Qual o Melhor projeto para esta Igreja

Gesiel Lins

New Member
Boa Tarde...
Li alguns artigos aqui no fórum a respeito de projetos de SOM para igreja e gostei muito por isso, venho pedir a ajuda para montar um projeto para a Igreja a qual participo. Segue:
Largura: 11m
Comprimento: 22m
Altura: 7m
Coberta: Alumino/zinco
Janelas: 3 Janelas de cada lado mas uma Porta.
Dimensões: Janelas 1m x 2m
Portas: 1m x 2,8cm
Temos uma Galeria largura do prédio que é de 11m x 6m.
A pergunta é a seguinte qual o melhor som para este Templo? peço a ajuda de vocês.
segue Link com acesso as fotos: http://picasaweb.google.com/114181714610643412009/FotosDaIgreja?authkey=Gv1sRgCOb1o6Sk_oyGIA&feat=embedwebsite
 
vou colocar algumas fotos para serem visualizadas:

103_2916.JPG


103_2925.JPG


103_2921.JPG


103_2926.JPG


103_2932.JPG



Agora, me responda uma coisa, como está o RT60 neste ambiente!?

Creio que o melhor a ser feito é arrumar o forro de maneira a amenizar um pouco a reverberação dentro do templo... fazer algumas correções com relação a acústica para somente depois se fazer qq investimento quanto a compra de equipamentos de áudio com o retorno/resultado adequado.

outra coisa, aonde ficará os instrumentos? só tem "lider" na sua igreja?rs.... me desculpe mas, pensar nos músicos e cantores é tão primordial quanto as "cadeiras dos pastores".....rsrs
 
A única coisa que me vem a mente no momento é a hora em que chove...

Enfim, pra falar de som ideal é como o Tonreb falou: o que usam? Instrumentos? Só voz falada? Coral, grupos de louvor?
 
já existe algum equipamento hoje? digo isso por conta das caixas nas paredes.

um projeto para esse ambiente vai depender de algumas respostas suas,

só vocal?
vai ter conjunto, banda ? se for ter, vão usar bateria, baixo ?

como foi dito, vá preparando o terreno pra uma reforma no teto, e vai ter quem torça o nariz dizendo que esse tipo de coisa é besteira.

claro que todo mundo quer logo comprar equipamentos pra "montar" o som e ver o resultado mas,

lembre se, não são apenas os equipamentos, é todo o conjunto da obra.

p.s de onde você é? onde fica essa igreja?
 
Beleza pessoal.
Vai algumas respostas: Instrumentos (músicos) Bateria, baixo, Guitarra, Teclado. Voz: Back vocal e dois mic para o púlpito.
Aparelhos existentes: DBS 3000 wattsson e mesa Behringer Xenyx X2442.
Local da banda: ficará logo após a tribuna perto da porta conforme a 2ª foto postada. A grande dificuldade aqui realmente é a reverberação. Vcs viram as aberturas abaixo da tribuna(palco) a ideia é para os subgraves. A intenção é retirar as estas caixas das paredes. Espero ter respondido as interrogações e, espero as sugestões.
 
A banda ficará na frente do PA pelo que vc está falando.... acho bom rever o projeto e bater um papo com os responsáveis sobre esse posicionamento. O ideal é a banda ficar no pulpito também, e lembrar que vc´s estão ali para o bem da obra, e não para massagear o EGO de alguns (já to entrando nesse ponto pois sei que é exatamente isso.....toda igreja é.....), devemos lembrar do seguinte: "QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA", e não ao contrario....

E quanto a reverberação, isso não some com equipamento, tem que ter tratamento! E essa parte é muito cara, muito mesmo, mas se tem soluções que podem não ser tão caras e se obter um resultado até satisfatório. A Pétala mencionou algo que acheu até engraçado, mas imagina o barulho quando estiver chovendo....rs
 
Amigo, essa construção me parece nova. Então, se realmente for, vocês perderam a oportunidade de planejar o som antes. As caixas estão instaladas, ao meu ver, no lugar errado. Deveriam estar mais a frente, de preferencia em "fly", ainda mais com o pé direito tão alto, instalaram as caixas muito baixo. Os subs ficarão atrás dos músicos, isso não da certo, pense na sujeira sonora que isso causará. Não sou o mais experiente aqui, mas acredito que quando se tem a chance, o correto é construir o templo já com um projeto de som coerente em mãos. E duvído quenuma igreja desse temanho seja preciso caixas de reverb.
 
Pessoal muito grato pelas dicas.
RE - Cavalcante. (vcs já tem algum valor liberado pra gastar ou vc pediu opinião pra fazer um projeto e tentar a verba?)
Um pouco dos dois, temos uma parte do dinheiro apesar de ser pouco de inicio mas, é o começo.
O pensamento inicial seria retirar as caixas das paredes e coloca-las nos pedetrais uma de cada lado acima da tribuna(palco) com os subgraves.
Aí deram a sugestão de colocar em "Cluster Central". Aparelhagens: Crossover Digital Behringer Ultradrive Pro Dcx 2496, um DBS 3000 para os graves e um DBS 3000 para os médios e agudos e a mesa Behringer Xenyx X2442. RE - Ronaldo (Deveriam estar mais a frente, de preferencia em "fly", ainda mais com o pé direito tão alto, instalaram as caixas muito baixo.) A sugestão seria os sisyema fly?. Aguardo
 
Gesiel,

Sobre posicionamento ideal de caixas dá uma olhada nesse artigo http://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Esse aqui tb é bom http://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/

Enfim, vou dar minha opinião: Se fosse eu que tivesse que mexer e tivesse a liberdade por parte das lideranças eu iria sugerir a troca do telhado por dois motivos: 1º) Calor: acredito que esse tipo de telhado esquente bastante! 2º) Chuva: se na hora do culto começar a cair aquele tipo de chuva em que parece que o céu tá descendo junto vai dar uma barulheira insuportável! Ninguém vai se fazer ouvir e o barulho da chuva vai incomodar bastante!

O que se pode fazer: trocar o material do telhado por um que não transmita o som da chuva ou simplesmente fazer uma lage e fazer um forro internamente. Se essa segunda opção for aceita faça um forro acústico.

Depois vc pode buscar o melhor posicionamento das caixas (tanto do PA, qto subs, retornos), da mesa de som, do grupo de louvor. Essas seriam as medidas iniciais que eu buscaria tomar.
 
Cavalcante disse:
Gesiel,

Sobre posicionamento ideal de caixas dá uma olhada nesse artigo http://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Esse aqui tb é bom http://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/

Enfim, vou dar minha opinião: Se fosse eu que tivesse que mexer e tivesse a liberdade por parte das lideranças eu iria sugerir a troca do telhado.

Depois vc pode buscar o melhor posicionamento das caixas (tanto do PA, qto subs, retornos), da mesa de som, do grupo de louvor. Essas seriam as medidas iniciais que eu buscaria tomar.
 
Back
Topo