Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas!

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

recebi ontem um e-mail da Hotsound, do "Roberto da Hotsound", pedindo meu telefone, querendo falar comigo sobre o SPA 2600 e SPA 4300. Mandei a resposta, e à noite recebi o telefonema do senhor José Roberto Mandro, simplesmente um dos DONOS da empresa, para avisar das novidades (muitas) do SPA.

Conversamos bastante sobre esta novidade revolucionária, a qual estou ansioso de colocar as mãos desde quando a vi na Expomusic 2010. Vide:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=236">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=236</a><!-- m -->

hotsound2.jpg


(e muitas outras fotos lá).

O revolucionário é por minha conta, porque não é todo dia que a gente encontra um amplificador de 1U de altura, de inacreditáveis 2,7kg de peso, em versão quadri-amp (4 canais) com 300W por canal e bi-amp (2 canais) de 600W/canal, ambos os modelos com impedância mínima de 4 Ohms em cada canal. E para quem sobe 64 degraus com o equipamento (como muitos sabem, meu equipamento fica guardado em casa, 4º andar de um prédio sem elevador), falar em 2,7kg de peso soa como música para meus ouvidos.

Ele comentou que finalizou os últimos testes nos produtos, que já estão prontos para produção. Esses testes foram realizados com peazeiros, com caixas de topo o tipo, incluindo até EAW KF (originais) e outras costumeiramente encontradas no mercado profissional, em condições que simulam o uso real do produto. Usaram até os amps em sistemas multivias! O SPA 2600 cuidava dos graves, e um único SPA 4300 fazia os médios (em 2 canais) e os agudos (os outros 2 canais). Resultado: dois amps e três vias, em estéreo!

Esses últimos testes mostraram a necessidade de se adicionar uma ventoinha para melhorar a refrigeração do modelo 2600, assim com uma abertura de mais uma janela de de ventilação na parte traseira, próximo aos bornes, além de alguns pequenos ajustes. O que, logicamente, atrasou a produção. Por outro lado, se demorou para chegar ao mercado, isso foi para se ter um produto de qualidade garantida.

CARACTERÍSTICAS COMUNS AOS MODELOS:

- Será lançado com garantia de 2 anos
(uau! Já começaram muito bem. Ainda tem muito concorrente que não dá mais que 1 ano de garantia).

- Fonte de alimentação Full-Range. Qualquer coisa entre 90V e 240V fará o aparelho funcionar, e sempre na potência máxima! Não há perdas por causa de queda de tensão (característica das fontes chaveadas universais)
(acabou a dor de cabeça de saber se a tomada é 110V ou 220V, pelo menos para os amps SPA HOTSOUND. Outro nível...)

- Proteções completíssimas. Contra curto-circuito na saída, AutoRamp (o som vai aumentando devagar), contra DC na saída, contra superaquecimento, circuitos de Limiter, etc e etc.
(como alguém ainda compra um amplificador sem proteções? Inaceitável isso hoje)

- O preço final ainda não está fechado, mas deverá ficar, para o cliente final, na faixa dos R$ 1.500,00, a depender do frete e - claro - do lojista.
(Preço na faixa de - R$ 1,25 por Watt. Dentro da realidade da faixa de potência, com as vantagens das proteções completas, o que alguns concorrentes de mesmo preço NÃO TEM!)

- Aceitará modo Brigde. O SPA 4300, como tem 4 canais, aceitará inclusive 2 bridges (!!!!), de 2 em 2 canais. Lembrando que em bridge se soma as potências e também as impedâncias,, então poderemos ter até 2 "bridges" com 600W (300+300) e 8 Ohms (4 +4), cada um. Os detalhes de como fazer estarão no manual.

Esse modo Bridge do SPA 4300 merece uma atenção especial. Imagine as possibilidades: bridge em dois canais, tocando um sub (600W/8 Ohms), e os outros dois canais atendendo duas caixas top (médio-agudos), em estéreo (300W/ 4 Ohms)!!! Ou então bridge em dois canais, fazendo os graves, mais um canal para os médios e outro para os agudos. Um sistema tree-way - mono - em apenas um amp!

A única reclamação - sim, reclamação - foi a de não ter entradas balanceadas usando um conector Combo (Neutrik ou Santo Angelo). Há apenas entradas P10 Balanceadas. O "seu" José Roberto comentou que não usou por problema de custo mesmo. Esses conectores aumentariam de R$ 30,00 (versão de 2 canais) a R$ 60,00 (versão de 4 canais) o custo, e infelizmente no Brasil o fator preponderante para uma compra não é qualidade/tecnologia, mas sim preço baixo.

Ok, seu Roberto, mas isso para quem não lê o SomAoVivo!!!

USOS INDICADOS

Para os DJ´s, as possibilidades citadas acima, em sistemas multivias (sub + caixas de altas), ou dois amps fazendo graves (SPA 2600), médios e agudos (SPA 4300) será uma ótima pedida. Com certeza, economizará muito espaço e será levíssimo para carregar.

O seu Roberto comentou que ele pode ser usado com ou sem alças, no rack ou em casa, e nos lembramos que sim, há uns audiófilos que ficarão muito felizes em ter um amp com excelente potência/recursos/qualidade e com risco zero da esposa reclamar que é muito pesado ou muito grande!

Pessoalmente, acredito que o produto mais interessante da família é mesmo o SPA 4300. Acredito que ele fará muito sucesso quando usado para atender caixas de retorno em sistemas de sonorização para igrejas. Quatro canais e 300W/canal, mesmo sendo em 4 Ohms (aproximadamente 180W em 8 Ohms), é mais que suficiente para a maioria dos músicos (pelo menos os não-surdos). Se pensarmos bem, um único amp de 4 canais, mesmo custando por volta de R$ 1.500,00, ainda saí mais barato que a compra de dois amps de potência equivalente, mas de apenas dois canais (o que vai sair na faixa dos R$ 1.800,00 a R$ 2.000,00).

Se a igreja for pequena, dá até para usar um único SPA 4300, sendo dois canais destinados ao PA e dois canais para retorno. Ou dois canais para as caixas principais (frente), um canal alimentando as caixas de delay (mais atrás, geralmente com menos volume) e um canal para retorno. De qualquer jeito, em vez de se usar dois amps pesadões (10kg cada um, por exemplo), um único amp de 2,7kg.

Por último, para igrejas que fazem eventos externos (cultos em praças, colégios, etc) e não precisam de muita potência (apesar de para mim 1200W ser bastante potência), poder carregar um amplificador de apenas 2,7kg fará uma tremenda diferença! Para o pobre do operador de som que tem que carregar tudo, um alívio! Quem já fez isto (e eu faço muito...) sabe bem a diferença...

Também quero lembrar os custos indiretos (aqueles que ninguém vê, mas estão sempre presentes). Quem antes precisava de um rack de 6U para carregar 2 amps de 3U cada agora vai precisar de um rack de 2U, muito menor e mais barato. Quem antes precisava de uma picape ou perua por que não cabia tudo no porta-malas agora vai poder fazer som com carro menor, simplesmente colocando o amplificador no colo da "patroa", e sem ela reclamar! Por último, a eficiência elétrica do aparelho é próxima de 95%, o que resulta em melhor aproveitamento do consumo elétrico (traduzindo: conta de energia menor do que se teria com um amp de mesma potência mas classe AB, cuja eficiência elétrica é na faixa de 66%).

NAS LOJAS DISPONÍVEL EM...

Ansioso? Eu só estou assim desde o primeiro dia da Expomusic 2010! Na verdade, quem sempre me lembra dos SPA são as minhas costas... Mas indo direto ao assunto, eles receberão o primeiro lote de placas no dia 10/Fevereiro, 10 dias para a montagem e testes e mais 10 dias para a distribuição aos lojistas. Os amps deverão estar nas lojas na primeira semana de Março/2011, a tempo dos feriados de Carnaval... vai dar para estreiar...

Eu já deixei encomendado em uma loja, e assim que chegar publico um testes de equipamentos!

AGRADECIMENTO

Eu agradeci muito o telefonema do seu Roberto, e agradeci muito a consideração da Hotsound para com a família que é o SomAoVivo. Ele poderia ter ele próprio entrado no fórum e informado todas essas coisas, mas preferiu ligar e contar pessoalmente. Valorizou o contato pessoal, deu todas as informações necessárias e ainda atendeu algumas sugestões. Disse que a empresa está de portas abertas, quem precisar só entrar em contato. Só enviar e-mail para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

ESCLARECIMENTO DA "EMPOLGAÇÃO"

O texto mostra muita empolgação, correto? Parece até o tal do "Jabá", correto? Mas não é não! Quem já veio aqui em casa sabe como é... Final de semana de evento, tenho que descer cerca de 150kg de material - SOZINHO! Pior depois é ter que subir os 64 degraus depois. Inclusive, já fiz eventos em que tive que carregar/descarregar caminhão (tonelada de equipamento) sozinho.

Lembrando que não sou PROFISSIONAL, não recebo dinheiro pelos eventos que eu faço. Tenho amigos, mas não tenho funcionários. A maioria mora longe e não tem carro, então acaba que eu deixo todo mundo em casa e quem sofre para carregar tudo depois sou eu...

Então, tem alguns ANOS que meus joelhos, minhas varizes, minhas costas pedem para DIMINUIR O SOFRIMENTO. Tenho investido em caixas mais leves, com falantes de neodímio, em equipamentos mais compactos, pedestais de alumínio etc. Quem leu todos os textos da Expomusic 2010 viram a minha empolgação com todos os produtos que aliavam altíssima tecnologia com tamanho e peso reduzido. E esses Hotsound tem tudo isso. Alguns vão falar que tudo isto tem um preço, geralmente CARO OU CARÍSSIMO mesmo. Mas minha saúde vale muito mais.

---------------------------------------

Enquanto escrevo este texto, me telefonaram. Um evento em Cachoeiro do Itapemirim. São dois cultos, um menor e um maior, hoje à noite. Lista de equipamentos:

EVENTO MENOR - vou montar o equipamento e sei lá quem vai operar.
Mesa Staner BUX-14 - 6kg
Amplificador Cygnus PA-400 - 1U de altura, 270W RMS e 7kg de peso.
2 caixas com 10PW3 + D220Ti, com 14kg cada
2 pedestais de caixa da ASK, 4,5kg cada
Fora cabos, microfones, outros.
Total: 50kg de equipamentos, fora os cabos e microfones
E olha que eu não vou levar um amp para retorno... pois os dois canais do PA-400 vão para o PA...

EVENTO MAIOR - eu estarei nele.
Mesa Soundcraft EPM 12 - 5kg
Duas caixas ativas RCF ART 310A - 13kg cada
2 pedestais de caixa de alumínio, 2kg cada
Fora cabos, microfones, outros.
Total: 35 kg, fora os cabos e microfones.
Novamente, sem atender retorno. Mas o local tem algum som, vou aproveitá-lo para o retorno.

Deu para entender agora minha preocupação com o peso? Por que toda essa empolgação?

Ah, quase me esqueci... vou pagar pelos SPM igual todo mundo!

Um abraço a todos,

Fernando
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

OPA, ACABOU NÃO!

Seu Roberto pediu um favor. Por causa da tecnologia do produto, ele pode construir facilmente (as alterações são pequenas) um modelo com potência máxima por canal em 8 Ohms (seria 8 Ohms de impedância mínima por canal).

Explicando melhor: hoje, temos o SPA 4300. São 4 canais independentes de amplificação, com 300W cada, em impedância mínima de 4 Ohms. Em 8 Ohms, o valor da potência obviamente cairá, para aproximadamente 180W/canal. Para o SPA 2600, temos dois canais de 600W cada, em impedância mínima de 4 Ohms. Em 8 Ohms, o valor da potência cai para cerca de 360W/canal (esses valores para 8 Ohms ainda não estão fechados totalmente, são aproximados).

A Hotsound pode construir o SPA 4300/8 (a sugestão de nome é minha, não da empresa), onde haveria 300W por canal em 8 Ohms de impedância mínima cada canal, assim como o SPA 2600/8, com 600W por canal em 8 Ohms.

A grande pergunta do seu Roberto é: ... isso é interessante para o mercado? Melhor o modelo de 8 Ohms ou o de 4 Ohms? Qual você compraria?

Para responder essa pergunta, é bom saber:

- a maioria das caixas de PA disponíveis no mercado são de 8 Ohms.

- a maioria dos amplificadores de PA usados nas igrejas são de 4 Ohms de impedância mínima.

- em bridge, somam-se as potências dos 2 canais mas também somam-se as impedâncias.

- NÃO CUSTA RELEMBRAR: o uso de um sistema de caixas com impedância mínima menor que o especificado por canal causará danos ao equipamento.

As consequências dessas afirmações são:

- quando usamos apenas uma caixa de 8 Ohms em um canal de amplificador de 4 Ohms de impedância mínima, só aproveitamos cerca da metade da potência total desse canal.
Então, um amp de 8 Ohms de impedância mínima proporcionaria potência máxima para essa única caixa.

- podemos ligar duas caixas de 8 Ohms por canal em um amplificador de 4 Ohms de impedância mínima/canal. Mas em um amp de 8 Ohms/canal, só podemos ligar uma caixa.

- em modo bridge, considerando amplificador com 4 Ohms de impedância mínima por canal, só poderemos ligar uma única caixa de 8 Ohms. Mas se o amp tem 8 Ohms de impedância mínima, o mono bridge resultaria em 16 Ohms, nem um pouco interessante...

Eu tenho a minha ideia do que seria melhor, mas a Hotsound gostaria de conhecer a opinião de todos! Há diversos pontos a serem abordados (padronização de uso, aproveitamento de potência, número de caixas por canal, montagem de sistemas série/paralelo de caixas acústicas, etc). Lembre-se de justificar! Hotsound agradece.

Um abraço a todos!

Fernando
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Bersam creio que para a aplicação em PA por exemple seja muito melhor um amplificador com 8 ohms de impedância minima e 300W de potencia por canal...

Ex: PA composto por um par de SPM 1502 sendo alimentado pelos canais 1 e 2 da SPA 4300/8 (nome interessante, embora prefira um que o rafael deu em outro tópico sobre a ETELJ :D :D ) e o retorno sendo alimetado com sinais inpependentes com duas SPM 1202 com os mesmos 300W de potencia cada...

Vamos supor que Seja necessário um par de graves, com uma SPA 2600/8 alimentaria-se dois graves com 600W cada (a exemplo do S600 da Attack) teriamos um PA com alimentação com HEADROOM nos retorno e TOPS, GRAVES com alimentação na potência nominal (não conseguiriamos um amplificador que fornecesse 2400W para se ter o HEADROOM como na TOP)

Ainda assim poderia ter o uso como amplificador de monitores em sistemas de maior porte...

Com um rack com 1 SPA 4300/8 para monitores, 1 para TOPS e 02 SPA 2600/8 para graves teriamos um sistema com 4 unidades que tocaria cultos com 800-1000 pessoas tranquilamente, digo levando em conta os cultos de minha igreja...
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Em minha humilde opnião, e diante das minhas necessidades;

Eu acharia bacana além dos modelos em 4 Ohms, o "SPA 2600/8, com 600W por canal em 8 Ohms", pq?

Teriamos um amplificador com grande potência (600w por canal!!) para poder ter um sistema com 2 caixas, que é muito comum de ser usado, assim poderiamos ter uma folga na potência, ou até também para usar com 2 sub's, apesar de não tem muita folga. Seria um ótimo amplificador para pequenos sistemas que necessitam de uma potência considerável.

Recentemente eu estava procurando um amplificador para usar com duas caixas para trabalhar em estéreo, só que para ter uma potência razoável em 8 Ohms por canal teria que comprar um amplificador bem caro! Com esse "SPA 2600/8", resolveria os meus problemas.

Ah... pontos para a Hotsound que se preocupou em saber as opniões dos clientes antes de lancarem um produto no mercado, parabéns.

Abraços
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Bersan,


Os amps já estão a venda em algumas lojas

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.chelsomprofissional.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2477">http://www.chelsomprofissional.com.br/l ... oduto=2477</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mmsom.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1828">http://www.mmsom.com.br/lojadesom/produ ... oduto=1828</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ninjasomprofissional.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_br&codigo_produto=1874&codigo_categoria=16">http://www.ninjasomprofissional.com.br/ ... tegoria=16</a><!-- m -->

Os preços estão bem convidativos ...
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Olá RVTsom,

Esses são os modelos 4150 (4 canais x 150W x 4 Ohms mínimo/canal) e SPA 2300 (2 canais x 300W x 4 Ohms). E sim, já estão nas lojas já há alguns meses. Mas...

Como o peso será exatamente o mesmo, e o preço pouco diferente, esses modelos menos potentes não me atraíram em nada. Eu prefiro pagar mais 50% (mais 500,00) e levo logo o dobro da potência!

Um abraço,

Fernando
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Bom para as empresas de locação,as que locam line array,geralmente elas tem racks e mais racks cheios de amplificadores pesadaços para alimentar aqueles lines que mal exigem 300w por caixa.
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Olá pessoal, tudo bem?!
Como é uma espécie de "enquete", lá vai minha opinião:

Eu acharia boa a opção dos modelos SPA em 8 Ohms também, pois:

- SPA 4300/8: ideal para alimentar 4 retornos individuais com um falante e um driver de 8 ohms (ou um coaxial). Particularmente, tenho tido problemas com monitoração das vozes (antes que alguém me indique, também trabalho com fones individuais). Quando se tem pouco tempo para passagem de som e/ou músicos que não se adequam aos fones, spots no chão ainda são uma realidade na maioria das igrejas. Muitas vezes, contudo, esbarramos na falta de amplificadores suficientes para um número de vias de monitoração satisfatória. Com este amp e uma mesa c/ 6 aux, por exemplo, monta-se 4 vias individuais p/ vozes e, com o amp que já tenho, mando uma mixagem geral para os demais músicos que contam com cubos individuais e/ou o baterista. Ainda sobra um auxiliar para o efeito...

- SPA 2600/8: esse usaria para tocar dois pequenos sub modelo 'meia SB', por exemplo. Em conjunto com um SPA 4300/8 montaria um "PA tipo pirulito" (duas caixas Sub 600 + duas caixas de 2 vias passiva). Com os outros dois canais, ainda montaria um delay ou reforço em caso de locais muito profundos com mais duas caixas e acabaria, de uma vez por todas, com a velha reclamação de som muito alto na frente e/ou pouco volume no fundo da igreja.

Sugestão:
Bem, não custa nada reafirmar que o conector 'tipo combo' na entrada de sinal seria bem vindo - opções de cabeamento tiram a gente de muitos sufocos!
Hotsound: ao invés daqueles bornes, conectores Speakon são muito melhores e já são uma realidade em nosso mercado. No caso do sugerido SPA 4300/8, ao invés de 'passar 4 cabos', mandamos apenas dois de 4 vias e as conexões internas (1+ 1- 2+ 2-) fazem a interligação entre as caixas em vias de mixagem separadas.
Corri o olho no manual (não foi leitura precisa) dos dois amps que já estão disponíveis no mercado (SPA 4150 e SPA 2300) e não sei da viabilidade técnica disto, mas um simples botão para se fazer o 'Brigde' seria bem mais prático do que se confeccionar um cabo em Y com polaridades invertidas. Creio que a probabilidade de erros, não no referido cabo, mas na subseqüente seqüência de ligação das caixas vai ser mais comum do que se imagina.

É isso aí!
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Uma coisa,se esses amplificadores vier baratos (os de 4 canais),fica valendo a compra de caixas passivas,pois a maioria das vezes na ativa você só usa uma extensão e um cabo normal balanceado,já na passiva você tem que usar um cabo mais reforçado.

Ontem tava cubrindo um envento pro Gabriel,além de eu ver a impressionante qualidade dessas rcf 310a, e o melhor elas nunca vai pesar 13kg,são leves demais,pesa bem menos e fala muito.
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

E viva as empresas nacionais competentes. Estão de parabéns.
Conforme o vitor disse, se esse produto tiver um bom preço, vai passar a valer a pena pensar em sistema passivo.
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Fernando,

o SPA 2300 funciona no modo bridge? Caso sim, como se faz?

sds

Toninho
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

bersan disse:
Alguns vão falar que tudo isto tem um preço, geralmente CARO OU CARÍSSIMO mesmo. Mas minha saúde vale muito mais.

Esta é a verdadeira razão custo-benefício. Se o benefício compensa, então o equipamento não é caro... tem o custo justo.

[]'s
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Apesar de achar pouco provavel não custa perguntar:
Seria possivel fazer um botão para alterar a impedância minima das saidas??

Acho que a opção de 8 ohms muito mais interesante tendo em vista que a maioria
das caixas de PA disponíveis no mercado são de 8 Ohms.

A sugestão de um botão para bridge se possivel é bastante interesante

E como disse o colega Paulo Giovani
"conector 'tipo combo' na entrada de sinal seria bem vindo - opções de cabeamento tiram a gente de muitos sufocos!"
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Sou a favor da fabricação de toda a linha SPA em 8 ohms com sugestão de mais uma versão para o modelo SPA2600: 2 ohms. Só nessa mudança eu já compraria 3 produtos: um SPA 4300/8 para meus 4 monitores, um SPA 2600/2 pra minhas top´s e uma SPA 2600/4 para meus graves. Meu sonho: trocar meu Machine 3.8 SBX de 27 Kg por 3 amps desses. 2 no rack de PA e um no rack de monitor.
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Esses amplificadores não são recomendados pra Sub!
Sub geralmente usa amplificadores com alto fator de amortecimento e capacitância.
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Olá pessoal é a minha primeira vez no fórum e como estou precisando comprar urgentemente um amp. para a Igreja queria saber se alguém já teve experiência com esses SPL's uma que são classe D queria saber se tem muita diferença com relação aos classe AB que são mais comuns. Pretendo comprar o SPL2600 ou o ETELJ SLIM-6400 o que seria melhor?
Abração!
 
Re: Quentíssimo: Hotsound SPA 2600 e 4300 em breve nas lojas

Ola Marcos.. seja bem vindo ao somaovivo..

Sobre sua pergunta, temos aqui na igreja o SPA2600, uso em caixas full, e tem boa qualidade, responde muito bem ao agudos.

É uma boa opção para as igrejas.. estamos satisfeito com a aquisição.

[].
 
Back
Topo