Projeto Ig. Bat. da Proclamação - FSA/BA

Re: Projeto (agora deve ir!)

David Fernandes disse:
Talvez faça o chão tremer... :D :mrgreen:
Hehehe!!

David Fernandes disse:
se o duto ficar abaixo da linha do chão, pode diminuir o rendimento um pouco
Bom, vai ficar. Seriam uns 15,6 cm p/ baixo do nível do chão (fora a compensação p/ o piso acima do sub). Veja:

cbd29007b0c7b39b0926bf65404b2c4f4d87cf715632e9bb82941cdede66bfea6g.jpg



deneripr disse:
é só fazer uma pequena rampa no piso logo afrente do sub...
Explica melhor, bicho. Não captei 100%, não.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Tailan.

Confere com o Aldo, mas tenho a impressão que não faria muita diferença não. Essa caixa é animal.

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

TSA disse:
deneripr disse:
é só fazer uma pequena rampa no piso logo afrente do sub...
Explica melhor, bicho. Não captei 100%, não.

é simples uai...

é só fazer com que o "buraco" não tenha parede afrente do sub grave, simplesmente vc vai fazer um pequeno decline no piso até chegar no nivel do "buraco" fazendo como que uma rampa (assim como aquelas feitas nas calçadas para acessibilidade...

Seguindo a analogia da acessibilidade:

O nivel do fundo do "buraco" seria como o do asfalto, e vc faz a rampa na calcada (piso da igreja)...

No caso a "rampa" pode ser bem curta já que é só para não obstruir os dutos...
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Exato... porém vc pode ver se não consegue instalar no piso envolta da rampa um pequeno (pequeno mesmo) ressalto como se fosse uma moldura de quadro assim a agua não desceria a rampa (lógico isso se for pouca agua..)
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

O Aldo confirmou que não atrapalha, posso instalar os subs desse jeito sem problemas.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

A igreja tem um projeto de construir um templo no 2º piso. De fato, há benefícios nisso. A parte que hoje é o santuário (1º piso) passaria a ser as salas de aula.
Portanto, o projeto atual tem um caráter provisório (embora a mudança ainda leve uns 2 anos p/ acontecer). Como não podemos ficar tanto tempo nessa situação, vamos executar o projeto. Até pq não se perde nada:

- Equipamentos, nem preciso dizer que não se perdem. Talvez seja preciso, no máximo, expandir o sistema, a depender do caso;

- Os aparatos acústicos não necessariamente vão ser levados (diante da chance de já se construir algo acusticamente funcional), mas é algo tão simples e barato que nem vale a pena perder cabelo com isso;

- Quanto ao projeto elétrico, basta fazer, por exemplo, a instalação aparente (sem ter que quebrar paredes), o que vai facilitar as mudanças (e reduzir custos) quando chegar o momento. E existem acabamentos interessantes, que não vão matar a estética do recinto (apesar de que isso perde parte da importância diante da provisoriedade da instalação).



*Dentre as alterações, está o palco: hoje ele é pequeno e tem um formato que atrapalha bastante o uso (o espaço fica mal aproveitado). Então, será estendido e terá o formato modificado (p/ algo "tradicional", retangular), além de ficar um pouco mais alto.
A idéia é fazer uma espécie de deck de madeira. O que vocês dizem?
Têm sugestões?



*Como vai ser algo provisório, não sei se vai ser feito o buraco p/ os subs. Apesar de que cavar um buraco (e depois aterrá-lo, quando forem feitas as salas) não parece ser uma tarefa de outro mundo. De novo, que me dizem?



*Sobre o retorno por fones, é melhor usar Power Clicks individuais, ou uma versão de rack, como o RK6 M (embora o Rane HC 6S, por exemplo, me agrade mais)?
Claro que caixinhas individuais têm suas vantagens. Mas são práticas p/ toda situação (por exemplo, cantores, em pé, lá na frente)?
Ou, ainda, seria melhor uma 3ª opção, uma configuração mista?



*Quanto à house, pretendo ter, também, um deck, de modo a ficar um pouco mais alto que o povo (e poder enxergar o palco). A idéia é ter um móvel sobre ele, com os equipamentos dentro de cases (vai usar, abre o case; terminou, desliga tudo e tranca o case). Sugestões?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Tailan.

Com relação aos fones, eu colocaria um amplificador de rack, tipo o Rane, para a banda e individuais, tipo Powerclick, para os backs. Não colocaria fone para quem vai ministrar, a menos que vc pense num sistema in ear sem fio.

De resto, vc pensou tudo direitinho... tá no caminho certo.

[]'s
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

David Fernandes disse:
(...)individuais, tipo Powerclick, para os backs. Não colocaria fone para quem vai ministrar, a menos que vc pense num sistema in ear sem fio.
Bom, aqui o esquema é diferente. Temos 4 pessoas cantando em uníssono lá na frente, em vez de um líder + backs. Isso pode até acabar mudando em algum momento no futuro, mas não posso contar com isso - hoje o cenário que tenho é esse.




Putz, tá difícil achar esse Rane. Será que vou ter que ficar com o Beh? :roll: :twisted:

Digo isso pq ele tem algumas opções que me agradam, mas o RK6 M não tem. :(




Que instrumentos me recomendam? Ênfase especial a teclado/piano (eletrônico) e bateria (eletrônica, acústica tá fora de cogitação).
Até já tenho idéias na cabeça, mas não custa ver sugestões.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Que dizem do Audio-Technica ATM73cW, em conjunto com o ATW-701 (transmissor bodypack + receptor)?

Seria p/ o pastor, p/ ter liberdade nas pregações.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Mic top com transmissao basica nao combina...:)

Sugiro a linha 2000 ou 3000.

Ainda sobre o mic eu pegaria um Countryman, testado e aprovado.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Bom, veja o cenário: prevejo certa dificuldade p/ aprovar o orçamento desse equipamento (só p/ variar... :roll: ).
Sendo assim, pode ser preciso deixar alguns itens p/ depois (por exemplo, mics sem fio, inclusive esse p/ uso com o pastor). Ou seja, nesse momento, pode ser preciso só adquirir os "pilares" do sistema.

Realmente, um Countryman, embora mais caro, é uma pedida melhor. Tendo mais tempo, basta planejar direitinho a compra dele. E aí acaba-se levando um baita produto. Julgo ser melhor esperar e pegar um desses do que pegar algo muito mais simples agora.



Sobre a questão do retorno p/ o líder do louvor (embora aqui não se organize desse modo), se constitui uma boa solução temporária tê-lo com fones normais? Ou seria muito "chuncho"?
Pergunto porque adiar a compra de um sistema IEM ou um monitor de chão já proporcionaria uma redução de custo que ajudaria, nesse momento.

O porém é que o pastor ficaria, temporariamente, sem retorno (nem monitor no chão, nem IEM).

Outro aspecto é que uma caixa amplificada (tipo a RCF ART 310-A/410-A), além de servir como monitor p/ pastor e/ou líder do louvor, poderia ser usada nos cultos da semana (que são mais simples), pela falta de gente p/ pilotar o sistema inteiro (infelizmente), além de certos ensaios.



Tô doido, ou é raro um amp de fones ter entradas (individuais, p/ cada canal, não as "main in") balanceadas?
Dos que pesquisei, só o RK6 M e o HC 6S (e esse, ainda assim, tendo que futucar uns jumpers).
Num cenário profissional o balanceamento é mais importante que o efeito stereo, não?! :roll: :?
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

É o seguinte: com muita dificuldade, o projeto foi aprovado em 1ª instância. A luta agora é com a área de administração da igreja p/ montar o plano de ação p/ adquirir as coisas.

O que pega é que nossa situação é a seguinte: esse é o caso em que comprar o sistema fracionado não resolve. Ou se instala tudo duma vez, ou é melhor esperar. E eu sei que devem voar flechas quando eu disser isso, hehe.


A lista final de equipamentos (Deus nos ajude a conseguir tudo!):

- Mixer Roland M-480 (kit completo, com 2 unidades S-1608 e o cabo Ethernet);

- Amplificador de fones Power Click DB 05;

- Amplificador de fones Rane HC 6S;

- Fones Koss Porta Pro;

- Microfones Sennheiser e935;

- Microfone sem fio Sennheiser ew 135 G3;

- Microfone sem fio headworn p/ o pastor, podendo ser:

*Sennheiser ew 152 G3;
*Sistema composto pelo mic Sennheiser HSP 4, transmissor bodypack SK 100 G3 e receptor ew 100 G3;
*Mic Countryman (WCE6, cardióide) com algum sistema sem fio.

- Sistema IEM Sennheiser EW 300 IEM G3;

- Direct boxes Whirlwind HotBox Quad;

- Condicionador de energia Pentacústica PC-8000;

- Condicionador de energia Pentacústica PC-9003;

- Subwoofers FZ Áudio Sub18A;

- Caixas FZ Áudio 108HPA;

- Interface BVNet;

- Caixa RCF ART 410-A;

- Computador;

- Cabos Santo Ângelo M30 e G30T;

- Conectores Neutrik.

Fora cases, ferragens e acessórios do tipo.


Perguntas:

- O Power Click DB05 tem entradas balanceadas?? O manual não diz explicitamente que tem. Caso não tenha, o PC R me parece uma boa opção (XLR, balanceado...);

- Que sistema (Tx, Rx) é recomendado p/ uso com o Countryman?

- Usar a versão individual do HotBox (em vez do Quad) vale muito mais a pena (por questões de praticidade, etc.), mesmo com a diferença de preço?

- Um dos problemas que ainda precisamos resolver é a falta de gente p/ operar o som nos cultos do meio de semana. A solução temporária que me veio à mente foi usar um mixer pequeno, simples, em conjunto com uma caixa amplificada (como a RCF citada), p/ permitir ao pessoal ter um som minimamente decente nessas situações, além de ajudar em alguns ensaios. Que mixer recomendam (coisa p/ 1 ou 2 mics e 1 ou 2 instrumentos)?





Existe uma outra lista, a ser adotada em caso de aperto, de não dar p/ comprar tudo. Contém praticamente os mesmos equipamentos, mas algumas coisas não essenciais são deixadas p/ compra posterior:


- Mixer digital Roland M-480;

- Amplificador de fones Power Click DB 05;

- Amplificador de fones Rane HC 6S;

- Fones Koss Porta Pro;

- Microfones Sennheiser e835;

- Direct boxes Whirlwind HotBox Quad;

- Condicionador de energia Pentacústica PC-8000;

- Condicionador de energia Pentacústica PC-9003;

- Subwoofers FZ Áudio Sub18A;

- Caixas FZ Áudio 108HPA;

- Interface BVNet;

- Caixa RCF ART 410-A;

- Computador;

- Cabos Santo Ângelo M30 e G30T;

- Conectores Neutrik.



Itens como mics sem fio, IEMs, etc., são deixados p/ depois. Fora que em alguns casos as quantidades são diferentes das da 1ª lista - não fica faltando nada, mas fica menos folgado. Além disso, os mics mudam, do e935 p/ o e835.


Ainda falta muita coisa, muita mesmo, mas vamos seguindo. Condições de fazer nós temos, basta ter foco e visão.
 
Re: Projeto (agora deve ir!)

Tailan, uso Countryman com sistema SLX da Shure, nunca tive problemas, gosto bastante.

Mas sugiro que voce compre um AT da serie 3000, vem com acessorios para rack, indicador de RF e AF e eh mais barato.
 
Re: Projeto Ig. Bat. da Proclamção

Olha a gente aqui às voltas com esse projeto...


Pois bem, agora a questão não é (diretamente) sobre áudio. Eu gostaria de implementar alguma solução que faça o seguinte: quando houver falta de energia, o sistema só seja reenergizado manualmente, ou seja, mesmo com a volta da energia o sistema continue desligado e só retorne mediante intervenção manual. (Obviamente não estou falando da igreja toda, só dos circuitos dos sistemas de áudio - a não ser que o pessoal queira assim, mas aí já é outra história).
O objetivo disso é evitar danos aos equipamentos naqueles casos em que a energia fica indo e voltando rapidamente.

Uma idéia foi usar contatores p/ isso. Mas recebi a dica de que isso poderia causar ruídos no som, pela natureza eletromagnética deles (realmente, estamos tratando de bobinas, nesse caso).


Então, os senhores recomendam alguma coisa p/ atingir meu objetivo??


PS: editei o título do tópico, p/ fins de clareza.
 
Tailan, tudo bem?

Acho que um contactor não irá gerar ruídos no sistema, você pode instalá-lo no painel de distribuição e colocar duas botoeiras (uma par ligar e outra para desligas) de pulso na house mix para fazer o acionamento remotamente, pode colocar até chave para impedir o acionamento indevido. A bobina de um contactor é muito pequena, acho que não irá gerar ruídos não.

Além disso pelo que vi você instalar gerenciadores de energia, coloque a contactora antes dos gerenciadores.

Abraço e parabéns pelo projeto! Depois queremos fotos!
 
Back
Topo