Projeto Ig. Bat. da Proclamação - FSA/BA

Re: Projeto (agora deve ir!)

[Eita, tá parecendo blog do projeto do som... :D]

Só p/ dizer o que tá acontecendo:

Sim, o projeto tá demorando p/ caramba. A causa disso é a etapa do projeto elétrico, que não avança.
A questão é que o profissional que contratamos p/ desenvolvê-lo tá bastante atarefado, o que atrasa as coisas.

Mas confio nele. Considero que vale a pena esperar.
Além disso, não posso deixar de enxergar a mão de Deus. De repente as coisas realmente têm que esperar. Não sabemos, só Ele.

Só sei que, do ponto de vista humano, vale a pena a espera, pelo profissional com quem estamos contando.
---------------------------------

Há algumas mudanças previstas em nossa situação atual, mesmo antes do projeto: serão instalados condicionadores de ar no templo.
Isso já seria feito em algum momento; mas seria perfeito se fosse feito só depois de termos ao menos o condicionamento acústico pronto, justamente pq com o templo fechado a tendência é a acústica piorar consideravelmente. Serão tempos mais difíceis, nesse aspecto, até implementarmos o projeto acústico. Com certeza teremos prejuízo na inteligibilidade.
Não se pode dizer que foi por falta de pedido meu p/ adiar a instalação dessas máquinas... :|
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Pois é, ainda sobre esses condicionadores de ar...

Instalaram. E não posso dizer que foi algo indolor.

Pra início de conversa, a equipe que fez o serviço deixou uma boa bagunça. Chegaram até a mexer em algumas coisas relativas ao som, que eu já tinha organizado p/ tentar amenizar um pouco as consequências da estrutura precária.
O pior disso nem é o trabalho que vou ter que refazer, é o proceder dos caras, mesmo. É boa prática, ao se fazer um serviço em qq lugar, deixar o ambiente como vc encontrou -- se sujou, limpe, se bagunçou, arrume, e por aí vai.

Mas o "melhor" :roll: é o seguinte: lembram de meus alertas quanto a não instalar logo? Então, instalaram, e no domingo, usando apenas metade das máquinas, a instalação elétrica do templo desarmou. A energia caiu no meio do culto. A velha questão do excesso de carga -- a instalação não é dimensionada p/ tamanho consumo. Minha objeção era justamente por instalarem tais aparelhos num local de instalação elétrica tão precária -- seria melhor esperar pelo projeto (além de outros ganhos que teríamos).
Só ontem (segunda) chamaram uma pessoa p/ corrigir o problema. Aparentemente resolveu.
Mas eu não confio plenamente nessa instalação sem um trabalho completo de um profissional (como tô tentando implementar). Aliás, instalação deveria estar entre aspas, já que não há, por exemplo, nenhuma tomada em todo o templo :shock: . Só Deus sabe como estão as coisas por dentro das paredes.


Esclareço que não quero aqui faltar com ética, "contar podres", nada disso. Só tô dando alguns exemplos de como não se deve proceder. Que sirva de alerta.





Agora, notícia boa:

O projeto elétrico básico tá pronto. Só faltam algumas decisões e informações p/ que seja concluído, com todos os detalhes.
E vamos nos preparando p/ a execução, pq vai ser coisa grande, reforma completa do sistema elétrico (e outras coisas).
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Pessoal, como vcs bem sabem, parte do projeto consiste em instalar a house num lugar adequado.

O local escolhido foi o fundo do templo, onde hoje fica a porta (que passa p/ o lado). Posição clássica, de frente p/ o palco, lá no fundão, centralizado (no sentido esquerda-direita).

A house ainda vai ser construída. O que vcs sugerem? Alvenaria, estrutura metálica, madeira... enfim.
E a questão da altura, p/ ficar um pouco acima do povo em pé?


Medidas detalhadas e fotos ainda não tenho (só as do início do tópico).
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

A estrutura deve ser feita montando-se um tablado, e sobre ele o móvel onde ficam os equipamentos. Esqueçam negócio de alvenaria e afins.
Esse tablado é p/ dar a necessária elevação ao operador, já que o templo não tem nenhum desnível no piso que proporcione visualização do palco por quem tá no fundo. Com a congregação de pé, não se vê nada.

Só não sei ainda como vai ser esse móvel, se faço seguindo exatamente o mesmo conceito que o do David, ou faço algo mais simples, padrão, e guardo os aparelhos em cases (que serão devidamente trancados após o uso).

Outro ponto é que a house não vai ficar centralizada, como eu disse anteriormente. Isso teria impactos negativos, por questões acústicas (falha minha; isso até tá sendo abordado em outro tópico aqui no fórum).
Será colocada à esquerda, creio. Onde há hoje o prolongamento mostrado na 1ª página.


Conversando com o Aldo, houve uma pequena mudança de equipamento. Ao invés de usar as FZ 102HPA, a recomendação dele são as 108HPA. Segundo ele, isso proporcionaria um "casamento" melhor com os subwoofers e com as características do projeto.
Também, confirmando (tive dúvida em outro post, hehe) serão 2 subs FZ Sub18A.


Sobre o tratamento acústico, as medidas são simples, nada de absurdo: uso de painéis absorvedores (que o próprio Aldo descreve numa série de matérias p/ a Backstage, fáceis de fazer) e um tratamento p/ o teto: se for possível mexer no forro (gesso), uso de lã mineral; se não por possível, aplica-se uma espuma adequada sobre o forro.



A dúvida que ainda tenho é quanto ao retorno p/ o pastor.
Há basicamente as opções de IEM e de monitores de chão. Cada abordagem tem vantagens e desvantagens. Vejamos:

- IEM elimina problemas de SPL no palco (e todas as implicações sobre a acústica do templo), dá total mobilidade, reduz o trabalho de ficar alinhando monitores p/ evitar microfonias, além de economizar espaço físico;

- Por outro lado, é 100% pessoal: não serviria p/ oradores convidados;

- Monitores de chão têm as desvantagens citadas acima, mas podem ser usados com qq pessoa;

- Nossos músicos vão usar retorno por fones, mas situações como apresentações de corais precisariam de monitores de chão. Se usássemos p/ o pastor, poderiam ser aproveitados p/ corais, tb;

- Ainda seria preciso ver se o pastor se adaptaria ao uso de um IEM. Caso contrário, nada feito... :roll:

O ideal seria IEM p/ nosso pastor + monitores de chão p/ quando fosse necessário. Mas isso sairia bem caro, hehe.
Analisando-se o aproveitamento geral, apesar do maior trabalho e da menor mobilidade p/ o pastor, parece que monitores de chão ganham a briga. Concordam?

Quanto a eventuais monitores de chão, tenho algumas opções, mas ainda não escolhi. Tô pensando.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

2 dúvidas:


- P/ captação em encenações ("teatro"), a técnica de "construir" um mic de superfície usando um mic de mão posto no chão e espuma (descrita aqui) funciona 100% mesmo com mics dinâmicos (pela questão da sensibilidade)?


- Como é normalmente feita a mixagem de monitor p/ os cantores (os chamados grupos de louvor e afins)? Cada um com uma mix, ou todos com a mesma (estou supondo uso de fones)?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

OK, pessoal, voltei. (Se é que fiz alguma falta, hehe :p).

Por questões circunstanciais (e um pouco de falta de vergonha na cara) fiquei longe. Ruim demais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Pois bem, dá p/ perceber sem dificuldade que o projeto tá parado.

Na verdade, não tá exatamente parado, mas caminhando apenas na parte não visível. Se tudo der certo, as coisas devem começar a aparecer daqui a não muito tempo. Esperemos, e oremos, hehe.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre os monitores, caramba, creio que realmente seja necessário colocar fones p/ todo mundo (o destaque aqui fica por conta das vozes, porque os instrumentistas evidentemente vão ficar com fones).
Recentemente houve um trabalho aqui em que foram usados monitores (alugados, e tal). Nem preciso dizer que pelo tamanho do templo e por sua acústica nem precisava de PA, né??

Falando sério, precisei de bem pouco volume no PA. Isso porque a igreja tava bem cheia, ou seja, a acústica melhorou um bom tanto, e não era uma aplicação de "banda cheia", mas um coral (que precisava ouvir as músicas), não microfonado.


Ou seja, confirmei que a viabilidade p/ monitores de chão por aqui é bem baixa. Talvez até dê p/ usar, mas com uma cautela que pode acabar atrapalhando o uso normal.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

W. Christian disse:
cê tá vivo ainda ?
Hehe
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eu realmente gostaria de embutir os subs no palco, mas a altura não permite. Sobrariam uns 15,6 cm de sub p/ cima (em relação ao piso).

Seria algo mais ou menos assim (desenho totalmente tosco):

a342026c598f382583d0d21d691b8641483d55e0a040b834d819ba3ef5a5066b6g.jpg

As linhas horizontais inferiores representam o piso do palco, e os subs passariam uns 15,6 cm do limite.


:arrow: Alguém tem alguma idéia de alternativa (além de colocar os subs sob as caixas, um de cada lado)?

Até penso em algumas coisas que não deixariam esses subs "protuberantes" feios, agressivos, mas busco idéias nesse momento.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Tailan, faça um buraco no chão, de modo a encaixar o sub. Isso não vai afetar o desempenho da caixa. Talvez faça o chão tremer... :D :mrgreen:

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Opa, vou ter o mesmo problema com o sub.
David mesmo cobrindo parte do duto e do falante, não prejudica em nada?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Opa, vou ter o mesmo problema com o sub.
David mesmo cobrindo parte do duto e do falante, não prejudica em nada?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Caio.

Lógico se o duto ficar abaixo da linha do chão, pode diminuir o rendimento um pouco. Caso contrário, principalmente se o sub usar falante de 18", não vejo problemas.

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Se obstruir o duto, mesmo que um pouco vai mudar a Fb. Ai muda a resposta do sub, mesmo que um pouco.
Por isso questionei.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

A solução para isso é simples também... é só fazer uma pequena rampa no piso logo afrente do sub...
 
Back
Topo