Qual a função do compressor e do crossover ?

micael

Member
Pessoal eu não sei ao certo qual a função principal o melhor não sei o que faz mais sei que é bom para o sistema do som.
Queria que alguém me explicasse á função principal do crossover e compressor porque sei muito pouco sobre eles.
Agradeço a ajuda que Deus abençoe a todos.

E me falem qual o melhor para comprar



Assembléia de Deus
Ministério: Areal
Angra dos reis-RJ
 
EDIT: Em primeiro lugar, é preciso desmistificar essa idéia de que usar por usar compressor (e tb, nesse caso, o crossover) é "bom para o sistema de som".

Sobre o compressor, leia essa explicação, que postei em outro tópico: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=55855#p55855">viewtopic.php?p=55855#p55855</a><!-- l -->

Sobre crossovers: eles são basicamente divisores de frequências.
Lembre-se que os drivers (entenda tanto alto-falantes "comuns" quanto os de alta frequência) só conseguem reproduzir uma certa faixa de frequências. Ainda não foi inventado o alto-falante perfeito, que reproduza todas as frequências, e com qualidade aceitável.

O que os crossovers fazem é dividir o sinal de áudio em várias "partes", com apenas as frequências que "interessam" em cada caso. Exemplo: um sistema com subwoofer, woofer, e drivers de titânio - o crossover vai dividir o sinal em partes com apenas as frequências que cada via dessas consegue reproduzir.

Entenda que há crossovers ativos e passivos (esses normalmente não são chamados de crossovers, mas simplesmente de divisores de frequência).

Os ativos dependem de alimentação externa p/ funcionar, e atuam antes da etapa de amplificação. Nesse caso, é um sistema multi-amplificado, ou seja, um amp p/ cada via (subgraves, médios e agudos, por exemplo). Não há desperdícios da energia fornecida pelos amps.

Os passivos atuam após a amplificação (ficam dentro das caixas de som), e usam energia do próprio sinal amplificado. Não requerem multi-amplificação - o sinal chega com todas as frequências, é dividido, e cada via recebe um "pedaço" adequado. O inconveniente é que eles geram certa perda de energia.
Os passivos são, literalmente, um conjunto de componentes eletrônicos, e em geral são fabricados já tendo em mente certos conjuntos de alto-falantes/drivers, enquanto os ativos são configuráveis.

Vamos a um exemplo prático, usando um crossover ativo: suponha um sistema de 3 vias. A 1ª, responde de 30 Hz a 120 Hz; a 2ª, de 120 Hz a 1800 Hz, e a 3ª, de 1800 a 16000 Hz.
Cada via dessas usa um amp. Então, no crossover, vc ajusta cada via conforme suas especificações de frequência (ñ vou entrar em detalhes sobre como ajustar o crossover). Cada amp desses recebe apenas sinais com as frequências adequadas à via que ele aciona.

OK?


Depois que vc entender o funcionamento de ambos, fica melhor p/ indicar algo p/ vc (eventualmente) comprar.
 
TSA disse:
Em primeiro lugar, é preciso desmistificar essa idéia de que compressor (e tb, nesse caso, o crossover) é algo "bom para o sistema de som".

Certamente sao coisas uteis .Mas com uso correto e adequado.Sao extremamente versateis e dependendo dos fins podem ser salvacao em alguns casos e "mortais" em outros:
- Os compressores junto com corssover formam u m belo compressor de multibanda ;
- Crossover ligado em "side-chain" de compressor pode servir como de-esser;
Ao mesmo tempo :
- ajustes de crossover fora das frequencias "sugeridas " pelos fabricantes de altofalantes resultarao em troca antecipada dos ultimos :
- ajustes incorretos de compressor podem casar efeiro de modulacao das graves (ou agudos) danificando equipamento na sequencia ,
- etc..
Em que investir primeramente ?
Conhcimento.Quem sabe - um curso.Aqui no forum podemos ajudar compartilhando nossos conhecimentos e tirando duvidas .Mas nada substuira um pouco de estudo.Como inicio posso colocar a seguinte observacao.
O nome Compressor ja 'e"feio" em relacao de termos com Som,Audio,Musica. Imagine ainda uso errado?'E mais feio ainda.Gosto mais de "Processador dinamico" :)
O que ele pode?Muita coisa :
- gate (cortar sinais abaixo de um certo determinado por VOCE nivel);
- compressor (alteracao de faixa dinamica de cinal reproduzido conforme SEUS ajustes );
- limitador (versao extrema de compressor pode eliminar os sinais acima de niveis determindaos por VOCE)
- expander (inversao de compressor.Pode redistribuir os sinais com maior e menor intensidade com uma media que VOCE define);
- ducker (com ajuda de entrada de side-chain pode cortar o sinal cada vez quando VOCE usa o microfone principal);
- leveler (compellor) - permita ajustar o nivel medio de senal que VOCE deseja ;
- de -esser (com side-chain e equalisador/crossover pode diminuir ou ate retirar exesso de CHHHHH,XXXX,SSSSS,SHHHHH )
- dominador (limitador de picos em funcao de freuqncia pode controlar algumas frequencias no sinal sem afetar SEU mix );
- etc ... (se lembrar o restante vou criar o novo topic :) )

Crossover 'e um conjunto dos filtros cujos prinicpais funcoes podem ser descritros como "moinho" ou maquina de macarrao. A grade que VOCE decide de colocar vai determinar quais frequencia passam e em que formato .Seria muito facil de aprender a controlar o crossover comecando com um pouco de teoria dos filtros.

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
O que ele pode?Muita coisa :
- gate (cortar sinais abaixo de um certo determinado por VOCE nivel);
- compressor (alteracao de faixa dinamica de cinal reproduzido conforme SEUS ajustes );
- limitador (versao extrema de compressor pode eliminar os sinais acima de niveis determindaos por VOCE)
- expander (inversao de compressor.Pode redistribuir os sinais com maior e menor intensidade com uma media que VOCE define);
- ducker (com ajuda de entrada de side-chain pode cortar o sinal cada vez quando VOCE usa o microfone principal);
- leveler (compellor) - permita ajustar o nivel medio de senal que VOCE deseja ;
- de -esser (com side-chain e equalisador/crossover pode diminuir ou ate retirar exesso de CHHHHH,XXXX,SSSSS,SHHHHH )
- dominador (limitador de picos em funcao de freuqncia pode controlar algumas frequencias no sinal sem afetar SEU mix );
- etc ... (se lembrar o restante vou criar o novo topic :) )

Monstro!
Vale ser um pouco acrescentado e criar um artigo!
No comecinho da minha vida somaovivense, procurei muito por explicações disso, e nunca achei.
 
andry110 disse:
Certamente sao coisas uteis
De fato. Quis dizer "desmistificar a questão do uso simplesmente porque dizem que é bom". Editei minha fala lá em cima, que ñ tinha ficado muito clara.
 
Back
Topo