Processador de Audio

Allan Marques

New Member
Olá eu sou novo por aki intão me desculpem se eu fala bobagem!

Eu assumi o som da minha igreja e estou tentando melhorar a qualidade do som, ja consegui comprar uma mesa de som e um ampli, porem eu estou com uma duvida! Estou precisando de um equalizador para equalizar o som, mas também preciso de um compressor e um limiter, dai pensei na possibilidade de comprar um processador de audio por ter tudo isso e muito mais em um só aparelho, mas eu gostaria de saber se o processador de audio supriria a minha necessidade, pq eu ouvi fala que esses processadores só funcionam se o som for dividido em vias de Grave, Médio e Agudo.

O PA da minha igreja tem Duas caixas JBL sendo cada caixa com dois autofalantes de 15" 250w RMS cada, um drive Titanium e um crossover passivo, o amplificador é um voxtorm com dois canais de 500w rms cada, um multicabo de 20 vias, uma mesa de som Arcano Armeq 1622fx.
O retorno para os musicos é uma caixa ativa voxtorm de 250w rms e uma escrava com a mesma potencia.

Se eu comprar um processador Behriger DCX 2496 ou um Processador DBX 260, conseguirei utilizalo para equalizar o som do PA e o som dos retornos separadamente , comprimir de acordo com a necessidade e adicionar um limiter para não forçar o sistema? ou para funcionar eu teria que ter o som dividido em Vias de Grave, Médio e Agudo?

E caso funcione para o sistema de som da minha igreja qual o melhor?

Se tiverem mais alguma dica para melhorar o sistema de som da minha igreja por favor me iluminem pq eu entendo pouco sobre audio!
 
Como Tenho o Dbx 260 Vou Falar Tendo Ele Como o Escolhido, Bom vamos lá:
Não Necessariamente, Você Tem Que Ter As Vias separadas Para Utilizar as Funções Do Processador, Pois Para Isso Teria Que Possuir Amplificadores Diferentes Para Cada Via.
Como Suas Caixas Possuem Divisor Passivo, Enquanto Você Não Tem Um Amplificador, Para Separar o Driver Do Alto Falante a Função Crossover do Processador, Tem Apenas Uma Utilidade, Que é o Alinhamento de Spl Entre Vias.
Sim, Você Vai Ter a Possibilidade de Equalizar o Som do PA e Do Retorno Individualmente, Pois ele Possue 3 Saídas Estéreo ou 6 Saídas Mono Que Podem Ser Equalizadas Individualmente. Dentre Outras Opções Entre Mono e Estéreo.
Agora Na Compressão o Negócio Pega Um Pouquinho, Pois Ao Ajustar o Threshold, Attack, Hold e Release Em Um Determinado Canal, Estes Ajustes Vão Ser Respectivamente Direcionados Para o Alto falante e o Driver, e Esse é o Problema Pois Transdutores Diferentes Possuem Ajustes Diferentes, Sacou?
Essas Dicas Incluem-se Para o Limiter.
O Mais Indicado seria Conseguir Mais Um Amplificador Para Ficar Legal e Abranger as `Possibilidades.
Mais Alguma Coisa é só Falar ! Boa Sorte !
 
Tem que pensar bem antes de fazer tal investimento achando que vai melhorar muito o som. Como suas caixas trabalham com o sinal inteiro, você não vai ter o controle individual das vias, então só vai usufruir basicamente do limiter e equelizador no geral.
 
No caso se eu separese os alto falantes das caixas e ligase os dois de baixo em um canal do modulo e os dois de cima em outro eu poderia regular os de baixo para medio grave e os de cima para medio? E os titanium eu ligaria em outro modulo para medio agudo e agudo? Caso eu faca isso eu posso liga mais duas caixas com falante de 8" e um super twiter junto com os titanim e regular para medio agudo e agudo?
 
Nao, sao passivas! E se eu tira os twiters e deixa so o falante de 8" junto com os titanium? Ou para medio agudo e agudo so os titanium dao conta?
 
Essas sao as caixas principais, dai tenho mais duas pequenas com um alto falante de 8" de 75w rms e um super twiter q nao tao sendo usadas,
dai se eu for dividi em vias o som eu tinha pensado em liga elas junto km o titanium para ajuda nos medios agudos, pq dai eu consigo um modulo para tok os titanium e esss caixinhas. So eu queria sabe se pode e se resolveria alguma coisa, ou para medio agudo e agudo so um Drive de titanium em cada caixa dao conta?
 
Allan, qual o tamanho da sua igreja? Arrisco a dizer que você deveria esquecer estas caixas pequenas, não vejo sentido serem usadas (como complemento do PA?) Os TI são suficientes para acompanhar as caixas, afinal são dimensionados para isso.
 
Perdão amigo Elizeu, mas não faz sentido o seu texto.
Trabalhar com um sistema ativo é a coisa mais SIMPLES que pode existir, muito mais simples que um sistema passivo.
As chances de ferrar as caixas num sistema passivo é muito maior que em um sistema ativo.

quando a banda da igreja é muito grande , vc tem que entender muito
Essa afirmativa é verdade em qualquer hipótese, principalmente quando a igreja é grande.
Temos que saber o que estamos fazendo, em sistemas grandes mais ainda, pois o erro no desconhecimento pode custar muito dinheiro.

Mas voltando ao tema do tópico, o gerenciador é algo muito útil, mas só se faz necessário em sistemas que PRECISEM realmente ser GERENCIADOS, que tenham varias caixas a serem gerenciadas normalmente por uma única fonte sonora.
No formato PA L/R + SUBS por exemplo eu "não usaria" gerenciador, não acho totalmente necessário.
 
Última edição:
Caros colegas bom dia,
aproveitando este tópico, estou querendo comprar um processador de áudio para nossa igreja e tenho muita duvida em comprar e usar, equipamentos que utilizo,
sistema flay Duas caixas de cada lados sendo um falante de 15 +drive passivas e subs de cada lado de 18 um ativo e um passivo,vou usar um deley abaixo da galeria,por isso estou querendo comprar o processador para fazer atraso a distancia do PA ate os deleys e de 8 metros,estou olhando o processador drive PA da dbx,sendo que no manual ele indica deley de alinhamento de 10 metros,ja vi falar que este processador indica 10 mais na realidade so da 3 metros,alguem ai poderia me da uma luz ,se posso comprar o processador que citei acima?
 
@Osmar Nunes , estou vendendo um processador DEQ2496 que tem essa função também. Pelo que li no manual dele agora, pode calcular o atraso por milissegundos (0-300 ms), pés (0-338,20 ft) ou metros (0-103,08 m).

De onde você é?
 
Back
Topo