Downloads Projetos Selenium

São símbolos utilizados para denominar os fatores da corrente elétrica (também).
AC= Alternate Current (corrente alternada)
DC= Direct Current (corrente contínua)

como eu havia comentado

Entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre

Thumb-Reparo-Alto-Falante-Garantia.jpg


Uma grande parte da galera do som automotivo já deve ter passado por ocasiões constrangedoras com seus equipamentos, que tende a dar defeito quando você mais precisa, e a garantia não cobre, um bom exemplo disso são os alto-falantes. A maioria dos brasileiros já tem um pré-conceito, e logo de cara vão colocando a culpa no fabricante, sendo que nem sempre a culpa é deles. A Som Automotivo Brasil fez uma pesquisa com alguns fabricantes, e chegamos à conclusão de que 97% dos defeitos em woofer e subwoofer são causados por erro do usuário, ou seja, má instalação, falta de cuidados do usuário, transporte inadequado, e até mesmo o uso do controle de longa distância aliado a bebida alcoólica (quando embriagado temos a tendência de aumentar o volume no máximo, evite ficar bêbado, experiência própria) entre outros.

A Som Automotivo Brasil, quer que você entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre

Bobina descolada da membrana:
Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando-a.



Bobina queimada em uma extremidade:
Ocorre quando há clipping assimétrico (apenas parte da bobina está queimada) ou, DC na saída do amplificador, aonde a bobina sai parcialmente do gap em apenas um dos sentidos (Para dentro ou para fora dos entre ferros). As espiras perdem esta proximidade com os entre ferros do conjunto magnético e não tem seu calor devidamente dissipado, queimando o verniz da mesma.




Fadiga mecânica:
O alto-falante apresenta visível descoloração do cone, afundamento da borda e centragem. Este é um desgaste natural causado por tempo excessivo de utilização.



Cordoalha queimada:
Geralmente acontece quando se tem excesso de potência aplicado no alto-falante onde a cordoalha nesta situação, funciona como um fusível, e fica inutilizável.



Bobina queimada com espiras soltas no GAP:
Problema causado quando o alto-falante é submetido a um nível muito alto de distorção ocasionando a queima do verniz da bobina, comprometendo a estrutura da mesma e soltando o enrolamento do GAP.



Centragem ou borda cortada:
Decorrente da não observância do corte mínimo de frequência recomendado pelo fabricante, extrapolando o Xmax do alto-falante, onde o mesmo excursiona demais ocasionando a ruptura da centragem ou da borda, também podendo ocorrer em caixa fora de sintonia ou mal projetada.



Cone dobrado ou cortado na base da bobina:
Este problema também está relacionado ao corte de frequência (frequência muito baixa), causando um excursionamento em excesso, o que provoca o rompimento do mesmo.

 
Salve galera, sou novo aqui no forum e gostaria de agradecer ao amigo que disponibilizou para download os projetos. Já tinha aqui alguns projetos mas agora o banco de dados deu um upgrade kkk

Estou estudando montar um projeto de um novo PA para ambientes abertos. Sei que é trabalhoso mas eu curto (tem que gostar msm :D)
Vou montar um par de 2x12" + ti a principio. Já montei alguns gabinetes com bons resultados e estou pensando em arriscar um modelo um pouco mais elaborado: o PAS2MA1 da selenium
O grande desafio é encontrar os midbass de 12" com parametros parecidos com o 12mb1p, que já saiu de linha. A sintozinação desses gabinetes com falantes diferentes pode virar um pesadelo, já que foram feitos sob medida para esse modelo de midbass
Uma alternativa seria o 12 mb 1.2 da selenium, mas é uma linha automotiva, geralmente usada em trio eletrico (o que não foge muito da proposta já que vou montar pra lugar aberto) porém há um certo risco de não ficar como o projeto original

Os graves ficam por conta de 6x18" da keybass, montados em 3 gabinetes duplos com dutos sintonizados

Gostaria de pedir a vocês que postem os nomes dos projetos de gabinetes de 2x12" + ti que vocês conhecem ou até mesmo os arquivos dos projetos para que eu possa ver qual a opção mais viável para esse PA

Agradeço desde já pela atenção, que Deus abençoe a todos
 
boa noite procure pelas caixas cornetas, sugiro esquecer as caixas dublas de 18 procure as caixas super scooper para os graves para ambiente aberto ela vai render mais, graves forte com mais de metro de alcance, eu tenho 4 caixas escorregadeira dupla 4 mb de 12 e 8 hb de 12 dupla.
 
Boa noite a todos. Gostaria muito de montar 2 caixas acústicas para ligá~las num receiver estereo de 100+100W e ouvi-las numa sala de 25m² e curtir meu som tranquilo. Hoje uso 2 caixas linha de transmissão Baubo, projeto do Renato Lira (diyaudio.com.br) mas, para mim falta um pouco de graves. Elas usam um woofer de 6,5" NAR. Há muitos anos montei duas baseado nos antigos projetos da Novik (woofer 10FPSW) e sinto muita saudade do que escutava. Dizem que aqueles projetos eram falhos, que aqueles componentes hoje são ultrapassados e inferiores aos de hoje mas para meus ouvidos aquilo que era som gostoso. Por isso, tentei achar novos projetos para som residencial e vi esses da Selenium. O problema é que esses componentes devem estar fora de linha pois não acho novos anunciados na praça. Então, a dúvida: existem componentes equivalentes em linha para usar nesses projetos da Selenium? Ou existem outros projetos com alto-falantes atuais para a mesma finalidade?
Desde já agradeço e felicidades a todos.
 
AMIGO, já que você está ajudando, e bastante, tenho fatos novos sobre o nosso assunto: Um vizinho de cidade, comprou duas caixas na internet e desistiu delas por outras. Ficou sabendo da minha busca e me ofereceu as caixas num bom preço. Eu posso ligar o meu SA3aB de 390 watts rms por canal em 4 ohms e 253,5 em 8 ohms, em caixas com as medidas abaixo:
CAIXA ACUSTICA PASSIVA
Potência nominal: 800RMS
Potência máxima em pico:1600w X 2
Resposta de frequência: 50hz - 20Khz
Impedância de saída: versões 4 ou 16 ohms
Contem:
2- Woofer JBL SELENIUM 15" PW7
1 - Driver TI D220TI SELENIUM...
Só que ele fala que são 800 watts, mas eu consultei esse wooofer PW7 na net e ele tem 600 watts cada um... Esquisito né? Isso aí em cima dá é 800 watts rms mesmo? Será que eu posso ligar meu amplificador nelas? Obrigado... Aguardo.
Olá amigos alguém tem projeto para Selenium w830?
 
bom dia amigos sou novo no grupo e se alguém pode me ajuda
estou querendo monta um som pra mim tenho 4 eros de 18 de 8oo rms
só que queria as caixa W porque já vi o grave dela mais não tenho o projeto
e gostaria da ajuda de vocês se e a melhor caixa pra eles agradeço se for possivel a ajuda ok
 
Back
Topo