projeto caixas PA (altas)

Olá amigos do SaV !
Mudei de estado e consequentemente de igreja, hoje tenho um novo desafio de estruturar o som de onde congrego.
Como toda igreja no começo não temos muitos recursos, então vamos nos aventurar em fazer nosso PA.

O projeto hoje seria amplificador Crown XTI 2002 +woofer oversound mg 400 + ti oversound DTI 4630 + divisor nenis DF 151 (2 caixas altas )

Gostaria da opinião dos amigos, pois ainda não compramos nada e sugestões são bem vindas, até mesmo para mudanças de componentes dentro da mesma faixa de preço.
Um pouco mais a frente iremos completar o sistema com os graves, mas vamos por partes porque o orçamento é apertado.

Aguardo sugestões e criticas dos amigos.
A paz ! Deus abençoe a todos.
 
Olá marciorogeriu,

O projeto hoje seria amplificador Crown XTI 2002 +woofer oversound mg 400 + ti oversound DTI 4630 + divisor nenis DF 151 (2 caixas altas )

Gosto bastante também de montar caixas, mas como não compramos os falantes, gabinetes, drivers e divisores a preço de custo, sinceramente, não compensa. Isso porque o preço final da caixa será praticamente equivalente ao preço da caixa com configuração similar (já sintonizada) que você pode encontrar, por exemplo, na 4 VIAS ou na New Box Acoustic de Ribeirão Preto, Studio R....

Veja quanto ficará o preço total deste seu sistema e compartilhe aqui conosco!
Acredito que compensa mais investir em caixas ativas processadas de qualidade com resposta plana. Você terá menos dor de cabeça com alinhamento...

Em relação ao seu projeto:

1) não escolheria o mg 400 por causa da sua frequência de corte inferior alta recomendada pela Oversound;

2) O divisor que você mencionou serve somente para o driver, então, as frequências acima de 1800 Hz no falante não serão atenuadas e, consequentemente, você terá cancelamentos de frequências do falante com o driver.
 
Olá Alessandro,
Não estou levando em consideração essas informações por vários motivos, esse projeto é só o ponta pé inicial . . posso usar elas em varias situações. Pretendo montar os sub graves e um pouco mais adiante dobrar o sistema, ou seja mais 2 altas e mais 2 sub graves.

Minha intenção é informações de quem usa ou conhece esses elementos oversound e quanto ao seu rendimento, já ouvi falar bem deles mas nunca ouvi eles. Ou se indicam outra marca ou modelo de woofer e drive ti para montar caixa de médio/altas.

Nas minhas contas o drive renderia 129,54 db spl máximo e o woofer 127,02 db spl máximo.
Comparados aos ti selenium por exemplo o d220 ti a qualidade é semelhante ? Em db spl segundo o fabricante o selenium é 126,78.
Em db spl teoricamente o oversound ganha, mas e em qualidade?
Gostaria de informações quanto a qualidade e até onde as informações do fabricante são confiáveis, e a partir dai decidir se vale a pena investir nos oversound ou se tem outras opções melhores no mercado.
obrigado.


Matheus Mendonça disse:
Olá marciorogeriu,

Gosto bastante também de montar caixas, mas como não compramos os falantes, gabinetes, drivers e divisores a preço de custo, sinceramente, não compensa. Isso porque o preço final da caixa será praticamente equivalente ao preço da caixa com configuração similar (já sintonizada) que você pode encontrar, por exemplo, na 4 VIAS ou na New Box Acoustic de Ribeirão Preto, Studio R....

Veja quanto ficará o preço total deste seu sistema e compartilhe aqui conosco!
Ficara 3790,00 o amplificador vou trazer do Paraguai.

Acredito que compensa mais investir em caixas ativas processadas de qualidade com resposta plana.
caixas ativas com resposta plana ? qual ? que preço ?
caixas ativas de boa qualidade custa caro !

Você terá menos dor de cabeça com alinhamento...
Não quis colocar tudo porque o foco são as caixas, mas usarei processador dbx 260.

Em relação ao seu projeto:

1) não escolheria o mg 400 por causa da sua frequência de corte inferior alta recomendada pela Oversound;

Acredito que em conjunto por exemplo com sub 800 não terei problemas, o sub pode responder até os 150 hertz, mas posso estar errado não consegui a curva de resposta dele ainda, mas vou pesquisar a respeito. Obrigado.

2) O divisor que você mencionou serve somente para o driver, então, as frequências acima de 1800 Hz no falante não serão atenuadas e, consequentemente, você terá cancelamentos de frequências do falante com o driver.

Apesar de achar dificil dar cancelamento pelo fato de estar na mesma caixa ele pode ser substituído por um de 2 vias . . .qual modelo indicaria ?

Obrigado.
 
O corte inferior do MG 400 da Oversound é alto para uso com sub. Veja a mensagem: # 3 deste tópico

http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=10767
 
Ficara 3790,00 o amplificador vou trazer do Paraguai

Como você vai ao Paraguai, uma opção é comprar os falantes e drivers por lá também da 18 Sound, por exemplo, e seguir o projeto abaixo:

http://www.eighteensound.com/Portals/0/EnclosuresKits/18sound_12%202ways.pdf

Quem usa falantes 18 Sound em suas caixas passivas é a DB Tecnologia Acústica.

Tenho uma caixa ativa que montei composta pelo Fane 12-200 + driver DE250 da B&C + divisor DF 372 ti da Nenis + um amplificador inbox da Taigar de 400 W em 4 ohms. Como o amplificador é de 4 ohms, ele pode alimentar mais uma caixa passiva. Certa vez, fiz um teste de ligar nela uma caixa passiva com gabinete e corneta idênticos ao da ativa, mas com falante 12pw3 da Selenium + driver d220ti. Apesar do driver da Selenium ter apresentado um timbre legal no amp da Taigar, a definição dos médios e agudos do driver da B&C é bem melhor. Em relação ao timbre do médio grave do SV 12-200 da Fane então, não tem nem comparação com o 12pw3! O que reforça a conclusão de que o timbre dos drivers importados, em geral, é bem melhor do que os dos drivers nacionais. E na época que comprei esse driver da B&C, o preço era equivalente ao de um driver nacional.


caixas ativas com resposta plana ? qual ? que preço ?
caixas ativas de boa qualidade custa caro !

Caso você fosse fazer a compra do seu sistema aqui no Brasil, com o preço total ( incluindo o preço do DBX 260) daria pra comprar duas SKY 2200 por exemplo.

Apesar de achar dificil dar cancelamento pelo fato de estar na mesma caixa ele pode ser substituído por um de 2 vias . . .qual modelo indicaria ?
Usando somente um divisor para o driver, ocorrerá a sopreposição das frequências reproduzidas pelo falante e pelo driver acima de 1800 Hz. Ou seja, haverá reforço e cancelamento de frequências nessa região...sem contar na distorção dos agudos que o falante tentará reproduzir.

Uma opção de divisor é o DF 902 ti da Nenis! Já com este divisor, as frequências acima de 1800 Hz no falante são atenuadas à uma taxa de 12dB/8ª.
 
Mudanças de plano rssrsrs
O amplificador continua o mesmo crown xti 2002, os woofer eighteen sound 15MB 700 os TI jbl selenium d220, e os divisores nenis 652 ti 650wts.

E ai ? Será melhor que o projeto inicial ?
 
Já que quer construir a caixa, o recomendado é você seguir fielmente um projeto pronto e já validado como este da 18 Sound
http://www.eighteensound.com/Portals/0/EnclosuresKits/18sound_15%202ways.pdf

Fielmente = usar o mesmo modelo de corneta, driver, espessura da madeira, circuito do divisor...

Projetar uma caixa de som decente, envolve:
  • simular teoricamente o volume da caixa e do duto levando em consideração os parâmetros de Thiele e Small (TS) do falante...

  • simular o divisor de frequências levando em consideração as curvas de resposta de frequência e impedância de cada transdutor para que a caixa apresente uma resposta plana;
  • e mais outros fatores que não foram citados.
Enfim, é bem complexo. Além de muito conhecimento, envolve bastante experiência também...

Como o que simulamos no computador é diferente do que medimos no laboratório, é necessário checar a caixa experimentalmente depois de pronta para verificar, por exemplo, se a mesma está sintonizada adequadamente e ajustar o comprimento do duto até que a sintonia desejada seja alcançada..

Em relação ao projeto do divisor então, “aí que o bicho pega”, tem projetos em que os componentes são calculados várias vezes até que o resultado desejado seja alcançando....

Nesse projeto que lhe passei, a 18 Sound apresenta a curva de resposta da caixa medida pelo Clio. Um sistema de medição robusto que chega custar mais que R$ 12000.

Agora se você mudar o driver, divisor, falante...esse projeto já não serve..

Li aqui em algum lugar
gabinete genérico---> som genérico
divisor genérico ---> som genérico

Então, pense na possibilidade também de encontrar caixas ativas prontas no Paraguai ou passivas de qualidade da EV, por exemplo, se ficar mais em conta do que as ativas.

PS: como este texto está longo, quando for citá-lo aqui, por favor, cite apenas as partes mais importantes, senão fica ruim para quem for ler este tópico

Abraços,
Matheus
 
Compramos ontem 2 18sound 15mb700, 2 divisores nenis df 652 ti 650 wts, 2 drivers selenium d 220 ti.
Sugestões de cornetas e litragem da caixa ?
 
Marcio,

No manual do 15MB700, existe uma sugestão de VOLUME (chamado erroneamente de litragem) de caixa.
http://www.eighteensound.it/PRODUCTS/Products/CatID/2/ProdID=101

No manual do driver d220ti, você encontra varias sugestões de modelos de cornetas para ele. O ideal é escolher a corneta com cobertura ótima para a sua igreja - que atire menos som nas paredes e no teto.

Vocês irão construir os gabinetes?

Uma opção de caixa seria a VBT115A2 de autoria do Prof. Homero Sette. Só que esta caixa é trapezoidal. Existe outra versão dela na forma de paralelepípedo desenvolvida pelo Miguel Nabuco com auxílio do Prof. Homero Sette

VBT115A2
http://diagramasde.com/diagramas/otros/VBT115A2.pdf

O Vb dessa caixa (Volume interno líquído) é de 69 l e o Fb = 51.5 Hz. Como essa caixa foi sintonizada para o 15pw5, certamente será necessário sintonizá-la novamente (ajustando o comprimento do tubo de pvc) para o 15MB700.

Sugiro que estude sobre a teoria de caixas refletoras de graves (Bass-Reflex) e baixe um programa como o WinISD para simular a caixa Bass-Reflex para o seu falante.

Após instalar o WinISD, entre com os parâmetros TS do seu falante e compartilhe conosco qual foi o seu resultado de Vb e Fb ótimo e F3.
 
Caros amigos

Existe uma tendência geral em comprar caixas acústicas fabricadas em função da praticidade e porque não dizer, da dificuldade de se fazer caixas artesanais. Não é fácil achar marceneiro com habilidade para construir caixas com um acabamento igual a de uma indústria. Além disso, existe outra dificuldade que é ter conhecimento suficiente pra saber colocar o volume e sintonia apropriada para as tais.

Agora dizer que fabricar sai mais caro que comprar pronta, eu discordo. Por falta de recursos, todas as minhas caixas são artesanais, devidamente sintonizadas e com volumes indicados e digo com segurança que não gastei mais de 60% do valor de caixas fabricadas em indústria.

Respondendo ao amigo sobre o falante MG 12 400 da oversound e o DTI 4630... eu já ouvi um sistema com esses componentes, e achei razoavelmente bons. Não são os melhores, mas se bem ajustado a equalização, não deixam a desejar.

Quanto ao corte inferior recomendado ser de 150 hz, é o lado ruim do falante. Mas bem processado, dá pra cortar o sub até essa frequencia, atenuando essa faixa para que não apareça tanta "voz" no sub.

Portanto fica aqui a minha dica.
 
Agora dizer que fabricar sai mais caro que comprar pronta, eu discordo.

Entendo essa questão da seguinte forma: Considere um caixa de boa qualidade, como uma Sky 600 e as correspondentes de marcas como FZ, RCF, FBT, QSC, Mackie, Yamaha, Attack.... enfim

Um valor médio: 2500,00R$. Conseguiriamos construir neste valor uma caixa com esta qualidade? Tenho certeza que não pois já o fiz..... o som ficou pior sim! Mas ficou "aceitável"... está é a questão..... com menos dindin você faz caixas com qualidade "boa" mais não faz caixas com respostas excelentes, proteções, processamento, rendimento... como as citadas acima.

Fiz um par de 2x12" + Ti, calculei, quebrei a cabeça... liguei p fabricante e tudo mais: Ficou ótimo! Recebi elogios e tal... Mas quanto eu comprei minhas Mackie SRM450v2... que som! Que timbre.... o que estava bom ficou muito melhor, mais prático, mais fácil de carregar, com mais grave e rendimento maior......
 
Boa tarde galera !
Bom, já usei caixas da attack por muito tempo, das outras marcas que o amigo citou nunca usei, mas posso garantir que as que fizemos ficaram exelentes e com um spl bem superior as attack que usava antes. Segue fotos da curva de resposta e das caixas prontas. O amplificador Crown XTI 2002 tem um som incrível e muita pressao, estou usando em bridge (2000 wts), o processamento do amp também é muito bom, alcancei bons resultados utilizando ele.
As caixas estao com eighteen sound 15mb 700, divisor nenis df 652 TI, e driver d220 ti.
Meu parecer final é que nao me arrependo nem um pouco, as caixas superaram minhas expectativas em timbre e db spl.
E o valor gasto nem perto de 2 caixas compatíveis com as que fizemos.
 

Attachments

  • 20150506_204127.jpg
    20150506_204127.jpg
    2.3 MB · Visitas: 100
  • 20150720_110838.jpg
    20150720_110838.jpg
    2.2 MB · Visitas: 102
  • 20150720_110856.jpg
    20150720_110856.jpg
    2.1 MB · Visitas: 30
  • 20150720_110905.jpg
    20150720_110905.jpg
    2.1 MB · Visitas: 30
  • 20150720_110921.jpg
    20150720_110921.jpg
    1.7 MB · Visitas: 31
index.php
 
Muito bacana suas caixas marciorogeriu !!!

É isso mesmo, com trabalho dedicado e atencioso dá pra fazer coisa muito boa!!! foi justamente o que eu falei.... e vou dizer pra você, o gostinho de fazer com as próprias mãos é muito bom, por isso tenho as minhas "facão" até hoje....

Obviamente para termos uma qualidade igual as tops é bem complicado.... quando falo top's é top's mesmo..... kkkkk
 
Fiquei curioso com suas caixas...

Que equipo vc usou p fazer estas mediçoes? Você teve que fazer alguma alteração na placa do divisor? e quanto a fase na frequência de corte conseguiu teve problemas?
 
Utilizei o Smaart V7 com ECM 8000 para medir usei FT.
Nao fiz alteraçao na placa.
Quanto a fase, nao medi os tempos separados do driver e falante, para isso teria que ser biamplificado, e eu usei apenas um amp em bridge.
Mas nao houve nem um cancelamento ou soma significativos na regiao de corte, entao entendo que sem problemas de fase. Cheguei a essa curva de resposta utilizando o processamento do proprio amp, inclusive colocando o Pa Em fase com os retornos.
 
Back
Topo