Qual caixa devo usar? 12 ou 15? JBL ou RCF?

Tiago Ventureli

New Member
Olá pessoal sou novo aqui e estou lendo muitos tópicos inclusive ficando meio confuso!!!
Minha primeira dúvida é, faço som em casamentos 90% igrejas, as vezes lugar aberto, costumo usar (teclado, saxofone, voz, violino as vezes bateria) eu uso caixas ativas falante de 15, para igrejas seria ideal falante de 12? Tenho a impressão que definiria mais o som por ser menos grave, mais como sou leigo no assunto o que vcs acham que seria ideal para este tipo de trabalho, ou não faz diferença, tb sou saxofonista!!!

A segunda questão é, tenho uma caixa JBL EON 515 que já não está muito boa, mais gosto do som dela, quero comprar mais uma, tenho visto vcs falarem muito bem das RCF's que tem me interessado, pensando até em migrar, para este meu tipo de trabalho vocês aconselhariam qual marca? Ou as duas são muito próximas? Alguém daqui já experimentou a nova EON 615???

Desde já agradeço!!!
 
Olá, pessoal tb sou novo por aqui, mas acompanho o site a muito tempo.
Vou aproveitar a pergunta do Tiago e fazer outra.

Alguém já ouviu as novas IQ15 Turbosound, estou pesquisando para compra e estava decidindo entre a MILAN M15 e RCF, mas apareceram estas IQ15.

Obrigado.
 
Primeiramente seja bem vindo,

Vamos por parte, "teclado, saxofone, voz, violino", na minha opinião caixas boas com AF de 8' ou 10' são as que soam melhor para esses instrumentos, principalmente voz, caixas de 15, em geral, tendem a embolar muito a voz, porem isso depende muito do projeto, mas de maneira geral é isso que acontece, tirando os projetos em que as caixa usam drives maiores e o ponto de corte é mais baixo, nesse caso elas soam bem mesmo sendo AF maiores (caso da Promaxx 14a, RCF 725a etc).

" as vezes bateria" isso ja muda tudo, desconheço uma caixa ativa, tirando os monstros (RCF 745a, TT, Meyer e cia), que fique legal ligar uma bateria sem o uso de sub, mesmo as de 15, nesse caso é preferível você usar uma caixa de 10 ou 12 com um sub acompanhando.

As Behringer IQ15... coof... coof.. Turbosound IQ15 são caixas razoáveis, caras e de qualidade inferior as linhas mais básicas da RCF, FBT, Turbosound (de verdade), porem tem recursos bacanas, mas não aguentam muita pressão.

Não gosto muito da linha EON, mas não são ruins não, porem RCF ou a Milan M15 antiga, leva muita vantagem.

No seu caso EU iria de RCF 712a ou Milam M15, são caixas que não vão te deixar na mão se tratando de SPL e timbre.

Abraçooo
 
Primeiramente seja bem vindo,

Vamos por parte, "teclado, saxofone, voz, violino", na minha opinião caixas boas com AF de 8' ou 10' são as que soam melhor para esses instrumentos, principalmente voz, caixas de 15, em geral, tendem a embolar muito a voz, porem isso depende muito do projeto, mas de maneira geral é isso que acontece, tirando os projetos em que as caixa usam drives maiores e o ponto de corte é mais baixo, nesse caso elas soam bem mesmo sendo AF maiores (caso da Promaxx 14a, RCF 725a etc).

" as vezes bateria" isso ja muda tudo, desconheço uma caixa ativa, tirando os monstros (RCF 745a, TT, Meyer e cia), que fique legal ligar uma bateria sem o uso de sub, mesmo as de 15, nesse caso é preferível você usar uma caixa de 10 ou 12 com um sub acompanhando.

As Behringer IQ15... coof... coof.. Turbosound IQ15 são caixas razoáveis, caras e de qualidade inferior as linhas mais básicas da RCF, FBT, Turbosound (de verdade), porem tem recursos bacanas, mas não aguentam muita pressão.

Não gosto muito da linha EON, mas não são ruins não, porem RCF ou a Milan M15 antiga, leva muita vantagem.

No seu caso EU iria de RCF 712a ou Milam M15, são caixas que não vão te deixar na mão se tratando de SPL e timbre.

Abraçooo


Obrigado Benedito!!!

Eu realmente tenho essa impressão, pois toco com uma equipe que usam caixas anteras com falante de 12 e percebo que fica muito mais definido, voz, instrumentos etc...acho que as de 15 dentro de igreja ficam muito emboladas que são as que eu uso!!!
Tenho um colega que usa duas QSC k8 "falante de 8" ele disse que não precisa de mais nada com essas duas caixas faz casamento em igreja e faz muito evento ao ar livre e elas dão conta!!! E realmente os videos dele com essas caixas são muito bons!!!

Então vou pensar seriamente em migrar para caixas com falante de 12 e se der certo, RCF pois todos falam muito bem delas aqui no grupo!!!
HA, e quando uso bateria, faço uma captação bem simples, um microfone apenas pra captar geral, só uma casquinha nas caixas!!!

Só mais uma pergunta, as QSC e RCF são bem parecidas em relação qualidade???
 
Primeiramente seja bem vindo,

Vamos por parte, "teclado, saxofone, voz, violino", na minha opinião caixas boas com AF de 8' ou 10' são as que soam melhor para esses instrumentos, principalmente voz, caixas de 15, em geral, tendem a embolar muito a voz, porem isso depende muito do projeto, mas de maneira geral é isso que acontece, tirando os projetos em que as caixa usam drives maiores e o ponto de corte é mais baixo, nesse caso elas soam bem mesmo sendo AF maiores (caso da Promaxx 14a, RCF 725a etc).

" as vezes bateria" isso ja muda tudo, desconheço uma caixa ativa, tirando os monstros (RCF 745a, TT, Meyer e cia), que fique legal ligar uma bateria sem o uso de sub, mesmo as de 15, nesse caso é preferível você usar uma caixa de 10 ou 12 com um sub acompanhando.

As Behringer IQ15... coof... coof.. Turbosound IQ15 são caixas razoáveis, caras e de qualidade inferior as linhas mais básicas da RCF, FBT, Turbosound (de verdade), porem tem recursos bacanas, mas não aguentam muita pressão.

Não gosto muito da linha EON, mas não são ruins não, porem RCF ou a Milan M15 antiga, leva muita vantagem.

No seu caso EU iria de RCF 712a ou Milam M15, são caixas que não vão te deixar na mão se tratando de SPL e timbre.

Abraçooo
Murilo!!!!

RCf só encontro na CBorges no melhor preço? Mandei email mais eles ainda não responderam!!
Você sabe se eles dividem no cartão e se eu consigo comprar naquele valor sendo de outro estado???
 
Murilo!!!!

RCf só encontro na CBorges no melhor preço? Mandei email mais eles ainda não responderam!!
Você sabe se eles dividem no cartão e se eu consigo comprar naquele valor sendo de outro estado???

boa noite !!!estou querendo comprar duas rcf art 732a entrei em contato com a Cborges e eles não me responderam ainda..estou com essa mesma duvida do colega... se alguém puder tirar minha duvida ficarei muito grato
 
Back
Topo