Projeto de som para uma semana

kleber

New Member
Bom dia pessoal. Sou músico e mexo no som de minha igreja, que tem passado por reestruturação no próprio prédio e na mobília. Chegou a vez do som (sobre o qual, prefiro nem comentar) e o pastor nos pediu uma orientação para tal com certa urgência, então me dispus a ler um pouco (em nosso SaV, claro) e encontrei aquele maravilhoso trabalho do Bersan sobre potência, mas como sou leigo e tenho muito pouco tempo pra agir, recorri ao método de pedir socorro, já que não terei tempo hábil para compreender sobre como sonorizar um ambiente, até porque ainda não encontrei nos casos de pessoas como eu no site, uma situação como a nossa, pois a estrutura do templo é diferente de tudo que já vi até hoje. Então, optei por desenhar uma planta em 3d rsrsrsrs no Word
Templo_AD_Areia_Branca_RN.html
. Peço desculpas porque sequer sei desenhar e arrisquei um esboço do imóvel em proporções bem próximas, que acredito que ajudarão a dar uma boa ideia sobre o ambiente. Também tentarei postar umas fotos mais tarde. Primeiro, passarei a detalhar dados que não constam no desenho:
O templo tem, digamos 3 partições: térreo, onde fica o altar e o corpo da igreja; um primeiro andar formado apenas por duas galerias (uma no início do templo e outra sobre o altar); e um segundo andar que serve como dormitório para visitantes (que não incluí no desenho por considerar irrelevante).
Nos dois níveis onde é celebrado o culto (térreo e galerias), as dimensões são: 10x28x6.
Térreo: A3,5xL10xC28
Galeria (são duas com mediadas iguais): A2,5xL10xC4

Sobre as características musicais a que vai ser submetido nosso projeto, posso adiantar que nosso culto é caracteristicamente muito espontâneo e dinâmico, e nunca sabemos quem vai e o que vai cantar. Sai rock, bolero, balada, e até um bluesinho e jazz nos hinos tradicionais rsrsrsrsss (só pra dar uma ideia no estilo de música, que é super variado).

A intenção é adquirir um mixer, um multicabo (ambos com 24 vias) e quadro caixas ativas (é verdade que uma ativa alimenta uma passiva? Se sim, e as potências das duas sejam 400w, essa será a potência final?), das quais duas se posicionariam nas duas extremidades do altar, na altura da galeria (fixas nela, inclusive) e duas fixas na parede (e na mesma direção e sentido das outras) a partir do centro, havendo retorno no púlpito e na galeria sobre o altar, onde será posicionada a banda. Inicialmente, será aproveitado o material atual para retorno tanto para o altar, como para a banda e nos concentraremos aqui apenas no som que vai para o corpo da igreja (que será comprado ainda até esta semana).
A princípio, pensamos em por 4 ativas de 15” e 400W(rms). É demais? Espero resposta pra isso, tipo: Kleber, é necessário saber sobre a acústica do lugar! Não posso falar sobre isso, já que não vejo como quantificar isso, mesmo tendo tentado o modelo de cálculo para reverberação do site <!-- m --><a class="postlink" href="http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/acustica/Calculos/Tempo_de_reverb.htm">http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/acust ... reverb.htm</a><!-- m -->
Posso adiantar que há pequenas vias de fulga, além das 02 portas laterais (1x2m)e dois conjuntos de 4 janelas pequenas (ambos de madeira) que ficam abertos durante as reuniões: Notem 6 aberturas (espaços para janelas propositalmente sem janelas). Não pus no desenho pra não complicar mais, porém há uma via de 1,5m que liga as duas galerias. De um lado dessa via, fica essas janelas que dão vista para a nave da igreja, do outro lado, há pergolados de concreto para ventilação que dão acesso à rua (porque nossa igreja fica na esquina da quadra onde se localiza). Há uma via semelhante no nível térreo, que dá acesso a banheiros por meio de uma porta apresentada na imagem (1x2m). Também possui o mesmo sistema de ventilação. Essa porta não tem porta rsrsrss (é apenas o acesso até os banheiros)
O piso é de concreto, revestido de cerâmica. Não há tratamento acústico.
Espero que os dados sejam suficientes. Aguardo a ajuda dos amigos, abraço!
 
Se você não tem tempo (entenda anos) para se dedicar e estudar sobre o assunto; a solução é contratar um profissional.
O custo de uma consultoria será ínfimo, se comparado com o que gastarão com equipamentos e mão de obra.
 
Amigo, faltou um dado importantissimo, o orçamento disponível e o tipo de banda, quantos microfones, cordas etc.
 
gabriel_equalize disse:
Se você não tem tempo (entenda anos) para se dedicar e estudar sobre o assunto; a solução é contratar um profissional...
Impossível Gabriel! Eu moro em Areia Branca-RN, que é interior de meu estado, que é interior do Brasil. Não seria fácil (e creio que não será tão infimo o preço de) contratar alguém, transportá-lo até aqui, etc. Além disso, tem a questão do tempo. Sei que não é o ideal, talvez até inadmissível, mas o socorro de alguém experiente é tudo o que tenho nas mãos para o momento. Dá uma sacada nas fotos que postarei agora pra ver se clareia!
 
mbenedito disse:
Amigo, faltou um dado importantissimo, o orçamento disponível e o tipo de banda, quantos microfones, cordas etc.
Olha benedito, a princípio vamos trabalhar com o valor de 8.000. Qualquer mudança muito significativa pode aumentar, mas não creio que deva ultrapassar 10.000, pois ainda precisaremos de uma bateria eletrônica.
Nossa banda é assim:
02 Guitarras
01 Baixo
01 Teclado
01 Bateria acústica (que será descartada junto com o antigo som por uma eletrônica)
02 Mic s/ fio Staner (não sei a referência agora) para voz principal
02 Mic Shure SM57 Lyric para back

Como disse no início, agente toca tudo!
É muito misto o estilo de música em nossa igreja porque há cantores adolescentes que cantam Sergio lopes, Fernanda Brum, Kleber Lucas e Eyshila, assim como há sessentões (meus tios) que cantam bolero, guarânia, etc...
 
Externo
Foto0082.html

Foto0083.html

Foto0084.html

Foto0086.html


Entrada e Galeria de entrada
Foto0064.html

Foto0065.html

Foto0066.html

Foto0079.html


Altar e Galeria do altar
Foto0058.html

Foto0060.html

Foto0061.html

Foto0062.html


Pergolados do lado esquerdo
Foto0073.html


Pergolados direito
Foto0074.html


Pessoal, se não der pra ver as fotos, basta clicar com o botão direito do mouse, copiar o url da imagem e colar em outra janela que abre legal!
 
Pessoal, não me deixem na mão, por favor. Está descartada (infelizmente) por enquanto qualquer possibilidade de uma intervenção profissional no projeto. Realmente estou dependendo de vocês. Suas opiniões darão um norte para a direção do projeto. Opinem por favor e sem receios pois não haverá uma solução em que um profissional esteja in locu. Abraço, aguardando!
 
Velhão, sendo realista, difícil!

Até porque vc cria um problema grave, aí: inventar de fazer às pressas, sair algo errado, e ficar com o mico nas mãos. Tipo governante que larga a bomba pro gestor seguinte. Ou seja, vc tá pensando em resolver seu problema p/ uma semana, mas um passo errado agora pode te deixar cheio de problemas no futuro.

Se é pra fazer mudanças, que valham a pena. O dinheiro já é pouco, que seja bem aplicado (ainda que fosse muito), e que as dores de cabeça fiquem no passado.


Mesmo com consultoria profissional, uma semana é pouquíssimo. O cidadão até pode conseguir fazer o projeto, mas suponho que pra isso ele não tenha outros projetos pra elaborar (ou não tenha vida, hehe).
Seja realista com o pastor e explique que não dá pra fazer nada decente na correria, é meu conselho. Tá certo, é provável que ele não ouça, mas fazer o quê? É a (triste) verdade. :(
 
Oi pessoal, resposta do celular, então tentarei resumir em resposta única. Primeiro, obrigado pela lucidez nos comentários! Tenho consciência de que não é seguro, prudente a fazer. A proposta da StudioR não foi descartada. Estamos em contato. Mas preciso salientar: há que se considerar o valor final dentro desse orçamento. Portanto é possível que seja não apenas viável, mas também necessário comprar o equipamento dentro do estado. Nesse caso, não haverá consultoria. Por favor, não interpretam mal a minha insistência, mas é realmente impossível apenas sugerir a partir dos dados e imagens que postei? Vi tantas sugestões sobre isso no nosso forum, as vezes sem fotos, sem dados tão específicos. Preciso da experiência de vocês, amigos. Não tenham receio. Preciso ao menos de alternativas. Obrigado, aguardando. Paz do Sr Jesus.
 
Kleber, Paz do Senhor. Somente hoje que vi sua mensagem...
olha vou te falar realmente sei como é fazer as coisas na pressa, porem é algo que não compensa, pois o investimento deve ser muito calculado..
se você precisa para fazer uma festividade, alugue uma quantidade "semelhante" de equipamento, analise os resultados e tome como base para aquisição para sua igreja.

quais os equipamentos atuais?amplificadores, mesa, existem amplificadores para instrumentos, e estes suprem a necessidade?

eu mesmo cansei de insistir com o tec. de som da igreja não adquirir um equalizador (R$600 ciclotron, 15 bandas, do mais simples), discuti quase 1hora e meia depois do culto ele, expliquei, imprimi, mostrei detalhes, MOSTREI NA PRATICA que seria desnecessário, pois não estava faltando equalizador e sim "competência e conhecimento",mas não adiantou. O suado dinheiro dos dízimos e ofertas foi "jogado pro ar". Comprou o equalizador, usa 1 canal, e deixou 1 canal do antigo sem usar, ou seja SEM NENHUMA NECESSIDADE!
isso me deixou muito aborrecido, pois se tem uma coisa que eu sou preocupado é com a contribuição que serve para "manutenção da obra", e isto inclui melhorias no som, nos bancos, em toda a igreja.
Isto serve apenas para melhorar o conforto, mas o principal é a parte espiritual!

De que adianta uma bela pregação, que mudaria a vida de uma pessoa aflita, se ela não for ouvida? Como alcançar aquela vida que está la no ultimo banco, se o SOM atrapalha (mas não impede) o agir de Deus??
Não adianta uma mensagem que salvaria 3000 pessoas ser "amplificada" por um som sem inteligibilidade. Ninguém seria salvo(só se for pela graça de Deus).

se você esta na DÚVIDA, NÃO COMPRE!
porque precisa deste projeto tão rapido??? dinheiro não evapora !
se seus líderes disponibilizaram esta verba, com certeza eles não podem ter pressa, ai vai do poder de convencimento..
é um investimento a longo prazo, deve-se fazer uma análise!!!

PS:
esse mesmo tecnico de som disse que precisava comprar 2 caixas passivas (aquelas da oxxis, com 15"+8"+ST), o equalizador, microfones sem fio.. tudo RUIM!!!!
*não que a caixa da oxxis seja ruim, mas ficaram 6 caixas, 2 tem falantes iguais, as outras 4 tem falantes diferentes uma das outras.. ai já viu a salada né.
 
complementando..
no site da AUDIODIRETO (STUDIOR) tem a seguinte informação

LOJA : Gerlucio Som
R. Pte. Bandeira, 563 – Alecrim –
Natal - RN
Ligue (84) 3213-2030 e diga que foi indicação da AudioDireto!

Uma olhadinha rapida no google maps e :323Km..
acho que não fica tão inviável ir la e olhar né, ja que é a capital do estado deve ter varias lojas la

PS:você comentou que é do interior, eu moro a + de 800Km da capital, então eu entendo muito bem como é dificil....
 
Back
Topo