Projeto de caixa para subwoofer 18 Snake HPX2180.

GlaucoHenrique

New Member
Boa noite pessoal, eu comprei 2 subwoofers Snake HPX 2180 de 1000 rms cada um para ajudar no subgrave do meu P.A, é um alto falante bom e a a resposta de frequência deles é boa, 35Hz a 2,7 kHz, vou usar o corte em 38-350 ou um mais alto, preciso da caixa e testar no ambiente. Eu estou a procura de um projeto pra a caixa deste alto falante.

Minha aplicação: Eu vou usar em ambiente fechado, só faço sonorização em ambientes fechados. Abrimos uma danceteria e vou usar nela, agora e em diante e queria um projeto onde posso tirar o máximo do sub sem perder potencia, qualidade ou grave. Eu entendo pouco de caixas de som se puderem me ajudar eu agradeço.

Eu gostaria de fazer a caixa assim neste estilo (segue os links) pois não queria fazer uma caixa t.18, acho que caixa t18 só serve para ambiente aberto e faz com que o sub perca um pouco de sua qualidade, já vi algumas tocarem mas não gostei muito.

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/behringer-eurolive-b1800x-145485.jpg
http://www.pssl.com/images/Default-Image/1500/B1800X-PRO.jpg

Manual com especificações: www.mediafire.com/view/qxz8lvwlo1hghl9/SOMSC_SNAKE_HPX2180.pdf
 
Esse tal de construir a caixa ideal eh tão complexo que o pessoal daqui da prioridade para as ativas (ou não) já montadas pelo fabricante

Quem se arriscou a fazer gastou mais que as caixas prontas.... Deve ser mais ou menos isso o motivo da baixa repercussão do seu tópico....
 
@mateusict , não é apenas por não ser vantajoso financeiramente, mas também pela falta de tempo da maioria dos users do fórum, que em sua grande maioria trabalha em outras áreas e atua como voluntario na área de áudio em suas igrejas....

Mas @GlaucoHenrique, o que vc tem em mãos para fazer medições e cálculos para desenvolver essa caixa?

O "estilo" do projeto é o Bass Reflex, no qual é um dos mais utilizados e aplicados, porém se faz necessário fazer diversos cálculos para se ter o rendimento adequado dentro dos parâmetros do seus falantes! (que infelizmente não confio dos dados, o ideal seria medir com o Clio um a um.....)
Tem algumas lojas que vendem os gabinetes já sintonizados para este falante, creio que seja o ideal para vc, pois assim não gastará uma fortuna na tentativa/erro! (vai por mim, quem faz os projetos demoram as vezes meses até chegar em um resultado ideal!). Recomendo a 4vias (fale com o Mauro!), eles passaram muito tempo acertando e errando também para chegar em gabinetes que vão te dar um resultado bacana.
 
Pow ng é capaz de dar uma ajuda ? Geral só olha e ignora esse post...
É amigo, o pessoal aqui não é muito afim do Diy, hoje é eu que estou á procura de informações sobre qual seria o gabinete adequado para o HPX2180. Vi nas especificações tecnicas em um site que:
Volume de caixa recomendado (líquido):
147L – sintonia 40 Hz
160L – sintonia 38 Hz (x-bass)

ainda estou estudando sobre qual projeto vou fazer...
abraço.
 
Mas @GlaucoHenrique, o que vc tem em mãos para fazer medições e cálculos para desenvolver essa caixa?
acredito que o amigo Glauco Henrrique, assim como eu, nao se refere a fabricar um gabinete do zero e sim escolher algum dos otimos projetos já exiatentes, como por exemplo eu vou optar pela Martin WSX. Que sera contruida por alguem que tem mais de 30 anos no ramo de construçao de gabinetes e me falou q o HPX2180 se aplica á WSX. Logicamente, no meu caso, nao procuro um projeto Hi End ou Hi Fi mas sim um gabitete que "case" com o woofer.

Abraço.
 
!?

30 anos e não conhece o projeto então..... o Martin WSX utiliza um falante RCF de 18".... apenas 1!
Se quiser fazer um projeto copia, tem q copiar inclusive o falante que se utiliza, para ficar uns 50% do original! (e olhe lá!)

Esse sub WSX é top d+, e qq medida errada não se terá o desempenho esperado dele, ainda mais se utilizar um falante nacional....

Todo projeto de cx acústica é feito a partir de dados pré estabelecidos dos transdutores escolhidos.... e não ao contrario.....
 
!?

30 anos e não conhece o projeto então..... o Martin WSX utiliza um falante RCF de 18".... apenas 1!
Se quiser fazer um projeto copia, tem q copiar inclusive o falante que se utiliza, para ficar uns 50% do original! (e olhe lá!)

Esse sub WSX é top d+, e qq medida errada não se terá o desempenho esperado dele, ainda mais se utilizar um falante nacional....

Todo projeto de cx acústica é feito a partir de dados pré estabelecidos dos transdutores escolhidos.... e não ao contrario.....
Quando vc diz 50% do original vc se refere à que exatamente?. Porque se ela estiver corretamente sintonizada e a camara de compressao estiver na litragem correta (para controle do falante). Acredito que nao terá erro. Pode até perder alguns DBs. Mas isso faz parte pra quem nao tem 50 mil para gastar em 1 (um) sub... vou ter que me contentar com duas wsx com 2 hpx gastando uns 2,500.
 
Quando vc diz 50% do original vc se refere à que exatamente?

50% do que realmente é a caixa original..... não trata-se apenas de uma madeira qualquer ou um falante qualquer.....

Acredito que nao terá erro

Fale isso para um engenheiro que passa mais de 3 meses projetando um sistema "bass refles" e prepare-se para ouvir um sermão de 4 horas sobre o que é um projeto realmente......
 
50% do que realmente é a caixa original..... não trata-se apenas de uma madeira qualquer ou um falante qualquer.....



Fale isso para um engenheiro que passa mais de 3 meses projetando um sistema "bass refles" e prepare-se para ouvir um sermão de 4 horas sobre o que é um projeto realmente......
então quer dizer que se eu fizer um gabinete na litragem e sintonia que o fabricante manda, mesmo assim vai ficar ruim?
 
Back
Topo