Qual medusa comprar?

Marcelo Caivano

New Member
Olá,
Foi feito um orçamento de som na igreja e o pastor me pediu para verificar a medusa. Pesquisei alguns modelos mas não entendo se seria necessário um modelo que conecte P10 e Xlr ao mesmo tempo. O modelo da mesa orçada foi mackie profx30v2 e a medusa Tiaflex de 36 vias. O cabo será de uns 20 metros. Para nossa utilização, 16 ou 20 vias seria suficiente. Podem me ajudar a decidir por favor?

- Se a mesa tiver 30 canais, preciso mesmo da medusa de 36 vias? ou podemos comprar uma menor?
- Devo optar pela medusa que tem metade das entradas P10 e metade Xlr?
- Ou o modelo que todas as entradas são Xlr?
- Ou um modelo que todas as entradas são Combo, P10 e Xlr na mesma entrada?
- Percebi que essas medusas são montadas por lojas de som. Devo exigir caixa e cabos dessa marca Tiaflex? Aquarius não é boa?

Agradeço demais
 
Bom dia @Marcelo Caivano ;

É sempre bom comprar material de qualidade para elementos de áudio (não que os outros não sirva, não é isso, é que várias Igrejas não tem pessoas que saibam fazer soldas para substituir os plugs que dão defeito) já tive problemas com cabo TIAFLEX, por isso, caso vcs não tenham quem faça manutenção podem começar com Santo Ângelo (cabo e conectores) a caixa nem tanto.

Se a mesa tiver 30 canais, preciso mesmo da medusa de 36 vias? ou podemos comprar uma menor?
Nas Igrejas onde monto som, eu sempre pergunto o que passará pelo multicabo, OPTO SEMPRE POR MANDAR SINAL, não deixo passar as potências dos amps pras caixas (já peguei multicabo torrado por causa disso), por isso vc deve ver se suas caixas são ativas pra decidir se vc mandará sinal dos periféricos/mesa pela medusa (neste caso vc deverá inverter o conector, de fêmea para macho na cixa pra não ligarem nada errado e queimarem qq coisa). à partir daí vc sabera quantas vias vai utilizar. Nessa mesa, os canais 23/24 e 25/26 são um XLR cada, dependendo da utilização podem ser 1 XLR cada, 27/28 e 29/30 são L+R que vc teria de ver como usará, se receberá sinal de PC ou MP3 etc. E assim vc decide quantas vias ! 24 usando todos XLR já tem !

Devo optar pela medusa que tem metade das entradas P10 e metade Xlr?
Dependerá do pensamento de vcs em questão de qualidade x investimento. Nada impede que (com coerência e bom senso) se use P10 ligando alguns instrumentos EMBORA EU NÃO RECOMENDE, o ideal seria todos XLR com Direct Box para os instrumentos considerados "elétricos". Mas sem grana e com muito bom senso de quem vai operar rola sem queimar nada (MAS NÃO RECOMENDO)

Ou um modelo que todas as entradas são Combo, P10 e Xlr na mesma entrada?
Eu não usaria, com o dinheiro que sobra, por mais um pouco e usa Direct. Muito mais qualidade e menos perigo pra queimar entradas da mesa !

- Percebi que essas medusas são montadas por lojas de som. Devo exigir caixa e cabos dessa marca Tiaflex? Aquarius não é boa?
Como vcs vão mandar montar, não deve ter ninguém pra manutenir, ou é Santo Ângelo ou é Amphenol. Conector desses aí ou Neutrik.

Pra vc se situar, já foi a informação. Pra gente por meter a colher aí na tua instalação, vc teria de mandar tudo que vcs tão pensando em fazer, o que já tem, e quanto pretende investir pois se vcs não tiverem nada e tiver uma condição de esticar o investimento, parte pra uma mesa digital.

Manda o que vcs tem e tão pensando ....

Abc e Sucesso
 
Back
Topo