Projeto para Avaliaçao

Panda

New Member
bom pessoal , acompanhando o forum a algum tempo , criou em mim a vontade de participar tambem , ainda tenho pouco conhecimento em audio mas tenho muita vontade de aprender .Pois bem, um dos musicos me indicou pro pastor pra comandar o som da minha igreja , o som é um dos melhores do mundo hehehe , 2 caixas facao com falante de 15"e driver selenium titanium sem crossover apenas com atenuardor no driver , 1 retorno com falante omni 12" e driver titanium selenim com divisor de freq., 1 retorno feito por mim e o baterista com o que sobrou de um guada roupas dele [nao riam]um falante de 12" sem marca e um tweeter desses de porta de carro , acoplado a uma corneta com fita adesiva {agora podem rir hehehe } uma potencia dbs 1500 que ja tem uns 12 anos e ainda nao teve nenhuma revisao , um mesa oneal 10 canais , 2 mic novik neo ...
Tinhamos um par de caixas facao com falante de 15" novik [nao sei o modelo]um mid-range 5"novik e um supertweeter selenium ...
Minha igreja sofre com reverb , tem muito mesmo , acho que coisa de uns 4 a 5 segundos ... ai dava um som muito embolado , muito mesmo .. decidi entao retirar duas dessas caixas que ficavam no meio da igreja , como uma delas estava com o mid e o tweeter queimados , usei ela no cubo do baixo , deliguei o falante dele e pluguei esse de 15 que deu uma boa melhorada , ja que o do cubo era de 12 e nao dava tantos graves ...e a outra ,como elas tem saidas paralelas podendo acoplar outra caixa de 8 ohms e ainda fica com 8ohms, acoplei mais o retorno com falante omni nela , ela fica no chao ali servindo de retorno e PA ao mesmo tempo ..

somente o baixo tem cubo, e como o reverb eh muito ele destaca bastante , e sobressai entre os outros instrumentos , as guitarras sao plugadas na mesa ,e a bateria nao tem se quer abafamento .. na minha igreja os musicos sao muito sem educaçao , ja fiz umas 10 palestras explicando o que acontecia na igreja , e que eles deixassem os instrumentos baixos mas nada de resultado .Sou da Assembleia de Deus , e na minha igreja temos grupos das irmãs , crianças e jovens .. nem sempre se ouve o que eles cantam ... as vozes nao sao microfonadas entao qualquer barulho excessivo nao se ouve as vozes , e quanto a pregaçao , eh uma dificuldade , por que uns falam alto demais e outros quase nao falam hehehe , ai tem que aumentar e abaixar toda hora ... nao temos nenhuma microfonia , ja fiz o teste falando a 50 cm do retorno e nada graças a Deus .. nao temos equalizador, nem compressor .. estamos pelados de aparelhagem .

minha igreja tem 20x10x6 , com uma galeria de 5x10 iclinada , o primeiro patamar esta a 3,5 do teto e o ultimo esta a 2,5 ,nao tem forro , e nenhum tratamento , conversando com o pastor ele me disse que a meta é colocar forro de pvc e trocas as janelas basculante por blindex, cada janela tem 12x80 , sao 26 janelas e duas portas de 2,5x3 , o piso é de pedra ardosia em toda a extensao da igreja , inclusive no pulpito , esse nao vao colocar nem carpete , vai ficar do jeito que ta ... bom é isso o que temos hoje ...minha igreja esta em construção a uns 7 anos e nunca acaba , e sei que so vao mexer quando acabar a igreja , e ainda falta muito pra isso acontecer .. mas a promessa temos é que ate o fim do ano talvez esteja acabada ...

e o que eu pensei pro som depois que isso acontecer esta no desenho a seguir
 
d4cfedd43c3bea1e6eee2e7a4f3e3824.jpg


o que eu pensei foi :
Aparelhagem -

3 potencias 1600 wrms em 4ohms -1 canal para cada par de caixas 8ohms {pode ser nashville mesmo, se eu puder studio r vou preferir}
2 equalizadores 15 bandas (quero dbx mas se eu nao tiver condiçoes coloco Beh mesmo)-1 canal para cada par de caixas {o eq. vou colocar entre a mesa e a potencia }
1 equalizador 31 bandas para os retornos -1 canal para cada par de caixas ..
1mesa mackie de 20 canais {pra mim ainda vai sobrar muitos canais}
4 caixas 200wrms cada em 8 ohms com falante de 12"{pra ter um grave satisfatorio e nao ter muita sobra de grave }+Dti {ainda nao sei a marca } mas penso em selenium ou attack {queria jbl ou rcf mas nao temos condições pra tanto }
2 caixas 200wrms cada em 8ohms com falante de 10"+Dti { pra colocar debaixo da galeira por que la tem muito grave entao nao preciso de um falante maior o de 10 da e sobra eu acho}
5 retornos 12"+Dti... dois na parede virada para o pulpito e 3 no chao , 1 para o baterista e os outros para o resto da banda ...
2 mics shure e 1 akg ja eh o bastante nao temos back vocal ..
1 dvd pra tocar playback

eh isso que eu pensei de aparelhagem tendo em vista que minha igreja nao eh muito grande e quase nao recebemos visitas ..alias 1 a cada 1 ano e meio ... e eles geralmente trazem alguma aparelhagem ... como o forro sera de pvc , pensei em colocar lambri na parede ate ate a altura de 1,6m por toda extensao da igreja e no vao dele colocar fibra mineral , isso so porque a nossa igreja fica encostada com casas ao fundo e a direita .. a parede eh grossa cerca de 25 cm , mas ainda assim vaza som pras casas vizinhas entao acho que com isso ameniza um pouco ... eu acho ainda sou leigo pra afirmar .. e na bateria queria colocar um aquario de 1,8 na frente e na lateral direita ,e no chao , um revestimento com madeira e um tapete ou carpete grosso , nao quero microfonar a bateria pra nao irritar as pessoas que ja querem ver o fim da bateria entao ela ficaria bem discreta no meio da banda ja que o baterista senta a mao na coitada ...
plugar os instrumentos todos na mesa , pra que eu tenha o controle de todo mundo , assim ninguem se sobressai .. usar baixo ativo pra nao precisar de DI , uma medusa de 10 entradas p10 pra banda ... ja que sao 5 , 10 entradas ainda sobra , usaria o compressor da mesa mesmo , usar as saidas de retorno mesmo pra todo mundo ouvir igual , ou seja aux nem precisaria ... mas como quase toda mesa boa tem pelo menos um vou tentar usar ..bem eh isso ai pessoal , quero um som simples mas que seja inteligivel {acho que eh assim que se escreve hehehe } quem puder avaliar pra mim .. nao me importo com achismo ja que nao to em condiçoes de pagar profissionais , mesmo tendo um a cerca de 100 mts da minha igreja {Cochar som } se alguem ja ouviu falar ... quem sabe ate la podemos paga-los pra fazer alguma coisa ...

Bom pessoal fiquem na paz de Deus e quem puder me ajudar ficaria agradecido , muito agradecido mesmo , por que se eu tiver aprovaçao de vcs eu vou ver se faço uma listinha e entrego pro pastor ver o que ele consegue com o pessoal da tesouraria da igreja central , ja que nossas contribuições vao todas pras maos deles , e ai eles fazem a repartiçao pra cada igreja ... sei que talvez vai demorar acontecer por que a nossa igreja vai começar a fazer uma nova sede , e entao vao usar todo dinheiro disponivel la , mas quem sabe neh , ta na mao de Deus !!!!


abraços Panda !!!
 
ahh pessoal outra coisa que lembrei e esqueci de colocar naqueles posts anteriores , nao posso usar fone de ouvido como retorno por que temos que escutar as vozes dos grupos pra poder tocar .. e como os grupos nao serao microfonados {cerca de 60 irmas , 30 jovens e 20 crianças cantando no gogó mesmo} ai fica dificil usar fone ..
 
Muito bem vindo!

No som menos é mais. 11 caixas é demais! Sem contar que não vi um processador pra acertar o delay.

Baixo ativo ou passivo, com corda ou sem corda :twisted:, deve obrigatoriamente usar DI se não quiser microfonar o cubo.

O equalizador de 15 bandas não é nada preciso, ainda mais da beh.

Quanto a ouvir o que está sendo cantado pode-se deixar um mic apenas para captar a "ambiência" pros fones.

Sugiro a contratação de um bom consultor.
 
Olá Panda,

suas ideias são todas interessantes. Mostra que você tem pensado muito e mostrado uma excelente preocupação com que tudo seja bem feito.

Mas essa frase me chamou a atenção:

ainda tenho pouco conhecimento em audio mas tenho muita vontade de aprender .

Se você ainda tem pouco conhecimento, a solução então é ESTUDAR, estudar e estudar muito. Fazer cursos mesmo na área, em RJ/SP, por exemplo. Lá você aprenderá a usar melhor o que tem e onde investir.

Se você/sua igreja não tiverem condições de lhe pagar cursos, então a solução é contratar um consultor mesmo. Sua necessidade é bastante grande, e seu conhecimento ainda é pequeno para que a gente possa ajudar via SomAoVivo.

Mas adiantamos algumas considerações...

2 caixas facao com falante de 15"e driver selenium titanium sem crossover apenas com atenuardor no driver , 1 retorno com falante omni 12" e driver titanium selenim com divisor de freq., 1 retorno feito por mim e o baterista com o que sobrou de um guada roupas dele [nao riam]um falante de 12" sem marca e um tweeter desses de porta de carro , acoplado a uma corneta com fita adesiva {agora podem rir hehehe }

Como você mesmo já imaginou, essas caixas vão todas ser abandonadas. Você terá que investir em caixas melhores, de "marca". Caixas de marca são projetadas para alcançar um desempenho satisfatório, enquanto as feitas à facão...

uma potencia dbs 1500 que ja tem uns 12 anos e ainda nao teve nenhuma revisao

Ela pode estar até funcionando, mas componentes internos já estão gastos (capacitores eletrolíticos), e os graves e agudos delas já foram embora, só sobram os médios... Outro que vai para o saco.

um mesa oneal 10 canais

Uma mesa de 10 canais provavelmente será insuficiente para as necessidades da igreja quando ela estiver toda pronta. Pode incluir na lista uma mesa nova, maior e MUITO MAIS cara.

[quoteMinha igreja sofre com reverb , tem muito mesmo , acho que coisa de uns 4 a 5 segundos ... ai dava um som muito embolado , muito mesmo ][/quote]

Esse é o típico problema que não podemos ajudar, só um consultor de áudio/Acústica, pois cada projeto é personalizado. Não será equipamentos novos que resolverão essa embolação, é investimento em acústica mesmo. Na seção "Links" do fórum há o contato de vários.

na minha igreja os musicos sao muito sem educaçao
e também
ja fiz umas 10 palestras explicando o que acontecia na igreja , e que eles deixassem os instrumentos baixos mas nada de resultado

Não há profeta sem honra, a não ser na própria casa. Como você é novo, não te respeitam. Eles vão querer alguém com MUITA BAGAGEM e também com uma solução que resolva o problema.

nem sempre se ouve o que eles cantam

Pois é... "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? (Romanos 10:14) Explique ao pastor que investimento em sonorização é investimento em salvação de vidas.

e quanto a pregaçao , eh uma dificuldade , por que uns falam alto demais e outros quase nao falam hehehe , ai tem que aumentar e abaixar toda hora ...

Existe um equipamento que - bem regulado, e é difícil regular - resolve este problema.

nao temos nenhuma microfonia , ja fiz o teste falando a 50 cm do retorno e nada graças a Deus

Nas condições descritas por você, ou estamos diante de um MILAGRE ou o negócio está pior ainda! Seus retornos estão funcionando bem? Os falantes estão funcionando mesmo?

minha igreja tem 20x10x6

Pois é. 20 x 10 = 200m² = igreja para 400 pessoas, com sobra! Será que 400, 500 pessoas não merecem ouvir um som bom?

o pastor ele me disse que a meta é colocar forro de pvc e trocas as janelas basculante por blindex

Feitas estas mudanças, a reverberação vai piorar mais ainda. Pode colocar 5 a 7 segundos aí.

minha igreja esta em construção a uns 7 anos e nunca acaba , e sei que so vao mexer quando acabar a igreja

Geralmente som é última das prioridades. Certa vez um lojista comentou de uma determinada igreja. Gastou-se 30 mil só nos banheiros, mas na hora de inaugurar a igreja, o pastor não tinha mais dinheiro para o som...

Quanto a segunda mensagem, você tem lá uns R$ 20.000,00 de equipamentos e mais outro tanto em "soluções acústicas" (lambris não são baratos). Aí eu leio essa pérola:

nao me importo com achismo ja que nao to em condiçoes de pagar profissionais , mesmo tendo um a cerca de 100 mts da minha igreja {Cochar som } se alguem ja ouviu falar ... quem sabe ate la podemos paga-los pra fazer alguma coisa ...

Um bom consultor vai cobrar no máximo 10% desse valor, e vocês vão investir CERTO, uma vez só, sem "achismos" nenhum. Um curso de áudio para você vai custar ainda menos, 5%, e será para o restante da sua vida.

Deu para entender? Aquisição de equipamentos é ÚLTIMO PASSO, não o primeiro.

Um abraço,

Fernando.
 
ola amigo panda, primeiramente quero me consertar com o irmão e pedir perdão diante de todos aki do SAV, perdoe me pois fui terrivelmente mal educado com o irmão, perdoe me pois estava sob pressão (coisas de trabalho) e acabei por falta de maturidade minha descontando no irmão. perdoe me.

quanto ao som, pesquise sobre as caixas samson auro d415 e d412 são baratas e falam muito,
um conselho que te dou é de usar caixas ativas não use amplificador pq sua igreja é muit grande e como nunca se usa cabos de qualidade se perde muito na qualidade do som.
outra coisa, já pensou em usar mics condensadores por cima dos "conjuntos"? ficariam exelentes e ajudariam a dar um up nas vozes e provavelmente voces poderiam usar fones como retorno, pq musico surdo só assim mesmo rsrsrsrsrsrsrs
tbm microfonar a batera e colocar todos os instrumentos em linha para fazer gravações dos louvores e mensagens, isso ajuda voce sempre a melhorar sua equalização pois vc pode escutar o que gravou e repensar as equalizações e configurações,

eu faria um projeto mudando todo o som, não apreveitaria nada velho, vc disse que é da assembleia e provavelmente a igreja de vcs tem congregações mandaria esse som para as congregações e colocaria tudo novo.

não sei se vc já ouviu falar na mesa da yamaha 01v96vcm ela ja vem com equalizador, efeitos, compressor, gate, alem de ser digital e com 8 aux.

então seguindo o seu raciocinio (que alias concordando com o bersan muito bom raciocinio, parabens) pense na seguinte lista.

1 yamaha 01v96vcm com 1 ada = isso da 16 canais e 8 aux. ( e o melhor é que pode chegar a 32 canais com mais 2 adas )
4 caixas sansom auro d415 em fly para PA. ligadas em serie isso facilita a instalação e o controle das mesmas.
2 auro d412 para o pulbito. todas as duas no chão ao lado dessa escada.
2 monitores de referencia yamaha hs80. para debaixo da galeria, ja que vc precisa de fidelidade e não de muito volume.
1 power play ha8000 + 8 fones sennheiser cx500. esses fones são intra e com uma fidelidade incrivel
3 pares de mic condensarodes behringer c-2. para os conjuntos de irmas, crianças e jovens. com eles vai ficar muito bom quando os conjuntos cantarem e vai sair as vozes no retornos dos musicos.
1 DI4000 behringer. é um exelente direct in box pelo que custa, e dah pra 4 instrumentos.
2 mic shure sm 58. são exelentes
1 sennheiser wm40 dual. custa cerca de 1000, é duplo e melhor é um sennheiser!

não coloquei nada em relação a instrumentos pq não sei o que vc usa, mas da uma olhada no topico "o que se consegue lendo o SAV", meu irmão toca baixo tem uma bass atack da hartick la ela é barata e fala muito pra colocar o baixo em linha fica perfeito.

ja o guitarrista usa uma pod xt live tbm em linha, esse pedaleira não simula efeitos e sim amplificadores, cara na boa é lindo o som que se consegue com ela, olha lah o louvor postado e escuta pra vc ver como é

na batera comprei um kit sansom com 7 mics e mais 1 par do behringer c-2 para o ride e hihat. amei o som desses mics são exelentes e custam ouco mais que 1000, reais.

bom tudo isso que coloquei foi baseado na minha experiencia e na lista que vc fez essa minha listagem accredito não ficar em mais que 20 mil. e vc trocaria todo o som sem falar que usaria uma digital ( é outro nivel amigo). pense e explore as possibilidades.
 
opa que isso , aceito suas desculpas mas ja tinha ate esquecido ...

to sim interessado em aprender Bersan , porem amigo , minha igreja nao ta querendo comprar nem cabo de 3m p10 comum, quanto mais pagar um curso pra mim , mas fica aqui pra nos ...
a minha preocupaçao so esta em atender bem os ouvidos dos irmaos .. porem veja so , vamos supor que coloquem mesmo o forro pvc .. que ja eh quase certo , pela conversa do pastor a ordem vem de cima e ele nada pode fazer...

quanto a gastar calculei mais ou menos uns 20mil so em equipamento, agora eu te digo , com esse RT60 da minha igreja e mais o forro pvc o reverb vai ser muito grande , ai eu fico ate com medo de pegar essa bomba .. afinal , conheço minha igreja , e sei que se eu pegar o som nessas condiçoes to lascado , vao dizer que eu é que nao sei mexer no som , assim como fizeram com um irmao que mexia aqui ...disseram que ele nao sabia mexer no som , e no meio do culto pegaram um irmao la e colocaram no lugar dele e falou pro irmao que apartir de hj ele tomava conta do som ... ai o que deu , acabou sobrando pra mim .. eu é que fiz algumas melhorias la .. mas sem recursos foi o melhor que pude fazer..

na verdade o que eu queria saber mesmo era sobre o pvc , nunca imaginei que ele desse ainda mais reverb , mas valeu pessoal pelas respostas , vou tentar me esforçar ao maximo pro pessoal colocar um forro acustico la ... acabando com o reverb , 50% dos nossos problemas ja serao eliminados , pois afinal o que nao nos permite ouvir bem o que eh falado agora é o reverb , depois o resto da pra ir quebrando um galho enquanto nao vem um profissional ... valew pessoal , valew mesmo fico grato com a atençao...
 
Nas condições descritas por você, ou estamos diante de um MILAGRE ou o negócio está pior ainda! Seus retornos estão funcionando bem? Os falantes estão funcionando mesmo?

quanto a isso pode apostar que eu tambem acho que eh milagre e dos grandes ... porem todos os itens estao funcionando ..
 
Ao amigo Jonatas algumas considerações, não me leve à mal:
jonatasbatera30 disse:
2 monitores de referencia yamaha hs80. para debaixo da galeria, ja que vc precisa de fidelidade e não de muito volume.
Sabe quanto custa cada caixinha desta?
jonatasbatera30 disse:
1 yamaha 01v96vcm com 1 ada = isso da 16 canais e 8 aux. ( e o melhor é que pode chegar a 32 canais com mais 2 adas )
A 01v + um AD/DA que tenha 8in e 8 out(como o ADA8000 da beh), resultam em 24 canais e 8 auxiliares...
jonatasbatera30 disse:
1 sennheiser wm40 dual. custa cerca de 1000, é duplo e melhor é um sennheiser!
Creio que neste ponto vc se confundiu, creio que estavas falando do AKG.

Abraço.
 
Deluna disse:
Ao amigo Jonatas algumas considerações, não me leve à mal:

jonatasbatera30 escreveu:2 monitores de referencia yamaha hs80. para debaixo da galeria, ja que vc precisa de fidelidade e não de muito volume.


Sabe quanto custa cada caixinha desta?

entre 1200,00 rsrsrsrsrsrs, eu sei que são caras mas ele esta em busca de qualidade e não de volume, então qualidade - potencia = monitor de referencia.

Deluna disse:
jonatasbatera30 escreveu:1 yamaha 01v96vcm com 1 ada = isso da 16 canais e 8 aux. ( e o melhor é que pode chegar a 32 canais com mais 2 adas )


A 01v + um AD/DA que tenha 8in e 8 out(como o ADA8000 da beh), resultam em 24 canais e 8 auxiliares...

:shock: vc esta certo, minha mente ferveu ate enteder o calculo, kkkkkkkkkkkkkk :mrgreen:

Deluna disse:
jonatasbatera30 escreveu:1 sennheiser wm40 dual. custa cerca de 1000, é duplo e melhor é um sennheiser!


Creio que neste ponto vc se confundiu, creio que estavas falando do AKG

me pegou denovo deluna :mrgreen: tava com sennheiser na mente :shock:

obrigado deluna pois eu realmente me confundi e descul amigo panda... :D
 
jonatasbatera30 disse:
2 monitores de referencia yamaha hs80. para debaixo da galeria, ja que vc precisa de fidelidade e não de muito volume.

Também acho desnecessário o uso de monitores que são para referência em estúdio para esse tipo de aplicação, além de serem caros,uma coisa é você usá-lo dentro de estúdio (que tem tratamento acústico,etc),outra coisa é você colocá-lo em local aberto...
 
Marq Essi disse:
uma coisa é você usá-lo dentro de estúdio (que tem tratamento acústico,etc),outra coisa é você colocá-lo em local aberto...
Este é o ponto principal, pois serão gastos mais de R$2000 em duas "caixinhas" que serão utilizadas em local impróprio(lugar sem tratamento acústico).

É obvio que estas caixas são excelentes, super planas e tal. Já puder conferir o som dessas bixinhas, é gostoso demais ouvir!
 
Amigo Panda, de onde você é? Até parece que você é da mesma igreja que eu (BH).

A Assembléia de Deus esta passando por vários problemas de fiscalização devido ao som, por falta de planejamento e invesmentos em capacitação, equipamentos e tratamento acústico nas congregações. E muitos dos nossos pastores ainda dizem que é perseguição do Diabo. Varias Igrejas estão sendo notificadas e até fechadas devido o alto spl. Neste fim de semana recebemos a notícia de que a responsabilidade é exclusivamente da própria congregação. Não concordo, visto que toda a arrecadação das congregações são enviadas ao templo Central, sejam ofertas ou dízimos. Sou membro desta denominação desde que nascí. Meu Pai é Presbítero na Igreja, sou músico e responsável pelo som, manutenão elétrica e outras coisas mais, tudo voluntariamente. Todo o equipamento que nós temos saiu de ofertas alçadas, nada veio da direção da Igreja. É triste ter que falar sobre isso neste tópico irmão Panda, mas te adianto que qualquer investimento que vocês quiserem fazer, terão que se organizarem e investirem do próprio bolso.

Em novembro de 2010 roubaram o som da nossa Igreja, e de lá pra cá já conseguimos alguns investimentos:

01 mesa yamaha mg24/14
02 selenium spm 1502 ativas
01 deq 2496
01 cubo staner para o baixo
01 cubo meteoro para a guitarra.
01 kit microfones superlux d5
01 baterial michel
01 amplificador fones ouvido phonic
02 fones 01 porta pró e 01 akg (seriam para treinar guitarra em casa, mas os disponibilizei para a Igreja)
02 retornos que fiz, (não foi feito a facão, segui projeos específicos, respeitando litragem, dutos, divisores de frequência para woofer de 12 com driver titanium selenium).
01 violão elétrico

O que vamos adquirir daqui pra frente:

01 microfone senhaiser para púlpito (senhaiser ew135)
01 subwoofer (ainda não sei qual marca comprar, ou se vou tentar montar visto que tenho habilidades com marcenaria há um bom tempo).
01 equalizador 31 bandas (subistituirei o deq que estão nos retornos para púlpito, e o colocarei no PA)
01 multicabo
mais algumas coisas que não me lembro agora.

Tudo isso, com investimentos dos próprios irmãos. Quando perceberam a mudança na qualidade do som, passaram a contribuir mais ainda. E todos, todos mesmo, Deus tem recompensado grandemente pela boa vontade em contribuir para a obra de Deus.

Tenha fé, coragem e muita determinação no seu trabalho. Deus te dará canais para se qualificar e aprender cada vez mais, um desses canais Deus já disponibilizou (o SaV).

Prezados deste site, todos que colaboram com suas sugestões, Deus lhes abençoe grandemente pela colaboração e por essa ferramenta que vocês tem disponibilizado para nós em todo o Brasil. Indico este fórum sempre que tenho oportunidade, inclusive para Pastores. Assim verão que existem pessoas engajadas a mudar a cultura e a realidade sobre audio em nossas igrejas. Aos poucos esta semente está sendo dicerminada, através de vocês. Que Deus lhes abençoe sempre.

Desculpem pelo desabafo, mas talvez escrevendo isso, vocês enenderão o porque nós descartamos algumas vezes investimentos em JBL, M15, consoles digitais, etc.
 
bom caro amigo oseias , vc conseguiu expressar o que eu em muitas palavras nao consegui , na verdade eu tiro o chapeu pros vizinhos da igreja que eu frequento , pois eles nunca chamaram a fiscalizaçao para nos , pois se chamarem , meu amigo , a igreja fecha ou investe muita grana...

na verdade eu abri esse topico apenas pra uma avaliaçao de algo pro futuro ... e vendo os melhores investimentos , analizando o som da minha igreja ontem , vi que quando ela esta cheia o problema de reverb cai muito, cai pra quase 1segundo e meio ... talvez nem necessite um investimento muito alto na acustica .. o maior problema nosso agora esta sendo os musicos , quase arrumei briga ontem com o tecladista , por que eu nivelei o teclado dele com a guitarra .. ele ficou p da vida .. ai no final tive que aumentar mesmo por que se nao era confusao na certa e tudo que eu mais quero é fugir de confusao ... porem sei que nao posso ser froxo quanto a isso , ai depois do culto fui conversar com ele sobre o que eu tava fazendo e ele nem de bola...

bom pessoal , eh isso creio que agora meu foco maior sera mesmo em tirar esse reverb da minha igreja com ela vazia tambem , pois cheia ja vi que ele cai muito ..

quanto a aparelhagem , pode me mandar conselhos que pra mim é muito bom , primeiro que com isso , eu consigo montar uma listinha do que precisamos , e depois levarei ao pastor e ai procuraremos os caras da sonorizaçao que eu falei que ficam perto da minha igreja ai eles veem o que cortam ou que incluem ...

porem peço aos senhores caros amigos , quero priorizar que som digital pra mim agora fica fora de cogitaçao , ate por que ja viram o que passamos com falta de investimento ..

bom ai vai um outro desenho , pra ilustrar uma outra situaçao de posicionamento de som futuro ... me indiquem com vista nos outros desenhos que fiz , se eu conseguiria sonorizar o mesanino dessa forma ou teria que usar caixas de delay tanto em cima quanto em baixo , tenho em vista que a galeria/mesanino esta inclinada a 30° ...




02b9aed3a8bfbfef20ee5f18f693d123.jpg



b10a3146477ed26dcb85082cfe295874.jpg


valew pessoal que Deus continue abençoando todos ...
 
Back
Topo