Que cabo utilizar em um Pa?

Olá a todos.

A questão da bitola de cabos não está ligada somente ao fato de aguentar ou não aguentar, mas sim que som você extrair do seu sistema.

Todo amplificador tem um fator de amortecimento que é simplesmente a capacidade de interrromper excursão do cone quando não há sinal sendo enviado.

Se o amplificador tem um fator de amortecimento baixo o cone vai continuar vibrando e emitindo sujeira no som (frequências inúteis, distorção, etc, sem contar o desgaste e aquecimento). Bons amplificadores tem fator de amortecimento maior que 300.

Mas o que tudo isso tem haver com a bitola do cabo?

Tudo. Quanto maior o comprimento do cabo mais de degrada o fator de amortecimento, está aí a grande vantagem de se usar caixas ativas que até de orelha se percebe que o rendimento é muito maior.

Se o cabo for fino os agudos também serão prejudicados, na sessão de downloads tem algumas tabelas para se calcular as perdas de acordo com a bitola e distância utilizada.

Clique em Downloads==> textos diversos ==> Dimensionamento de cabso AC e de Caixas Acústicas

De autoria de ninguém menos que Edu Silva e Rosalfonso Bortoni.
Vale a pena conferir.

Realmente existem os cabos de 3,5mm, são aqueles "flamenguinhos" melhorados e transparentes utilizados em som automotivo. Eu prefiro o bom e velho PP.

Abraço,

Marcelo
 
Back
Topo