Quero melhorar meus retornos. Falante 12 + super tweeter

natan069

New Member
Olá,

meus 3 retornos atualmente estão com falantes de 12 selenium, nao lembro agora modelo mas devem ter entre 100 a 150w rms.
Estão com divisor e super tweeter selenium ST200 tb.

Equalizando corretamente com esse conjunto ja da pra ter uma resposta boa ou seria recomendado adicionar um driver fenolico tambem?

O ST200 teoricamente ja vai falar todas frequencias q o falante não alcança, mas queria a opinião de vcs do que posso fazer para melhorar o som dos retornos ou se só uma boa equalização com RTA etc q disponho mas nao usei ainda, ficaria bom?

Estou com o som parado e aproveitando para fazer uma manutenção geral nele.
Antes dos ST200 ele tinha uns tweeter bem vagabundinhos.

obrigado!
 
amigo, pq vc num troca essas 3 caixas com falante de 12 e compra umas com falante de 15??? vc compra a caixa com falante de 15, bota os falantes de 500 e 600 rms cada, drive de corneta d250x e os tweeter pode deixar o st200 mesmo. esse retorno eu uso na minha banda que tem ate bateria, os retornos sao bons.
 
Eu particularmente, estava cansado de retornos passivos e de fabricação caseira. Então comprei duas caixas Ativas RCF Art 310a, que por sinal chegaram hoje, e já testei na igreja e estou muito satisfeito com estas caixas como retorno, ótimo custo beneficio.
 
As RCFs são muito recomendadas e muito conceituada no meio. essa é uma ótima opção. Mas se não puder compra-las, fique com seus retornos mas coloque TI que é mais prático .
 
O segredo está no crossover. Tem que ter muito cuidado com ele. Quando não adequado, além do som ficar feio, microfonia pode acontecer muito mais facilmente! Não adianta sair colocando componentes na caixa, tem que comparar as curvas de resposta de frequência, verificar onde é o corte ideal para ter a resposta mais plana possível, e então finalmente instalar o crossover. Um transdutor dedicado para o médio só é necessário quando existe um "buraco" incorrigível entre a resposta do woofer e do tweeter. Na grande maioria dos casos, woofer + driver ou woofer + tweeter já é o suficiente quando o crossover está correto. Temos sempre que ter cuidado para não cortarmos o tweeter abaixo da especificação, dessa forma ele terá a vida útil drasticamente reduzida. Também não é uma boa idéia deixar o woofer falando "até o agudo", isso porque o agudo de um woofer, por exemplo 3Khz, nunca será "decente" como a mesma frequência vindo de um driver ou tweeter, simplesmente porque o woofer não é feito para isso, muito embora alguns possam responder até acima dos 5Khz. Enfim, o que eu gostaria de dizer, é que antes de colocar um "driver", imprima a resposta de frequência do seu super tweeter e do seu woofer, compare eles, poste aqui, peça ajuda... Mas não apenas coloque um driver lá. Temos que entender o que está acontecendo na caixa! Abraços!
 
Back
Topo