Projeto de Sonorização Completa

LucasAndrade

New Member
Olá pessoal! Preciso da ajuda de vcs, pois minha Igreja irá construir, necessitando assim de um projeto de som. Sou o operador de som da Igreja e tbm gostaria de saber se é viável ou ñ colocar o lugar da mesa de som lá no fundo centralizado, bem em frente a porta ou só na lateral( cantinho ). Podem colocar críticas e sugestões, de acordo com o gosto de vcs. A igreja tem 3,5 altura, 7,5 Largura e +- 16 comprimento. Vlw e Deus Abençõe a Todos!
 
Lucas,
Eu não tenho experiência mas acredito que tanto um posicionamento como o outro são interessantes. A diferença é que, centralizado, você vai ouvir o volume da somatória dos dois PA´s. E no 'canto' você ouvirá apenas o volume da caixa correspondente a esse lado. Mas em qualquer um desses lugares você terá uma boa referência. Os experientes por favor me corrijam.
http://www.somaovivo.org/artigos/cego-dirigindo-e-surdo-cuidando-de-som/
Leia esse artigo ele é bem interessante.
 
Se você pode escolher coloque a house mix centralizada... Nem cogite colocá-la no canto.
Quanto ao projeto de som, procure um profissional da área.
 
Lucas,

se você optar por colocar a house mix centralizada, verifique a possibilidade do multi cabo passar por baixo do piso, pois, caso contrário, a possibilidade de dano será grande. Não ocorrendo esta possibilidade, seria melhor ficar no canto, o que não seria a opção mais recomendada, mas pelo menos iria proteger seu investimento. Por isso da necessidade de se pensar tudo antecipadamente, e neste momento um bom projeto já antecipa tudo isto.
 
Pessoal Agradeço pela ajuda. Eu tenho 2 imagens da maquete eletronica da Igreja que iremos construir, mas não sei colocar aki no post. Por favor quem souber me fale. Ficaria melhor para vcs visualizar e opnar mais. Vlw.
 
Não, não e não

Ou seja caros amigos, ele precisa de um projeto de profissionais. Tirar dúvidas conosco tudo bem, pois vocês poderão orientar quanto ao que estão fazendo, orientando nas dúvidas que ocorrerem.o.....todos estão esquecendo o que o amigo está falando. Lembrem-se a igreja está construindo, ou seja está no inicio, então o que ele está precisando não é um situação em que nós com o pouco que sabemos ajudaríamos, mas sim da ajuda de um consultor, pois como está na fase de construção tem como fazer o projeto, inclusive evitando que terminem gastando o triplo depois em sonorização.

 






Por Favor Pessoal preciso de orientações quanto a sonorização se caso a Igreja ñ queira contratar alguem. Talvez, pois ainda irei conversar com a direção. Pode demorar.
 
Lucas:

Quantos músicos? que instrumentos vocês utilizam ou pretendem utilizar?
Utilizam bateria e contra baixo?
Guitarra, violão e teclado, são utilizados com cubos ou vão para a mesa?
Vocês pretendem trabalhar com bateria acústica ou tem a possibilidade de trabalhar com a eletrônica?
Vocês pretendem utilizar retornos ou vão utilizar fones para os músicos?

Responda estas perguntas para dimensionarmos o som.

Um abraço e parabéns pelo projeto.

OBS: já que vocês ainda estão na fase de projeto, pense na possibilidade de gravar os cultos, sendo necessário um computador para tanto, então desde já dimensione o local onde a mesa de som vai ficar, para que tudo fique ali, inclusive multi cabo por baixo do piso, chegando até a parede do fundo do púlpito. Se vocês pretendem trabalhar com iluminação, dimensionem tudo para isso. Pensem já na estrutura elétrica já com um sistema de proteção, para que, logo após a construção não seja necessário ficar passando fio através de canaleta ...
 
sabe vou ser inxerido novamente como se fala por aqui..kkkkkkkkkkkkkk...
Mas, o que estou falando não é que ninguém aqui não tenha condições, tem sim e muito, mas todo cuidado é pouco. Digamos que por acidente, na construção seja feita algumas coisas que a acústica fique péssima, já imaginasse quem será culpado?
É, é isso mesmo, se lembre que se tem um departamento que todos olham para trás quando está errado é exatamente o do áudio, agora imagina o responsável do áudio tendo dado informações e algo saindo errado.
Por esse motivo que estou insistindo, vá na direção/liderança e exponha que com um consultor eles irão economizar em equipamentos, em correções e terão o melhor som com pouco, e o principal sem riscos. Paciência, se com uma informação dessa eles ainda continuarem insistindo, então aproveite o que foi dito aqui e cruze os dedos.
 
Fabio_Poetella

Atualmente, Eu (Guitarra + operador de som) e um jovem na bateria acustica. Mas, pensando no futuro terá teclado, violão, contra-baixo e ou outra guitarra. Até agora não sei qual seria melhor se cubos, se fones, pois se usarmos cubos nos instrunentos de cordas no palco junto com os retornos, talvez fiquem alto demais o som no palco. Pensando em bateria eletrica, vamos ver qual trará benefícios sonoros e de custos. Creio eu que é necassário retorno no palco para a voz. Obrigado pela dica e fique a vontade para falar mais.

Heriberto

Meu pensamento é contratar um Técnico para fazer, tanto acustica como sonorização, mas caso não aconteça eu estou perguntado a vcs para me ajudarem, me darem um norte. Vou fazer o possível para convencer a diretoria.

Por favor, falem mais.kkk.....Tudo é bem vindo..kk
 
Lucas:

Falando sobre as caixas: pelo tamanho da igreja, te recomendaria duas caixas amplificadas e futuramente a aquisição de sub, tendo em vista um contra-baixo no futuro ou mesmo bateria eletrônica.

As caixas podem ficar fixadas com suporte na parede (bem a frente do palco) ou penduradas uma de cada lado no teto, com certa distância das paredes, com inclinação para o publico (na minha opinião a melhor escolha) ou duas caixas juntas (ou mesmo uma caixa) pendurada(s) no centro sobre o palco (utilizamos quando existe muita reverberação no local) o que te daria um som mono. Eu, particularmente, prefiro trabalhar com o som stereo.

Existem vários postes sobre caixas e marcas, verifique o quanto vocês pretendem gastar para tomar a decisão.

Outros aspectos, como retorno para o palco, uso de fones, bateria eletrônica ou digital, estude para tomar uma decisão. Converse com os músicos também. Quanto ao uso de cubos ou fones, é sempre melhor evitar volume alto no palco vazando para o publico, além de dar maior controle para o operador de áudio. Como o local é pequeno, recomendaria utilizar tudo na mesa de som e trabalhar no palco com fones, deixando uma caixa de retorno para referência de grupo de danças, pessoas cantando com play back e do pregador.

Se você tiver alguma pergunta mais especifica, post para podermos te orientar.

E muito importante nesta fase do projeto contratar um profissional, pois o barato no início pode sair caro no final. no entanto, procure adquirir o máximo de conhecimento antes de contratar o profissional, para saber bem o que você quer e também para não ter "surpresas" com relação a qualidade do trabalho executado.

Com relação ao projeto, te recomendei passar o multi cabo por baixo do piso, no entanto, caso vocês tenham necessidade de modificar algo no futuro, seria difícil fazer outro "buraco" no piso para passagem do multi cabo, sem contar que inicialmente o espaço inicial para passagem dos cabos seja suficiente, mas no futuro, com possível gravação de áudio ou vídeo e espaço possa ser insuficiente.
Vi recentemente utilizarem canaletas entre o teto e o forro e achei muito bom e bem mais organizado de se trabalhar, até porque, em uma futura necessidade de se passar mais cabos, fica muito facil fazer isso.
Pensando desta forma, verifique a possibilidade de subir até o teto a divisória que fica atrás do operador de audio, para que os cabos possam ser levados até o teto e dali para o palco e caixas de som. (pense em tudo antes, para evitar no futuro ficar quebrando paredes e fazendo conduítes para passagem de fios.
 


Olha só Pessoal oq vcs acham do retorno assim? Ñ é para os musicos só vozes... Critiquem por favor!!!
Essa semana ainda coloco as caixas pra vcs analisarem. Obrigado.
 
Iaii Pessoal! Olha Só Esta é a Primeira
Esta é segunda
E esta é a ultima

Qual ficou melhor? Por favor me ajudem aii pessoal! Obrigado!


A ultima são 4 caixas no Salão, duas de kda lado!
 
Lucas,

O comprimento da igreja é pequeno, sugiro que avalie a real necessidade de um delay (particularmente acho que não é necessário), além do mais, para o delay, além das caixas vai ser necessário a aquisição de um processador. Boas caixas posicionadas na frente do palco são suficientes para a cobertura do restante da igreja.

att
 
Lucas, quando ao posicionamento das caixas, se você já está pensando em coloca-las penduradas, vou sugerir que coloque em uma posição intermediária entre os dois projetos, ou seja, nem encostadas na parede e nem no centro. Assim você teria uma imagem stereo melhor. Se tiver interesse em colocar no centro, não seria necessário duas caixas, uma bastaria.

Com relação as caixas de delay, sou da mesma opinião do Ney Rohem, pois seu templo é pequeno, 16 m de comprimento. Tirando a área do púlpito e mais um espaço de circulação no fundo, como podemos ver no projeto, sobraria menos de 12 metros para o publico, sendo totalmente desnecessário caixas de delay, pois as caixas da frente dariam conta do recado tranquilamente.

O projeto está muito bom. parabéns.
 
OK Pessoal! Mas vcs Me sugeriam outro posicionamento das caixas e quantas caixas necessarias ? Pois eu N tenho nada ainda em mente. Essas Imagens é só para ilustrar oq vcs estão me indicando. Repito Falem oq vcs acharem melhor, independente do gosto. Obrigado!
 
Lucas, somente duas caixas seriam necessárias para o tamanho de sua igreja
e você teria três opções de posicionamento,

a primeira com as caixas na parede lateral como você colocou nas ultimas imagens, o que te daria uma maior reverberação do ambiente, pois os som das caixas iriam refletir bastante nas paredes.

A segunda escolha, duas caixas penduradas no centro ou mesmo uma caixa, você evitaria as reflexões das paredes, mas perderia a imagem stereo. recomendo esta opção no caso da igreja ser muito reverberante e as pessoas que sentam no fundo não estarem conseguindo entender o que está saindo das caixas devido a reverberação com o ambiente.

Uma terceira opção que acredito seja mais interessante (acredito que outros colegas vão opinar sobre o assunto), deixando duas caixas penduradas a cerca de 1,5m das paredes, o que amenizaria a reverberação com as paredes, mas manteria a imagem stereo.

Nos três casos as caixas devem estar inclinadas para baixo em angulação que leve o som das primeiras cadeiras até a ultima, evitando a parede do fundo da igreja. (você vai ver vários tópicos sobre o som da minha igreja onde tem projetos desta forma).
 
Back
Topo