Psiu!!!???

Samuel Aranda

New Member
Amigos vocês poderiam contar algumas expriências sobre o Psiu???
Desde que assumi o som de minha igreja reduzi o som em 50% ou seja estou tentando reeducar os ouvidos dos irmãos, porém tem aqueles que reclamam, mas não quero ser o responsável por tomar uma multa, sendo que precisamos de $$$ para investir em nosso som.
 
Desculpa a todos, Psiu é uma lei municipal do Municipio de São Paulo que restringe os decibéis por área da cidade, segue link
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/zeladoria/psiu/index.php?p=8831">http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ ... php?p=8831</a><!-- m -->
 
Jesus amado!

Zoneamento define limites

Os limites de ruído são definidos pela Lei de Zoneamento. Nas zonas residenciais, é de 50 decibéis, entre 7 e 22 horas. Das 22 às 7 horas, cai para 45 decibéis. Nas zonas mistas, das 7 às 22 horas fica entre 55 e 65 decibéis (dependendo da região). Das 22 às 7 horas, varia entre 45 e 55 decibéis. Nas zonas industriais, entre 7 e 22 horas fica entre 65 e 70 decibéis; Das 22 às 7 horas, entre 55 e 60.

(...) Já para a desobediência à Lei do Ruído, a primeira multa pode variar de 300, 150, 100 a 50 UFMs.

ORIGEM DO BARULHO – 2009

Poluição sonora – 53%
Fechamento de bar após 1h – 19%
Obras – 9%
Igrejas – 11%
Diversos – 8%

O limite é muito baixo. Para se ter ideia, duas pessoas conversando normalmente geram 60dB. Isso irá forçar a maioria das igrejas em zona residencial a tomarem providências de isolamento acústico.

Deus ajude a todos.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ


Na real isso envolve muita coisa, perseguição, igrejas onde pastores e grupo de louvores fora do propósito com DEUS e outras coisas que resolvi apagar para não poder ter que ficar com o ônus da prova.
Falo muito bem baseado, nossa igreja foi altuada com 68 dB, sendo que uma das medições solicitei que verificasse só o ruido da rua e pasme teve momentos de 70 dB, ou seja a média apenas da rua a noite em que o transito diminuia dava 65 db, pois é um corredor de onibus. Depois ficamos sabendo que um dos fiscais tinha um irmão que trabalhava com venda e aplicação de revestimentos acusticos e climatização de prédios.
Que é uma norma nacional, mudando para baixo ou para cima os limite, não tem o que refutar, e realmente entendo as pessoas quando estão em sua casa e vem um barulho que muitas vezes para se conversar tem que gritar, realmente é de perturbar.
Infelizmente temos o velho costume de pegar um terreno espremido entre casas e construir igrejas e isso gera todo esses problemas.
Bom fiz uma salada em torno do assunto, mas é mais ou menos isso que acontece.
 
Olá gente, olá Heriberto, que saudade de você!!!

Você falou uma coisa muito correta:

Infelizmente temos o velho costume de pegar um terreno espremido entre casas e construir igrejas e isso gera todo esses problemas.

Na minha denominação, já vi caso onde a janela da igreja, situada logo ao lado da bateria, ficava a 1,5m da janela da sala do vizinho. Obviamente, o vizinho reclamava MUITO e eu fui até mal visto quando disse que ele tinha toda a razão!

Constrói-se mal, e pronto! Erros:
- muito próximo da casa do vizinho (ah, terreno custa uma fortuna...)
- em local movimentado demais - excesso de ruído de fundo (ah, vai dar mais visibilidade para a igreja, o pessoal do som que se vire)
- projeto acústico zero
- isolamento acústico (isolamento não é mesmo que tratamento) só depois que a Justiça determinar.

Enquanto essa visão persistir, infelizmente sim, teremos MUITOS PROBLEMAS com as leis. Alguém pode pensar que é "marcação" com as igrejas, mas eu sempre penso que é a mesma lei que nos protege de um som alto no boteco da esquina da nossa casa.

Um abraço,

Fernando
 
Tinha que ter controle para a poluição sonora causada pelo trânsito de veiculos.

As vezes passa umas motos a mais de 120km/h ao lado da igreja o barulho é terrível e as irmãs as vezes ficam assustadas!

é até engraçado ;)
 
Oi, Samuel.

Como você deve saber, o PSIU é um órgão da prefeitura de São Paulo que fiscaliza questões ligadas ao SPL praticado no município. Mas apenas atua em situações onde envolva alvará de funcionamento. Isto é, pode autuar a sua igreja mas não uma festa de aniversário na residência ao lado da sua igreja.

Mas esta mesma residência pode denunciar a sua igreja ao PSIU.

Então os fiscais vão até à residência e, por meio de um SPL meter calibrado e certificado, avaliam a igreja cumpre a legislação em suas atividades.

Se a igreja estiver além dos limites (que são extremamente baixos), ela (a igreja) recebe uma autuação da prefeitura e um prazo de 3 meses para se adequar. Se não providenciar o isolamento, recebe outra autuação e multa. Quando nossa igreja foi autuada, a multa era múltiplo de R$ 17.000,00. Isto é, uma próxima autuação seria 17.000 x 2; depois x3, etc. Mas não sei quanto é agora o valor dessa multa. Sei apenas que é bem pesada.

O PSIU tem poder para fechar a sua igreja. Muito cuidado. Padre Marcelo e o Ap. Valdomiro, dentre outros, já viveram essa experiência desagradável de impedimento legal das atividades da igreja, você deve saber.

Alerte a liderança da sua igreja sobre as responsabilidades legais envolvidas nesta questão de som. Sugira saídas seguras. Manifeste-se como responsável dessa área. Seja claro.

Em nossa igreja, só o processo educativo com os músicos não foi suficiente no prazo que tínhamos. Então explicamos ao pastor e ele nos apoiou "baixando umas leis". O trabalho de toda a igreja estava em jogo, não só o da banda.

Então os cubos foram (respeitosamente) proibidos. O uso de fones se fez obrigatório. Compramos um spl meter. Isolamos o salão principal da igreja. Depois outros mais, como a sala das crianças (que faziam um som danado domingo pela manhã).

Acredite, foi uma grana que não tínhamos. Todos os projetos e gastos da igreja foram congelados para a verba cobrir esses ajustes. Foi um período muito difícil para todos.

Durante o período das obras, as bandas foram canceladas no culto, para não piorar a situação com os vizinhos.

Mas não conseguimos completar a tempo. Quando o PSIU voltou, claro, pensávamos que iríamos tomar a multa. Mas eles viram que a igreja estava completamente em obras, e nos deram mais tempo.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato.
 
Back
Topo