Downloads Projetos Selenium

no custo de cada amp. x8 R$7.900,00 , oneal 5000 pro, R$ 3.900,00, para vc fritar as bobinas do af eu e que não estou entendo, mas tudo bem o dinheiro esta sobrando.

Como assim fritar???
Acho que vc não esta entendendo a parte onde o amp é mais forte que a bobina do falante. É isso?
Ao contrario do que vc pensa, o uso de headroom é sim o correto e recomendado.
Se puder bancar $$$$ o dobro de potencia, ótimo. Mas mesmo uma pequena folga na amplificação é sempre bem vindo.
Nesse link tem o manual de um subwoofer selenium:
https://www.lautsprechershop.de/pdf/selenium/selenium_18sw3p.pdf
Na segunda pagina tem "Como escolher o amplificador". Leia.
Esse conceito de "dobro" de potencia é mais comum do que vc pensa. esta escrito em quase todo lugar.

Se vc conseguiu fritar 2 sub800 com um amp Staner, com potencia muito inferior aos falantes, pode ter certeza que fez algo errado. Enviar distorção, não respeitar os cortes crossover, etc... queima ate com 100w aplicado.

Agora jogar dinheiro fora, é fazer o que vc diz.
Comprar um Oneal de 5000w e usar 8 falantes de 800w.
5000/8= 625w para cada falante de 800w.
Pagou mais caro pelos 8 falantes de 800w e nem consegue alimenta-los corretamente.
Porque não escolheu um falante com especificações similares, porem potencia admissível menor e consequentemente menor preço?
 

Attachments

  • falante.jpg
    falante.jpg
    266.4 KB · Visitas: 34
VC já viu uma bobina derretida por excesso de sinal, ela fica parecendo carvão, o verniz que protege os fios derrete, fecha curto vai alto falante e potencia pro saco. Sou DJ a mais de 30 anos, sou técnico em eletrônica a mais de 20 anos. Quando chegar um minha oficina uma bobina queimada eu envio um foto e transisto de saída de som que explodiu.
 
amigo, foto de bobina queimada não revela nada. uma coisa é um pequeno headrom bem processado dentro das especificações do falante, outra coisa que é um amp mandando distorção. Vc não esta debatendo isso comigo, vc esta debatendo isso com a Selenium conforme anexei os papeis acima com tal informação.

Quando possivel $$$$, eu sempre procuro comprar amp com potencia superior ao falante para deixar uma folga. (principalmente via de subgraves). E nunca queimei nada.
 
Bobina torrada é causada por DC aplicado a ela, ou o amplificador esta com defeito enviando DC ou envia muita onda quadrada proveniente de distorção, e como foi dito antes o auto falante pode ser de 2000W com um amplificador de 100w mandando DC ou distorção vai torrar a bobina
 
DC Direct Currente ou CC Corrente Continua, aquela que sai de uma pilha, uma fonte de alimentação tipo aquelas de celular, a bateria do carro etc tambem.

Diferente da AC Alternating Current ou CA Corrente Alternada aquela que sai da tomada, e também sai do amplificador com sinal de áudio senoidal com o programa musical,

O alto falante suporta somente AC não suporta DC, que por definição o sinal gerado por distorções na onda senoidal a torna plana em algumas variações criando assim a onda quadrada que no final também detona o auto falante

Para explicar mais deveria voltar muito nas definições e conceitos, se quiser saber mais pegue as palavras chaves e procure na net, ou busque uma apostila de eletricidade ou sobre analise de circuito em corrente alternada ou continua

Teoria sem pratica é inútil, pratica sem teoria é imperícia e experimentação que pode levar a altos custos e resultados não satisfatórios.
 
bom meu intuito no fórum não e brigar mas compartilhar os conhecimentos não me entenda mal, não estou brigando mas dialogando.
 
bom meu amigo pratica e teoria andam juntas, mas um amplificador para ficar perfeito ele tem que ser construido e aperfeiçoado, muitas vezes para chegar ate vc perfeito. Eu posso ter anos luz de teoria, mas quando pego um amplificador todo torado ?????????
 
bom meu amigo pratica e teoria andam juntas, mas um amplificador para ficar perfeito ele tem que ser construido e aperfeiçoado, muitas vezes para chegar ate vc perfeito. Eu posso ter anos luz de teoria, mas quando pego um amplificador todo torado ?????????
 
sim os diodos retifica a corrente alternada para continua, como vc disse que o amplificador funciona com corrente alternada então tire os diodos para ver no que da.
 
O amplificador envia sinal de audio AC com o programa musical para falante e não envia nada de DC pois se enviar alguma coisa de DC para o falante este fica danificado.

O amplificador somente enviará DC se estiver com defeito e envia onda quadrada que por definição tem um pouco de componente DC quando está clipando quando é excedido sua entrada com sinal maior que o nominal
 
sim os diodos retifica a corrente alternada para continua, como vc disse que o amplificador funciona com corrente alternada então tire os diodos para ver no que da.
Estamos falando de coisas diferentes, estou falando das grandezas elétricas que saem do amplificador para alimentar as caixas, e vc está falando do projeto da fonte de alimentação do amplificador


E na realidade o diodo transforma a corrente alternada em corrente pulsante precisa dos filtros ou regulador de tensão pra transformar em corrente contínua, mas isto não tem nada a ver com a definição que estou falando, e se bypassar os diodos vai queimar os componentes depois da fonte.
 
Última edição:
então vamos generalizar a coisa aparelhos eletrônicos todos funcionam com corrente continua, aparelhos como ferro de passar ventilador funciona com corrente alternada, posso passar horas e horas conversando com vc como funciona um amplificador de audio classe A, B, AB, C, D, ATE H.vou procurar uma forma melhor de explicar um funcionamento de um amplificador, vc tem um multímetro em casa?
 
Are
então vamos generalizar a coisa aparelhos eletrônicos todos funcionam com corrente continua, aparelhos como ferro de passar ventilador funciona com corrente alternada, posso passar horas e horas conversando com vc como funciona um amplificador de audio classe A, B, AB, C, D, ATE H.vou procurar uma forma melhor de explicar um funcionamento de um amplificador, vc tem um multímetro em casa?

Até agora não entendi como o assunto foi a este ponto

Não existiu nenhuma discursão acerca de funcionamento de aparelhos se usam alimentação DC ou AC.

O ponto que foquei seria que o amplificador de baixa potencia enviando sinal distorcido com componentes DC para o auto falante vai queimar torrando a bobina mesmo que este tenha potência muito acima da saída nominal do amploficador.

Por favor tire da sua cabeça que estou discutido entrada de alimentação no amplificador, desde o princípio estou falando da saída SAÍDA SAÍDA SAÍDA para a caixa de som

E respondendo a sua pergunta tenho sim um multímetro True RMS em casa e no trabalho tenho a mais osciloscopio e analisador de espectro e sou técnico com crea e trabalho a mais de 10 anos na área, mas não sei o que isso tem a ver com o que o postei e principalmente com o tópico

Ah se aparelhos eletronicos só funcionam com corrente contínua e o sinal de audio é alterando, não existiria possibilidade de se trabalhar com sinal de audio dentro dos dispositivos. Se vc é técnico pense nisso.
 
Última edição:
Back
Topo