Queima de auto falantes - Problema no amplificador?

Neilton S Silva

New Member
Caros amigos, talvez vcs possam me tirar algumas duvidas: Eu comprei em uma mesma loja aqui no RJ, um amplificador Premium Acustic de 900w RMS, 02 caixas com 01 alto falante de 300w RMS, 8 ohms, com 01 tweeter e 01 drive em cada (tudo da Premium Acustic). Um equalizador e uma mesa de som de 06 canais, tudo novinho. Acontece que os auto falantes ja queimaram por tres vezes e até agora eu não sei o motivo, nessa ultima queimou o alto falante e o drive, na primeira vez queimou uma das caixas, na segunda as duas e nessa queimou uma. Faço as ligações certas e nunca abri o som todo. Uso cerca de 15% da capacidade do equipamento e tudo isso num espaço de tempo de 06 meses entre uso (muito poucas vezes) e consertos. Achei que poderia ser defeito do amplificador, levei na garantia para uma revisão e depois disso queimou o alto falante novamente. Não sei mais o que fazer, será que eu não estou sabendo usar o equipamento ou existe um vicio que ainda não foi localizado? Vi também em um dos topicos deste forum que o amplificador é de 900W RMS e 4ohms, porem os auto falantes como ja mencionei são de 300W RMS de 8 ohms. Será que o problema pode estar aí ?
Desde já agradeço e aguardo uma orientação.
 
Re: Duvidas

provavelmente seu amplificador tenha uma potência de 450W por canal em 4hom, se aumentarmos a impedância temos pedas na potência praticamente proporcionais, logo você tem algo em torno de 230W de potência para essa caixa, como você tem pouca potência a tendência é pesar a mão nos fader, daí distorção hârmonica, ondas quadradas, e aí vai...
resumindo falantes queimados misteriosamente!!

em teoria você pode ligar suas caixas até naqueles MP3 do Paraguai, elas vão tovar com a potência que ele oferece, oque vocÊ não pode e dixar clipar o som ainda que vocÊ diga que está usando apenas 15% da capacidade, minha experiência diz que há mil maneiras diferentes de saturar um sinal, desde aparelhos de DVD residênciais a aparelhos com sinal de linha na entrada MIC da mesa, a ganho em periféicos e aí vai leia o artigo que falei e se concentre nessa possibilidade, e oque sempre eu digo se precisa de mais pressão compre mais caixas e mais potências...
 
Re: Duvidas

Não ficou muito claro pra mim a resposta mas o que eu uso como entrada é um note book. Mas me oriente o que devo fazer? Trocar o amplificador, as caixas ou existe uma forma de usa-las sem queimar. Outra coisa, colocar diviisor de frequencia adianta? Um abraço e obrigado pela paciencia.
 
Re: Duvidas

Bom dia

Fale mais como liga tudo e como fica os ganhos no sistema,

Vc liga o computador direto no amplificador ou usa mix ou mesa?

O que pode estar acontecendo como disse arleypol é que o ganho em algum local pode estar alto, por ex no computador esta baixo e na mesa no máximo e no amplificador em 15%, dessa forma a mesa pode estar acendendo o led de clip, e mandando distorção ao amplificador e este enviando direto para a caixa assim queimando.

O que pode estar queimando pode ser relacionado a sinal DC, alguns amplificadores tem proteção contra DC para proteger o falante.

Uma dica para isto é deixar o volume no computador no máximo, na mesa ou mix em 0dB (se não tem esta marcação deixe em cerca de 75% do curso) e no amplificador em 0dB todo aberto. e controlar o ganho (volume) em somente um componente no computator ou mesa
 
Re: Duvidas

Você precisa passar mais detalhes do seu sistema, qual o uso que se faz dele (som ao vivo ou mecânico), tipo de ambiente, etc.

Sem estar presente é difícil dizer, mas o problema pode estar no uso do equalizador. Um equipamento desses só é eficiente quando bem utilizado e regulado da forma correta. Utilize ele por um tempo sem o equalizador, faça uns testes e veja o que consegue.

Em tempo: Para se usar corretamente um eq, é necessário uma análise do ambiente em tempo real (RTA), pois apenas fazer aquele 'sorriso' não vai acrescentar em nada, muito pelo contrário, você poderá enfatizar frequencias que são danosas as suas caixas, e atenuar outras que seriam essenciais, tendo de compensar no volume.
 
Re: Duvidas

Correto, eu normalmente uso equalizador. O amplificador eu abro todo o volume porem a mesa fica zerada e vou controlando o volume por ela. Eu disse que uso só 15% porque uso em um salão de festas no meu condominio que não é muito grande e pelo equipamento que tenho e que considero potente pelo som que emite, só dá prA usar isso. Vou parar de usar o equalizador por um tempo pra experimentar o que vc disse. Ah, da ultima vez que consertei o alto falante(recentemente), mandei colocar um divisor de frequencia orientado por uma pessoa que conserta falantes, porem ainda não experimentei, vamos ver se vou resolver essa "pendenga". Aguardo seu comentario.
 
Re: Duvidas

Neilton, entendi, mas creio que o problema não é somente a falta de um divisor. Geralmente, e falta de divisor condena drivers e tweeters, e quase nunca os woofers, portanto, seu som pode melhorar sim, porém não sei se esse é o problema.

Faça uns testes sem o equalizador, ou então seja mais criterioso quando for equalizar. Se você não tem um RTA, tente compensar ou atenuar apenas as frequencias necessárias, mas de ouvido isso é complicado.
 
Re: Duvidas

Nesse fim de semana liguei o som aqui no meu condominio para uma festa de aniversario em famili. Tudo correndo muito bem desde as 15h, porem por volta das 21h e a garotada ouvindo funk eis que os dois alto falante pararam de funciona, só funcionando os drivers e os tweeteres nas duas caixas, quer dizer que novamente os alto falantes queimaram sem explicação. O equipamento estava ligado da seguinte forma: Amplificador com o volume todo aberto, a mesa com os deslizantes vermelhos tambbem no maximo e os deslizantes equivalentes aos canais usados estavam a cerca de 20% do volume como sempre faço e sem ligar equalizador.
Realmente o divisor de frequencia não resolveu o problema pois a caixa em que eu o coloquei tambem queimou o alto.
 
Re: Duvidas

Eu até fotografei a mesa com os botoes de midi, high e low nas posições que estava e não consegui cola-las aqui pra vcs terem uma ideia. Os meus telefones são (21) 8801-5671 e (21)7842-9872 - ID 46*3869 Nextel, se alguem tiver alternativa pra mim vou ficar grato.
 
"a mesa com os deslizantes vermelhos tambbem no maximo e os deslizantes equivalentes aos canais usados estavam a cerca de 20% do volume como sempre faço e sem ligar equalizador."

Qual o modelo da sua mesa??

Normalmente as mesas tem uma marcação 0dB e alguns pontos acima, o ideal é deixar o master da mesa (deslizantes vermelhos) em 0dB e não acima pode ate deixar abaixo mas cuidado de exagerar, o problema pode ser este, no canal está baixo e na saída master da mesa com ganho acima do nominal para o amplificador, lembrando o máximo da mesa é 0dB. o final do curso do fader é acima do máxino, tem mesas que tem bargraph e pode ajudar a monitorar o sinal que sai para o amplificador, o sinal tem que ficar no máximo em 0dB

veja estes artigos pode ajudar, tente ver os conceitos

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=191">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=191</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=227">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=227</a><!-- m -->
 
Concordo que parece ser pouca potência do amplificador em relação com as caixas e clip, já que foi mencionado que usa o master no máximo, forçando o amplificador.
As caixas são de 300W RMS de 8 ohms, e o amplificador fornece quanto de potência em 8 ohms?

Sem mais detalhes dos equipamentos, complica. Assim no "escuro", iria sugerir ligação em Bridge, mas, é necessário saber se o mesmo suporta. Dai ficaria 600W das Caixas em 4 ohms, com 900W do amplificador em 4 ohms, o mais próximo do ideal.
 
Em relação ao Master da mesa estar no máximo, teoricamente não tem nada a ver, pois se ele está "segurando" no fader do canal correspondente, e não está distorcendo, então, a posição nada irá interferir. Não digo que seja esse o caso dele, sem saber como usa é difícil.

Porém, eu compartilho a opinião dos amigos aí. Posicionar os faders Master em 0db ou abaixo, e não passar disso, a mesma coisa com os faders dos canais individuais. Se a mesa tem indicador de sinal de saída (leds), também monitorar o sinal entregue ao amplificador dessa forma.

Vou dizer outra coisa, que já foi dito acima:

Esse amplificador deve estar jogando DC na saída, muito estranho queimar os falantes e os drivers e tweeters não, pois esses segundos são bem mais sensíveis, e nesse caso, os capacitores do divisor acabam protegendo dessa ocorrência.
 
Não entendi sobre o Fader, seria os deslizantes do master? A mesa é uma O´neal (OMX 6)de 06 canais nova, porem ja tive uma outra usada e queimou os alto falantes também e como era o único equipamento "usado", comprei a mesa nova. Com relação ao amplificador, segundo um artigo neste fórum ele tem potencia de 900W RMS e 4 ohms.
 
como eu já falei 900Wem 4ohm é pouco mais que 450w totais em 8hom que daria menos de 250W por canal, insuficiente para tocar uma caixa de 300W porém minha estranhesa é a mesma do Junior Dorico, deveria quimar os drives também, tá com cara de vazamento de DC, desligue todos equipamentos da potência ligue somente ela na tomada abra os potenciômetos e messa com um multimêtro a crrente DC na saída do ampli, depois poste o resultdo aqui...
 
Amigos do SAV

Concordo com tudo que os colegas falaram acima. Só Acho que não seria necessário a medição de vdc na saída ja que o mesmo ja possui essa proteção. É claro que sem estar presente fica meio difícil de dizer algo com precisão, mas eu ja troquei 2 falantes premium por 2 magnum 350w justamente por problema de queima dos falantes, e os mesmos deixaram de queimar.
Seria bom se houvesse alguem do SAV por perto de vc aí pra dar uma olhada. Sugiro a vc que consulte um profissional em som na sua localidade.
 
Bom, será que realmente o aparelho possui essa proteção? Se possui, será que ela realmente é eficiente? E se possui e é eficiente, será que está funcionando?

Eu faria o teste sim, ou melhor, se é novo e está na garantia, mandava pra assistência fazer uma verificação.
 
Se mandar para a assistência peça que messam o DC na saída do ampli, se não pedir muitas vezes eles nem sabem que tem que fazê-lo!!
os préoprios capacitores do divisor de frequência podem estar servindo como filtro DC, e impedindo a queima dos tranasdutores de agudo, mas o woofer não vão contar com essa proteção, porém é interessante você estudar estrutura de ganho...
 
Faz sentido vcc não atravessar os capacitores do driver e tweeter. mas o que quero dizer aos amigos Junior e Arley, é que, dc presente na saída a ponto de queimar alto falante significa amplificador em curto, inoperante.

Os técnicos realmente não vão nem perderem tempo medindo dc na saída, com o amp a todo funcionamento. Não tem como, um amplificador queimar um falante por dc na saída, e ainda sim funcionar, emitir som. Emite som sim. Um zumbido: Tuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm!
 
Evandro, uma coisa que eu sempre deixei claro nos meus posts é que apesar de tanto tempo atuando no ramo de sonorização, meu conhecimento em eletrônica é medíocre, então as poucas coisas que digo relacioandos a eletrônica são baseadas em vivência mesmo.

Quando falei de DC na saída, será que não está dando algum 'surto' disso, ou seja, ela joga o DC apenas por alguns instantes, e não sei se isso é possível.

Apenas para constar.
 
Back
Topo