Qual o volume ideal para tocar Guitarra em uma banda ?

Gfreeman

New Member
A pergunta é meio estranha mas vou explicar. Bom ,estou tocando guitarra em uma banda que antes tinha como base exclusivamente um violão, o som da banda antes era bem Light mesmo. Está acontecendo o seguinte, o pessoal não é acostumado com guitarra, estão reclamando que o volume da Guita está sempre alto, incomodando etc , mas quando abaixo o volume o instrumento perde o brilho , fica aquele som xôxo, sem vida , sem definição e abafado, o som da guitarra é completamente encoberto pelo pelos demais instrumentos de modo que até o som do violão soa melhor, mas se eu aumentar o volume reclamam de novo .A dúvida é a seguinte, devido as característica do instrumento a guitarra deve ficar com um som mais alto mesmo, um volume que permita definir melhor o som e o timbre , mesmo que fique um pouco mais alto do que o volume que o pessoal está acostumado ? O pessoal está reclamando porque não estão acostumados com o instrumento ou é problema de timbre equalização etc ?
Valeu pessoal
 
Isso depende e muito do estilo musical

Em Rock, Metal a coisa fica mais ou menos assim
1º Voz
2º Guitarra
3º Teclado se houver (se não houver melhor rsrsrsrs)
4º Baixo/Bateria

Em outros estilos o teclado pode vir primeiro e a guitarra se apenas um complemento.
Então você tem que se adequar ao estilo musica da banda.
 
Só um complemento, ouça vários estilos musicais e veja como o seu instrumento se comporta em cada um deles. Isso vai lhe ajudar a coloca-lo na banda de acordo com o estilo tocado.
 
Valeu Metal .Então,a banda antes da guitarra era bateria, violão baixo e vocais, era um som bem leve mesmo.Várias músicas até tinham guitarra , mas como não tinha ninguém para tocar fazíamos só com violão mesmo.Mas agora que tem a guitarra o pessoal reclama que o volume está elevado, como eu disse, se eu abaixo o volume, o instrumento perde completamente o timbre ,fica muito xoxo e minguado,o som geral da banda fica melhor até sem a Guitarra. Mas agora o que eu faço, digo para o pessoal acostumar com o som da guitarra e parar de reclamar ou fico como está, com o som minguado do instrumento ?
Muito obrigado.
 
Amigo, sugiro a leitura desse artigo:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=257">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=257</a><!-- m -->

Pode ser que seus colegas estejam ouvindo seu instrumento melhor que você mesmo.
 
Também pensei nisso Gabriel, e estava justamente procurando o artigo para indica-lo.
Aqui na nossa Igreja corrigí este problema simplismente inclinando o cubo da guitarra pra mim (sou o guitarrista) e o pessoal é que pede mais som agora.
 
Obrigado pessoal pela vontade em ajudar Pessoal !!! Li um pedaço do artigo que indicaram e vou ler o resto, mas só dando um Feed Back é o seguinte o Cubo está praticamente na minha frente , além disso estou usando o Line dele e ligando na mesa só para distribuir melhor o som, além do cubo virado pra mim tem um retorno vindo da mesa Tb. É o Seguinte , ontem mesmo na hora que eu tinha que fazer um pequeno solo, não ouvi nada do que eu estava fazendo, o violão encobriu tudo, mesmo assim o pessoal do vocal ainda reclamou que estava alto, aí não entendi nada.Acho que não deve ser problema de posicionamento porque o violão está ficando com muto mais presença que a guitarra, quando o violão começa a tocar, a guitarra fica praticamente em segundo plano com um som magro e xoxo.Para dar mais brilho e melhorar a definição teria que aumentar o volume mas aí vem o problema.Não sei mais o que fazer. Obrigado a todos.
 
Gfreeman disse:
não ouvi nada do que eu estava fazendo, o violão encobriu tudo, mesmo assim o pessoal do vocal ainda reclamou que estava alto, aí não entendi nada.
É exatamente essa situação que o artigo trata.
Leia com atenção.
 
Pra quantas pessoas vocês tocam? Usar cubo, mandar mesa e ainda retornos? Tem muita fonte sonora, a não ser que seja um publico muito grande. Experimenta usar somente o cubo, pois talvez o seu sistema de retornos não esteja bem equalizado para sua guitarra. Agudos estridentes dão a impressão de alto volume.
Mandar guitarra pra mesa envolve captação adequada (geralmente por mics), boas caixas de PA, uma boa mesa e um bom técnico para fazer os cortes adequados a cada instrumento.

Um bom cubo é o suficiente para atender um publico razoável. Mas a respeito disso, o Gabriel fala no artigo postado e indicado acima. Leia com atenção e não tenha receios em fazer testes.
 
oseiasgsousa Valeu cara !!! Pois é, o local é pequeno uns 500m2 , meu cubo tem 65W e não é nada desses cubos profissionais tipo Laney, Fender etc, é quebra galho mesmo, tb estou usando uma Zoom G2. Não sei se é impressão mas quando ligo o cubo na mesa o som fica melhor distribuído e com melhor qualidade, quando estou somente com a guitarra e no volume adequado (Pelo menos pra mim ) o Timbre fica perfeito e definido , lindo mesmo , mas é misturar com os outros instrumentos e ferra tudo, aí só aumentando o volume para manter a qualidade.Ainda não testei ligando somente no cubo, vou tentar colocar o cubo bem na minha frente pra ver.Bom, eu acho também que tem o fato do resto da banda não estar acostumado com a Guitarra entende ? Só tinha violão antes, guitarra é um instrumento mais agudo por natureza , e que se não tiver um volume adequado fica ruim aí o pessoal deve estar estranhando .
 
no volume adequado (Pelo menos pra mim ) o Timbre fica perfeito e definido , lindo mesmo , mas é misturar com os outros instrumentos e ferra tudo
O timbre não muda quando entram outros instrumentos, isso é efeito psicológico =)
Talvez você esteja usando um timbre inadequado pra proposta da música da banda. Sozinho é excelente, mas em grupo o timbre não casa.

Só tinha violão antes, guitarra é um instrumento mais agudo por natureza , e que se não tiver um volume adequado fica ruim aí o pessoal deve estar estranhando .
Exceção no rock e suas vertentes, guitarras berrando a torto e direito são muito raras e costumam ser um complemento muito útil(e até gostoso de ouvir) nas mais variadas músicas.

Há de se notar que você não sabe o timbre ou o quanto de volume está indo pro público, afinal, você está em um palco/púlpito tocando! Tradução, você está incapacitado de concluir se o som que o público ouve está bom ou não, isso é tarefa pro técnico de som!

Seu problema está no seu retorno. Abuse de equalização, procure novos posicionamentos, descubra do que o pré amplificador do seu cubo e da sua G2 é capaz de fazer. O artigo já citado aqui dá diversas ideias e possíveis soluções.
Se realmente o negócio estiver feio, use fones de ouvido. Certeza que você vai se ouvir (e muito bem). O restante o técnico de som deverá ser capaz de gerenciar =)
 
Pois é Sonikado você falou algumas coisas interessantes Brother. Então, de fato o timbre não muda mas o negocio é que quando estou tocando com o grupo para manter a qualidade (definição etc ) só aumentando o volume entende , com o grupo o som fica minguado, abafado e muito ruim, aí que o pessoal enche o saco quando aumento o volume.O interessante é que o violão fica com muito mais presença que a guitarra ,preenche mais a música .Tem o lance do Timbre correto também, escolher o timbre correto para a música, eu sou iniciante em guitarra tb, já toco violão a bastante tempo mas não tenho tanta experiência em timbrar.Por último, eu realmente não tenho como saber como o som está sendo recebido pelo público , minha única fonte sonora é um retorno e meu Cubo , também não temos técnico na mesa para regular nada, realmente é um problema muito grande.Bom, eu vou seguir suas dicas , tentar criar uns timbres bacanas para ver se o som fica mais definido mesmo tocando em grupo.Também vou aplicar as dicas do pessoal sobre posicionamento do cubo etc.


Olha, só tenho a agradecer a todos do Fórum , o pessoal aqui é 10 mesmo.Que DEUS abençoe a todos !!! :D
 
Eu tenho uma boss GT10, que tem simuladores de AMP e configurações exclusivas para jogar direto na mesa e mesmo assim prefiro tocar só com meu cubo (meteoro 100W). Já toquei assim para mais de 600 pessoas, observando o posicionamento do cubo. Neste caso, posiciono o cubo à minha altura, de forma que saia o máximo possível para o publico e toco de frente pra ele. Desta forma, distribuo melhor o som do cubo e tenho o máximo de som pra mim. Para ligar na mesa só se eu tivesse um bom mic de captação, e um bom técnico para mixar e equalizar adequadamente o som da guitarra, pois o que vemos muito por aí é justamente o contrário, péssimos sistemas de som e técnicos que não tem conhecimento, principalmente em equalizar adequadamente cada instrumento em suas frequências fundamentais.
 
Fala pessoal,

Bom, passei a fazer a 2a guitarra na banda esse ano o estilo é Pop Rock, antes tínhamos apenas uma e uma das coisas que damos muita atenção é a hora de cada um entrar tocando, a inversão das notas, para não entrar em conflito nem com o piano e nem com o violão. A 1a. guitarra é solo, faz apenas uns rifes, eu faço uma leve base, mas sempre diferente do violão. A levada fica por conta da cozinha (batera e baixo) e no fundo piano e violão (segurando a base e acompanhando as vozes) e para os efeitos, metais, violinos em certas horas o teclado.

Usamos cubos, aliás o cubo da 1a. guitarra queimou e estamos utilizando cubos de 30W! Para 300 pessoas, nada em linha, a única coisa é que o som fica magro, pois com falante de 8" não se tem som de guitarra de verdade, mas volume, até sobra...

Abç,
 
MarceloCavic disse:
aliás o cubo da 1a. guitarra queimou e estamos utilizando cubos de 30W! Para 300 pessoas, nada em linha, a única coisa é que o som fica magro, pois com falante de 8" não se tem som de guitarra de verdade, mas volume, até sobra...
Cavic, só para completar seu raciocínio, o artigo recomendado diz:
Para uso ao vivo (há exceções para esse raciocínio! Estou dizendo isso embasado na grande maioria dos produtos disponíveis no mercado brasileiro), sugiro amplificadores com potência mínima de 50w. Não pela potência em si, mas porque os amplificadores com potência menor a essa costumam ser destinados a estudo, ou seja, são bem baratos, e limitados quanto à sonoridade e recursos. Os produtos de 50w ou mais já tendem para uso profissional, e já possuem melhores componentes.

É exatamente isso que você falou. Os 30 ou 50w às vezes até suprem em volume, mas a qualidade sonora normalmente é discutível.
 
Na minha opinião, quando falamos em ministério de louvor, em sonorização em igrejas, de longe o tema mais polêmico da atualidade. Há muito preconceito e muito pouco conceito nessa área. É tão nevrálgico, que já testemunhei pessoas saírem da igreja por causa disso. Um tema de tão grande relevância, merece mais tempo para ser tratado. Vou ver se consigo trabalhar alguma coisa mais tarde.
 
Valeu oseiasgsousa !! Pois é cara, vou seguir isso que vc disse , vou tocar só com o som do cubo mesmo , daí viro ele pra mim e para o público ao mesmo tempo para distribuir o som.Valeu.
 
Gerson Araújo cara, você tocou em um assunto realmente polêmico e está absolutamente correto_Ontem mesmo eu vivi essa situação não digo que eu ia sair da igreja mas deu vontade rsrrs .Tipo, estamos em um momento de mudança no louvor, havia só violão como base agora entrei na guitarra , meu som estava horrível como disse no início, guitarra xoxa, abafada, som magro e indefinido , mas mesmo assim não pude aumentar o volume que o pessoal enchia o saco,fiquei passando a maior vergonha pois pra mim não saia nada na guitarra, eu estava praticamente dublando. Como a galera espera sempre que o guitarrista de um showzinho a parte fiquei mais na pior ainda, porque nem base eu estava fazendo devido ao som da guitarra aguado, daí pensei na hora: vou largar essa guitarra pra lá e sair do louvor .
É cara seria boa discutir mais esse tema pois realmente é complicado. Abraço.
 
Gfreeman disse:
Como a galera espera sempre que o guitarrista de um showzinho a parte...
Brother você me desculpa mas, se você vai na Igreja pra fazer showzinho, está tocando no lugar errado.

A-) Quanto ao timbre que você acha magra e xoxo.
Pode ser sua guitarra que tem esse timbre xoxo, magro e sem vida. Um bom timbre começa:
1º Pela própria guitarra, Corpo, Braço, ´Captação, Tipo de Madeira, Qtd de Madeira, Cordas, etc...
2º Você mesmo, sua técnica, a forma como dá as palhetadas, a forma como faz a digitação e etc...
3º Um bom Amplificador
4º Qualidade dos efeitos

B-) Qdo você diz que ao tocar junto com o violão o seu som desaparece, é porque pode estar havendo mascaramentos, experimente tocar uma oitava acima.
 
Concordo plenamente Metal, até porque, na Igreja não pode haver "destaque" para este ou aquele membro do grupo. É preciso que todos estejam bem entrosados e isto requer técnica, comunhão, muito ensaio e tempo tocado juntos.
 
Back
Topo