Qual a melhor forma de gastar 5 mil?

Daeniel

New Member
Boa noite a todos!
6 anos atrás postei aqui no blog, pedindo ajuda com o som da minha igreja, e fui muito bem recebido, vocês me ajudaram demais. (Mudei de usuário porque aquele não funcionou mais, tive que criar outro.)
Aquele projeto deu super certo, com as caixas ativas da Mark Audio, e estão usando até hoje os mesmos equipamentos comprados aquela época.
Só que faz 3 anos mudei de cidade, e na nova igreja que estou indo também me encarregaram de sugerir melhorias para o som.
Por causa disso voltei a estudar estes assuntos de áudio na internet, e vi que sem dúvida o SaV é uma das maiores fontes de conhecimento deste tema em língua portuguesa, pois o que se encontra por estas páginas não tem em nenhum outro lugar.

Então cá estou novamente.

Só que desta vez já tenho uma ideia esboçada para melhorar o som desta igreja, que gostaria de expor, à procura de opiniões de gente que conhece do assunto, pra ver se não estou pensando besteira, ou se há outra forma, melhor, de gastar o dinheiro.
O orçamento que tenho, curto como sempre, é de uns 5 mil reais, talvez 6 mil se parcelar em mais vezes.

DESCRIÇÃO DO SALÃO:
O prédio é um salão retangular de 16mt de comprimento, 8mt de largura, 4,50 de altura, com piso de pedra, com declive para o fundo, e no fundo desse espaço há o palco, elevado 80 cms do piso do salão, e com teto 50cms mais baixo que o teto do salão também. A largura do palco é a mesma do salão, e a profundidade do palco é de 4 mts. Somente no palco há carpete no piso, e todas as paredes verticais, do palco e do salão, são de alvenaria.
(As caixas de PA ficam nas paredes laterais, a 2,50m de altura, na linha do início do palco, voltadas para o salão.)
O forro é de placas de isopor com cobertura de gesso, acredito. Tem janelas altas tipo vitral só de um lado, do outro uma parede lisa. Não tem tratamento acústico, mas talvez pelo forro do teto e pelos bancos de madeira, não reverbera muito.


INVENTÁRIO DO QUE TEMOS:
Atualmente tenho os seguintes equipamentos em uso:

-Mixer: Soundcraft SX 1202 USB
-Amplificador: LL ProAudio 1600 (400W)
-2 Caixas do PA: CSR 3000 (250W)
-Microfone Sem Fio: JWL U585 , um receptor com 2
-Microfone Púlpito: CSR GM22 Gooseneck, usando Phantom Power
-Retorno: Caixa Passiva Leacs (Prox. 12 pol., parece modelo Vtx 300, 200W, adaptada para retorno)
-3 Microfones dinâmicos (Samson, Lyco SML8355X e Shure SV100)
-Piano Digital Yamaha YDP 162
-Filtro de Linha LL ProAudio L9T6KD (1500W)
-Multicabo e Medusa (12 vias, sendo 4 lines, 7 XLR, 19mts cabo, Medusa marca Wireconex, cabo Tecniforte Snake Audio Pro 12x24AWG

E os seguintes, estão sem uso, encostados:

-Amplificador Leacs LA1000 240W (em testes parece funionar, mas não dá muita potência)
-Mixer Wattsom AMBW16 (Com defeito na ventoinha, parando)
-1 Caixa PA Leacs (Prox. 12 pol., parece modelo Vtx 300, 200W, parece ter falante rasgado)
-Caixa de retorno SpeedVoice, sub de 12polegadas, sem informações de potência, drive queimado

FORMAS DE USO DO SOM:
Durante a pregação, apenas o Mic gooseneck. Durante o louvor, 2 violões e 2 ou 3 vocais. Em breve teremos baterista (Já temos uma bateria acústica) baixista, e tecladista. Durante os hinos, apenas o piano digital. Microfones sem fio são utilizados na eventualidade de alguém falar dar avisos ou em orações em voz alta.

PROBLEMAS:
  • -O amplificador está com um canal para os 2 PAs (Cada canal dele tem 200W, mas apenas um deles está acionando 2 caixas de 250W cada) e o outro para o retorno.
  • -O retorno é uma caixa passiva Leacs adaptada, porque é a única que está funcionando bem.
  • -O som em geral, no louvor, é meio embolado. Na pregação, se o pregador fala alto, fica bom, mas se fala baixo fica meio difícil de ouvir.
  • -É bastante complicado ajustar estrutura de ganho no mic do púlpito, (o condensador gooseneck) porque ou fica baixo demais, ou entra na região de microfonia.
  • -Nos outros 3 mics a microfonia não é tanta, mas o ganho ainda assim tem que ficar bem baixo. (Os mics sem fio quase não dão microfonia, mas são usados só para oradores, raramente para canto.)
  • -Como 2 canais são para o Piano Digital (ligado no canal 12 estéreo do mixer), sobram 2 Lines apenas para instrumento; liga-se dois violões, e não tem canal para o baixo, ou para algum instrumentista convidado.
  • -O único Equalizador disponível é o do Mixer (7 bandas), que não ajuda nada com as microfonias.
  • -O mixer fica no fundo do salão, atrás de uma divisória de vidro, o que dificulta muito ouvir e mixar o áudio.

IDEIAS PARA MELHORAR O SOM
COMPRAR A CURTO PRAZO, COM O ORÇAMENTO DE 5 MIL
  1. -Comprar um mixer digital: Soundcraft UI24r, ou Midas Mr18, ou Beringher XR18, ou Soundcraft UI16, nessa ordem, dependendo do preço, que está doido com o dólar flutuando.No dia 18/11/2019, a UI24 estava 4.330,00 em 12 x na MundoMax. Ontem estava 5.200,00, e hoje está 4.564,90. Mas a Beringher XR18 está por 4.620,53 na Crunch Music. Com um desses eu ganharia mais canais, equalizadores, compressores, gates, e no caso da Soudcraft ainda tenho o Anti Feedback, e não precisaria mandar fazer outro multicabo porque posso deixá-lo no palco.
  2. -Comprar 3 DIs ativos Landscape HB2. (Achei no ML por 126,00, daria um total de 378,00)
  3. -Comprar ou mandar fazer em madeira ( para combinar com o resto da decoração) um rack para o mixer e o amplificador LL Proaudio, e um filtro de linha, que ficaria no palco, ao lado da bateria, provavelmente. (Não sei o custo, provavelmente seria feito por alguém da igreja)
  4. -Comprar um tablet para operar o mixer. (Provavelmente receberemos em doação)
  5. -Consertar o drive da caixa de monitor SpeedVoice atual, e utilizá-la como retorno para os cantores e para o pregador. (Não tenho ideia do custo..)

MUDANÇAS IMEDIATAS

  • -Eu colocaria o rack com o mixer e o amplificador em um lado do palco, e ligaria tudo direto no mixer, sem multicabo. As PAs e o retorno, ligaria direto no amplificador. Acessaria o mixer pelo tablet a comprar, e pelo notebook que já temos.
  • -Utilizaria o compressor e equalizador que esses mixers digitais têm, e no caso da UI24, o AFS contra microfonias.
  • -O piano digital e os 2 violões (ou 1 violão e um baixo elétrico, quando tiver) ligaria através de DI, e os mics ligaria direto no Mixer.
  • -DIs e o Gooseneck seriam alimentados pelo Phantom Power.
  • -A bateria, quando começasse a ser utilizada, (baterista em formação) ficaria acústica mesmo.

COMPRAR A MÉDIO PRAZO, COM OUTRO ORÇAMENTO FUTURO, de aproximadamente 5 mil:

  • -Comprar 4 fones AKG 404p, para retorno dos instrumentos, e para usar no mixer. (Achei no ML por 120,00 cada, total 480,00)
  • -Comprar 1 amplificador de fones, com 4 ou 6 canais, que ficaria no rack junto com o mixer. (Não achei por menos de mil, o H8000, e alguns outros)
  • -Comprar 4 microfones dinâmicos Samson Q7, e substituir os atuais. ( Achei no ML por 220,00 cada, total 880,00)
  • -Comprar uma caixa amplificada Mark Audio MK1550 de 500w, para usar em eventos, e como monitor no lugar do atual, liberando o canal do amplificador para que cada caixa do PA esteja em seu canal corretamente. (Achei por 1.880,00 acho que no ML)
  • -Comprar um kit de microfones para a Bateria, e um aquário para ela. (O kit vi uns de 800 reais, e o aquário não tenho a menor ideia.)

DÚVIDAS
  • -Essas PAs precisam ser trocadas? Não as acho ruins, mas não são tão boas como as da Mark Audio, que já usei.
  • -Um sub é necessário, ou poderemos utilizar baixo elétrico direto nos PAs? (Até porque não gosto de amplificador de baixo no palco, com o volume disponível para o instrumentista mexer...)
  • -Seria mais vantagem trocar caixas, microfones e retorno agora, e só mais pra frente trocar o mixer (caso em que teria que comprar um equalizador, provavelmente)?
  • -Essa ordem de prioridades de gastos e esses equipamentos estão corretos, ou há algo destoando do resto, quanto a qualidade e resultados?

Novamente, muito obrigado pela atenção de todos!
 
Cara, na minha opinião oq você tem que pensar em primeiro são suas caixas. Tenho csr ativa e passiva, e não gosto dela, principalmente a ativa, se olhar muito ja começa a distorcer. Eu recomendaria um bom PA ativo, na questão do baixo, pode ligar em linha sim, mas as caixas tem q ter uma boa resposta aos graves, falantes de 15. Cara, tem tanto ponto que vou enumerar eles.
 
1- Questão dos caixas: Caixas ativas de preferencia, 15" tem uma resposta melhor de grave, dependendo delas pode ate nem precisar de sub para baixo e bateria eletrônica.
2- Mic Gooseneck acho particularmente horrivel porque qualquer vazamento perto dele causa microfonia, recomendo rever o posicionamento das caixas ou já que usa algo fixo, usar um pedestal com um mic dinâmico. Na nossa igreja uso o sem fio como é visto na maioria das igreja.
3- Não recomendo montar novas caixas se vc n tiver a grana pra comprar tudo de uma vez, como amps, processador ou crossover, e novos alto falantes. Montar caixa é complicado e as vezes você tem menos dor de cabeça, gasta menos e tem um resultado melhor com caixas ativas. Não são baratas, mas as vezes sai mais barato que montar dependendo do equipo que vc imagina.
4- Se vai fazer um rack de madeira manda fazer uma armação de aço ou alumínio para os periféricos.
5- Você pode usar esse Amp da LL para caixas de retorno, compre passivas ja montada, tem algumas da Leacs de 12" 300w que são bem compactas, ou pode usar essa sua, trocando os falantes por novos, pelo menos ate conseguir uma grana.

Já que você chegou agora, da uma verificada no cabeamento de ligação de todos os equipos, se não tem cabo partido ou descascando, se os conectores estão ok e tudo mais, ja evita 70% dos problemas em som de igreja kkkk. Ja tive problema em som por conta de uma simples tomada que fechou curto por esta cheia de baratinhas fechando contato. Eu tambem sou amador na area, então não me arrisco mais que isso, a galera mais experiente pode lhe explicar melhor o resto.
 
Fala rapaz... Estou retornando ao SAV, acompanho mas faz tempo que não posto nada... Mas vamos lá...
Seu PA é muito ruim.... Mas muito mesmo... Falo com propriedade porque eu tinha esse par de caixas pra fazer pequenos cultos, ar livre pequenos, e era sofrível... O PA da igreja é RCF ART310a e essas CSr nem pra retorno eu gostava de usar...
Então, sua mesa não é ruim e pelo que tu informa não tem problemas com ela, ainda tem canais livres, se puder esperar vale a pena esperar.
Talvez fosse mais interessante começar pelas caixas. As RCF ART 310 estão um pouco caras, o par deve estar uns 5000 mais ou menos. Mas um par de staner sr315 custam menos de 4 mil e já te atenderia bem, tem pressão pra segurar os graves e até segura baixo no PA. Apesar de grandes, não são tão boas quanto RCF , Yamaha ou JBL, que por sinal as JBL eon 615 são bem bacanas tb, usei na igreja que fizemos culto ontem a noite, muito bom som.
Avalie isso, começar pelas caixas vai te dar um resultado imediato.
 
Dependendo do que sobrar, parte para os DIs e algum bom microfone. O Áudio Technica AT MB3K tem qualidade comparada aos SM 58 e preço bem mais em conta.
Quanto aos retornos, tenta arrumar as passivas, de uma boa revisão nelas, vai gastar o valor que vc tem e te dar resultados bons, duradouros e imediatos.
 
Quanto ao retorno por fones, converse com os músicos. Eu gosto, toco violão. Mas na minha igreja só eu que usava, os demais não gostavam e acabei tirando e usamos agora só retorno de chão, que uso uma staner Sr 202
 
Back
Topo