Que equipamentos devo comprar para produção de eventos?

Tales Mailahn

New Member
Olá a todos, eu recentemente depois de trabalhar de ajudante de uma produtora de eventos da minha região decidi que eu vou começar a produzir pequenos eventos, pois sinto que essa é uma das areas que mais me indentifico, e eu digamos "ataco" de DJ. Ja pesquisei um bocado, mas tem certas coisas que não achei, então resolvi pedir ajuda.

Meu problema é o seguinte, pretendo gastar uns R$ 5.000 em equipamentos, sejam usados ou novos, mas não sei a proporção de potencia em Wrms dos alto falantes que devo comprar, pretendo montar com 4 vias, subwoofer, woofer, driver e tweeter, existe alguma porcentagem de quantos watts usar em cada via, ou quantos falantes devo usar em cada via?
 
Amigo Tales, não tem uma resposta única para esta pergunta, pois depende de muitas variáveis, como por exemplo e eficiência dos transdutores, directividade do sistema caixa+transdutor. Não é simples partir do zero para um sistema assim com pouca informação, e funcionar direito. Pode ser que percas dinheiro. Pela tua ideia de montar um sistema de 4 vias, imagino que você esteja pensando em coisa grande, então R$5000,00 será pouco.
Sugiro pesquisar caixas amplificadas, onde tua questão de porcentagem de watts entre vias já deverá estar resolvido, se optar por exemplo em caixas com falantes de 15". Poderá também optar por caixas com 12" ou 10" e mais subwoofer. Para questões de caixas amplificadas, você encontrará muitos tópicos por aqui.
Nestes tópicos, veja que as pessoas que querem ajudar, sempre perguntam o tamanho dos locais e quantidades de pessoas que pretende atender, então defina isso em teu projeto, antes de escolher o equipamento.
 
Amigo Tales, não tem uma resposta única para esta pergunta, pois depende de muitas variáveis, como por exemplo e eficiência dos transdutores, directividade do sistema caixa+transdutor. Não é simples partir do zero para um sistema assim com pouca informação, e funcionar direito. Pode ser que percas dinheiro. Pela tua ideia de montar um sistema de 4 vias, imagino que você esteja pensando em coisa grande, então R$5000,00 será pouco.
Sugiro pesquisar caixas amplificadas, onde tua questão de porcentagem de watts entre vias já deverá estar resolvido, se optar por exemplo em caixas com falantes de 15". Poderá também optar por caixas com 12" ou 10" e mais subwoofer. Para questões de caixas amplificadas, você encontrará muitos tópicos por aqui.
Nestes tópicos, veja que as pessoas que querem ajudar, sempre perguntam o tamanho dos locais e quantidades de pessoas que pretende atender, então defina isso em teu projeto, antes de escolher o equipamento.
Posso dar uma olhada nas caixas amplificadas, mas não sou muito fã, o que eu queria fazer era duas caixas de subwoofer, ou uma só e duas caixas tipo trio, com driver fenolico tweeter e woofer, eu me expressei mal, eu queria saber na verdade qual proporção usar nessa caixa trio, falantes de quantas polegadas e quantos Wrms.
 
Não é possível passar uma proporção de potências, pois depende de qual falante usará.
Procure estudar sobre sensibilidade dos falantes, dado nos manuais em "X" dB SPL(1w/m). Como início de estudo, podemos imaginar que os falantes do teu sistema deveriam ter a mesma sensibilidade, mas como isso não vai acontecer facilmente, então você precisará aplicar mais potência no falante que tiver menos sensibilidade e vice-versa. Na prática, a via de agudos poderá ter sensibilidade menor que a do subwoofer, pois altas frequência são mais direcionais. O tipo da caixa de som também pode influenciar na directividade e sensibilidade do conjunto caixa+falante. Colocando mais de um falante ao lado do outro na mesma via, também altera esses parâmetros. Terá também outras considerações no meio do caminho.
Conclusão, quanto mais você estudar, menos chance terá de perder dinheiro no projeto. Não é simples. Você até poderá conseguir um resultado que te agrade, tudo bem, mas não faça igual algumas pessoas que dizem que as caixas caras são caras por nada, basta cortar madeira e colocar qualquer falante baratinho e vai "falar" igual. Não é assim.
Estude, e sim, poderá fazer melhor que algumas caixas "baratinhas" que vendem prontas. Mas não é simples.
 
Eu dei uma pesquisada sobre a sensiblidade dos falantes, acho que uma caixa ativa boa ja vem com uma boa proporção, posso gastar até uns R$ 8.000, eu tava pensando em duas ativas trio de 500 Wrms cada e mais dois subwoofers de 500Wrms, ou em ultimo caso um subwoofer de 1000, mas notei que os subwoofers ativos de 500w são bem caros proporcionalmente, os que eu vi estavam na faixa de 2.000 reais e o que eu vi numa loja aqui da minha cidade custava 3.300 e tinha 1000 Wrms, sera que vale mais a pena comprar dois ativos ou dois passivos mais amp? Pra quantas pessoas sera que fica bom esse sistema de 2000 Wrms e uma qualidade boa?
 
Olá sou novo por aquí e não consigo começar um forum.
Alguém me ajuda por favor preciso refazer o som da igreja.
 
Back
Topo