Puxão de orelha bem dado!

bersan

Administrator
Moderador
Quem nunca "cansou" da vida de operador de áudio?
Quem nunca reclamou porque ninguém ajuda?
Quem nunca ficou com raiva daquele monte de homens, sentados no banco, vendo você passar com um material pesadíssimo e absolutamente ninguém oferecer ajuda?
Quem nunca reclamou que é sempre o último a sair da igreja, quando todo mundo já foi para a festa?
Quem já não pensou em deixar essa "vida"?

Pois é, eu como todo mundo, já pensei nisso tudo. E fui aos pés do Senhor reclamar por todas essas coisas. E pedi uma palavra ao Senhor. Dos milhares de versículos da Bíblia, olhem só o que o Senhor me deu:

Jeremias 31:16
"Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor."

Não precisou dizer mais nada. Entendi o recado perfeitamente.
 
em situação semelhante ...

... é incrível como vejo que toda a trajetória desse ministério é igual ou bem semelhante para todos nós.....
... numa situação semelhante a de bersan , numa mesma circunstância hoje ... veio essa palavra a mim :

"Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa". 2 João 1:8

... vamos ter mais fé Naquele que um dia nos capacitou pra esse trabalho ...

Paz
 
sobre um trecho de um documento desse site...

aos poucos fui deixando o pessoal ler ... tivemos uma experiência muito forte entre nós : membros do grupo de louvor , instrumentistas e mesa de som / datashow ... eis o trecho :
Ministério de Som - Visão Ministerial Geralmente abordamos dois aspectos quanto a visão do ministério de som, infelizmente a maioria das pessoas, mesmo as que já estão no ministério acham que unicamente chegam na igreja, ligam a mesa de som, regulam e depois desligam tudo no final do culto. Mas o ministério de som não é apenas ligar o som para o pregador, para o louvor. Quem está na mesa de som está exercendo um ministério e faz parte do culto no seu contexto, não é um coadjuvante, e sim integrante do culto.
O que acontece quando uma pessoa entra na igreja e o som está altíssimo e ininteligível? Ela desanima, não é verdade? Como uma pessoa, mesmo que evangélica, pode ser liberta com o louvor e edificada na palavra e nos testemunhos se essa pessoa não conseguir entender o louvor e a pregação?
Pois é, para que as pessoas possam entender a palavra, o louvor, os testemunhos, as orações e as ministrações é preciso que haja alguém no som, e mais do que simplesmente operando, mas exercendo seu ministério.
Existe algo muito importante que ministramos: quem está no ministério de som está abrindo o culto junto com o irmão que está abrindo o culto; está ministrando o louvor junto com o grupo de louvor; está pregando a Palavra de Deus junto com o pastor. À "primeira lida" parece um pouco estranho,mas a voz de quem está no púlpito passa por quem está no som, que tem a responsabilidade de fazer as pessoas entenderem "confortavelmente" para que possam ficar concentradas e serem tocadas pelo Espírito Santo.
Para fazer algo junto com alguém e prosperar, é necessário caminhar na mesma visão e com o mesmo objetivo; e no ministério, com a mesma unção. Portanto o ministério de som tem que caminhar na mesma direção, na mesma visão e na mesma unção da igreja e dos demais ministérios.
O segundo aspecto envolve a unção do ministério de som. É um ministério onde é necessário buscar crescimento espiritual, santidade e unção, sim; mas o ministério de som envolve também conhecimento humano, pois áudio é uma ciência. Portanto além do preparo espiritual, é necessário existir um preparo humano e intelectual, e se os dois lados não andarem juntos e devidamente ordenados o ministério não prospera, tanto individual (operador e roadie) como coletivo (ministério em si).
No antigo testamento, quando foi construído o tabernáculo, foi necessário o trabalho de ourives, joalheiros, carpinteiros, marceneiros, costureiros, onde cada um trabalhou segundo a sua especialidade, fazendo a obra do Senhor com o emprego de seus conhecimentos e de suas profissões. É o que acontece hoje no ministério de som, fazemos a obra do Senhor empregando nossos conhecimentos e buscamos nos aperfeiçoar para podermos dar o melhor ao nosso Senhor. Nosso trabalho é um trabalho de construção, de mão-de-obra que não é qualquer pessoa que sabe executar, como foi o trabalho daqueles à época da construção do tabernáculo. E o que Deus fez quando da construção do tabernáculo? Vamos conferir em Êxodo 31:1-11.
"Disse mais o Senhor a Moisés: Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri... e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade e de conhecimento, em todo artifício para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze... para toda sorte de lavores. Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe... e dei habilidade a todos os homens hábeis para que me façam tudo o que tenho ordenado: a tenda da congregação, a arca do Testemunho... eles farão tudo segundo tenho ordenado." E ainda em Êxodo 35:30-35. "Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor
chamou pelo nome a Bezalel... e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar... Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe... Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa...".
Se essa lista fosse refeita hoje, colocaríamos o som nela com toda certeza e esta unção está sobre o ministério de som:

1. Deus nos chamou pelo nome, foi Ele quem nos escolheu para o ministério.
2. Deus nos encheu com seu Espírito, e nos encheu de habilidade e de conhecimento para trabalharmos com áudio, para trabalharmos no Ministério de Som.
3. No vers. 6 notamos que Deus deu capacidade aos homens hábeis para que fizessem segundo aquilo que o próprio Deus planejara, portanto devemos nos habilitar. Devemos buscar o conhecimento e aprender. O áudio e a acústica são ciências que caminham rápido e ainda vão
demorar a chegar a um ponto de evolução mais lenta, cabe a nós nos habilitarmos, e a nossa capacidade vem de Deus (confira II Coríntios 3:5).
4. Deus também dispôs o coração deles para ensinarem. Portanto cabe a nós, também, preparar pessoas para exercerem o ministério.

... fui deixando esse trecho do documento à vista do pessoal envolvido no sistema de som , grupo de louvor e oficiais da igreja ... nunca consigo entender bem como Deus age , mas isso tornou-se em uma reunião ponto de partida do pastor com o grupo ... os resultados foram imediatos e...... algumas vocações para ministério já foram confirmadas ... outras vocações foram levantadas do meio da igreja ... pessoas q ñ estava somente com vontade de aprender ... mas dedicadas e consagradas apenas aguardando oportunidade ... houveram tb pessoas q deixaram por entenderem q a essência de tudo ñ é se apresentar ... discordaram do nome "ministério" e acharam ridículo essa "filosofia" como descreveu um deles... porém a porta ficou aberta - segundo o pastor - e ninguém é obrigado a adotar "filosofias" desde que se consagre e se santifique não apenas para cantar ou tocar ou operar mesa... mas para a vida no geral ... foi apenas esse o recado dele .... o primeiro de muitos ... na próxima reunião : cuidados com a organização .... lembrem-se irmãos: como é dito na Palavra através dos profetas : a responsabilidade é pessoal ... e maldito quem faz a obra de maneira relaxada.... ñ nos tornemos "religiosos" na obra , mas buscando sempre essa consciência que nos trouxe mais essa experiência espiritual :estamos mais unidos agora , preocupados um com os outros ... vendo as razões dos outros e sendo ouvidos ... trocando msn´s durante a semana dizendo se tá tudo bem ou ñ ... , orando uns pelos outros , desenvolvedo maior comunhão e ......... amor fraterno e pela causa a serviço do Reino .
 
Deoclecio,

Q Deus continui te abançoando eu estava pensando em desisti mas este trecho q vc deixou mudo muito o meu pensamento. Na minha igreja ta dificil o pessoal que qualidade mais não quer investir ai fica dificil.

vc pode disponibilizar o arquivo completo?
 
Glórias a Deus, irmão,

Boa essa palavra!

E,se não se importar, irei usar parte desse trecho para aplicar por aqui também.

Interessante você falar do tabernáculo, geralmente eu uso a arca de noé para falar de preparo e planejamneto, assim como o templo de Salomão. (Gen 6:13 e 2Re5:13)

Tem gente que na igreja considera fazer planejamentos desnecessários... aí eu concordo e digo: Noé teve "uma idéia", estava atoa e aproveitou para construir um barquinho, juntou uns pedacinhos de madeira e quando foi ver tinha virado uma arca...

Porventura não errais vós, em razão de não saberdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Mc 12:24

Abraços!
 
RLuiz... o nome do arquivo para download aonde consta esse trecho sobre visão ministerial é apostiladeaudio_v6.pdf...

q Deus o abençoe ...
 
aqui nesse site mesmo irmão ...

no menu inicial clica em downloads

depois apostilas de áudio

depois no item apostila básica de áudio clique em clique aqui para fazer o download

faça o processo , abra o arquivo e fica na Paz............... :)
 
É irmão Bersan ja passei muita'' reiva'' tambem ,é o fazer tudo direitinho e depois a pessoa chega de última hora pra detonar o que vc gastou um dia ou meses para organizar vem as pessoas para reclamar...
 
Lim,

olha para isso não. Olha para o alto, para Jesus. Ele tudo vê, isso que importa.

Fernando
 
Bom, sou novo aqui no fórum, já escrevi algumas postagens, porem fui ignorante ao não me apresentar aos amigos e irmãos :lol: .

Sou Operador de Áudio a 8 anos (comecei com 14 hoje tenho 22) sempre com amor e zelo pelo que fazia e faço, apesar de 8 anos na área não sei de praticamente nada, a 3 que comecei a me especializar, antes só operava mesmo, hoje apos 2 anos de aulas com André Sonoda em um curso ministrado por ele posso me considerar um técnico iniciante.

Confesso que durante esses anos me vieram na cabeça varias dessas questões abordadas pelo Bersan, infelizmente o pastor não investe bem em equipamentos de som, tive que tirar varias vezes do bolso para comprar conectores, plugs, cabos e etc...

Agradeço a Deus pela vida dos moderadores deste site pois tenho aprendido muito lendo tanto os artigos como os fóruns, e principalmente através destas palavras que vem para dar alivio a nosso alma as vezes aflita de você regular tanto o som.

Aos poucos irei contando experiências boas, ruins e engraçadas.
 
tive que tirar varias vezes do bolso para comprar conectores, plugs, cabos e etc...

Todas as vezes que fiz (e faço muito isto), Deus me compensou muito mais que eu mereço. Mas claro, é minha experiência, pode não ser a dos outros irmãos.

Um abraço,

Fernando

Ah... Lim, não entendi...
 
Pra ser sincero, ao ler as postagens dos técnicos irmãos, me serviu como uma força a mais, pois vi que eu não sou o único que pensa assim, que age assim, que sofro assim :? , Porem vi que D-us tem nos abençoado cada dia mais em nosso ministério, como falei eu ressalvo. Agradeço a D-us por encontrar este site.
 
Hê hê ,viu o horário que postei aquela mensagem,estava fazendo uns cabos lá pra igreja,mesmo com sono ficaram perfeitos... :wink:
 
Back
Topo