Qual caixa devo usar? 12 ou 15? JBL ou RCF?

Tiago Ventureli

New Member
Olá pessoal sou novo aqui e estou lendo muitos tópicos inclusive ficando meio confuso!!!
Minha primeira dúvida é, faço som em casamentos 90% igrejas, as vezes lugar aberto, costumo usar (teclado, saxofone, voz, violino as vezes bateria) eu uso caixas ativas falante de 15, para igrejas seria ideal falante de 12? Tenho a impressão que definiria mais o som por ser menos grave, mais como sou leigo no assunto o que vcs acham que seria ideal para este tipo de trabalho, ou não faz diferença, tb sou saxofonista!!!

A segunda questão é, tenho uma caixa JBL EON 515 que já não está muito boa, mais gosto do som dela, quero comprar mais uma, tenho visto vcs falarem muito bem das RCF's que tem me interessado, pensando até em migrar, para este meu tipo de trabalho vocês aconselhariam qual marca? Ou as duas são muito próximas? Alguém daqui já experimentou a nova EON 615???

Desde já agradeço!!!
 
Olá, pessoal tb sou novo por aqui, mas acompanho o site a muito tempo.
Vou aproveitar a pergunta do Tiago e fazer outra.

Alguém já ouviu as novas IQ15 Turbosound, estou pesquisando para compra e estava decidindo entre a MILAN M15 e RCF, mas apareceram estas IQ15.

Obrigado.
 
Primeiramente seja bem vindo,

Vamos por parte, "teclado, saxofone, voz, violino", na minha opinião caixas boas com AF de 8' ou 10' são as que soam melhor para esses instrumentos, principalmente voz, caixas de 15, em geral, tendem a embolar muito a voz, porem isso depende muito do projeto, mas de maneira geral é isso que acontece, tirando os projetos em que as caixa usam drives maiores e o ponto de corte é mais baixo, nesse caso elas soam bem mesmo sendo AF maiores (caso da Promaxx 14a, RCF 725a etc).