PROJETO 15"+ TI?

Joan

Member
Olá pessoal, alguem teria algum projeto ai 15" + TI
para me indicarem, tambem os componentes e divisores e
os devidos cortes....

Queria para fazer pequenos e medios eventos em local fechado,
e masi tarde acrescentar subgraves...

Aqui no forum ja me foi indicado caixas ativas, so que creio que
eu fazendo as caixas ficara melhor, mais potente e robusto...

Obrigado!
 
Ola. Bons projetos geralmente são encontrados na diretamente com o fabricante (snake, keybass, oversound, etc) , ou através de contato (e-mail/telefone)...

Quanto a questão de ficar melhor depende muito hein... já teve tópico aqui que o cara pediu pra comentar o que ele ia fazer, gastou bastante dinheiro, ficou frustrado com as respostas da comunidade quando viu que teria um resultado muito maior comprando ativas importadas ( e sairia mais barato )

agora se você já tem amplificadores e os componentes é outra historia
 
bom, existe sim
Tem um projeto do professor Homero Sette, na epoca trabalhava na Selenium, inclusive tem tambem um processador passivo fabricado na Eam.
Eu fiz uma caixa dessa para uma igreja da nossa denominação e o pessoal gostaram muito, e olha que usei apenas um divisor de Nenis.
O projeto existe com os falantes 15PW3 e 15Pw5 e o driver é um de 1', se não me engano era o D210 ou D220, não lembro.
Abaixo o site
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.homerosette.com/component/option,com_docman/task,doc_view/gid,44/">http://www.homerosette.com/component/op ... ew/gid,44/</a><!-- m -->
 
O projeto é feito com compensado de 20mm, mas nada que não possa fazer com um de 15mm, é só fazer os calços necessários, mas antes calcule quanto ocupará em espaço e acrescente as medidas.
Caso você queira o projeto, eu acredito que tenho arquivados os projetos da selenium, estão todos detalhados em planta baixa, é só me informar o email que te envio em arquivo PDF.
 
Joan

Me perdoe a demora, estou enviando 2 projetos da Selenium o VBT115A2 E VBT115B2 e o texto assinado por Homero Sette sobre o projeto.
Estou te enviando pelo teu email.
 
andry110 disse:
Joan disse:
Olá pessoal, alguem teria algum projeto ai 15" + TI
para me indicarem, tambem os componentes e divisores e
os devidos cortes....
Site de fabricante (RCF) : http://www.rcf.it/en_US/precision-transducers/suggested-design/bill-woods-designs

Abrcs,
andry110


Gostei muito dos projetos Andry, bem detalhados. O "Club 10" e o "Club 12" tem um corte para inclinação, esse corte é justamente para que a caixa seja usada como retorno? você tem os componentes destes dois projetos para venda?
 
valeu heriberto. tbm pensei em pedir pra vc, pois foi quem enviou para o joan.
verei sim, e analisarei se é mesmo o que procuro.
aproveitando a oportunidade, pergunto se vc tem algum projeto para eu montar uma pequena equipe de som. hobbie mesmo, pequenas festinhas. eu não entendo quase nada. conheci esse site ontem. verifico que existe muitas palavras, siglas, modelos, etc, que desconheço. caso seja positivo, mandarei pra vc o que tá na minha mente, juntamente com as perguntas para tirar minhas dúvidas. grato. abraço.
 
Edson

Faça o seguinte. Exponha o que voce quer fazer e o que voce pode dispor. Todos aqui teremos o maior prazer de orientar. O que eu souber responderei e com certeza muitos também orientarão.
Diga principalmente quais os tipos de música que irá ser tocado, e tambem se será mecânico ou ao vivo, ou ambas.
Até breve.
 
obrigado herivelto. tentarei ser o mais especifico possivel. e aos poucos, com mais informações pedidas por vc, chegaremos a um projeto.
1- não é para ao vivo. mas quero dispor de pelo menos um microfone.
2- eu já possuo 2 alto-falantes de 15'', com 150 watts cada, em 8 ohm
3- verifiquei os projetos que vc me enviou. eu estava desenhando um cujas medidas são parecidas: altura 70 cm, largura 55 cm, profundidade 40 cm.
mas meu desenho é de uma caixa quadrada, sem a diminuição de largura na parte de tráz da caixa. tem alguma diferença na qualidade do som...
4- verifiquei tbm que no projeto que enviou, não verifiquei tweeter. no meu, estava pensando colocar 1 tweeter, 1 corneta, 1 saída de ar.
5-vou construir 2 caixas de som. nesse caso, qual a potencia que deverá ter o amplificador, que ainda vou comprar...
é verdade que o amplificador tem que ter o dobro da potencias doa alto-falantes...no meu caso, um amplificador de 600 watts rms...
6- depois que eu montar os equipamentos, com minhas 2 caixas e alto-falantes em 8 ohm, é verdade que posso colocar mais 2 depois, ligadas em paralelo (mudando para 4 ohm)...
caso positivo a resposta, o que muda na potencia do som. aumenta, diminui ou fica a mesma coisa...
7- um amplificador com 4 saídas para caixas. necessariamente sou obrigado a usa-las todas, para que não queime nehuma saída, ou não tem nada a ver.
8- há necessidade de ter subwoofer, no meu caso. para que serve...
9- há necessidade de ter crossover, para que serve
10-nesse site, verifiquei algumas marcas de amplificadores que nunca tinha ouvido falar, como o nashville e outros. conheço mesmo os antigos, cygnus, wattson, e outros como oneal, LL...
pretendo ter um amplificador que seja fácil conseguir manutenção, que tenha pelo menos os dispositivos mais necessarios para que se tenha uma proteção contra curto, aquecimento e outros que vc heriberto, possa me informar.

por enquanto é isso. mas me lembrarei depois de outras duvidas. e tbm pode me perguntar mais algum detalhe que por ventura ficou faltando, ok.
abraço
 
Edson, vou opinar com relação as caixas:
3 - A caixa a ser construída deve seguir um projeto obedecendo os parâmetros do alto-falante. O Andrey neste tópico disponibilizou vários links com projetos detalhados para falantes RCF. Eu mesmo pretendo construir uma para monitor.
4 - Hoje utiliza-se com muito mais frequência um driver de titâneo, que abrange as frequências de reprodução de um twetter mais driver (corneta). Como já mencionado acima, até mesmo esta saída de Ar deve seguir o projeto do alto falante. Ou você procure por projetos específicos para seus falantes, ou procure por falantes melhores que já disponibilizem estes projetos. Não é nada fácil chegar aos parâmetros adequados.

Nos fale qual a marca e modelos dos seus falantes, para sabermos se são aplicáveis ao uso pretendido.
 
2- Inicialmente caixas são projetadas para os falantes, caso você não tenha projeto original do fabricante dos falantes, terá que calcular e digo com certeza será melhor comprar ou trocar por outros falantes que tenham os projetos.

3- Tem sim, as caixas com diferenças entre frente e fundos não irá ter paredes paralelas. .

4- Como já foi dito os projetos evitam ter mais de dois emissores, para evitar cancelamentos, mais economia sem perder a qualidade, nesse projeto em foco os falantes de 15 vão até 1,8 Khz e os driver’s partem daí, usando um processador passivo fabricado pela EAM. Também pode ser usado com outros divisores, mas a qualidade será inferior, quando você ler o artigo do professor Homero e o engº Vitorio Massoni entenderá o que estamos falando.

5- Uma orientação que já vi dada uma vez pela Studio R e que deve ser bem observado, caso você tenha um bom processador, pode usar economicamente até o dobro, além disso ficará muito caro. No caso de processamento passivo poderá ser usado no limite da potencia do falante ou até 50% a mais.
.
6- Quando você colocar dois falantes em paralelo o amplificador irá ler como se fosse uma resistência em 4 Ohms, nesse caso a potencia irá se elevar em até 40%

7- Não necessariamente irá precisar das 4 saídas, pois em sua maioria os amplificadores tem 4 pares de bornes na traseira pois caba grupo estão em paralelo. Poderá usar tanto com duas caixas ou se tiver com 4 caixas.

8- Caso seja música mecânica os DJ’S gostam muito de usar um sub.

9- SIM, ou crossover passivo (Divisor) ou Crossover ou processadores ativos, tem diversas marcas, tais como dbx, behringer, etc......

10 - Hoje profissionalmente temos marcas excelentes nacionais para sua escolha: Studior/ Nasshiville, ETELJ, Machine, Hotsound, e outras infinidades.
Não lembro bem se a série Z e X se a StudioR dá 5 anos de garantia, mas na série BX eles dão, e o restante são 3 anos de garantia.

Quanto as caixas de 15” some tudo que você irá se dispor a investir e veja se não será melhor comprar uma caixa ativa, tipo a SKYSOUND 700, quem já ouviu garante que para iniciar é uma boa pedida principalmente que não tem como dispor de mais verba para comprar um SUB.
Lembre-se que uma caixa ativa já vem com o processamento, com amplificador e o projeto é todo baseado nos falantes e com potência suficiente para eles.

Bom pessoal me atrevi tentar ajudar o companheiro, mas caso tenha errado, em parte ou tudo podem ficar a vontade para corrigir
 
olá heriberto e oseias. boa noite. Vou repassar as informações contidas nos meus alto-falantes.
UNIGAUSS Profissional Loud Speakers 8 Ohms. - WOOFER Ventilação aerodinâmica, Bobina reforçada para altas temperaturas, Maior durabilidade. - POWER 200 W 147 - ( 15'' UG 147 200, 800 W PMPO, 200 W RMS, 96 dB, RF 45-4500 HZ ).
Caso tenham algum projeto para eu montar as caixas, agradeço.
1) A caixa para esses falantes é uma Baffle Finito ( caixa dutada )...
2) Pretendo usar: CD player, NOTEBOOK ( Maioria das minhas músicas estão no computador ), Talves posteriormente um Receiver ( por causa do Rádio ).
3) Nesse caso terei que ter um mixer, correto... Qual modelo para o que quero usar, me indicam...
4) Pelo que entendi, meu amplificador deverá ter entre 450 W e 600 W RMS, é isso...
Grande abraço.
 
oseiasgsousa disse:
andry110 disse:
Joan disse:
Olá pessoal, alguem teria algum projeto ai 15" + TI
para me indicarem, tambem os componentes e divisores e
os devidos cortes....
Site de fabricante (RCF) : http://www.rcf.it/en_US/precision-transducers/suggested-design/bill-woods-designs

Abrcs,
andry110


Gostei muito dos projetos Andry, bem detalhados. O "Club 10" e o "Club 12" tem um corte para inclinação, esse corte é justamente para que a caixa seja usada como retorno? você tem os componentes destes dois projetos para venda?

Andry, sabe onde consigo estes componentes?
 
O projeto é feito com compensado de 20mm, mas nada que não possa fazer com um de 15mm, é só fazer os calços necessários, mas antes calcule quanto ocupará em espaço e acrescente as medidas.
Caso você queira o projeto, eu acredito que tenho arquivados os projetos da selenium, estão todos detalhados em planta baixa, é só me informar o email que te envio em arquivo PDF.

Caro heriberto,
Gostaria que me enviasse esse arquivo ([email protected]). Eu construí duas caixas a partir de projetos da Selenium há anos, mas o site não mais disponibiliza isso.
se puder, vao me ajudar muito.
Obrigado.
 
Back
Topo