QSC TouchMix-16 X Behringer X18 X Mackie DL1608

lmam

New Member
Olá,
eu gostaria de comprar um mixer compacto com sistema wi-fi para levar para os shows da minha banda (plugar os instrumentos e voz nesse mixer e enviar o "out" para a mesa de som do evento). Observei que existem esses três mixers que atendem esse critério (não sei se há outra opção). Gostaria de saber qual a opinião de vocês desses três mixers:
QSC TouchMix-16 X Behringer X18 X Mackie DL1608

Em primeira vista, observei que o da Behringer tem mais recursos (gama de efeitos, equalização de 31 bandas por canal, gravação multipista, todas as entradas são combo "xlr e p10"...). Porém, fico meio receoso de comprar Behringer: historicamente, não é uma marca de qualidade.

Fico no aguardo.
 
Eu fiquei muito receoso com a mackie, por causa dos comentários que vi aqui no fórum sobre os problemas, e a falta de assistência que tiveram.
 
A QSC tem mais recursos, fonte interna e wi-fi nela, além de mais canais e auxiliares! E pra terminar o touch já vem nela!
 
Imam:

Há alguns anos a Behringer adquiriu duas empresas MIDAS e KLARK TEKNIK. O primeiro produto, fruto destas aquisições, e desenvolvido pelos engenheiros destas empresas, foi a console digital X32. Um excelente produto e com qualidade bem acima dos produtos da Behringer. Devido a grande aceitação da X32, saíram vários produtos derivados, sendo um deles a X18. Trabalho com a X32 há quase dois anos e nunca tive problemas com ela, sendo um excelente produto, com efeitos de qualidade, bons prés e com muita qualidade na gravação, recursos que estão presentes na X18.

A DL1618 da Mackie também é uma excelente mesa, com bons prés e boa sonoridade - não conheço os outros recuros, como efeitos e etc. Mas fiquei com um "pé atrás" sobre este produto em especifico, devido ter apresentado alguns problemas, principalmente quando os usuários atualizavam o firmeware e a console parava e a autorizada dizia que não sabia como consertar (conforme relato de vários usuários no forum).

Quanto a QSC, tem a vantagem de já ter o touch nela, mas precisa ver se este recurso encarece o produto, pois este é o diferencial das outras que retiraram este item para baratear o produto.

Um detalhe, que para mim faz diferença, é que a X18 não tem o controle fisico de ganho - o controle é feito de forma digital e pode ser feito no aplicativo (a distância) enquanto que nas outras duas o controle de ganho é físico e não pode ser feito a distância pelo aplicativo wi-fi.

Agora. para você tomar a decisão de qual comprar, verifique os recursos que lhe são uteis. A X18 tem capacidade de gravação quando conectada por USB a um computador. A QSC também tem esta capacidade, com um "up" a mais - capacidade de gravação multi pista direto em um hard disc USB, sem necessidade de um computador.

Por fim, avalie a qualidade da assistência técnica. A da Behringer - Proshow é muito boa. A da Mackie não sei como está atualmente, mas deixou a desejar quando as primeiras DL1608 deram problemas. Quando a QSC não sei como está e nem como é a rede de assistência deles.
 
Também existe a linha XR-18 da Behinger que parece estar um pouco mais barata que a X-18, e ainda tem o diferencial de ter duas entras HI-z, de alta impedância, dispensando a aquisição de direc box para instrumentos como guitar e contra baixo.
 
- Um detalhe da QSC é que o pré dela é classe A. Os prés da Behringer acredito que seja Classe B, seguindo a linha da X32 etc.
- Entrei em contato com a Behringer internacional e eles me informaram que a previsão de lançamento da X18 é para o primeiro quadrimestre de 2015, sem data específica. Também a Behringer me informou que não havia um relatório de especificação técnica detalhado da X18, e só iria disponibilizá-lo quando do lançamento para venda da X18. Isso inviabiliza uma comparação apurada.
- Entrei em contato com a opmat (distribuidor autorizado da QSC) e eles responderam que a previsão de chegada desse modelo no Brasil é na última semana de dezembro de 2014. Ou seja, acho que não há uma assistência técnica muito organizada no Brasil. Eu tentei contato também com a pridemusic, mas sem êxito (acho que também é um distribuidor autorizado).
- Enfim, acho que vou de QSC mesmo, pois a Behringer não tem previsão de lançamento e irei adquirir o produto em fevereiro de 2015 (em viagem à terra dos bons preços: EUA). No mais, a Mackie está mal avaliada por vocês aqui do fórum. Também tenho um amigo que possui uma Mackie analógica que deu problema no jack XLR, em menos de 2 anos de pouco uso.
Quem puder contribuir com mais informações, agradeço. No mais, obrigado.
 
Imam, verifique o custo.

O QSC está U$ 1300,00 doletas
enquanto que o Behringer sai por U$ 800,00
e o DL1608 por U$ 1.000,00

verifique os preços na http://www.sweetwater.com/

A diferença da Behringer para o QSC é justamente o preço da interface touch.

A qualidade dos prés devem ser semelhantes, pois estão na mesma faixa de preço. O "detalhe" que você mencionou dos prés QSC serem classe A, é somente uma chamada de "marketing" que alguns fabricantes denominam seus prés. Como a Behringer não denominou assim seus prés, não quer dizer que sejam "classe B".

Caso você já tenha um iPad, não justifica você gastar mais U$ 500,00 de uma console para outra e caso você não tenha um iPad, você terá que adquirir um para ter a mobilidade de operar a QSC por wireless. Verifique os custos, pois as três tem os mesmos recursos e qualidade semelhante. Verifique se a Proshow lhe dá gariantia de produtos adquiridos fora do Brasil, pois com relação a X32 ela não dá garantia alguma e também não conserta, mesmo pagando.
 
Ao que me consta, quem avalia a classe dos preamps é uma organização mundial, AES (http://www.aes.org/). Percebi que a Behringer X32 e as derivadas são Classe B. Suponho que a X18 será também Classe B. A QSC é Classe A.

Eu não entendo também o porquê da Behringer ter apresentado a X18 na NAMM 2014, acho que em janeiro, e ainda não ter lançado o equipamento (venda no varejo). Previsão de lançamento para o primeiro quadrimestre de 2015, o que me impossibilita também de comprá-la (essa incerteza). Vou comprar o equipamento em Fevereiro de 2015.

No mais, estava vendo algumas avaliações de clientes da QSC e são todas muito positivas:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1028267-REG/qsc_tm_16_touchmix_compact_digital.html
http://www.sweetwater.com/store/detail/TouchMix16/reviews
http://www.musiciansfriend.com/pro-audio/qsc-touchmix-16-16-channel-compact-digital-mixer
http://www.samash.com/touchmix-16-16-channel-compact-digital-mixer-qtm16xxxx-p#pr-header-back-to-top-link

O grande problema dessa QSC é a assistência técnica que deve ser precária no Brasil.

Mas, até o momento, vou de QSC.
 
Uma opção mais cara e com mais recursos seria a X32 rack. Tem mais canais, interface para gravar até 16 canais separados, pendrive, WiFi com todos sistemas operacionais, ios, Android, windows, linux e mac. Custa lá fora 1200,00. É um pouco maior mas é padrão rack mais fácil achar um case.
 
Nunca ouvi falar em "avaliação" da classe de operação por nenhuma entidade. Nem acho que faria muito sentido já que é uma questão apenas de topologia, e entre um AB e outro pode haver uma diferença enorme.

Também nunca ouvi falar em Classe B usado para áudio, já que a distorção seria muito alta. O mais comum é classe AB, com classe A em alguns poucos usos pontuais, como preamps. Achei estranho teres falado sobre o caso da Behringer porque procurei e não encontrei nada.
 
Quanto à avaliação, acredito que seja da FCC (Federal Communications Commission). Está aqui, Classe B, X32: http://www.behringer.com/assets/X32_M_EN.pdf (página 69), mas se refere à uma avaliação de rádio frequência (interferências), suponho. Ainda não encontrei sobre o preamp. Quanto ao QSC está expresso: http://qsc.com/products/Mixers/Touchmix_Series/TouchMix-16/

Quanto ao X32 Rack, as dimensões e peso dele não me agradaram: 132 x 483 x 287 mm, 6,5 kg. QSC: 58 mm x 360 mm x 291 mm, 3 kg.
 
rafaellerm disse:
Realmente, essa classificação não tem nada a ver com o preamp.

Saudações!!

Amigo no intuito de colaborar com sua descisão veja o topico abaixo:

http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=11087&page=2

Lá deixo claro minha experiencia com a mackie DL1608L

Algumas informações a mais:

  • A DL1608L usa os prés ONIX que são os tops da mackie, simplesmente fanstasticos!
  • Os recursos são fantasticos, equalizadores 31 bandas, parametricos, gaters, efeitos, SUBGRUPOS, VCAs, e etc...
  • Na versao 3.0.1 do master fader o ganho agora tambem é digital
Nao conheco as outras mesas citadas, mas com certeza iria de MACKIE, masca já consagrada no mercado internacional!

Sobre assistencia, antes de adiquirir a nossa, liguei para mackie e a mesma me assegurou que tem sim, mas claro apenas para as mesas compradas legalmente pelo representante brasileiro! O grande problema é que vc encontra a DL1608L a venda no ML por metade do preço, ae é bronca!!

Abraço e espero ter ajudado!!
 
Pessoal o ganho da DL1608 não passou a ser digital não, esta atualização do Master Fader, é porque ele serve também a DL32R, e está sim tem ganho digital, uso a DL1608, e não tenho tido problemas com o ganho não, pois a Mackie como todos sabem tem um headroom muito grande e dificilmente clipa, e os prés são fantásticos, vi a QSC na Expo do ano passado, gostei muito do visual, mas não sei mais nada sobre ela.
 
Rinaldo Gomes disse:
Pessoal o ganho da DL1608 não passou a ser digital não, esta atualização do Master Fader, é porque ele serve também a DL32R, e está sim tem ganho digital, uso a DL1608, e não tenho tido problemas com o ganho não, pois a Mackie como todos sabem tem um headroom muito grande e dificilmente clipa, e os prés são fantásticos, vi a QSC na Expo do ano passado, gostei muito do visual, mas não sei mais nada sobre ela.

Saudações meus amigos!!

Rinaldo, vc fez a atualização do firmware 3.0 da DL1608 ? Apartir dessa versão, pode-se controlar o ganhor de forma digital tambem nos modelos DL806 e DL1608 amigo, ficando esse controle nas duas opções. Na DL32R tem-se apenas a opcao digital.
Da uma olhada direitinho, qualquer coisa pode mandar um alo!

Abraço a todos!!
 
Rinaldo Gomes disse:
Como assim, tem de fazer a atualização da mesa também? Me explique melhor isso, não sabia disso, e como atualiza-la?

Grande Rinaldo, tranquilo meu amigo ??? 

Vamos aos fatos!! Já foram lancadas 3 novas versões do MasterFader, a 3.0.0, a 3.0.1 e a novissima 3.0.2 todas com muitas funcionalidades novas para a linha DL da mackie, como Subgrupos, VCAS, etc... correções de alguns problemas (nunca vi nenhum) e diversas melhorias (ganho digital é uma delas) !! Com todas essas versões, vem junto a atualização do firmware da mesa, essa atualização é realizada quando vc pluga o ipad na mesa, tudo de forma automatica!!

Uma observação: A operação da mesa, continua muito facil e intuitiva, porem com os novos recursos adicionados, é necessario um pouco mais de conhecimento em mesas digitais, mas nada de outro mundo!

Alguns usuários menos especializados das DL806 e DL1608 solicitaram uma versão mais light do MasterFader que lhe atendia muito bem, devido a isso a mackie lancou recentemente a versao MasterFader Classic que nada mais é do que uma versao simplificado do soft utilizado, o que resume muuito o uso da mesa!

Aconselho o registro no enews da mackie, assim vc fica sabendo das atualizações de soft e firmware para a serie DL;

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só mandar as ordens!! Um abraço amigos!!!
 
Back
Topo