OK, de volta (será??). Vamos a algumas "novidades".
Vocês bem sabem que o projeto não foi implementado. Mas foi implementado
outro; este, sem minha participação, elaborado por outras pessoas,
"entendidos do áudio". Um projeto muito inferior.
Dentre outros aspectos, foi uma coisa feita às pressas pra festividade de aniversário da igreja, em
setembro passado. Bom, coisas feitas às pressas (e sob certas premissas) não têm como dar certo, não é mesmo??
Aqui vão algumas fotos:
Esquerda, vista do público.
Direita, vista do público.
Nossos "excelentes" monitores, também Voquistórmi
. :twisted:
O subwoofer.
O subwoofer passivo, pendurado no ativo do outro lado.
O subwoofer.
Vista do palco.
Painel traseiro dum monitor ativo.
Traseira dum monitor passivo, pendurado num ativo.
Tomadas de sinal no chão (na frente do palco). Algo que definitivamente eu não faria.
Outro exemplo.
Multicabo, embutido na parede.
Visão melhor.
Multicabo do outro lado, para uma suposta melhor distribuição.
Segurança??
"Perfeito" alinhamento: foto tirada da linha da 2ª caixa à esquerda.
Case de boa qualidade, feito pela Projeta Multicabo.
Yamaha MG24/14FX.
Os mics são Audio-Technica MB1k, escolhidos depois por mim, porque o projeto foi implementado
sem mics com fio. Vejam só. Não fosse por isso, o aniversário ocorreria capenga, com uns mics sem fio TSI que foram incluídos.
O sistema também tá sem direct boxes, porque não foram contemplados. Coisas supérfluas, né?

E de setembro até hoje não foram comprados.
Há também fones AKG K414P, e um amp Alto HPA-6, não instalados, bem como um EQ Yamaha Q2031B, ainda na caixa.
Fato é que o sistema, apesar de ter melhorado em muitos aspectos, ainda continua com muitas limitações, apesar de não parecer. Ainda é difícil, por exemplo, trazer uma banda. Prova que houve falha na concepção/dimensionamento.
Recentemente veio um grupo de fora, e isso se confirmou. A vida do técnico ainda tá mais difícil do que precisaria ser.
As impressões
[Sem contar a falta de itens essenciais], o maior defeito desse sistema tá nas caixas (todas, PA, subs e monitores), que nivelam a qualidade muito por baixo. O sub não é tão miserável (ou meus ouvidos estão miseráveis, pode ser :mrgreen: ), mas também não se pode dizer que é realmente bom.
Também existe a questão de possíveis falhas de montagem, como falta de alinhamento físico entre caixas, entre caixas e subs, as caixas repetidoras
sem delay e afins.
Além disso, o santuário não recebeu nenhum tipo de tratamento acústico. O que ajuda um pouco são os bancos acolchoados.
Pois bem, o som não é equilibrado, agradável, mesmo com um ajuste entre vias tão decente quanto possível. A impressão é de sobrarem médios, médios-altos.
O sub não tem grande articulação, parece meio "presão", apesar de também não chegar a ser um sub de uma nota só, daqueles de carros de pagodeiros (ao menos até agora, que não foi exigido ferrenhamente). Além disso, não pareceu responder a frequências bem baixas, não dando aquela sensação de subgrave bem profundo, no fundo das orelhas (sei lá como descrever isso, foi o melhor que consegui).
Com as 4 caixas, no meu julgamento, o som piorou substancialmente (algo esperado, totalmente compreensível). Com 2, ainda tinha certa dignidade, e foi assim que o sistema rodou nos cultos em que fui o operador.
Os monitores sofrem do mesmo mal, falta de equilíbrio. Reduzindo o grave, ainda se consegue algo melhor, mais inteligibilidade, mas não dá p/ esperar demais.
É claro que comparado com o que tínhamos antes (um verdadeiro Frankenstein), esse sistema soa
perfeito, especialmente p/ os leigos.
"Tá tudo uma maravilha".
------------------
- Saindo do campo puramente técnico, apenas como informação: entreguei, desde 1º de janeiro, todas as funções no departamento de áudio aqui, em minha igreja, por conta de algumas divergências de visão
sérias e acontecimentos que não cabem ser expostos. Melhor parar antes de ter a qualidade do trabalho (seriamente) comprometida. Infelizmente não compreendeu-se que eu tentei trazer uma visão ministerial ao trabalho com áudio.
Bom, é isso. Entreguei essa função, mas o ministério nunca pára.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
De minha parte, no que diz respeito a esse projeto, esse tópico tá resolvido.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
edi3_m4x disse:
Confesso que me vem sempre o medo de que possa acontecer o mesmo conosco aqui. (...) É ASSUSTADOR imaginar que isso possa acontecer, diante do que temos buscado para melhora das coisas.
Rapaz, acontece bem isso. Vc fica incerto de que o pessoal vai enxergar a importância da questão. Resta argumentar, e orar pra que os líderes abram os olhos.
edi3_m4x disse:
vc vai lavar as mãos com a situação, quando começarem a aparecer os problemas
Nem é uma questão de lavar as mãos, mas de agir com realismo e coerência: ora, não se deve dar murro em ponta de faca. Chega-se a um ponto em que é preciso deixar a coisa acontecer (eu posso dizer que lutei muito antes de chegar a esse ponto) pra que os responsáveis vejam a cag*da (perdão pelo termo) que fizeram. O problema é que ainda assim tem gente que nunca vai reconhecer as besteiras que fez; em todo caso, vale ter a consciência tranquila, estar
sem dívidas com vc mesmo e, acima de tudo, com Deus.
E eu vou te falar: problemas aconteceram, e (sem querer posar de vítima aqui) enquanto eu estive lá não foram poucos os abacaxis que eu tive que descascar.