Projeto Ig. Bat. da Proclamação - FSA/BA

TSA

Active Member
ATENÇÃO: É o mesmo tópico de tempos atrás, mas editei o título p/ fins de clareza.

Pessoal, acho que agora vai. Vamos finalmente montar nosso sistema de som novo. Como a mudança ñ é pequena (envolve tudo, da instalação elétrica ao posicionamento do operador), ñ é algo barato, então vai ser devagar, gradual. Mas com fé em Deus tudo vai ser feito corretamente.

Então quero pedir a vcs 2 coisas.

1º: Alguém sabe de um engenheiro/empresa de qualidade que trabalhe com tratamento acústico (e mesmo com projetos de som, ñ só acústica) aqui em minha área (Feira de Santana/BA)? Essa pega um pouquinho, hein? :D

2º: Deem algumas sugestões, dicas, pitacos, etc sobre o que fazer aqui na igreja. Vai ser basicamente um projeto do zero, pq eu ñ vejo chance de aproveitar o equip. atual, e ainda tem a necessidade de se montar a estrutura certa p/ receber um equip. de qualidade (eletricidade, local físico de montagem, etc.).

Nosso templo é pequeno. De certa forma facilita, pq a potência necessária ñ é muito grande (embora uma reserva ñ faça mal a ninguém :D ). Mas dificulta algumas coisas, como o "palco", que é bem pequeno. As medidas aproximadas do templo: 13,5(c)X9,7(l)X2,9(a). O porém é que ñ é um retângulo perfeito: tem um "prolongamento" num dos cantos, que deve ser fechado. De qq forma, como informação (é um desenho bem fajuto, fora de proporção, mas tudo bem):

40f9b97b523b1eae9d53f1e8a0053ed170810b6e4ed04609ebbca41165f1de6c6g.jpg


O "prolongamento" é esse aí à esquerda. Com ele, o comprimento (dessa parte, claro) vai p/ aprox. 16,5 m. Mas, como eu disse, deve ser fechado, ficando um retângulo.

Nosso equipamento atual: mixer MXSD 16, da Ciclotron :x ; eq. EQS 15, da Voxman; amp. OP1800, da Oneal. Desses, eu acho que só se salvaria o amp., p/ eventualmente usar p/ retorno (apesar de eu querer instalar fones).
As caixas pedem explicação extra: 1º, são duas diferentes! Uma é Tabajara, feita a facão. A outra é uma gambiarra mais estranha ainda: era uma PRC 500, da Ciclotron; mas alguém queimou o amp da caixa, e fez um esquema p/ aproveitar o alto-falante com um amp. externo. O conjunto acústico já nem é o original: tiraram os tweeters originais (ñ são mid-ranges???) e colocaram um outro (ou um supertweeter, ñ sei).
Quando assumi o posto, já tava tudo assim. Só me restou tentar melhorar a forma de trabalhar, educar o povo, e por aí vai.

A acústica nem chega a ser uma porcaria total (nunca fiz cálculos), mas a meu ver (ouvir!) precisa de tratamento. Ainda mais se formos instalar qq coisa de 1ª, não?

Hoje temos umas 5 ou 6 vozes, teclado, 2 violões, mais pregador/dirigente. Mas obviamente a possibilidade de expansão (p/ suportar tudo: baixo, guita, bateria, etc.) deve ser considerada.
Como deu p/ ver, ñ temos nenhum sistema de monitor. A vontade que tenho é de instalar fones, até pq o templo é pequeno e mais caixas jogando som ñ seria uma boa ideia. Contudo, p/ voz (e apenas p/ voz) talvez seja bom manter algumas caixas de retorno. Aliás uma pergunta: como lidar com essa questão dos fones quando vier mais gente cantar/tocar? Ter fones extras? Caixas?

O templo suporta umas 150-180 pessoas sentadas, creio.

Infelizmente as informações ñ estão muito precisas. Mas ñ se preocupem, só quero dicas. Ñ precisa fazer um projeto baseado nessas informações (bom, se quiser, pode :D ). Abaixo vão algumas fotos (ñ estão boas, mas acho que é possível ter uma ideia):

1aa290dbb0246a6999a8f8f4fd1d57d3bd1b6a768fbe8440e2d02eeabfc9531d6g.jpg

Visão da entrada (porta) do templo. Vejam que colunas chatas.

18b15ffe8645df9c9e9c1f1ea6b97b8865ad1b64c8125ca8573b26696a3e26d46g.jpg

Visão à esquerda (sem o "prolongamento", como se já estivesse fechado).

32b453d289554f8163588143d504c03b1e32246a57146e814251a7507a611d056g.jpg

À direita.

1acb64f12eed500e4635637408e3041d9294a19945877ea96ef60f2b796777806g.jpg

"Palco", da esquerda p/ a direita (na verdade o povo fica embaixo). É pequeno! E notem tb que o "centro de controle" do som fica lá na direita, no 1º banco. Lugar terrível!

5e889231e8159ae4c4a852f00c48234d98be5ad8afccbdb4df0b146f281c30496g.jpg

O mesmo, agora visto da direita.

de4907fe63f2661434d4830c87e5d6a167129fd390c6dfd578d81b896d5c09a06g.jpg

Vista do púlpito.
----
Agora, curiosidades:

95d1566e3634044359eebb3e449018a72adc903c60846d7ea828f674eb7c71336g.jpg

"PROFESSIONAL"?? Dá p/ processá-los por isso? Hehehe

9820693848e4972bb97715df6365dae9a39b736dd058a4f8434c671e1e9c4fe46g.jpg

Caixa Tabajara (pelo menos os woofers são Selenium...)

d9dc682b9338298e50657e35049302fc806c6f3189732a6afeeba9adb4eaaf606g.jpg

Maravilha da engenharia gambiarrística...
----
O fato de haver 3 fileiras de bancos dificulta as coisas?

É isso. Postem suas dicas, pitacos, etc.


Obrigado.

Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Cara, essa aí do caixa wattsom é uma das "gambi" mais doidas hauahuahuahu...

mas enfim... acho que antes de qualquer dica, precisamos saber algumas coisinhas básicas como seu input list (canais que utiliza da mesa, e previsão de expansão)... o programa musical da sua igreja (música sacra, louvor contemporâneo ou rock paulera rsrs), e principalmente a disponibilidade de ORÇAMENTO.

A partir daí podemos dar uma luz... =)
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

A PAZ

TAILAN eu pensava que nosso set era o mais fraco,,,,,mas agora vejo que temos companhia...ahahahah
desculpe, mas não podia deixar passar batido isto....


Heriberto
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Cara , que caixa é essa?Que projeto é esse ? É da Selenium não, é ?

A caixa da ciclotreco,quem colocou o super twither nela, uma vez que foi mudado o projeto original ?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Deiny disse:
acho que antes de qualquer dica, precisamos saber algumas coisinhas básicas como seu input list (canais que utiliza da mesa, e previsão de expansão)... o programa musical da sua igreja (música sacra, louvor contemporâneo ou rock paulera rsrs), e principalmente a disponibilidade de ORÇAMENTO.

A partir daí podemos dar uma luz... =)

O uso atual do sistema eu já falei (5/6 vozes, 2 violões, 1 teclado). Dos 16 canais da mesa, usamos uns 12. Basicamente é isso. Considerando-se uma expansão, 16 fica pouco, já que só seriam 4 de margem. A expansão, hoje, ñ é prevista (ñ há algo planejado), mas, se é p/ montar um sistema, que ele comporte tudo que se pode usar numa igreja, p/ que os investimentos sejam pontuais quando for feita alguma expansão (algum instrumento novo, por exemplo).

O estilo musical é variado, e bem equilibrado. Ñ pende pro "clássico", nem pro pesadão. Mas, independentemente do estilo, queremos um equip. que reproduza tudo com qualidade. Até pq queremos ter um dia um grupo completo, com todos os instrumentos.

Quanto ao orçamento, ñ tenho valores exatos p/ dizer. Ainda mais pq ñ vai ser feito de vez. Só agora conseguimos pensar nisso, e vai ser algo gradual, no velho esquema do parcelamento, senão ñ dá p/ fazer tudo, ainda mais com qualidade. Queremos algo de 1ª; não do outro mundo, mas de alta qualidade, e sabemos que, a ñ ser que se tenha muita grana, só dá p/ fazer mesmo aos poucos, planejando bem, focados.
------------

heriberto disse:
TAILAN eu pensava que nosso set era o mais fraco,,,,,mas agora vejo que temos companhia...ahahahah
desculpe, mas não podia deixar passar batido isto....

Hehehe, ñ se desculpe. Mas te digo, modéstia à parte, tá até bonzinho (dentro do que ele pode fazer...). É a prova de que o que conta em 1º lugar é como se faz, ñ com o que se faz. Equip. bom é essencial, mas a parte humana consegue ainda ficar acima.
E mais... aposto uma Midas que tem gente em situação ainda pior... :D
-----

lim disse:
Cara , que caixa é essa?Que projeto é esse ? É da Selenium não, é ?

A caixa da ciclotreco,quem colocou o super twither nela, uma vez que foi mudado o projeto original ?

Ñ sei! Os woofers são Selenium, mas ñ sei se foi seguido algum projeto. É bem estranha, pq tem, por exemplo, um woofer de 12" e um de 15", o que gera algumas sobras de frequências (pelo menos no meu caso gera, talvez seja mesmo um projeto Selenium, mas que ñ foi seguido corretamente).

Quanto à caixa ciclotreco, tb ñ sei quem fez essa "arte". Já tava assim quando cheguei. Mas com certeza ñ foi nada estudado, foi trabalho Tabajara tb :x .


Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

o na minha igreja tem uma caixa ciclotreco iqualsinha essa ai, kkkk
usam ela como retorno pro violão.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

jeronymo disse:
o na minha igreja tem uma caixa ciclotreco iqualsinha essa ai, kkkk
usam ela como retorno pro violão.

Espero que ñ esteja como a daqui, hehehe.


Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Bom, projetar um sistema assim é meio no "achismo", mas como você pediu dicas... vou falar sobre os pilares de como seria esse sistema na minha opinião, pensando no atual templo. O pessoal mais gabaritado pode dar mais umas dicas aí eheh...

Começando pelo mixer... eu simpatizo muito com as yamaha, uma vez que tem tradição, qualidade, preço razoável e boa assistência no brasil. Recentemente testei a MG206 (16 canais mono, 4 aux pré/pos, 2 aux pós) e gostei, acho que te atende legal com folga, visto que pelo tamanho do templo acho desnecessário microfonar instrumentos de percussão.

Microfones, um bom custo/benefício são os Samsom Q7/Superlux PRA-D... inclusive o segundo já vi em kits de 5 microfones. No PA, seria legal um conjunto de Caixa ativa + escrava. Acho que AF 12" + Drive te atende... opções tem Attack, Selenium, Staner, RCF... fuja das Leacs, Oneal, Ciclotron...

Na monitorização dos músicos, como você falou, concordo com a utilização de fones... use um DI de rack (Behringer DI8000) pra splitar o sinal, junto com o Powerplay Ha4700 ou o equivalente da Samson (a depender do numero de músicos). Já pra monitorização de vozes/pregador, ainda prefiro spots. Como vai tocar só voz, AF 10" + Drive já fica legal... tem monitores passivos da attack bons nessa configuração e aproveite esse seu amp oneal para empurrar eles. Os auxiliares vc distribuiria assim... Aux 1 -> Pregador, Aux 2 -> Vocais, Aux 3 -> Powerplay L, Aux 3 -> Powerplay R. Dessa forma você pode ter 2 mixagens diferentes nos fones, utilizando as entradas L e R main do powerplay.

Os EQ´s gráficos, escolha de 31 bandas... os modelos deixo pra alguém recomendar, tenho pouca experiência com modelos de eqs... Mas lembre que vc precisará de 3 vias de Eq no mínimo (1 pro PA que vai ser mono, 1 para retorno pregador, 1 para retorno vocal).

O basicão seria isso... no mais são cabos, fones, plugues.. etc...
Ufa, cansei de digitar rs
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Deiny, agradeço pela ajuda.

Mas tem uma questão: o plano é realmente ter um equip. completo, que dê margem a todos os usos. Por exemplo, com sub(s), entende? Nada p/ derrubar prédios, mas p/ ter uma resposta ampla. Até pq pretendemos expandir (ter baixo, bateria, etc). E como queremos tb tratar a acústica, ñ fica ruim.

Outra questão: a igreja ñ tem galeria, ou algo parecido. Como resolver o problema da localização do operador?? Acho que isso vai pedir uma engenharia braba, hehe.
-----

Ah, sim, vcs gostam de usar caixas ativas? Eu nunca usei, por isso ñ posso opinar.


Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

TSA disse:
O fato de haver 3 fileiras de bancos dificulta as coisas?

As 3 fileiras só atrapalham a entrada das noivas hehehe, minha "house mix" fica no 1º banco à sua, só que bem pro meio, não é legal, mas é melhor do que ficar aí no canto. Acho que a primeira coisa que você precisa trocar são essas caixas, a situação delas é periclitante, vexatória e afobativa :D :D :D .
Depois mesa e microfones. Tenta trazer o som pro 3º ou 4º bannco do centro, a posição você pode escolhere deixando o som tocar e ir mudando de lugar pra saber onde está melhor...
Essa caixa tabajara se parece com os projetos SD1505B3 e SD1505C3, fooram os mais próximos que achei, mesmo assim tem várias diferenças ainda, ambos usam 2 woofer de mesmo tamanho e driver+corneta. Talvez exista esse aí, mas não achei. A hipótese mais provável é que tenha sido uma execução sem nenhum cuidado e obviamente modificando as coisas, ou essa semelhança é mera conhecidênciia hehehe.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

TSA disse:
1º: Alguém sabe de um engenheiro/empresa de qualidade que trabalhe com tratamento acústico (e mesmo com projetos de som, ñ só acústica) aqui em minha área (Feira de Santana/BA)? Essa pega um pouquinho, hein? :D

Em Salvador tem a Audium, <!-- m --><a class="postlink" href="http://audium.com.br/">http://audium.com.br/</a><!-- m --> , com relação a qualidade do serviço, pode ir sem medo.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Tailan.

Deixe-me fazer algumas considerações sobre a questão:

1) Na minha experiência, o custo com o projetista fica entre 3% e 5% do valor total, portanto, vcs estão no caminho certo ao buscar uma assessoria especializada.

2) Faça tudo com calma para não atropelar o processo.

3) Tudo aquilo que vcs quiserem alterar no projeto original, discutam a mudança com o projetista para que ele possa buscar uma solução alternativa. Nenhum projetista vai se responsabilizar por mudanças feitas à sua revelia.

4) O projetista não precisa ser necessariamente da sua área. Com a internet, tudo pode ser feito à distância. Vc pode levá-lo à igreja antes de começar para que ele converse com vcs, identifique suas necessidades, faça medições etc, e depois no final para ver o resultado. Todo o resto pode ser feito à distância. Foi assim que fiz com o David Distler.

5) O pessoal da Audium é fera mesmo.

6) Ah... e se vcs realmente pretendem se valer uma consultoria, não faça/compre nada antes de contratar o consultor.

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Pessoal, obrigado de novo!

David, atropelar nunca. Já passamos por muita coisa ruim p/ colocar tudo a perder agora, hehe. E é como eu disse, vai ser algo gradual: 1º preparar o terreno (arrumar acústica, instalações, etc) e depois montar o equipamento (tb aos poucos, ñ dá p/ comprar tudo de vez).
Quanto a um projetista perto daqui, era só p/ facilitar as coisas, mesmo (e eventualmente tornar mais barato, desde que ñ se perca qualidade, já que o deslocamento do profissional certamente pesa na conta); mas sem problema chamar alguém de mais longe.
Quanto ao projeto, fica aquilo que eu disse num outro tópico: por uma preferência minha pegar especificações de equips. (e até mesmo sugestões) e escolher marcas/modelos. Claro que não vamos responsabilizar o projetista por alguma escolha nossa. Tudo vai ser bem conversado, combinado.

Por curiosidade, no que consistiu seu projeto, e quanto tempo demorou p/ ficar pronto (pelo menos a parte acústica/instalações necessárias p/ receber os aparelhos)?


Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

TSA disse:
David... Por curiosidade, no que consistiu seu projeto, e quanto tempo demorou p/ ficar pronto (pelo menos a parte acústica/instalações necessárias p/ receber os aparelhos)?

Tailan.

O projeto da igreja foi feito para acústica e eletroacústica (equipamentos, posicionamento de caixas etc). O Distler fez o projeto acústico e eu fiz o eletroacústico. O gerenciamento de todo o processo tb está sendo feito por mim.

Desde o dia no qual decidimos realizar o projeto até agora já se passaram 1 ano e dois meses. Levando-se em consideração que deveremos levar mais um mês para terminar tudo, o projeto terá sido concebido e executado em 1 ano e três meses. Atualmente estamos na fase final de instalação do sistema acústico, que deverá ficar pronto esta semana, e até o final de novembro terminaremos a parte eletroacústica.

No link abaixo vc vai encontrar um tópico aqui do fórum no qual tenho postado fotos e feito comentários sobre a execução do nosso projeto.

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=3110

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Caramba, que projeto, hein? Muito legal!!

Não quer dar uma passadinha na Bahia, não? Ñ é Salvador, ñ tem praia, mas fica pertinho, só 100 km, tem uma igreja precisando de ajuda do fera... :lol:

Falando sério, daqui a pouco vou tentar fazer um exercício de elaboração de sistema. Vou idealizar um aqui. Só por exercício, mesmo (quero dizer, de repente pode sair bom, né...?).

PS: É impressão minha, ou a FZ só faz caixa com potência lá em cima? Ñ têm nada mais modesto, não?


Abraço!
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

David, vc prefere caixas ativas, ou passivas?
E quanto ao custo, acaba saindo mais barato/vantajoso, por exemplo 2 ativas (apesar de que geralmente é 1 ativa e uma passiva pendurada, escrava), ou 2 passivas + amp (de nível)?

Claro que a eletrônica embarcada nas ativas tem suas vantagens, mas o que vc diz?


Abraço.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

aqui na minha região Santa Catarina, tem uns caras da Taigar System, eles são fera e tbem fazem caixas excelentes e as potencias deles se equiparam a muitas marcas grandes q estão rodando por ai (digo as marcas boas), desde sistema fly a retorno de 12''. eles fazem projetos para todo o Brasil. E de quebra o preço deles é bom...


o site deles é <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.taigar.com.br">www.taigar.com.br</a><!-- w -->
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Douglas Alexandre Formaio disse:
o site deles é <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.taigar.com.br">http://www.taigar.com.br</a><!-- m -->

thunder thunder thunder cats howwwwwwwwwwwwwwwwww

kkkkkkkkkkkkk



Aproveitando o tópico, estava discutindo algumas coisas com meu irmão, até que surgiu essa questão das caixas amplificadas e as escravas delas. Ele ajudou uma igreja amiga ficando no som em um acampamento, utilizaram 4 cauxas oneal ( como disse pra ele isso não é marca para ser discutida) sendo 2 ativas e 2 de refoço ( l e R) escravas. A grande questão que chegamos foi o seguinte, no geral, todas as marcas, qdo ligamos caixas escravas a caixas amplificadas, a escrava TEM que ter o msm rendimento que a ativa? Msm com cabo/distancia.... e tds as forças contrárias?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

philip disse:
A grande questão que chegamos foi o seguinte, no geral, todas as marcas, qdo ligamos caixas escravas a caixas amplificadas, a escrava TEM que ter o msm rendimento que a ativa? Msm com cabo/distancia.... e tds as forças contrárias?

Sim, a potência total aumenta já que só a caixa funciona em 8Ohms e acoplada a escrava passa a funcionar em 4Ohms, mas essa potência é dividida para as duas caixas.
 
Back
Topo