Projeto de sonorização de uma igreja pequena.

G

Guest

Guest
Olá pessoal,

sou novo aqui no fórum, mas opero o som na minha igreja já a alguns anos. Estamos abrindo uma nova igreja, e eu fiquei encarregado de escolher o equipamento que será comprado.
Gostaria de sugestões, aí vão os dados do local e do grupo de louvor:

Medidas: altura 2,5m; largura 7m e comprimento 16
Grupo de louvor: 3 vozes (+ pastor), baixo, guitarra, violão, teclado e bateria.
Aproximadamente 100 lugares.

Pensei em ligar na mesa somente o teclado, já que todos os instrumentos terá um ampli cada, e as vozes.

Preciso de sugestões de quais caixas utilizar para PA e retorno, microfones e mesa de som.

Estava pensando nas Antera CP112A e CP112 para PA, Antera MA210R e MA210 para retorno, 3 microfones Samson Q7 e algum melhor para o pastor, e uma mesa Behringuer Xenyx 1832 FX.

O que acham? A potência das caixa é suficiente? A qualidades dos equipamentos é legal?

Abraço,

Felipe.
 
Xenix 1812...

Graça e paz.

>>No momento o irmão só precisa usar 4 canais para PA, mas Deus vai abençoar a sua igreja e ela num futuro próximo irá crescer e ampliar seu porte.
>>Já passei o mesmo que o irmão em minha igreja, e sai de uma MXS 8II(Que sufoco!! :roll: ) para uma Behringer 2442 FX (Ai sim...).
>>A 1832 tem EQ, saida para Sub mas tem só 6 canais o que pode ser um problema num futuro próximo. Então parta para uma 2442 FX pelo menos.

Um Abraço. B
 
Olá Felipe, seja bem vindo.

Medidas: altura 2,5m; largura 7m e comprimento 16
Grupo de louvor: 3 vozes (+ pastor), baixo, guitarra, violão, teclado e bateria.
Aproximadamente 100 lugares.

Total: 4 mics + 4 instrumentos + bateria

Pensei em ligar na mesa somente o teclado, já que todos os instrumentos terá um ampli cada

Igreja pequena, semelhante à minha (150 pessoas). As sugestões podem variar um pouco de denominação para denominação (se tem palco ou não, se os músicos e cantores ficam de frente para o público ou de costas, em pé ou sentados, etc), então vou dar a minha sugestão pessoal e você "filtre" o que convém ou não.

Mesa de som: a Behringer Xenix 1832FX está boa, são 6 canais XLR (para mics) + 4 canais estéreos (para instrumentos, mas tirando o teclado você vai utilizar todos os canais em mono mesmo). Boa mesa, com equalizador de 9 faixas que quebra um galhão e um efeito interno que não é grande coisa, mas vem de graça.

Para começar, a mesa tá ótima. Mas o Idelevel falou bem: se o grupo crescer (ou você receber um grupo visitante), você ficará com poucas opções para acrescentar microfones.

Então, que tal uma Xenix 2222FX (8 canais XLR) ou logo uma Xenix 2442FX (10 canais XLR)? A diferença de preço é de R$ 150,00 a mais para a 2222 e 350,00 a mais para a 2442. Em compensação, sua igreja poderá crescer muito, mantendo a mesma mesa de som. Também pese as características das mesas. Na 1832 tem o equalizador, nas outras não. Mas equalizador é fácil comprar depois, mais canais só trocando a mesa toda. Pense bem, "pese" todas as informações e faça sua escolha.

Microfones. Vou deixar você mesmo escolher, tanto para o pastor quanto para o grupo. Há diversos artigos sobre o assunto e testes de alguns modelos. Veja:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=104

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=66

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=67

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=68

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=69

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=71

E os testes de modelos:

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=8

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20

Retorno dos instrumentistas: você disse que cada instrumentista (exceto o teclado) vai ter seu próprio amplificador (aqui na minha terra chamamos de "Cubo").

Aqui, duas sugestões distintas. Em algumas igrejas pequenas, os próprios cubos fazem retorno de músicos e PA. Ficam em cima de palco, às vezes empilhados um em cima do outro (o cubo mais pesado sempre por baixo). Pode funcionar, desde que o grupo de músicos sempre seja pequeno e bem ensaiado, e não haja nenhum "surdo" entre eles (como você cuida de som há anos, "entende" o que quero dizer).

Por outro lado, se você tem problemas com vizinhos ou com músicos "surdos", uma excelente saída é procurar retorno via fones de ouvido. Em vez de comprar caros cubos, compre fones e amplificadores de fone. Veja:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=425

Mas atente para o fato de que os cantores também vão precisar de retorno, dependendo da posição em que eles estiverem. Só que muitas vezes uma caixa pequena e simples resolve.

Caixas de som. Costumo recomendar caixas da Antera, Oneal, Staner e Leac´s. Ciclotron eu nunca ouvi, logo, não posso falar. Algumas marcas tem caixas ruins e outras boas (a Leacs tem algumas de péssimas a excelentes, depende de quanto a pessoa quer pagar), então seja criterioso, teste-as bem antes.

Pessoalmente, não usaria as CP112A. Caixas com tweeter e mid-range estão "prá lá" de ultrapassadas. Veja:

http://www.somaovivo.mus.br/downloads/2vias_3vias.zip

Procure caixas com drivers titânio. Que tal as Antera TS-400A e TS-400? Uma escolha bem melhor. Também escute a linha VIP da Leac´s. Da Staner, já vi algumas igrejas com as PS-100. São boas para voz, guitarra, violão e até teclado, mas graves com elas só com utilização de sub. Já as PS-500 são show de bola, mas provavelmente exageradas para uma igreja tão pequena.

Fui no site procurar as caixas da Oneal correspondentes, não achei link para esse tipo de produto. Mas sei que eles fabricam (ou fabricavam, talvez). Vou mandar e-mail para a fábrica para conferir.

Um abraço, espero ter ajudado.

Fernando
 
Muito obrigado a todos pelas respostas!

As coisas estão caminhando, e está ficando assim:

-Mesa Behringer SL2442FX-Pro;
-PA Attack MP304TI e A300TI (se não encontrarmos a pronta entrega ficaremos com as TS400A e TS400 da Antera, que infelizmente tem falante de 10");
-Retorno Antera MA212R;
-Mics Shure SM-58 usados (da outra igreja nossa);
-cabos Santo Angelo e plugs Switchcraft.

Só para melhor ilustração de como as coisas ficam na igreja fisicamente:
-o pulpito fica no mesmo nivel da igreja
-a banda toca do lado direito com os cantores a frente (todos em pé)
-o pastor fica do lado esquerdo
-por enquanto não haverá multicabo e a mesa ficara próxima a banda.

Fiquem a vontade para postar opiniões e comentários sobre os equipamento e idéias.

Uma ultima pergunta: qual deve ser a altura das caixas de PA? (lembrando que a igreja tem 2,5m de altura).

Um grande abraço.
 
Olá Lipe.

Lipe disse:
-PA Attack MP304TI e A300TI (se não encontrarmos a pronta entrega ficaremos com as TS400A e TS400 da Antera, que infelizmente tem falante de 10")...

Se eu fosse vc, esperaria as caixas Attack. Sempre que posso evito as Antera... falam médio demais.

[]'s
 
Felipe,

-por enquanto não haverá multicabo e a mesa ficara próxima a banda.

Muito cuidado com a posição da mesa de som. É importante ver o que está acontecendo e principalmente ouvir o som que sai das caixas do PA.

Se você ficar muito próximo da banda mesmo, procure uma posição em que seja possível ouvir pelo menos uma das caixas do PA. Se nada for possível, você terá que trabalhar com fones de ouvido.

Dê uma olhada neste artigo: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=48

Uma ultima pergunta: qual deve ser a altura das caixas de PA? (lembrando que a igreja tem 2,5m de altura).

Coloque-as em cima, inclinadas para o público (direcionadas para baixo). Se for apenas 2, você deve procurar um ângulo que atenda quem estiver próximo e quem estiver lá atrás também, ou seja, as caixas não vão ficar tão inclanadas. Se forem quatro, a inclinação em direção ao público poderá ser maior.

Leve em consideração a questão de duas ou quatro. Duas, será melhor escolher caixas com corneta com boa angulação vertical, maior que 30°. Se forem quatro, caixas com corneta de 90° H x 30° V devem atender. 30° V é o mais comum de ser encontrado.

Eu colocaria as caixas no meio, bem próximas uma das outras, anguladas para as laterais da igreja.

Mesa Behringer SL2442FX-Pro

Boa mesa. Vai te atender hoje e por muitos anos. A minha já está com 3 anos e continua firme e forte!

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=1

Sem contar que é fácil encontrá-la baratinho, baratinho. Dê uma passeada no Mercado Livre para ver.

Um abraço,

Fernando
 
Sugestões!

Eaea Galera!

Graça e paz!!!

Preciso da ajuda de vocês. Queria montar um orçamento de uns equipamentos porém não tenho nem idéia do que precisa pra fazer um som legal na minha igreja.

Estou querendo apenas a parte de P.A, mesa, compressor, equalizador e sub e o que mais vcs acharem que precisa pra fazer um som legal.

A igreja é pequena, aproximadamente 150 membros.

Agradeço desde já!!!
 
Olá MarcGuitar,

os equipamentos listados aqui são um bom início mas, pelo que você falou:

não tenho nem idéia do que precisa pra fazer um som legal na minha igreja.

o bom mesmo seria primeiro investir em cursos e treinamentos. Na falta deles na sua região, pode começar pelo material (tudo gratuito) disponível aqui mesmo no site. Veja Downloads, Apostilas. Tem muita coisa de qualidade.

Entenda a sugestão de treinamento. Sem treinamento, a chance de cair em papo de vendedor é enorme: compramos tudo o que ele indicar. Mas ele não conhece a realidade da igreja, logo, vai vender o que for melhor para ele, não para a igreja. Mas quando já temos treinamento, sabemos o que realmente funciona e não funciona, e compramos certo, uma vez só. O valor gasto em treinamento não é gasto, é investimento!

Estou querendo apenas a parte de P.A, mesa, compressor, equalizador e sub (...) A igreja é pequena, aproximadamente 150 membros.

Eu não compraria compressor, equalizador e subs de início (talvez nem depois, para uma igreja desse porte). Eu investiria na melhor mesa de som que eu pudesse comprar, pois é o equipamento central de qualquer PA.

Boas marcas: Alto, Behringer, Yamaha, Mackie. Muitas já trazem efeitos, equalizadores e até compressores embutidos (não é grande coisa, mas ajudam). Veja os nossos Testes de Equipamentos, há bastante coisa lá.

Mesas digitais como a Yamaha O1V96 (R$ 7.000,00) são muito caras, mas já trazem equalizadores, efeitos e compressores para cada canal.

Depois, investiria em bons microfones. Não estou falando de Shure, AKG e etc, mas sim de usar o microfone certo no lugar certo. Muita gente gasta um dinheirão em equalizadores e compressores para "consertar" problemas de captação. Veja nos nossos artigos o nosso Curso de Microfones".

Por último, compre boas caixas. Neste tópico mesmo há boas indicações.

Espero ter dado alguma luz.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

as caixas do PA ficarão do lado do púlpito, a igreja não permite outra configuração (o teto é baixo e possui colunas no meio).

Por motivos financeiros ainda não compraremos um multicabo, e infelizmente a mesa de som ficará mesmo ao lado da banda... vamos ver o que acontece.

Em compensação, as caixas serão as TS500. Outro técnico de som da igreja testou a TS400 que tem falante de 10" e disse que realmente o som é rico em médios (como já comentou o David Fernandes). A TS500 tem falante de 12" e agradou bem mais.

Um abraço,

Felipe.
 
Olá Lipe,

as caixas do PA ficarão do lado do púlpito, a igreja não permite outra configuração (o teto é baixo e possui colunas no meio).

Se não tem jeito... cuidado com microfonia de graves e médio-graves no púlpito.

e infelizmente a mesa de som ficará mesmo ao lado da banda... vamos ver o que acontece.

Eu fico assim também, mas consigo escutar a caixa do PA. Alguns momentos eu uso fone, alguns momentos escuto a caixa do PA, para ter noção do que a igreja está escutando.

A TS500 tem falante de 12" e agradou bem mais.

Beleza, se vocês gostaram... Tem as TS700, com falante de 15" e um bom grave, mas acho exagerado para igreja pequena. O baixista é que gosta.

Um abraço,

Fernando
 
Opa!!

Valeu cara, muito bom as apostilas, vou estudar a maioria delas!!

Fica na paz!!
 
Fechado!

Ficamos com as Attack MP404Ti e A404Ti. Já está tudo montado, funcionando e hoje é o primeiro culto. Depois posto as minhas impressões sobre os equipamentos... e provavelmente novas duvidas.

Obrigado a todos pelos comentários, sugestões, orientações, etc. Tudo foi realmente de grande valor.

Só mais uma coisa, CADÊ TODO MUNDO?! Vamos movimentar esse fórum pessoal!

Um abraço e fiquem na paz.
 
MONTAGEM DE UM SOM NA MINHA IGREJA

AMIGOS TAMBEM ESTOU MONTANDO UM SOM PARA A MINHA IGREJA E GOSTARIA DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES ALGUEM PODE ME AJUDAR?
 
Olá Mário.

Diga quais são as características do templo (largura x comprimento x altura), lotação, como é banda, quantas pessoas cantam etc. Sem isso fica difícil ajudar.

[]'s
 
Olá Mario,

com certeza sim. Mas para isso, sugiro abrir um novo tópico em separado, incluindo aí informações tais como:

- dimensões do lugar
- público estimado que cabe na igreja
- quantidade de pessoas envolvidas com louvor - quantas vozes femininas, quantas vozes masculinas, quantos e quais (por instrumento) músicos

E se possível, poste fotos do lugar. Veja como aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128</a><!-- m -->

E também o que já tem disponível (para aproveitar para uso).

Um abraço,

Fernando
 
Estamos pesquisando um novo som para nossa igreja.
Dimensoes: largura 6m, comprimento 18 m, altura 3 m.
Média de 70 pessoas.

Violão, baixo, teclado, 3 vozes.
Bateria não microfonada.

A princípio estamos pensando em:
2 Caixas Ativas Staner Sr315
Mesa de som Behringer Xenyx 1832 ou Yamaha Mg 166cx

Gostaria de saber se os equipamentos são legais do ponto vista custo beneficio.
E se vai ser preciso adquirir mais algum equipamento.

Valor do orçamento R$ 5.500,00
 
Olá, desculpe se não pode falar aqui, mas sou nova e não sei onde abrir um post.
Comprei uma oneal 200 watts 15" ativa mas está ruim só ela na igreja. Minha igreja é média, cabe umas 70 pessoas no máximo. Canto eu e minha filha com playback mas está ruim o som na hora do louvor. Quando liga o playback mais os dois microfones da kadosh sem fio, a voz acaba sumindo. Estou pensando em comprar ou mais uma ativa ou o par dessa que seria uma passiva. Oque seria melhor? Podem me ajudar?
 
Olá, desculpe se não pode falar aqui, mas sou nova e não sei onde abrir um post.
Comprei uma oneal 200 watts 15" ativa mas está ruim só ela na igreja. Minha igreja é média, cabe umas 70 pessoas no máximo. Canto eu e minha filha com playback mas está ruim o som na hora do louvor. Quando liga o playback mais os dois microfones da kadosh sem fio, a voz acaba sumindo. Estou pensando em comprar ou mais uma ativa ou o par dessa que seria uma passiva. Oque seria melhor? Podem me ajudar?
Bem vinda ao SAV. Desculpe a franqueza, mas se a Senhora tivesse consultado esse fórum antes, não teria sido enganada por um vendedor. O som ta ruim porque essas caixas oneal são muito ruins. Aconselho comprar de outra marca. Se tiver orçamento nos fale que indicaremos alguma.
 
Bem vinda ao SAV. Desculpe a franqueza, mas se a Senhora tivesse consultado esse fórum antes, não teria sido enganada por um vendedor. O som ta ruim porque essas caixas oneal são muito ruins. Aconselho comprar de outra marca. Se tiver orçamento nos fale que indicaremos alguma.
Obrigada pela franqueza!
Tenho até 1500,00 para reparar esse erro
 
Back
Topo