Projeto Sonorização de Igreja

Halef Soares

New Member
Olá pessoal, belezinha?

Há quase um ano venho estudando e elaborando uma mega reforma em som, projeção e iluminação para a minha igreja e a ideia é trabalharmos para implementar neste ano de 2019.

Nossa igreja possui um sistema de som muito antigo carecendo de uma reforma... Atualmente temos 6 caixas passivas (nem sei que marca) de 3 vias distribuídas pela igreja e 2 caixas de subwoofer passivas com 2 falantes de 15 polegadas cada caixa. Ficam 3 de medio e agudo cada lado da igreja... 2 ao centro, outras 2 no meio da igreja e as ultimas 2 no final do templo. E as duas de grave logo a frente do púlpito.

De tudo até que o som nos atende, mas estamos buscando uma qualidade melhor...

Uns 3/4 anos atras, investimos bastante, porém ficou faltando justamente mexer no PA.

Nossa igreja tem cultos com mais ou menos 250 a 300 membros e tem as seguintes dimensões:
A igreja tem no total : 28,82m x 11,7m (C x L)
Palco: 11,7m x 4,04m x 0,73m (L x P x A)
Area de Audiencia: 11,7m x 20,58m (L x C)
Mezanino (começa no final da área de audiência): 11,7m x 4,20m (L x C)
Primeira fileira de poltronas: 2,3om (distancia entre o púlpito e a primeira fileira de poltronas)

Queria discutir soluções para sonorizar o ambiente, acredito que Line Array não seja uma boa alternativa por conta da igreja ser relativamente estreita. Estava considerando um sistema de caixas RCF em fly, mas quero saber o que dizem...


Obs: O Mezanino e pouco utilizado, somente em eventos maiores. Portanto coloquei entre 250 a 300 membros so na parte inferior que é o do dia a dia.

Acho que consegui passar bastante informações da nossa situação hehe
 
Halef Soares tudo bem?

Bem vindo ao SAV.

Você descreveu bem seu templo. Mas, para indicar algo mais assertivamente, o ideal é que você também diga os equipamentos que tem hoje, como por exemplo Mixer, amplificadores, modelo dos subs, equipamento para proteção elétrica. Tudo isso deverá ser avaliado.

Assim como é importante saber o valor previsto para o investimento.

Desta forma creio que seja mais fácil balizar as opções.

Abraço!
Thiago.
 
Opa Thiago, tranquilo?

Nao citei muito dos equipamentos que temos, porque a ideia e trocar quase todos, amplificadores, caixas, mesa, compressores, computadores, monitores de palco... As unicas coisas que devem permanecer sao os subs, como disse anteriormente sao duas caixas com 2 falantes de 15 polegadas cada, mas so isso que tenho de informacao. Pois são de uma marca que nao conheco (RS AUDIO) e que foram compradas por um outro lider que tivemos em nossa igreja há alguns atras.

Para tocar os subs usamos uma Behringer Inuke NU3000, que deve permanecer tambem.

Quanto ao valor de investimento, ainda nao temos definido um teto, porem posso dizer que estamos bastante afim de investir pesado.
 
Halef, tudo bem?

Usar as RCF em Fly seria um excelente ponto de partida. Eu iniciaria com um par de ART712 ou 732 se o orçamento permitir, mas indico a troca dos subs, não o sei se os seus acompanhariam as Rcfs.

Além disso, fale sobre a programação dos cultos e o que passa pela mesa, bateria acústica microfonada, contrabaixo em linha.

Abraço!
 
Opa,

Aqui temos bastante louvores e bem variados tambem, coisa mais suave como worship ou musicas raiz kkkk pra Pop Rock, sei la...

Vou descrever o que usamos:
Bateria (no aquario com 11 mics), Violao, Guitarra (linha), Baixo (linha), Teclado (2 canais) e as vezes metal (2 metais).
Temos uns 7 vocalistas e usamos um mic exclusivamente para o Pastor.

Atualmente usamos uma Behringer Eurodesk Sx4882 pra mixar tudo, porém uma ja esta programado a troca para uma mesa digital, possivelmente a x32.

Temos ja implementado o sistema por fone para todos os musicos e o vocal utiliza retorno de palco.
 
Ja algum tempo que estamos pesquisando bastante e atualmente no "projeto", estamos considerando a compra da X32, 2 RCF Art 732 para P.A, Venue 360 e um gerenciador de energia. Mas abri o topico justamente pra ver o que me falam.

Tem bastante coisa listada para troca, mas a nossa duvida maior é quanto essa parte de escolha de PA e escolha de caixas.

Julgo como essencial o uso de mais 2 caixas pra delay mas nao sei qual rsrs. E pretendemos trocar os retornos de palco, mas tambem estamos na pesquisa ainda.
 
Quanto aos subs, eu realmente achei que poderiam atender ainda, porque realmente eles tocam bem aqui... Mas o que indicam? Nao sei se a troca de subs entraria nessa reforma agora, mas se nao der agora, fica programada pra proxima oportunidade.
 
Pegue duas Art 732, a X32 e o gerenciador de energia. Você não precisa de delay, logo não precisa de processador ou periférico algum. Pro retorno a Art 310 atede. Os subs tem gente melhor que eu pra te indicar.
 
Ok, @Halef Soares !

Concordo com o meu querido @Ronaldo1 . O que talvez vc não esteja percebendo é isso aqui:
Obs: O Mezanino e pouco utilizado, somente em eventos maiores. Portanto coloquei entre 250 a 300 membros so na parte inferior que é o do dia a dia.
Então descontando o palco e vc terá uma área de sonorização com o comprimento aproximado de 24 m. Logo o modo mais otimizado para sonorizar esse ambiente seria vc utilizar seu par de 732 em fly central, em 2 linhas. Dessa forma vc pode optar por atender tb o mezanino, com cada uma das caixas posicionada para atender metade da área. Ah e, se não me engano, um par de 732 atende 500 pessoas, logo embora vc possa no lugar de uma única caixa utilizar 2 e fazer dois clusters centrais eu acho que seria desperdício de dinheiro que poderia ser aplicado de forma mais eficaz.
 
Back
Topo