Projeto de Melhoria no Som da Igreja

Glawton Braga

New Member
BOA NOITE para todos e Feliz Natal! rsrs

Eu, além de músico, sou sonoplasta da minha igreja e conversando com o líder do ministério de louvor da minha igreja e com os responsáveis, entramos em um acordo para melhorias no som do templo.
O templo consiste 12 metros largura x 20 metros comprimento, feito de piso de granito (ótimo refletor das ondas acústicas) e além dos bancos de madeira.
O ministério consiste em um tecladista, guitarrista, baixista , baterista e seis vocais (incluindo a voz principal).
P_20170402_183021.jpg

P_20170402_183241.jpg

P_20170402_183246.jpg

No PA tenho duas Caixas Attack (Mandamos para manutenção e voltaram quase novas rsrs.
P_20170402_184843.jpg

A curva de resposta das duas sem equalizador.

Caixa LR sem equalizador.png

Caixas que utilizo como retorno para os vocais e para as pessoas que recebem oportunidades para louvar.
P_20170402_185022.jpg
A curva de resposta (Essa curva não está cem por cento pois havia esquecido do delay, mas o som dela é muito boa e agradável apesar de ser caseira)
Caixa Retorno 1 sem eq.png
E utilizo como retorno no altar OPM 725 uma ativa e outra passiva de cada lado.
P_20170402_185038.jpg

Utilizo uma mesa digital 01v96i. Bom, é mais ou menos isso de equipamentos que tenho. As curvas foram feitas pelo MIC DBX RTA.

Eu estou começando agora, só tenho três anos que comecei a sondar e estudar o mundo do áudio, aprendi muito nos fóruns, artigos e posts deste site e agora vejo que o templo precisa de melhorias para que a palavra de Deus seja escutada de forma adequada sem prejudicar e com uma boa inteligibilidade.

As melhorias são na acústicas e no posicionamento das caixas de som, pois eu havia dito para eles que as caixas estão mal posicionadas e com isso o templo perde inteligibilidade como por exemplo: no meio do templo só consigo escutar reflexos das paredes.

Queria muita a ajuda de todos que puderem, pois quero mostrar que só comprar equipamentos não irá resolver o problema. Precisamos estudar o ambiente, localização dos equipamentos e dentre outras situações.

Agradeço desde já a ajudar por estarem lendo e aqueles que puderem me ajudar serei muito grato por isso.

Deus abençoe a todos.
 

Attachments

  • P_20170402_183031.jpg
    P_20170402_183031.jpg
    1.2 MB · Visitas: 11
Primeiramente bem-vindo ao SAV.

As melhorias são na acústicas e no posicionamento das caixas de som, pois eu havia dito para eles que as caixas estão mal posicionadas e com isso o templo perde inteligibilidade como por exemplo: no meio do templo só consigo escutar reflexos das paredes.
Ajudar no quesito acústica é bem complicado, porque para que haja assertividade é preciso estudar sua sala, seus transdutores, quantidade de pessoas, etc...
O melhor conselho nesse sentido é buscar com consultoria.

Quanto ao posicionamento das caixas, não está ruim é um R/L básico, talvez ajustar um pouco mais a angulação para evitar som demais no teto, mas fora isso não tem muito o que fazer.

Falando agora dos equipamentos a 01V é uma excelente mesa, está bem servido.
Quanto as caixas do PA, julgando apenas por marca, por modelo (3 vias) dá para afirmar que é seu elo mais fraco mostrado, eu prefiro o tiro dos drivers das caixas de 2 vias, acho que é mais entendível para voz.
 
Obrigado o prazer é meu de estar nesse fórum.

Quanto ao posicionamento das caixas, não está ruim é um R/L básico, talvez ajustar um pouco mais a angulação para evitar som demais no teto, mas fora isso não tem muito o que fazer.
Então, a minha ideia é colocar as caixas de R/L um pouco mais perto do altar, pois a área de frente do altar não recebe nenhum som e o PA faria isso com tranquilidade, claro, com a devida angulação e posicionamento. Pelo menos é o que eu acho.

Quanto as caixas do PA, julgando apenas por marca, por modelo (3 vias) dá para afirmar que é seu elo mais fraco mostrado, eu prefiro o tiro dos drivers das caixas de 2 vias, acho que é mais entendível para voz.
Por enquanto, não estamos com ideia de comprar caixas novas. Vou tentar investimento em microfones para os vocais e tentar posicionar as caixas para que todos possam ouvir bem. Mas este é o problema não tenho a menor ideia de como fazer isso para ter um melhor aproveitamento.
 
Vc tem uma boa área entre o púlpito e a primeira fileira de bancos. Me parece que seria uma boa opção colocar suas caixas em fly. Diminuiria a reflexão nas paredes, atenderia bem a primeira fileira de bancos e tb melhoraria a audição nos bancos mais afastados.
 
Então, a minha ideia é colocar as caixas de R/L um pouco mais perto do altar, pois a área de frente do altar não recebe nenhum som e o PA faria isso com tranquilidade, claro, com a devida angulação e posicionamento. Pelo menos é o que eu acho.
Pelo que entendi o ministro vocais ficam nessa parte que os bancos estão invertidos, se for, não recomendo recuar o PA porque ele ficaria atrás deles, isso seria bem ruim pra controlar as microfonias, mas se eles ficam só no palco, isso é uma ótima ideia.

Vc tem uma boa área entre o púlpito e a primeira fileira de bancos. Me parece que seria uma boa opção colocar suas caixas em fly. Diminuiria a reflexão nas paredes, atenderia bem a primeira fileira de bancos e tb melhoraria a audição nos bancos mais afastados.
O pé direito não é muito alto, mas da sim.
Entretanto é um gasto pra não ter tantos ganhos consideráveis assim, dependendo ainda de estudar o ângulo de dispersão dos drivers, se for pequeno ele vai ter alguns buracos nas primeiras fileiras e/ou últimas fileiras.
Ainda assim, é algo a cogitar, pois se for um ângulo legal a cobertura ficaria mais homogênea, mas nada anormal se comparado ao R/L
 
Back
Topo