Projeto de sonorização em igreja Católica

Boa Tarde amigos do SAV!
Estou com muitas dúvidas sobre a sonorização da minha igreja e por isso quero pedir a ajuda de vocês! Nosso equipamento é Bastante antigo , Provavelmente teremos que trocar tudo kkk . vou detalhar o que temos..

Microfones com fio CSR HT48A
Par de sem fio Tagima. (simples)
Cabos e multicabos desbalanceados.
Mesa de som Phonic AM844D USB (deve ter uns 6 anos, mas ta legal ainda).- ela fica do outro lado da igreja, longe dos músicos dentro de uma sala...
Nenhum processador ou equalizador gráfico.
Amplificador Unic zx400 (p.a) ta dando uns estalos nas caixas depois de um tempo ligado, mesmo baixando o volume do amp continua...
Amplificador zx300 (retorno dos músicos)
Retorno passivo(antigo) 1fal 12 e um super tweeter...
Caixas datrel 8 polegadas (ativa e passiva) para vozes
4 caixas com falante de 12 e um driver... estão com a sonoridade bem ruim...

Provavelmente vamos ter que fazer do zero kkk... Temos NO MÁXIMO 20mil Para isso...

Serão 5 microfones com fio para os cantores ( o que acham do akg p3s?)
2 sem fio pro altar( kadosh??)
1 sem fio que ja temos( tagima)
uns 4 canais pra instrumentos,,,
Compensa usar uma mesa digital? se sim qual? qual tablet com bom custo x beneficio recomendam?
Geralmente usamos 2 violões... AS VEZES um contrabaixo... então 4 canais para instrumentos ficaria legal...
Usaremos 3 vias de retorno (padre, Músicos e cantores...os retornos dos cantores estão bons...
O ideal seria
acústica com um numero médio de pessoas não é ruim...

Sobre o programa musical, temos as missas, onde teremos a voz do padre, microfone dos leitores...os 5 cantores e os músicos... Geralmente são as 5 vozes e 2 violões... 1vez por mês temos o coral com teclado e vozes..
a igreja mede aprox. 30x10.... onde o altar ocupa 4 metros de comprimento... De um lado, a fileira de bancos começa antes que do outro(lado onde tem os músicos).

é meio difícil de detalhar assim... se puderem ver algumas fotos da igreja no Instagram :



A pior questão é sobre o p.a...
Usar quais caixas? point source? Line array vertical(caixas coluna)?
Quantas usar? Colocar reforço?( caixas de delay?)
Usar sub?
Fizemos vários orçamentos com pessoas diferentes mas ficou muito caro....colocaram jbl cbt 100.....aí ja viu? 3500 cada uma..
Se vcs recomendarem a mesa digital vamos precisar do processador de áudio e do eq gráfico?

Se puderem me ajudar e recomendar equipamentos e lojas aqui no ES (Cariacica e Grande Vitoria)... Desde já muito obrigado!!
 
Já pensou em procurar uma empresa ou um bom consultor? Não estou falando sobre um vendedor de uma loja qualquer...

Vejo q vc tem mts duvidas e precisa de um sistema completamente novo.

Alguém que possa fazer um projeto dentro da sua realidade vai te economizar tempo, dinheiro, saude mental... kkkk


Mesa digital é o q temos de melhor nos dias de hoje.
Point source parece uma opção melhor pra vc. A igreja só tem 10m de largura e a dispersão de line array jogaria mt som nas paredes.
Se tem baixo e teclado na mesa pra sair no PA, o sub é um investimento bem vindo.

Geralmente os processadores digitais possuem equalizador. Além da mesa digital q costuma dispor de um eq por saída. No caso, não precisaria de eq gráfico.
 
Já pensou em procurar uma empresa ou um bom consultor? Não estou falando sobre um vendedor de uma loja qualquer...

Vejo q vc tem mts duvidas e precisa de um sistema completamente novo.

Alguém que possa fazer um projeto dentro da sua realidade vai te economizar tempo, dinheiro, saude mental... kkkk


Mesa digital é o q temos de melhor nos dias de hoje.
Point source parece uma opção melhor pra vc. A igreja só tem 10m de largura e a dispersão de line array jogaria mt som nas paredes.
Se tem baixo e teclado na mesa pra sair no PA, o sub é um investimento bem vindo.

Geralmente os processadores digitais possuem equalizador. Além da mesa digital q costuma dispor de um eq por saída. No caso, não precisaria de eq gráfico.
Boa tarde amigo!
Então, fizemos alguns orçamentos com 3 técnicos , porém ficou MUITO caro kkkkkkk fora da nossa realidade....
Por isso resolvi pedir ajuda aqui no fórum...
Por ex... não teremos como colocar as caixas em fly, as caixas ficariam na parede lateral , por isso tinha a dúvida do line vertical...
O bom das caixas coluna é o angulo de cobertura na vertical que geralmente é bem menor... porém, na horizontal é gigante ( pra nos que vamos colocar na parede acaba sendo ruim).
Vc recomenda algum modelo de caixa que tenha um bom custo beneficio?
Desde já agradeço!!
 
Um bom consultor pode fazer um projeto pra q vc efetue a troca dos equipamentos por etapas. Vale mt gastar uma grana num projeto q com certeza vai te atender. Tem mts vendedores e tecnicos q só querem empurrar equipamentos.

As caixas em fly aí na sua igreja seriam a melhor solução, ao meu ver. Será msm q não dá pra pendurar? Nem fazendo uma estrutura pra q isso funcione?

Caixas vc tem RCF, EV, QSC, Yamaha, FTB, Turbosound, FZ, Attack...

Sobre o Bersan, tb queria saber como anda. Não tenho notícias.
 
As caixas em fly aí na sua igreja seriam a melhor solução, ao meu ver. Será msm q não dá pra pendurar? Nem fazendo uma estrutura pra q isso funcione?
Pense nisso com muuuito carinho! Nessas palavras ha sabedoria que gera economia.
 
Pense nisso com muuuito carinho! Nessas palavras ha sabedoria que gera economia.
Pode deixar kkkkk...o principal problema é a questão estética..
O povo da coordenação é muito complicado com essas coisas kkk..
Mas vou estudar e pensar mais nisso e com carinho kkk muito obrigado a todos pelas dicas!!!
 
Estética é questão de gosto. Eu acho muito mais bonito a caixa em Fly, e dá um ar mais profissional e moderno. Fora isso, no caso de sua igreja que não é larga, atende melhor, resultado em menos reflexões e cancelamentos. Tb ajuda a economizar pois distribui melhor o som na área a ser sonorizada.
 
Estética é questão de gosto. Eu acho muito mais bonito a caixa em Fly, e dá um ar mais profissional e moderno. Fora isso, no caso de sua igreja que não é larga, atende melhor, resultado em menos reflexões e cancelamentos. Tb ajuda a economizar pois distribui melhor o som na área a ser sonorizada.
 
Estética é questão de gosto. Eu acho muito mais bonito a caixa em Fly, e dá um ar mais profissional e moderno. Fora isso, no caso de sua igreja que não é larga, atende melhor, resultado em menos reflexões e cancelamentos. Tb ajuda a economizar pois distribui melhor o som na área a ser sonorizada.
Sem Dúvida! E ainda não irá precisar de reforço (delay) certo?
Eles estavam querendo colocar caixas tipo coluna (gosto muito da proposta delas) porém pra parede n sei se fica tão bom (pelo fato do grande angulo de cobertura horizontal) ....além do uso de subwoofer oq acaba encarecendo o projeto
 
@Tarcizo Kill Filho eu recomendo, fortemente, que vc leia todos os artigos possíveis que estão aqui no SaV. São fonte de conhecimento na melhor didática que já vi.

Especialmente pra essa sua situação, vai ser mt bom q vc entenda da Lei dos Inversos dos Quadrados.

https://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Esse artigo pode te nortear sobre o quanto de pressão sonora vc vai precisar no seu ambiente. Depois q vc definir o SPL necessário vc deve escolher uma caixa que lhe atenda.

Quem define qual caixa, quantas caixas ou onde posiciona-las vai ser sempre seu ambiente.
 
@Tarcizo Kill Filho eu recomendo, fortemente, que vc leia todos os artigos possíveis que estão aqui no SaV. São fonte de conhecimento na melhor didática que já vi.

Especialmente pra essa sua situação, vai ser mt bom q vc entenda da Lei dos Inversos dos Quadrados.

https://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Esse artigo pode te nortear sobre o quanto de pressão sonora vc vai precisar no seu ambiente. Depois q vc definir o SPL necessário vc deve escolher uma caixa que lhe atenda.

Quem define qual caixa, quantas caixas ou onde posiciona-las vai ser sempre seu ambiente.
Show amigo!!
Vou estudar sim!!
Só uma duvida... como eu faço pra saber qual Spl eu preciso no meu ambiente?
 
Eu recomendo que seu menor som seja no minimo 10db a mais q o ruido do seu ambiente.
O Spl varia mt de acordo com o programa musical. Em geral, 70db costuma ser ideal pra momentos de fala. Em momentos de música esse valor pode variar consideravelmente.
O ideal é que não passe dos 90db. Acima disso já pode gerar grandes prejuizos a audição em pouco tempo.
 
Back
Topo