Qual a melhor bateria para igrejas?

RLUIZ

Active Member
Pessoal, a paz do Senhor.

Sei que aqui não é um site de instrumentos mais, preciso de ajuda.

É que o visinho da minha igreja esta reclamando do barulho muito alto da bateria. e ele é ADVOGADO.

Gostaria de saber se tem um modelo de bataria ideal para igrejas?
 
Bateria acustica boa em igreja, é bateria dentro de um bom aquario.
Não tendo essa possibilidade pega uma eletronica.
 
nessas cirunstancias... eu procuraria uma eletronica, ou dexava o batera com um teclado de forro com os sons da bateria.... rsrsrsrsrs
 
Leonardo, não acabe com a sonoridade da bateria!

Se você colocar muito abafador nela, simplesmente vai ficar sem som!

Algumas dicas:

1 - Fazer um biombo de madeira com espuma ou outro material isolante (é mais barato do que fazer um de vidro ou acrilico)

2 - Comprar baquetas do tipo "vareta" (parece um monte de palito de churrasquinho junto)

3 - Pedir para os bateristas segurarem a pegada
 
a PAZ

Por experiencia própria não deve ser apenas a bateria que está alta, como a bateria por si só gera uns bons decibeis, com quase certeza os restantes dos instrumentos deve estar tambem bem alto, e não se iluda mesmo que voce baixe a bateria com aquario, os musicos vão estar tão acostumados com a altura dos instrumentos que continuarão com a mesma dinamica de antes.
 
Outra...
ja que é o vizinho... tente fazer acustica na parede desse lado.. use material de boas absorsão, vai diminuir bastante o volume pro vizinho... ou então converta ele... mas passivamente.
[]'s..
 
minha igreja é bem pequena, mal cabe a bateria o que torna quase inviável colocar um biombo :oops: ... uma eletronica é muita cara para nós .... não temos vizinhos que reclamam :D , mas tocamos com as baquetas tipo "vareta" (o nome correto e baqueta Rods http://www.baquetasliverpool.com.br/produtos/produtos_linha.php?COD_CATEGORIA=6) citadas acima, principalmente para acompanhar a orquestra que é pequena, tem uma sonoridade muito boa, ela por si só acrescenta um timpre muito legal a bateria :p ...

mas o que foi dito é verdade, provavelmente os outros instrumentos estão em um volume consideravelmente alto, quando um instrumento está alto a tendencia é que todos os outros toquem alto também ....

outra coisa, tente falar com os musicos (baterista) para manerarem, é possivel, conheço bons baterista e que conseguem controlar consideravelmente o volume ao tocar....

Abraços ..
 
xandytecla disse:
conheço bons baterista e que conseguem controlar consideravelmente o volume ao tocar....

Abraços ..

Se ele for músico é até facil mostrar o problema e pedir que ele colabore, mas se for apenas instrumentista, aí é quase impossível.

Alem dessa baqueta tipo "vareta" também tem uma outra outra tipo "vassoura" muito usada nos acusticos da MTV.
 
Metal disse:
Alem dessa baqueta tipo "vareta" também tem uma outra outra tipo "vassoura" muito usada nos acusticos da MTV.


bom não sou baterista, mas acho que essa "vassoura" assim como vc disse dos acusticos da MTV, tem um uso específico. já estas "varetas" voce consegue ter uma "levada" como qualquer outra baqueta sólida .... porém são bem mais frágeis ... se o baterista bater mais forte para ter mais som, provavelmeente vai acabar com a baqueta em pouco tempo !

Abraços
 
A PAZ

Outra experiencia que estou acabando de ter, um dos mais problematicos era o guitarrista e ele comprou um porta pro, ligou no cubo, pense no pulpito baixou sensivelmente e no PA agora controlo como quero. Esta tambem pode ser uma boa opção para os outros instrumentos
 
heriberto disse:
A PAZ

Outra experiencia que estou acabando de ter, um dos mais problematicos era o guitarrista e ele comprou um porta pro, ligou no cubo, pense no pulpito baixou sensivelmente e no PA agora controlo como quero. Esta tambem pode ser uma boa opção para os outros instrumentos
Alguns cubos quando se conecta um fone ele corta o som da caixa, esse que o guitarrista ta usando faz isso? Qual o modelo do cubo?
 
A PÁZ


Raphael não me lembro, sei apenas que era uma que muitas vezes tirava ele do PA e ficava só no cubo e ainda pertubava a igreja.
Aproveito agora este comentário para fazer uma pergunta a todos, será que não estamos apenas nos preocupando com o vizinho, quando deveriamos nos preocupar tambem com os nossos membros? eu pergunto isto devido ter tido este mesmo problema na igreja e ainda tenho, o baterista toca alto, os restantes dos músicos tambem acompanham e as vozes tem que subir para poder acompanhar, ou seja vira uma balburdia e a igreja paga por tudo isto. Façamos um simples exercicio mental, se o meu vizinho está reclamando do barulho a ponto muitas vezes eles não poderem assistir aos seus programas, como estará em nossas igrejas?
Outro toque tambem sao os equipamentos que usamos, a maioria não pegaram o diluvio, mas pisaram na lama. E quando compramos novos ainda insistimos em equipamentos da época dos dinossauros. Houve até uma pergunta pq um determinado fabricante não mudou ainda os prés deles, e respondo: Simples ainda tem as igrejas que continuam insistindo na maioria das vezes pagar mais caro e ter um produto ultrapassado. Estes produto tem deficiencias de equalizações e com isto fazemos erradamente subir o volume. Ou seja todos tem uma parcela nos problemas.
Me desculpem se foi muito longo nos comentários sem informações tecnicas mas é o que estou sentindo no momento.
 
Olá Heriberto,

Aproveito agora este comentário para fazer uma pergunta a todos, será que não estamos apenas nos preocupando com o vizinho, quando deveriamos nos preocupar tambem com os nossos membros?

Sim, e sim. Na verdade, ser operador de som é a "profissão" mais ingrata dentro da igreja. Você tem que agradar:

- o pastor (que quer que tudo funcione muito bem, mas quer gastar o mínimo possível para isto)
- os músicos (que só pensam no seu umbigo)
- os cantores (que também só pensam nos seus umbigos)
- o público interno (que quer entender o que está se passando lá)
- os vizinhos (que sempre acham que o som está alto demais e ameaçam ir para a Justiça).

Tudo isto com o mínimo de conhecimento, o mínimo de recursos, o mínimo de equipamentos e ainda por cima a acústica da maioria das igrejas que não ajuda em nada. Não é à toa que tantos desistem do som, não aguentam a pressão das reclamações.

A solução para tudo isto aí é complicada... Há solução para tudo, mas em resumo restam duas situações:
- falta de verba, pois a maioria das soluções envolve compra de equipamentos
- falta de conhecimento.

O problema número um, desculpe, não podemos ajudar. O problema número dois, este sim, é o objetivo do SomAoVivo. Tenho certeza que esta obra aqui já ajudou muita gente, e vai continuar ajudando, a melhorar o som das suas igrejas.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Fernando é isto mesmo, concordo em tudo, e principalmente sempre ressalto, é aqui onde recorremos para tirar nossas dúvidas.
Mas fica o alerta e digo alerta mesmo, pois estou presenciando um problema muito sério, nas igrejas estão cada vez mais utilizando erradamente o som e com isto pasmem estamos perdendo membros. os de mais idade, exatamente pelo volume em nossas igrejas. Tambem outras denominações não só na minha o quanto tem sido abusivo a altura do som. E tudo começa infelizmente pelos louvores.
Com as orientações daqui e um pouco de bom senso estamos devagar melhorar um pouco, o problema é quando nos ausentamos e os músicos tomam de conta, fica mais ou menos parecido com uma raposa tomando conta do galinheiro.
 
Bom..respondendo a pergunta.e sendo pratico:

Nao tem grana pra uma batera eletronica?
Nao tem espaço para aquario, ou biombo.

Faça o seguinte:
-Batera com tambores pequenos
Bumbo de 18" ou 20" de diametro, tons de 10", 12" surdo de 14" (no MAXIMO)

-Caixa de Madeira
Caixa de Metal é MUITO estridente e possui maior volume do que caixas de madeira. Opte pelas medidas 13"-14" de diametro, 4,5"-5.5" de profundidade.

-Baquetas Corretas
7a sao bem utilizadas pra Jazz....mais finas, menos densas. Ou Rods (varetinhas)

-Peles corretas
Nao por questao de volume, mas de acustica em ambientes reverberantes aconselho peles porosas filme simples em toda a batera exceto no bumbo Porosa Filme Duplo, ou Transparente Filme Simples (se nao que um som PESADAO de bumbo, nao use trasparentes de filme duplo-"hidraulicas")

-Pratos corretos
Nao deixe os pratos de ataque passarem de 16" de diametro. De preferencia para pratos mais finos (Nada de Rage Bass, Groove, Zcustom, Strondo, etc...).

-Baterista Correto
Se der uma batera com pele porosa simples, pratos finos e pequenos, e baquetas 7a para o Igor Cavaleira, a baqueta nao dura 2 golpes, pratos vai rachar e peles vao sangrar...rsrrsrsrs

Espero ter ajudado..

Abraçao e fikem com Deus
 
Back
Topo