências para cada caixa, respeitado suas especificação como por exemplo se o alto falante de grave tem frequencial de reposta de 40 Hz a 200 Hz, vc não vai por mais nem menos na hora de divida as frequências para cada potencia , lembre-se de respeitar o conceitos de fabrica de cada alto falante, Ok. Feito isso, vc usa as outras funções do processado, como o compressor, o limite para não dar problemas no áudio e nem alto falante n, e o gate para evita choque de frequências, nesse caso usa se bastante em microfones para bateria, por exemplo: o microfone do tam 1 não capta a frequência do tam 2, também usado para backs vocais e instrumentos musicas, serve para tira o ruido fantasma que fica quando o instrumento esta liga mais não esta sendo tocado, ok, mas não se esqueça do equalizado, é bom ter um de pelo meno 16 badas ou 32, para os ajuste. Então resumo; caixa divididas, médio grave, médio e agudo , usaria 2 potencias boas, uma para os subs e outra para médio e gaudo, dividido cada frequências no processado ajustado limite, e aplicado as compressões, no caso do retorno serem ativos não precisa de mais potencia. sitema.jpg Montei esse sistema ai para tu ter referência e entender melhor. É um sistema médio porte para igrejas e de muita qualidade
 

pTjz

Moderator
Moderador
#11
Perdão amigo Elizeu, mas não faz sentido o seu texto.
Trabalhar com um sistema ativo é a coisa mais SIMPLES que pode existir, muito mais simples que um sistema passivo.
As chances de ferrar as caixas num sistema passivo é muito maior que em um sistema ativo.

quando a banda da igreja é muito grande , vc tem que entender muito
Essa afirmativa é verdade em qualquer hipótese, principalmente quando a igreja é grande.
Temos que saber o que estamos fazendo, em sistemas grandes mais ainda, pois o erro no desconhecimento pode custar muito dinheiro.

Mas voltando ao tema do tópico, o gerenciador é algo muito útil, mas só se faz necessário em sistemas que PRECISEM realmente ser GERENCIADOS, que tenham varias caixas a serem gerenciadas normalmente por uma única fonte sonora.
No formato PA L/R + SUBS por exemplo eu "não usaria" gerenciador, não acho totalmente necessário.
 
Última edição:
#12
Caros colegas bom dia,
aproveitando este tópico, estou querendo comprar um processador de áudio para nossa igreja e tenho muita duvida em comprar e usar, equipamentos que utilizo,
sistema flay Duas caixas de cada lados sendo um falante de 15 +drive passivas e subs de cada lado de 18 um ativo e um passivo,vou usar um deley abaixo da galeria,por isso estou querendo comprar o processador para fazer atraso a distancia do PA ate os deleys e de 8 metros,estou olhando o processador drive PA da dbx,sendo que no manual ele indica deley de alinhamento de 10 metros,ja vi falar que este processador indica 10 mais na realidade so da 3 metros,alguem ai poderia me da uma luz ,se posso comprar o processador que citei acima?
 
#13
@Osmar Nunes , estou vendendo um processador DEQ2496 que tem essa função também. Pelo que li no manual dele agora, pode calcular o atraso por milissegundos (0-300 ms), pés (0-338,20 ft) ou metros (0-103,08 m).

De onde você é?