Projeto PUB

Ailso Vargas

New Member
Olá pessoal!

Estarei abrindo um Pub aqui em Brasilia DF com Karaokê como atração. Estou em dúvida sobre o equipamento de som que devo usar. O lugar é relativamente pequeno (4m x 17m), praticamente um corredor...rsrsrs... É completamente fechado, não tem janelas. O público é de no máximo de 80 pessoas (100 para dar margem), 65 sentados. O palco fica no fundo, o bar fica na frente (espaço para o público de aproximadamente 10 metros entre o palco e o bar.

Para este ambiente andei pesquisando e achei um kit de 4 caixas de 80Watts RMS com um preço bem interessante. Não sei se é o suficiente e não sei quanto à qualidade de som dessas caixas. Pensei em instalar 2 justas ao palco e 2 no meio apontadas para frente.

Bom, gostaria de um som com qualidade, bons graves e agudos brilhantes sem ser muito irritante... Essas caixas que mencionei, provavelmente não terão bons graves, então penso que 1 Subwoofer, pelo menos, seria ideal. Fora isso ainda preciso de no mínimo 1 caixa de retorno (ideal seriam 2) para a pessoa que estivesse cantando.

Dentro desta perspectiva, o que seria melhor para meu projeto? 2 caixas PA mais potentes? As 4 como falei? Qual seriam as melhores caixas para o Sub e o(s) retornos? Devo usar 2 potências distintas para o sistema? Ou devo usar caixas Ativas (+escravas dependendo da necessidade)? Line array seria mais indicado aos PA?
Já tentei contratar uma pessoa "especializada" aqui, mas não rolou. Nas lojas de som os vendedores estão mais interessado nos números ao final da nota fiscal para saberem o quanto vão ganhar de comissão e não ligam muito pro que ficaria ideal no projeto... (pelo menos onde fui). Só para exemplificar, queriam me vender uma mesa de 24 canais, potências de 2000Watts e caixas acústicas de 500watts cada... (completamente fora da realidade, mesmo eu tendo pouco conhecimento sobre o assunto)


Agradeço toda a ajuda e respeito todas as opiniões.
Abraço!
 
Com apenas 4 metros você tem que diminuir ao máximo o número de caixas.
Para que uma não tenha interação destrutiva com a outra; Imagine que o som que sai de uma caixa não deve 'esbarrar' no som que sai da outra.
Nem tão pouco ficar rebatendo nas paredes e teto, isto tudo gera uma reflexão que acaba com a qualidade sonora de qualquer caixa.

Eu usaria 2 caixas ativas.
1 sub de 15'' ou 12'' - No chão, na frente do palco, ao centro.
O de 12'' pode não atender a pressão desejada.
O de 15'' pode acabar sobrando, mas tem como ajustar e ter a segurança de trabalhar mais aliviado.

1 caixa de 12'' Em um suporte Fly, no teto, no centro do palco, com uma angulação ajustada de acordo com o posicionamento, do público.
Uma foto do local, ajudaria bastante nesta dica.

1 mesa com a quantidade de canais, que se enquadre de acordo com as bandas, que pretende contratar.
1 Gerenciador de energia Pentacústica

Pronto set montado.
 
@Aílso Vargas;

Acredito que um RCF Evox 8 te atenderia muito bem. Embora a dispersão horizontal seja maior que a ideal no seu caso, acho que não te causará problemas significativos e trás muitas vantagens, como facilidade de uso e instalação. Nele vc gastaria cerca de R$ 7.500,00.
Ficaria um valor próximo, talvez um pouco menor se comprar na CBORGES, uma RCF Art310MKIV ou RCF Art708 MKIV + sub RCF de 12". Ao contrário do querido @DJ GARAM, acho que um sub de 12" te atenderia melhor que um de 15" e teria melhor custoxbenefício. Se decidir não usar sub, usa uma RCF ART312MKIV ou 315MKIV que tb devem te atender.
Em todas as opções, vc encontra o melhor preço na CBorges. Dependendo de sua grana uma digital seria maravilhoso e poderia ser uma XR12 ou XR16 dependendo da quantidade de canais que pretende usar. Em todas as opções não esqueça de comprar um gerenciador de energia da Pentacústica que pode ser o PM 1.1, meu preferido, ou o PM 1.2.
 
Back
Topo