Que mesa comprar?

G

Guest

Guest
Preciso comprar uma mesa nova que seja compativel com minha necessidade e principalmente que tenha mais de 4 aux.
pesquisei muito valores opinioes etc. mas nao consigo chegar em uma conclusão.

Hoje trabalho com uma alto 16 canais mas ta dando muitos problemas! vaza, chia os leds ficam ligados mesmo o canal desplugado, entre outros problemas...
To pensando seriamente em uma ciclotron csm 24.8 ou 32.8 elas ficam em torno de 4000 a 5000.mas todos falam mau dela! é tao ruim assim??
Lá na igreja fazemos varios eventos que gira em torno de 1500 a 2000 pessoas.e cada evento alugamos o som por que nao temos equipamentos. Junto com a mesa pretendo comprar umas caixas da leacs vip 1000 ativas. Vale a pena? O novo modelo tem 1000W as antigas tinha 600W.

Pegunto: quais os verdadeiros problemas da csm 32.8? Digamos que tenho poucos perifericos apenas equalizadores da behringer. A mesa tem tanto ruido assim? Aguenta o tranco mesmo?aceito sujestoes de mesas que sejam compativeis com a csm32.8.
Desculpa tantas perguntas, sou novo aqui e minha cabeça esta cheia de duvidas pois nao quero comprar algo que me arrependa depois. Afinal dinheiro nao da em arvore!

Fiquem na paz e desde ja muito obrigado!!
 
Amigo...

Se você tiver esse orçamento (de 4 a 5 mil) eu não te recomendo essa ciclotron não. Na minha opinião você consegue mesa bem melhores por esse preço; por exemplo, compramos um SoundCraft LX7 de 24 canais (4 subs) por 3.800,00. Embora ainda não tenha testado, com certeza é superior a essas CSM.

Ao meu ver, os problemas principais dessa mesa é o vasamento de sinal e os potenciômetros que para dar resultado mesmo só no final do curso.


Já as caixas, nunca tive a oportunidade de usar...
Só por curiosidade, quanto estão custando essas caixas? E qual o uso pretendido?

Espero ter ajudado.

Israel
 
Rapaz... não tem nem o que pensar... entre uma Ciclotron e uma Soudcraft? A LX7 é muito melhor (mas muito mesmo) que qualquer Ciclotron... e por este preço se torna uma alternativa muito atraente para igrejas de pequeno/médio porte.

[]'s
 
Olá Guilherme, seja bem vindo ao SomAoVivo.

uma mesa nova (...) principalmente que tenha mais de 4 aux.

To pensando seriamente em uma ciclotron csm 24.8 ou 32.8

As CSM 24.8 (essa é novidade, eu não conhecia) e a 32.8 tem 6 Aux Pré e 2 Aux Pós (8 Aux totais). Então, realmente vão te atender nessa necessidade.

Também há as Staner Opera (24 ou 32 canais, 6 Aux, 4 Pré e 2 Pós) e a Veritas (24 ou 32 canais, 8 Aux, 6 Pré e 2 Pós).

As CSM não são mesas ruins. Tem sonoridade "decente", recursos também. O que vai te fazer uma certa raiva é abrir um canal e descobrir que sai o som do canal e de outros próximos (vazamentos, ainda que pequenos mas perceptíveis). Mas dá para trabalhar + ou - tranquilo.

As Staner já são mesas de nível muito melhor, com um projeto mais novo, com componentes importados. Os prés são melhores que os da CSM, e o nível da mesa como um todo é bem melhor.

Só que o preço é mais que o dobro de uma Ciclotron equivalente. Se não me engano, a Opera de 24 está por R$ 6.000,00 e a Veritas 32 canais por R$ 13.000,00. Preços de Playtech, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br">www.playtech.com.br</a><!-- w -->.

Quando às importadas, consulte a Torau (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.torau.com.br">www.torau.com.br</a><!-- w -->), quanto a mesas Soundcraft que te atendam (e fique surpreso com os preços).

Não sei quem vende Allen & Heath, mas já ouvi falar de bons preços nas mesas deles, que são excelentes. Dê uma pesquisada.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
As CSM não são mesas ruins. Tem sonoridade "decente", recursos também. O que vai te fazer uma certa raiva é abrir um canal e descobrir que sai o som do canal e de outros próximos (vazamentos, ainda que pequenos mas perceptíveis). Mas dá para trabalhar + ou - tranquilo.

Eu discordo de vc, Fernando. Estas mesas além dos vazamentos eternos, que ocorrem mesmo nas novas, têm sonoridade com excesso de médios. Eu já trabalhei bastante com mesas Ciclotron (quase todos os modelos, incluindo as Vega) e não gosto de nenhuma.

Bersan disse:
As Staner já são mesas de nível muito melhor, com um projeto mais novo, com componentes importados. Os prés são melhores que os da CSM, e o nível da mesa como um todo é bem melhor.

Só que o preço é mais que o dobro de uma Ciclotron equivalente. Se não me engano, a Opera de 24 está por R$ 6.000,00 e a Veritas 32 canais por R$ 13.000,00.

Concordo com vc neste ponto. As Staner são bem melhores, mas se a Soundcraft LX7 está em torno de R$ 4.000,00, não há muito o que pensar. A mesa tem seis auxiliares e quatro subgrupos, sem contar os tradicionais pré-amplificadores ingleses.

[]'s
 
David,

Ciclotron (quase todos os modelos, incluindo as Vega) e não gosto de nenhuma.

Gostar, eu também não gosto. Acho qualquer mesa importada melhor (Alto, Behringer, Phonic, etc) que as Ciclotron.

Mas se eu tiver uma CSM nas mãos, vou fazer meu trabalho sem reclamar. Até porque é a mesa mais comum de se encontrar por aí. Evidente que, se eu puder ($$$) ter coisa melhor, com certeza vou preferir.

E concordo com você (e acho que todo mundo), vou de Soundcraft (qualquer uma) de olhos fechados, tranquilo, tranquilo.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Gostar, eu também não gosto. Acho qualquer mesa importada melhor (Alto, Behringer, Phonic, etc) que as Ciclotron.

Mas se eu tiver uma CSM nas mãos, vou fazer meu trabalho sem reclamar. Até porque é a mesa mais comum de se encontrar por aí. Evidente que, se eu puder ($$$) ter coisa melhor, com certeza vou preferir.

Eu tb não sou de ficar reclamando qd encontro mesas Ciclotron em algum evento. Se só tiver uma delas, vou fazer o som tb. Mas é diferente qd estamos procurando uma mesa para comprar. Sempre acho que há outras coisas melhores que Ciclotron e com preços compatíveis.

[]'s
 
ciclotron

Agradeço pela força! Não sou um grande conhecedor de mesas pois operei com poucas marcas ate hoje. Vou pesquisar os preços da SoundCraft LX7 e ver se ela atende as necessidades da igreja.
Quanto as caixas VIP1000 são de fabricação brasileira caixas robustas e de boa qualidade! Se nao me engano usa falantes selenium, dois de 15' e uma driver de titanium.
Ja vi funcionarem em eventos na igreja e responderam bem as necessidades.

obrigado pela força!
fiquem na paz
 
A linha MG da Yamaha é Muito Melhor q a Cicloton... e ta com um preço bom! E ja vem com efeitos!

Um abraço,
 
Eu ficaria (assim como escolhi) com a SoundCraft. mesmo sem efeito [comparada a Yamaha] por alguns motivos:

Fader de 100 mm - Te possibilita ter mais controle.
Mais leve.
Tem dois semi-paramétricos de Médio.

Mas também, tem alguns pontos ruins:

Chave de Phanton geral, e não por grupo.
Canais estéreo sem fader
Ausência de efeito (se vc não já o tiver)

Agora, resta pesar os prós e contras e escolher. Mas uma coisa é certa:
-Fuja de Ciclotron!!!

Israel
 
Isinho,

Mas também, tem alguns pontos ruins: Chave de Phanton geral, e não por grupo

A maioria das mesas importadas tem uma única chave de Phantom Power, ou então em grupo de canais (a Yamaha trabalha com grupos de 8 em 8). Não acho isso um ponto ruim, apenas uma outra forma de ver a coisa. Existem alguns fabricantes que usam chaves individuais, mas são mais raros ou apenas nos consoles de grande porte (se bem que, no seu caso, 32 canais já é grande porte).

O problema, aqui no Brasil, ou trabalhamos com gambiarra ou sem conhecimento apropriado. Phanton Power não é perigoso, mas tem que saber trabalhar para não haver problemas.

Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Pois é Fernando...

Boa parte das pessoas nem conhecem, muito menos usam o phanton. A única coisa que gosto da Ciclotron CSM é o bendito phanton individual; se bem que o único microfone que já mexi que não podia receber alimentação do phanton foi um para flauta, no mais, é tudo igual.
O único incoveniente de se enviar alimentação a todos os canais é quando vc fecha corrente e leva aquele susto do choque (embora seja fraco...)

Israel
 
Em tempo:

Tomar choque com Phanton é super difícil, já tomei na saída da mesa de som, mas foi erro meu, acabei encostando um plugue (de metal) nos dois conectores, aí fechou o circuito e tomei choque...

Mas pode usar sem medo, uso a anos, e só tomei esse choquinho - 48 volts - uma vez.
 
Isinho,

se bem que o único microfone que já mexi que não podia receber alimentação do phanton foi um para flauta

nunca vi nenhum microfone que não pudesse receber Phantom, nem sequer os sem fio.

Como dito no artigo, se o microfone (inclusive sem fio) tiver entradas balanceadas, se o cabo (conector + fio) forem também balanceados, não há risco nenhum. É norma. Por isso que não há problemas.

Mas já vi queimarem mics (uns AKG, uma pena) porque usaram conectores XLR + cabo coaxial, jampeando o pino 1 e 3. Fora de norma, resultado = problema.

O único incoveniente de se enviar alimentação a todos os canais é quando vc fecha corrente

Sim, é um risco. Não só fechando curto e tomando choque, como você descreveu, mas apenas o ato de conectar/desconectar o cabo na mesa ou no mic pode levar a problemas. O Phantom deve estar desligado nesse momento. É o mesmo quando conectamos um aparelho na tomada, e dá aquele clarão (centelhamento).

Os riscos do centelhamento são: queima do mic ou queima do canal da mesa. Aliás, eu queimei uma mesa assim, por descuido com isso. Só estou esperando ela chegar do conserto para isso virar um artigo.

Um abraço,

Fernando
 
Pois é, esse Mic de flauta que deu zica nem foi comigo, foi na igreja... Devia ser dos mais genéricos pra dar um problema desses.

Além dos possíveis danos causados pelo descuido com o phantom, há também o risco de se danificar a caixa num centelhamento desses.

Aliás, acho que todos já tomamos choque alguma vez na vida nã o é? Pois bem, dói, mas a dor maior não é do choque em si (pelo menos nas voltagens residênciais) mas sim do centelhamento que ocorre quando fazemos "pular a eletricidade" entre o condutor e nós...
(me corrijam se estiver errado)
 
Back
Topo