PROS E CONTRA BATERIA ELETRONICA

heriberto

Active Member
A PAZ

Pessoal preciso de informações de quem tem experiencia com as duas baterias, tanto a eletronica quanto a acústica. Preciso saber se realmente para voces que presenciaram o uso de ambas é tão gritante a diferença. Se em uma igreja de porte pequena para média em tamanho seria conflitante.
Preciso de opiniões como sempre tem aqui no site, coerentes, e não com apaixonismo.
A minha intenção é de modificar a bateria da igreja, e espero que dessa vez eu não passe 8 anos tentando, como foi com a mesa.
 
Meu irmão Heriberto, a Paz!

Olha, eu já ouvi umas 5 até hoje. Acho muito bom o audio produzido por uma bateria eletrônica. Mas o som de pratos e chimbal (é assim que se escreve?) não é dos melhores. Por isso já vi bateria eletronica com essas duas peças acústicas.

O melhor de tudo de uma bateria eletronica, é que não existe a preocupação com microfones e em tocar em lugares pequenos. :D :D :D

Mas gosto é gosto e aí fca a critério de cada um.
 
Boa tarde Heriberto ! Graça e paz meu amado !
Possuo uma roland td 9k( muito boa por sinal ). Rapaz a batera é o sonho de todo operador de audio, rsss
O som é belíssimo, inclusive os pratos, o grande problema é com os bateristas, que tem que se adaptar a maneira de tocar. A maioria reclama que não tem a mesma sensibilidade da acustica.
O grupo logos quando vai a igrejas pequenas usa uma dessas, as vezes usando pratos convencionais no chimbal e ataques e conduções.
Quer um conselho : seria bom para o operador, mas com certeza uma briga com os bateras. Eu passo esse problema na minha, todos reclamam.
 
Vai depender de como é o templo e o uso da bateria.



Segundo os bateristas, não tem a "pegada" ou não "prazer", ja ouvi um cara dizer que não da "tesão", rerere.

Apelo visual, são meio estranhas, a minha que a HD1 super pequena, por diversas vezes é confundida com um brinquedo ...

Som: Nunca uma eletrônica (pelo menos em um futuro breve) vai ter um som melhor que uma acústica, afinal de contas, o que ela tenta fazer é "copiar" o som de uma acústica, exatamente como acontece com os teclados. Porém, note que o som de uma Roland TD4, por exemplo de uns R$4000,00 reais, vou precisar de um kit de acústica que somado pratos e microfones, podem sair o o dobro do valor pra se ter um som de equivalência em qualidade.


Eletrônicas tem opções de vários kits diferentes, simplesmente apertando alguns botões, para conseguir isso com acústica, Você teria que ter duas ou mais.

Tamanho, em lugares apertados se torna uma vantagem, sobrando espaço para os outros músicos.

Mixagem, Você não precisa de um canal pra cada peça, o que em sistemas de médio porte ajuda muito, pois nem sempre se tem canais a vontade, e o controle do volume dela, não precisa ficar pedindo pro baterista ficar maneirando a mão pq se não tem que aumenta o baixo e guitarra e como falamos em templos, acaba ficando um som mais alto do que realmente é necessário.


Enfim, se você tem um templo grande iria de acústica, se for menor e o baterista não se importasse de eletrônica
 
Um dia estive pensando nos prós e contras da bateria eletrônica e parei na questão da durabilidade. A bateria que temos na igreja hoje, uma Yamaha Power V Special, é acústica e deve contar uns 20 anos. E o som dela é muito bom. Caso a trocássemos por uma eletrônica, uma vez que a igreja é pequena e não tem aquário, a nova bateria duraria quantos anos sem dar problemas ou sem precisar ser substituída por outra mais moderna?
 
Bem lembrado Marcelo...eu já dei opiniões aqui sobre isso, justamente pelo fato de operar o som e tocar também.

Minha preocupação em trocar a acústica por eletrônica é também essa: DURABILIDADE. Recebemos muita gente pra tocar e na maior parte das vezes não é músico profissional. Tocam "descendo a lenha" mesmo e, caso façam isso em uma eletrônica, qual o risco de estragar?

P.S.: Dependendo do kit de pratos acústicos, que podem ser com som mais agudo e alto, ter uma eletrônica com um kit desses, o volume será praticamente o mesmo...hoje meus problemas se resumem a pratos e caixa...o resto é tranquilo.
 
heriberto disse:
A PAZ

Pessoal preciso de informações de quem tem experiencia com as duas baterias, tanto a eletronica quanto a acústica. Preciso saber se realmente para voces que presenciaram o uso de ambas é tão gritante a diferença. Se em uma igreja de porte pequena para média em tamanho seria conflitante.
Preciso de opiniões como sempre tem aqui no site, coerentes, e não com apaixonismo.
A minha intenção é de modificar a bateria da igreja, e espero que dessa vez eu não passe 8 anos tentando, como foi com a mesa.


então heriberto, sou baterista e possua as duas, uma roland e uma rmv copaiba e vou lhe passar minha experiancia com as duas.

sensibilidade - numa acustica vc pode tocar bem baixinho e tbm pode deixar todos surdos
numa eletronica ela tem um limite de sensibilidade vc não consegue tocar tão baixinho por mais fraco que vc toque e tbm pode
quebra la toda de tanto esmurrar que não vai deixar ninguem surdo.

tocabilidade - uma batera com peles hidraulicas respondem menos ao toque principalmente se forem afinadas para dar um som mais baixo.
numa eletronica não importa o som e a afinação ele responde muito bom aos rebotes fazendo com que o batera ganhe mais velocidade.

presença - uma batera de qualidade e com bons pratos alem de linda tem um som maravilhoso por mais alto que seja, se o som de uma batera
embola ou pode ser a acustica da igreja ou a qualidade da mesma.
uma eletronica por mais top que seja "nunca" ira ser igual a uma acustica, tenho a minha e sei do que estou falando ex: numa caixa
da batera acustica vc pode tirar 10 tipos de timbres diferentes com a mesma caixa numa mesma musica, com a eletronica vc pode
batera de 100maneiras diferentes que o som será apenas mais alto ou mais baixo.

durabilidade - uma acustica um jogo de peles dura cerca de 6 meses, os pratos ate anos.
uma eletronica é indiscutivelmente mais duravél que a acustica por caisa dos pads de borracha

esses são algumas coisas que lembrei aqui, se quiser mais alguma informação pode perguntar, algo mais especifico.
 
jonatasbatera30 disse:
numa caixa da batera acustica vc pode tirar 10 tipos de timbres diferentes com a mesma caixa numa mesma musica, com a eletronica vc pode bater de 100 maneiras diferentes que o som será apenas mais alto ou mais baixo.
Qualquer bateria eletrônica UM POUCO melhorzinha tem 3 ou 4 áreas sensíveis diferentes na caixa.
No caso da caixa, as Roland TD12, se não me engano, fazem som de centro de pele, aro, rebote e canto de pele.

E não foi dito o mais importante: Bateria eletrônica com sistema de som ruim é PEDIR PARA SE ARREPENDER.
O som fica murcho, sem graça, horrível.
O bumbo não responde e os pratos ficam muito artificiais.
Com certeza a bateria eletrônica é importantíssima para um projeto bem-feito de sonorização de um ambiente pequeno/médio, mas deve ser feito por último, depois de melhorias nos PAs, mesa, retornos, bla bla bla.
 
Gabriel,

O que ele quer dizer com formas de se bater é que há diferença de son de aro+pele, parte aro + pele, áreas da pele, etc...

Isso na eletrônica, ainda não se consegue.

Eu pergunto aos nobres, quantos bateras PROFISSIONAIS mesmo usam e defendem as eletrônicas??

Estamos falando muito mais que som alto ou baixo...
 
gabriel_equalize disse:
jonatasbatera30 disse:
E não foi dito o mais importante: Bateria eletrônica com sistema de som ruim é PEDIR PARA SE ARREPENDER.
O som fica murcho, sem graça, horrível.
O bumbo não responde e os pratos ficam muito artificiais.
Com certeza a bateria eletrônica é importantíssima para um projeto bem-feito de sonorização de um ambiente pequeno/médio, mas deve ser feito por último, depois de melhorias nos PAs, mesa, retornos, bla bla bla.



concordo com tudo isso, mas queria ser o mais imparcial possivel apenas relatando os pros e contras...
 
Claudio Dornellas disse:
Gabriel,

O que ele quer dizer com formas de se bater é que há diferença de son de aro+pele, parte aro + pele, áreas da pele, etc...

Isso na eletrônica, ainda não se consegue.

Eu pergunto aos nobres, quantos bateras PROFISSIONAIS mesmo usam e defendem as eletrônicas??

Estamos falando muito mais que som alto ou baixo...



resumiu tudo... sem palavras!
 
Se for ver o que grandes profissionais estão usando, ai é que ele nao decide de uma vez, pos o que percebo é uma mescla de bateria acustica trigada em módulo eletrônico.
 
As vantagens de uma bateria eletronica se da mais no controle de volume desse som, tudo em um canal. para o operador e alguns membros da igreja ela é de Deus, rssss
mas os bateristas a grande maioria não vai gostar, tenho essas experiencias em minha igreja.
È preciso muita conversa e testar as 2 baterias para se chegar ao ponto de qual vai ser a mlhor opção para a igreja e os musicos. Se todos estiverem com fone então melhor ainda. O operador vai saber com certeza qual som está tocando no PA com mais clareza, e isso pra quem opera é bom demais.
As baterias eltronicas como a td-9kx tem som muito proximos das acusticas, e tem a possibilidade de se programar seus sets, como caixa de tanto, bumbo de tanto prato de tanto e por aí vai.
O nosso maior problema é agradar os bateras. Muito complicado esse tópico.
 
Claudio Dornellas disse:
quantos bateras PROFISSIONAIS mesmo usam e defendem as eletrônicas??
Quantos "bateras PROFISSIONAIS" tocam em locais fechados para 50, 100, 200 pessoas?
Locais esses normalmente com péssima acústica, com público do mais variado possível, de jovens à idosos e crianças de colo.

Me perdoem se esse papo for chato, mas no quesito música, profissionalismo é adequar sua música, e conseqüentemente todos os recursos técnicos disponíveis, ao público.
 
gabriel_equalize disse:
profissionalismo é adequar sua música, e conseqüentemente todos os recursos técnicos disponíveis, ao público.
Concordo. Melhor agradar 200 do que apenas 4 ou 5.
 
No início do tópico, o heriberto disse que está querendo trocar a bateria da "igreja".
Pessoal, não podemos esquecer que vamos à igreja cultuar ao Senhor, nosso Deus. Não é uma apresentação, é um culto. Nós que trabalhamos na área do Louvor/sonorização, estamos cultuando à Deus com o nosso trabalho/dom. O som pode tanto ajudar, quanto atrapalhar as pessoas a oferecerem seu culto ao Senhor.

Me desculpem os bateristas (principalmente os das mãos pesadas), mas se for pra melhorar o som, eu sou totalmente de acordo à mudança para uma eletrônica.
 
Este assunto vem sendo muito discutido nos últimos anos e isto é bom. Acredito que seja uma evolução natural da música. A alguns 50 anos, havia uma predominância de instrumentos acústicos em qualquer apresentação musical, hoje, vemos este cenário sendo modificado. Existe músicas e estilos musicais onde fica muito estranho a utilização de instrumentos acústicos, não que seja ruim, mas fica faltando.

São instrumentos diferentes que se propõem a realizar quase o mesmo trabalho, digo quase porque realmente é quase, pense em um teclado eletrônico e em um piano acústico, são instrumentos diferentes que se propõem a fazer quase a mesma coisa, cada um tem o seu lado benéfico e desejável.

Eu acredito que em uma igreja onde o nível de pressão sonora no PA necessite ser alterado para maior para conseguir uma boa inteligibilidade por causa da bateria, este instrumento mais atrapalha do que ajuda.

Jugo da seguinte maneira, se um cantor cantando com um play-back pode ser ouvido perfeitamente na igreja sem causar desconforto e o mesmo não acontecer quando cantando com a banda, algo precisa ser ajustado e quase sempre é o nível de pressão sonora.

A alta pressão sonora não só prejudica o culto de quem está dentro do templo mas também geralmente incomoda os vizinhos do templo, e isto não é bom.

Em minha igreja utilizamos bateria eletrônica a uns 16 anos. Já utilizamos várias vezes bateria acústica mas o maior problema sempre foi o nível de pressão sonora.

Já foi falado aqui que não adianta utilizar bateria eletrônica em som ruim! Não vai funcionar.

É necessário realizar um planejamento de investimentos em tudo o que já foi citado, mesa, caixas, amplificadores, e a bateria é mais um destes equipamentos.

Tem sido muito discutido o controle de ruído da bateria acústica. Já li muito sobre isto e o consenso geral é que custa muito caro. Não basta apenas enclausurar a bateria com algum material, é preciso auxílio de profissionais para determinação de materiais corretos, adequado tratamento acústico dentro do aquário, ar condicionado, excelente kit de microfones, excelentes pratos, excelentes baterias e um ótimo baterista.

Bateria acústica utiliza peles que precisam ser trocadas com frequência, para quem quer ter uma qualidade de estúdio, li não me lembro em qual edição da revista M&T que é necessário trocar as peles ao mínimo a cada seis meses para quem não dispõe de muitos recursos.

Na bateria eletrônica, você consegue bons timbres, controle total de emissão de ruído, necessidade de poucos canais na mesa e você ainda ganha uma igreja mais feliz.

O investimento, com certeza fica menor do que seria necessário investir em uma acústica para chegar ao mesmo resultado.

Em uma igreja é um lugar para adoração ao Senhor e não para se apresentar, e o músico precisa ter isto claro em sua mente. A função dele, assim como era dos Levitas, é a de levar o povo a adorar a Deus.

Os bateristas que tocam em igrejas e não tiveram bons resultados com baterias eletrônicas, é porque possivelmente o problema não estivesse na bateria mas em outros recursos necessários, algo desnecessário em bateria acústica.

Utilizamos uma bateria Staff-Drum a 16 anos com módulo DM5 com excelentes resultados para a coletividade.

Recentemente compramos uma TD9-KX que ainda não chegou.

A receita do "bolo" é a seguinte:

1 - Bateria TD9-KX, ela tem pele sintética e muitos recursos de timbres.
2 - Um sistema de monitoração por fones, (via auxiliar na mesa, amplificador de fones, pode ser um Power Click, um fone, pode ser um Porta Pro).
3 - Um buttkicker para colocar no banco do batera.

Pede para sentar e tocar, se não gostar... não há mais nada a fazer.

Veja este tópico em outro fórum, um cara mundano. Outro ponto de vista. Veja como ele descreve sua experiência com a bateria eletrônica. http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=57167&PID=955686

Com um investimento em torno de R$11.000,00 você monta uma bateria eletrônica pra ninguém colocar defeito e vai trazer um grande benefício durante os cultos. E será um investimento bem menor do que se tentar obter o mesmo resultado utilizando uma bateria acústica.

Agora, para soar bem no PA, realmente não há milagres, o sistema precisa estar redondo.

Digo por experiência própria.
 
Outro camarada matando a charada:

Bateria acustica vai sair melhor sem dúvidas, desde que se tenha um ótimo kit (bateria, pratos e microfone), dinheiro pra investi em tratamento e manutenção (áquario, peles, ...) e pessoas qualificadas pra fazer isso gerar um bom som.

Para tentar conseguir isso de forma mais fácil e barata, eletrônica.
 
Back
Topo