qual o melhor tipo de ligação ??

imperador dj

New Member
bom dia pessoal, me chamo Fábio e gostaria de uma ajuda dos senhores a respeito do meu equipamento que estou montando para culto e eventos ao ar livre, esses são os equipamentos:

1 mesa behringer 1832 fx pro
1 equalizador unic ( acho que é 1531, não lembro direito)
8 tweeter hinor trynium - 8 ohm
4 drives selenium D 250 trio - 8 ohm
2 sub eros de 1350 rms - 4 ohm

está dividido assim:
2 caixas t 18 para os sub
2 caixas para 4 tweeter e 2 drives.
a minha dúvida é a seguinte: pretendo comprar um ap 5000 da thunder light pois conheço esse equipamento e sei a capacidade dele em trabalhar em 2 ohm e o preço acessivel, e gostaria de saber com vocês qual a melhor ligação ( paralelo- serial) com os tweeter e drives, pois gostaria de trabalhar com todo o equipamento em 2 ohm e não quero utilizar muitos cabos entre amp/ caixa. um abraço a todos e que Deus os abençoe.
 
Olá!
desculpa te falar amigo mas é para te ajudar, se vc montar assim tem tudo para dar errado, ta parecendo configuração de som altomotivo que só tem gritaria e sub...
acho que para ficar legao poderia trocar os drivers e por ti, mas se não der para trocar o certo seria assim, caixa de alta um woofer de 12 um driver d250 e um st...
 
Siga o Concelho do Marcos MT, está certíssimo.
Um Concelho é primeiro antes de tudo. comprar um crossover, as caixas de médio grave, para o falante de 12" Driver e tweeter. Caso não troque por Ti. Só após esta compra pense em ligar.
Se for ligar sem o falante de 12" vai passar vergonha e acabar se queimando no mercado.
Sua t18 tem uma resposta de frequência de 40 a 120hz no máximo isso levando em consideração a maioria que está na estrada, mais o certo mesmo seria passar um RTA nela pra enxergar e real resposta, só depois trabalhar o corte e processamento ideal. mais a grosso modo é isso ai mesmo de 40 a 120hz. Agora imagine a falta de reprodução sonora de 120hz até 1k "geralmente onde começam os driver's.
Dê uma olhada na tabela abaixo pra ter uma ideia melhor.
Qualquer dúvida é só falar.
 

Attachments

  • Tabela de Frequencias.jpg
    Tabela de Frequencias.jpg
    189.6 KB · Visitas: 10
Olá!
desculpa te falar amigo mas é para te ajudar, se vc montar assim tem tudo para dar errado, ta parecendo configuração de som altomotivo que só tem gritaria e sub...
acho que para ficar legao poderia trocar os drivers e por ti, mas se não der para trocar o certo seria assim, caixa de alta um woofer de 12 um driver d250 e um st...

bom dia DJ Marcos MT, obrigado pela ajuda, já tinham me avisado sobre as caixas KF para esse equipamento que estou construindo. mas não seria pouco agudo e médio/m. grave para tanto grave? os eros chegam à 1350 rms.
um abraço.
 
Siga o Concelho do Marcos MT, está certíssimo.
Um Concelho é primeiro antes de tudo. comprar um crossover, as caixas de médio grave, para o falante de 12" Driver e tweeter. Caso não troque por Ti. Só após esta compra pense em ligar.
Se for ligar sem o falante de 12" vai passar vergonha e acabar se queimando no mercado.
Sua t18 tem uma resposta de frequência de 40 a 120hz no máximo isso levando em consideração a maioria que está na estrada, mais o certo mesmo seria passar um RTA nela pra enxergar e real resposta, só depois trabalhar o corte e processamento ideal. mais a grosso modo é isso ai mesmo de 40 a 120hz. Agora imagine a falta de reprodução sonora de 120hz até 1k "geralmente onde começam os driver's.
Dê uma olhada na tabela abaixo pra ter uma ideia melhor.
Qualquer dúvida é só falar.

Bom dia DJ GARAM, como respondi anteriormente, já tinham me falado sobre a caixa KF, porém ainda não tinha testado. O crossover estou providenciando. Como vou fazer eventos ao ar livre, necessito muito das cornetas e som à distância e confesso que não gostei do som dos TI's, parece que não alcança o agudo do tweeter. mas quanto a ligação dos falantes: como seria? pois gostaria de aproveitar o máximo do amplificador com pouco cabeamento, tipo uma ligação paralela. Um abraço.
 
por nada DJ!
vc já comprou os drives e st? caso sim teria como trocar ou vender?
caixas kf bem feitas e com bons componentes rendem muito, acho que vai até tocar mais dependendo dos falantes/ driver que usar nas kf, até pq seus falantes de sub não devem ter alta sensibilidade...
só lembrando que kf é 1x15+ 1x10 ou 12+ ti ou fenólico e st...
pelo zap posso te ajudar melhor 22997983674
 
por nada DJ!
vc já comprou os drives e st? caso sim teria como trocar ou vender?
caixas kf bem feitas e com bons componentes rendem muito, acho que vai até tocar mais dependendo dos falantes/ driver que usar nas kf, até pq seus falantes de sub não devem ter alta sensibilidade...
só lembrando que kf é 1x15+ 1x10 ou 12+ ti ou fenólico e st...
pelo zap posso te ajudar melhor 22997983674

já possuo os drives e os tweters. vou ver se troco por caixa KF.
duvida: uma caixa de 3 vias poderia ser usada no lugar da kf, ou seria muito grave no som? e o que significa "seus falantes de sub não devem ter alta sensibilidade" ?
 
poderia usar 3 vias sim, eu não montaria uma caixa com esse d250 trio, acho que vale a pena boms drivers ti se puder ser um de 2 pol melhor ainda...
mas se mesmo assim quiser montar as caixa fassa assim, caixa 3 vias normal, 1 woofer de 12, pode ser o Snake esv620 ou outro de sua preferencia mas nada de falante para som altomotivo, driver d250, e st... monte 2 caixas para ver se vc gosta e se te atende, se gostar fassa mais 2 caixas....
ou montar caixas com 2x12+ driver+ st...
sensibilidade de falantes é assim, a sensibilidade é a quantidade que o falante vai render com a potencia aplicada; exemplo se um falante de 15 com sensibilidade de 90 db spl e 1000w rms, e outro falante de 15 com 98 db spl e 1000w rms, o que tem 98db e 1000w rms vai tocar mais que o dobro com mesma potencia aplicada....
a cada 3db a menos tem que aplicar o dobro da potencia para ter o mesmo resultado... e a cada 6db spl a mais com mesma potencia aplicada vai ser o dobro de preção sonora, ou seja 6 db a mais e o falante que tem spl mais alto toca por 2 de baixa sensibilidade...
explicar isso teclando é bravo, por voz explico melhor....
 
Bom amigão, se tem a possibilidade de usar KF é uma boa ideia já que pretende sonorizar um grande espaço, esta KF que o Marcos Citou é projeto original, mas a maioria que vemos por ai são 2x12 + Ti, que vai ter melhor resposta , pois a original exige muito conhecimento técnico para pode ajustar a fase e delay entre vias, e mais amplificadores. Este deficiência que notou nos agudos do Ti acontece mesmo, hora por parte do driver escolhido e hora pelo proprietário não considerar e resposta de frequências da corneta utilizada, nacionalmente temos o sd 375 snake e o D3305 selenium, que não apresenta esta falta nos agudos. Como ainda não comprou os componentes das KF's vamos ter como ajudar melhor nesta escolha, mas o ponto principal na minha opinião seria trocar estes Eros por Sub 800pró ou Sub 18.2 Oversound, ou Selenium 18sw 1p ou 3p, estes foram os que mais se deram bem com a T18. nesta mesma ordem, mas não é uma regra, pode ser composta com seu Eros também, mas teria que ter um amplificador mais parrudo para alimentar os falantes e alcançar um menor rendimento dos que citei pois os que citei precisam de menos potência aplicada e produzem maior SPL.
Teria como trocar os Eros, ou vai continuar com eles mesmo? Pensa ai e me fala.
 
Bom amigão, se tem a possibilidade de usar KF é uma boa ideia já que pretende sonorizar um grande espaço, esta KF que o Marcos Citou é projeto original, mas a maioria que vemos por ai são 2x12 + Ti, que vai ter melhor resposta , pois a original exige muito conhecimento técnico para pode ajustar a fase e delay entre vias, e mais amplificadores. Este deficiência que notou nos agudos do Ti acontece mesmo, hora por parte do driver escolhido e hora pelo proprietário não considerar e resposta de frequências da corneta utilizada, nacionalmente temos o sd 375 snake e o D3305 selenium, que não apresenta esta falta nos agudos. Como ainda não comprou os componentes das KF's vamos ter como ajudar melhor nesta escolha, mas o ponto principal na minha opinião seria trocar estes Eros por Sub 800pró ou Sub 18.2 Oversound, ou Selenium 18sw 1p ou 3p, estes foram os que mais se deram bem com a T18. nesta mesma ordem, mas não é uma regra, pode ser composta com seu Eros também, mas teria que ter um amplificador mais parrudo para alimentar os falantes e alcançar um menor rendimento dos que citei pois os que citei precisam de menos potência aplicada e produzem maior SPL.
Teria como trocar os Eros, ou vai continuar com eles mesmo? Pensa ai e me fala.
 
Back
Topo