Qual o volume ideal para tocar Guitarra em uma banda ?

Metal, bem colocado o que voce falou.
Atila, também é uma boa ideia.

Agora uns toques de quem vive de forma é um di,,,difora..kkkk, bom é o seguinte:
Uns dos grandes problemas de grupos de igreja é que todos estão querendo expor o máximo do que podem fazer e ai é onde mora todo os erros, pois cada um quer se escutar cada vez mais e esquecem de harmonizar, tudo se mistura e fica o samba do crioulo doido.
Na nossa igreja quando mudou o baterista o garoto estava aprendendo e imagina era autodidata, mas o idolo dele era um baterista have metal, imagina como ficou, hoje depois de muitas cabeçadas e estudos hoje ele é um bom batera. As mesmas coisas víamos quando começava um novo guitarrista ou novo baixista, baixista então é uma beleza, a moda agora são slapes, então tem deles que querem usar slapes do começo ao fim do louvor.
Quanto aos cubos até acho que são uma excelente ferramenta, quando o músico sabe usar. Pois a maioria usa e ainda quer ser um operador de audio lá de onde ele está, ou seja coloca o som no 11, isso também presenciei diversas vezes, chegávamos a escutar a uma quadra de distancia.
 
o meu tec de monitor faz questão de colocar os cubos de guitarra da lado oposto da mesa! rss
normalmente faço show com várias bandas no mesmo dia e é impossível controlar os guitas...
 
Desculpe se estou voltando a um post que é muito antigo.
Mas precisava da ajuda de vocês.

Sou vocalista e técnico de som na minha igreja.

Não tenho muita experiência como operador de áudio, mas eu tento fazer meu melhor, a fim de conseguir uma sonoridade no todo que seja agradável.

Ontem foi o culto de páscoa, e operei a mesa de som.
Estou enfrentando o mesmo problema de vocês, a guitarra está muito alta, e me prejudica demais na hora de equalizar e definir relação volume x ganho dentro dos demais instrumentos, pois tenho que compensar o volume em cada instrumento e voz pra aparecer na mix, pois senão a guitarra encobre tudo.


Minha maior preocupação é deixar as vozes no 1º lugar, como temos de 3 a 4 vocalistas, e eles se revezam, tento equilibrar os volumes, pelo que está fazendo solo ou quando é coro fica com volume nivelado ou seja, quase igual, pois cada voz tem um volume diferente, então penso nisso tb.


Já na primeira música violão não aparecia no PA, tenho usado um recurso mediocre na minha opinião, que é atacar a frequência de 1.5kh pra trazer a palhetada, o que mostra um pouco mais o violão, mas não define o timbre do violão.

E um outro problema que tenho enfrentado e os outros músicos relatam em todos os cultos é que não se ouvem bem no retorno, na questão de audibilidade mesmo, ou ouvem mais um instrumento e outro não aparece, lembrando que temos mesa apenas no PA.

No final do culto, conversei com o guitarrista, mas sinceramente não senti que realmente irá surtir muito efeito, infelizmente.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço imensamente!
Amanhã temos ensaio do ministério, vou tirar um foto do palco e da nava pra terem uma noção melhor da minha igreja, talvez assim seja mais fácil de visualizar minha situação e também mais fácil pra me ajudarem.


Segue os equipamentos que usamos no culto de ontem:
Temos uma mesa Mackie 16 canais antiga.
Bateria Yamaha
Baixo Aria
Teclado Yamaha
O cubo do guitarrista é um Fender, não sei dizer quantos Watts.
O cubo é microfonado por um microfone que eu deixei emprestado lá, é dinâmico da audio technica mbk1.
Dois monitores da Meteoro, (um ativo e outro passivo).
PA: São duas Leacs Bless não sei o modelo tb.
Guitarra Gbison não sei o modelo.
Violão Takamine Eg523c
Microfones (2x Senheiser e835, 1x Rode S1, 2x AKG sem fio)
 
Faz uma gravação simples do seu PA e passe para eles ouvirem, todos juntos, aí vão ver que quando 1 instrumento está muito alto, encobre tudo, muitas vezes até o vocal, e isso não é grupo, é competição. É um bom tratamento de choque!
 
Alessandro, vou fazer isso dá próxima vez, se o Guitarrista não criar consciência, vou levar até o Pastor e ver se consigo alguma mudança!
 
Vou dar uma de coveiro, mas por uma boa causa...

Sugiro que parem um pouco de pensar como técnicos de som apenas! Procurem entender como a coisa funciona.
Concordo que igreja não é lugar para que "a galera espera sempre que o guitarrista de um showzinho a parte".
Mas estão dando alguns conselhos totalmente errados!

Infelizmente guitarra, baixo, etc não são NADA lineares.
Então, sim um amp de guitarra (principalmente os menores), precisa de um volume mínimo para funcionar.

Por exemplo, eu Vox Pathfinder 10, eu uso com o master todo aberto, e o knob da ganho ditando o volume.
Se não for assim, é uma caixa de abelhas (zzzz)!

Em contra partida, o Giannini Duovox 100B, com o Master abaixo do 3 soa xoxo.
A partir do 3 que o brinquedo começa a dar graça, mas a partir do 5 ele vem pra festa, comprimindo o som valendo.

Só que o Vox tem 10~20W, ele no talo não é nada extremo. Já o 100B tem 100W, numa 2x12" no 5 já se sente as calças balançando.

E som de guitarra é nos agudos que aparece, os médios é a voz quem afoga, e os graves o baixo.
Precisa-se dosar muito bem, timbrar é uma arte paralela!
 
Meu pastor, que trabalhava em manutenção sempre diz uma coisa muito correta: é preciso ter as ferramentas certas para o serviço, senão vira improvisação e nem sempre sai bom. Cubos de 100w são para igrejas de 300-400 pra cima. Se a igreja é pequena, cubos devem ser pequenos também, se não extrapola, e cai nos problemas citados acima.
 
Levifelipe, sou guitarrista e tenho plena consciência que alto falante para Guitarra quanto mais no limite melhor ele trabalha. Só que não adianta levar um cubo de 1.000 watts para um lugar que um cubo de 20 watts seria mais do suficiente. O amplificador da Guitarra não é para fazer o som do publico, é para timbrar o instrumento, para o som do publico existe o conjunto SM57+mesa+caixa de PA.
Outra coisa: "som de guitarra é nos agudos que aparece". Engano seu, Guitarra fala de 80 hz até 1,25 khz ou seja do médio grave até o médio agudo, acima de 1,25 khz são somente os harmônicos que aparecem. E isso ainda depende do gosto de cada um em relação a timbre, por exemplo, o meu timbre é fechado, tenso e mais pesado que o do Andreas Kisser.
 
para o som do publico existe o conjunto SM57+mesa+caixa de PA
PQ SM57!?.... sou mais o i5 ou até mesmo o e609....rs

alto falante para Guitarra quanto mais no limite melhor ele trabalha
Se o amp for valvulado então, quanto mais "no pau" estiver o amp, melhor será o som! O próprio eliabe está trabalhando com um amp de 5W valvulado da SOLO e microfonado para o restante da igreja, e vale muito a pena!
 
Sm57 pq é uma lenda, alias Sm57+Marshall = Som do Rock'n Roll heheheehe
Meu amigo tem o Mini 8 da Solo, 8W 100% valvulado e tem um belíssimo timbre.
 
Back
Topo