Projeto de som

maroto

Member
Olá amigos! É minha primeira postagem aqui no fórum, me desculpe se esse não for o local certo para perguntar.
Na minha igreja estamos querendo trocar o som, consultei um técnico de som(bom e experiente) e ele me passou esses itens:
1 Mesa Yamaha MG fx 24/14; Ou então a MG 166 CX USB (precisamos do USB pois o pastor quer fazer gravação do culto);
2 Eq. Behringer 3102 (um para os PA e um para os Retornos). Tava pensando em trocar por um Drive Rack DBX PA+;
2 Caixas Attack VRF 1550 Ativa
2 Caixas Attack VRM 1230 Ativa
1 Caixa Attack VRF 815 Ativa (o pastor aumentou um pedaço da igreja por isso essa caixa);
5 Mic c/fio Samson Q7 (para a equipe de Louvor)
2 Mic s/fio AKG WMS 40(não sei se tem muita diferença entre o PRO e o MINI, e se compro único ou DUAL);
Cabo Santo Angelo SC30
Plugs XLR Macho e Fêmea da Santo Angelo


Só que quanto mais eu leio aqui mais eu fico em dúvida, rs' Com essa mesa da pra fazer gravação? Ouvi rumores que uma Mackie ProFX 22 seria melhor, entretanto, ela é mais sensível e precisa de mais cuidado, o que não é viável já que o local que a mesa fica pega muita poeira e também em consagrações são as irmãs que ligam o som, rsrsrs' já viu né?!
E estamos em dúvida entre colocar os PA's na parede ou fazer um Fly. Mas o técnico disse que o pé direito da igreja é baixo(4~5m) pra fazer fly.
E tbm pensamos em microfonar a bateria. Mas vamos deixar para depois porque eu vi que se microfonar agora vai ficar fora do nosso orçamento(o acrílico ta muito caro aqui no RJ). O técnico tinha me falado pra comprar um kit da samson pra batera o DK7, mas outra pessoa disse que é melhor colocar só 2 microfones condensadores. O que acham?
Temos um orçamento entre 10 e 15 mil pra comprar equipamentos, materiais e a mão de obra.

Fiquem na Paz! Espero que possam me ajudar.
Agradeço!
 
wills2ka disse:
So por curiosidade, voce pode me falar quanto é a mao de obra? e o que a mao de obra esta cubrindo?

Olha, o rapaz me cobrou R$450,00. Mas esse preço barato é porque eu conheço ele há uns 16 anos. Cobre tudo relativo à instalação! Ele ainda dá garantia de 3 meses com relação ao serviço. Sem contar que ele é um técnico profissional. Ou seja, vale a pena.
 
maroto disse:
2 Eq. Behringer 3102 (um para os PA e um para os Retornos). Tava pensando em trocar por um Drive Rack DBX PA+;
Não gosto de gerenciadores com toda função de EQ's, mas a troca ainda é melhor que os EQs beh, se der troque eles por outros EQs melhores.

maroto disse:
5 Mic c/fio Samson Q7 (para a equipe de Louvor)
Compre a maleta do superlux PRA D5, são idênticos porém a maleta com 5 sai mais barato que 5 q7 individualmente.
E é melhor para guardar também, pois 1 maletinha guarda todos eles juntos.

maroto disse:
E tbm pensamos em microfonar a bateria. Mas vamos deixar para depois porque eu vi que se microfonar agora vai ficar fora do nosso orçamento(o acrílico ta muito caro aqui no RJ). O técnico tinha me falado pra comprar um kit da samson pra batera o DK7, mas outra pessoa disse que é melhor colocar só 2 microfones condensadores. O que acham?
Pelo que vejo de sua realidade a melhor pedida é uma eletrônica, mas caso não queira o melhor é microfonar individualmente, somente com os overs você não conseguirá tirar um bom som para ao vivo, terá sobras de pratos a todo tempo, não conseguirá um volume legal e terá vários problemas de realimentação.
Em igrejas medianas para pequenas os overs são até dispensaveis, o som natural + vazamento em outros mics são o bastante.
 
pTjz disse:
maroto disse:
2 Eq. Behringer 3102 (um para os PA e um para os Retornos). Tava pensando em trocar por um Drive Rack DBX PA+;
Não gosto de gerenciadores com toda função de EQ's, mas a troca ainda é melhor que os EQs beh, se der troque eles por outros EQs melhores.

maroto disse:
5 Mic c/fio Samson Q7 (para a equipe de Louvor)
Compre a maleta do superlux PRA D5, são idênticos porém a maleta com 5 sai mais barato que 5 q7 individualmente.
E é melhor para guardar também, pois 1 maletinha guarda todos eles juntos.

maroto disse:
E tbm pensamos em microfonar a bateria. Mas vamos deixar para depois porque eu vi que se microfonar agora vai ficar fora do nosso orçamento(o acrílico ta muito caro aqui no RJ). O técnico tinha me falado pra comprar um kit da samson pra batera o DK7, mas outra pessoa disse que é melhor colocar só 2 microfones condensadores. O que acham?
Pelo que vejo de sua realidade a melhor pedida é uma eletrônica, mas caso não queira o melhor é microfonar individualmente, somente com os overs você não conseguirá tirar um bom som para ao vivo, terá sobras de pratos a todo tempo, não conseguirá um volume legal e terá vários problemas de realimentação.
Em igrejas medianas para pequenas os overs são até dispensaveis, o som natural + vazamento em outros mics são o bastante.

Eu gosto do Behringer 3102. E pelo que eu vejo as pessoas falando por aqui, ele não é tão ruim. Rs' O problema maior mesmo é a VERBA (R$), que não é tanta. Por isso temos que montar o som com o que temos.

Muito obrgd pela sugestão! Mas em relação aos microfones, em questão de Custo x Benefício, ficaremos com o Q7 mesmo(apesar de não ter testado esse que vc disse). Já testei o Q7 e gostei muito dele. Tem um peso na voz muito bom!

E com relação a bateria, é, nossa igreja é pequena. Mas o som de uma bateria acústica é bom demais. Rsrs'
 
maroto disse:
Eu gosto do Behringer 3102. E pelo que eu vejo as pessoas falando por aqui, ele não é tão ruim. Rs' O problema maior mesmo é a VERBA (R$), que não é tanta. Por isso temos que montar o som com o que temos.
Prefiro ficar sem até ter grana para comprar algo melhor, o "não é tão ruim" de repente será o ELO do "bomzinho" para o "bom".
Comigo foi assim e com várias outras pessoas aqui no fórum.

maroto disse:
Muito obrgd pela sugestão! Mas em relação aos microfones, em questão de Custo x Benefício, ficaremos com o Q7 mesmo(apesar de não ter testado esse que vc disse). Já testei o Q7 e gostei muito dele. Tem um peso na voz muito bom!
Ai é com você, porque eles são IDÊNTICOS!
[attachment=0]
Tem a MESMA CAPSULA e timbre, só muda a marca, tenho os dois para ensaio e se fosse comprar mais em quantidade jamais compraria o Q7, porque o PRAD5 sai bem mais barato na maleta.
Veja: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=1346">viewtopic.php?f=4&t=1346</a><!-- l -->

maroto disse:
E com relação a bateria, é, nossa igreja é pequena. Mas o som de uma bateria acústica é bom demais. Rsrs'
Sendo assim, menos um problema(ão)
 

Attachments

  • q7-d5.png
    14 KB · Visitas: 1,106
pTjz disse:
maroto disse:
Eu gosto do Behringer 3102. E pelo que eu vejo as pessoas falando por aqui, ele não é tão ruim. Rs' O problema maior mesmo é a VERBA (R$), que não é tanta. Por isso temos que montar o som com o que temos.
Prefiro ficar sem até ter grana para comprar algo melhor, o "não é tão ruim" de repente será o ELO do "bomzinho" para o "bom".
Comigo foi assim e com várias outras pessoas aqui no fórum.

maroto disse:
Muito obrgd pela sugestão! Mas em relação aos microfones, em questão de Custo x Benefício, ficaremos com o Q7 mesmo(apesar de não ter testado esse que vc disse). Já testei o Q7 e gostei muito dele. Tem um peso na voz muito bom!
Ai é com você, porque eles são IDÊNTICOS!
[attachment=0]
Tem a MESMA CAPSULA e timbre, só muda a marca, tenho os dois para ensaio e se fosse comprar mais em quantidade jamais compraria o Q7, porque o PRAD5 sai bem mais barato na maleta.
Veja: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=1346">viewtopic.php?f=4&t=1346</a><!-- l -->

maroto disse:
E com relação a bateria, é, nossa igreja é pequena. Mas o som de uma bateria acústica é bom demais. Rsrs'
Sendo assim, menos um problema(ão)

E qual você indica?

Obrigado! Vou testar esse PRAD5.
 
[attachment=0][attachment=1][attachment=2]
Paulo Cesar disse:
Seria interessante você colocar as medidas da sua igreja e se possível postar fotos.

Forte Abraço


Segue as imagens da visão do operador de som dentro da "cabine de som".
Obs:. Ministério de Louvor da Igreja cantando.
 

Attachments

  • 300620132917.jpg
    14 KB · Visitas: 699
  • 300620132916.jpg
    14 KB · Visitas: 695
  • Desenho IGREJA.JPG
    14 KB · Visitas: 693
Uma coisa que reparei foi os retornos que voce citou, os attack VRM1230a....

O pessoal ai recomendam? me indicaram este retorno mas estou na duvida...
 
wills2ka disse:
Uma coisa que reparei foi os retornos que voce citou, os attack VRM1230a....

O pessoal ai recomendam? me indicaram este retorno mas estou na duvida...

Poxa cara, duas pessoas me recomendaram esse retorno. E também eu vi esses retornos em uma igreja matriz, que recebe Pr. Marco Feliciano, Pr. Yossef Akiva, Pr. Jabes de Alencar, Pr. Claudio Duarte, Pr. Helena Raquel. Ou seja, tem que ter um sistema de som bom. Acredito que por estes motivos os retornos devem dar conta. Rs'
 
Bom Maroto, cheguei a uma conclusao de trabalhar com as caixas iguais dos PAs. ou seja, creio que vou comprar sky 600 para retorno tambem...
 
Só pra ratificar. O PRAD5 é IGUAL ao Q7. Ficou mais claro agora? Não estamos dizendo que é tão bom quanto, e sim que é IGUAL! Só muda a logo marca.
Se comprar o Q7 vai jogar dinheiro no lixo, pois o kit com PRAD5 sai bem mais em conta.
 
wills2ka disse:
Bom Maroto, cheguei a uma conclusao de trabalhar com as caixas iguais dos PAs. ou seja, creio que vou comprar sky 600 para retorno tambem...

Entendo! To pensando nessas Sky Sound também para PA's, mas to com receio porque aqui no RJ não tem nenhum lugar que eu possa escutá-las. E como é pra igreja, tem que ser algo certo. Estamos testando a JBL JS151A como PA, mas não to gostando. Acho que vou de RCF 310, ou Sky Sound mesmo. Mas é aquilo, será que vai atender o ambiente das fotos que eu postei?
 
Depende... O que você considera atender?

Em termos de potencia fica simples, o que você tem hoje te atende? Provavelmente sim caso contrário já teria comprado outra coisa há mais tempo. Então basta comparar o que você tem com o que você pretende comprar.
Em termos de qualidade, sem dúvidas ambas são ótimas opções, é o que há de melhor no quesito “TOP acessível”.

Pelo que vi nas fotos, seu templo é pequeno, um par de qualquer um dos modelos tem potência de sobra. Talvez falte nas baixas, mas para isto existe SUB.
 
Eu considero atender umas 250 pessoas dentro desse ambiente. (Obs: já tivemos esse número de pessoas dentro desse templo, em pé, sentadas, nas paredes rsrs')

Então pra fechar, encerrar, quais caixas eu compro num valor de no máximo R$2.200,00 pra cada caixa? Levando em consideração o que vc falou, pTjz. Entre essas 4: Sky Sound 600, JBL EON 315, RCF art 310a e Attack 1550, qual é melhor?
 
Back
Topo