quando não usar o 0 dB

Leandro Aguiar

New Member
Olá pessoal, se puderem por gentileza me ajudar.
Sempre li sobre ter um certo headron nos amplificadores, sobre usar o ganho na mesa, próximo de 0 dB, monitorar entradas e saídas de periféricos perto disso também, e percebo que o som responde melhor em qualidade e funcionalidade de equipamentos.

Mas aí vem a dúvida, pois preciso unir essas informações, e não sei onde não devo usar o 0 dB, pois foi instalado um som novo na igreja onde frequento, e o som é mais potente do que precisa, então se eu usar o ganho alto, volume nos faders individuais, volume no master e as caixas em sua totalidade, sobra muito.
Onde devo tirar volume? Pensei em reduzir nas caixas, pra ter uma operação da mesa de forma mais prática, mas não sei se isso é o correto.

A pessoa que opera o som hoje, usa os ganhos todos próximos de -50dB, mas fica ruim demais de por exemplo configurar um compressor, o threshold vai lá em baixo pra começar a trabalhar nos picos. Quando deixamos os ganhos e faders próximo de 0dB fica mais fácil e prática a mixagem, mas o fader que manda som para o PA fica quase zerado.

Som que temos, são duas colunas com tres caixas cada (Antera LA 2.06) e mais dois subs, não lembro o modelo de cabeça. Mesa Mackie DL32R.

Obrigado e espero ter sido claro no que descrevi.
 
Procura um material chamado Estrutura de ganhos.
Acredito que vá sanar suas dúvidas.
Depois volte aqui e pergunte de novo, caso haja necessidade.
Pois são muitos detalhes a se considerar.
A princípio o ganho da mesa todo no máximo causa saturação do sinal, e é prejudicial.
 
Oi Leandro!

Pelo que entendi, o knob de volume das caixas está no máximo, é isso mesmo? E considerando que seu equipamento tem muita sobra pro seu uso e espaço, a mixagem com os ganhos e faders estão em ajustes mínimos, para conseguir respeitar a pressão sonora desejada, certo?

Me parece que a melhor estratégia pra vc contornar o problema que está tendo é diminuir significativamente o volume nas caixas, ou até mesmo diminuir a quantidade de caixas que estão sendo utilizadas, refazendo a montagem/dimensionamento do sistema. Como vc mesmo citou, um ajuste adequado dos ganhos e faders na mesa estão tornando inviável até o uso dos periféricos (compressor)... Vc terá melhor relação sinal ruído, melhor qualidade final do áudio, a operação ficará mais prática e segura, terá economia $$ e segurança. Já pensou se alguém esbarra num fader durante o culto e o abre no talo?
 
Então @Leandro Aguiar ;
Reforço as sugestões e recomendações que já foram dadas. Acrescento apenas que talvez esteja havendo uma certa confusão com relação ao 0dB das caixas e o de sua mesa. No meu entender , na operação da mesa e periféricos é desejável tanto quanto possível, manter os níveis de sinal em 0dB que será como faixa dito o ponto de melhor relação sinal x ruído. Agora quanto ao 0dB das caixas, nos determinamos para saber como elas atendem a um ambiente e qual área e número de pessoas. Uma vez que definimos isso para o ambiente a ser sonorizado pode ser ou não que precisemos utilizá - lo, e se precisarmos o quanto ainda temos de margem de trabalho entre ele e o ponto de clip das caixas que é o limite da operação segura delas. Então, no seu caso, se vc já tem estabelecido estes detalhes do seu sistema, seria apenas atenuar o volume nas caixas até que o nível de operação do sinal na mesa fique o mais próximo possível do 0dB.
Com minhas caixas, até hoje tb ainda não precisei usar no 0dB e nunca deram problema tb.
Bem acho que de forma geral é isso.
 
Não sei se entendi, então se sobra potência das caixas para melhorar o rendimento da mesa posso reduzir o volume no amplificador ou caixa ativa?
 
Back
Topo