Questionamento com relação ao amplificadores de fone

Pessoal,

Após alguns lendo todos os tópicos possíveis sobre amplificadores de fone (HA4700, HA8000, etc...) eu pude aprender muito mas ainda tenho uma dúvida e gostaria da opnião e ajuda de vocês:

Eu tenho a intenção de acabar com o retorno para os instrumentos de base da igreja a qual frequento (minha base é o teclado, violão, guitarra, baixo e bateria), pois os instrumentistas reclamam muito que o som é embolado e não se ouvem direito (as minhas caixas de retorno são da work, quem as conhece sabe do meu problema). Enfim, como trocar as caixas de retorno certamente terá um custo maior do que disponho, pensei no sistema de fone e como este tem sido bem recebido, estou querendo apostar nele.

Bem, na minha igreja a mesa é uma Behringer Eurodesk SL2442FXPRO e atualmente uso os AUX 1 para o retorno dos instrumentos e o AUX2 para o retorno do pulpito (retorno do pregador - exclusivo). Gostaria de fazer um sistema de retorno com todos ouvindo todos e se possível dar "um plus" para cada instrumentista no seu instrumento. Algumas informações extras:

1 - o baixista usa cubo e logo não precisa "se ouvir"; basta apenas ouvir a todos; A bateria é acustica e sem microfonação e logo o baterista seguiria o mesmo do baixista;
2 - Não tenho como trocar a mesa agora e não posso me desfazer do aux2 para o pulpito, logo só sobrou um aux;

Agora vem minha pergunta: é possível com este sistema tipo da behringer (HA4700 ou HA8000) eu conseguir fazer o que eu pensei. Se não qual a melhor forma?


Obrigado

PS: Eu sei que há muitos tópicos sobre este assunto mas não conseguir visualizar com os tópicos a minha situação. Peço a consideração sempre costumeira da turma.

Thiago
 
Que tal usar um auxiliar post-fader para o pregador? Daqueles destinados aos efeitos.
Aí você fica com 2 para mixar o instrumental.
Se der, coloque ao menos 1 over na bateria, para que todos ouçam-na nos fones. Nem precisa jogar sinal nas caixas.
Aí você coloca Aux1 para violão, teclado e guitarra.
Aux2 para bateria e baixo.

Recomendo o HA4700, pois aí você usa a saída Link dos DIs e manda nos respectivos canais do Powerplay, para dar um destaque no próprio instrumento de cada um.

Espero ter sido claro. Não é uma coisa muito fácil de explicar.
 
Gabriel,

Já ajudou muito ! Obrigado, mas ainda tenho uma dúvida: o uso de DI's é imprescindível? Se sim, existe algum equipamento é um "rack" de DI's? E quais são os DI's recomendados?

Outra pergunta: como que seria o esquema de ligação mesa - powerplay - DI's - instrumentos?


Obrigado,

Thiago
 
Thiago Vasconcelos disse:
o uso de DI's é imprescindível?
Ao pé da letra, sim.
Há casos em que se tolera a falta deles, mas o ideal é sempre usar.

Thiago Vasconcelos disse:
existe algum equipamento é um "rack" de DI's?
Sim.
Há o já citado DI800, da Beh, o HotBox Quad, da Whirlwind...

Mas são, obviamente, minoria.


Thiago Vasconcelos disse:
como que seria o esquema de ligação mesa - powerplay - DI's - instrumentos?
O básico é:

*Instrumento=>DI=>mesa;

*Auxiliar da mesa=>amp de fones (na entrada geral, não lembro em detalhes);

*Saída link/thru do DI=>entrada individual do amp de fones (cada canal, ou seja, cada instrumento sendo ligado ao fone de seu músico).

Aí ocorre a mescla entre o sinal do auxiliar, vindo da mesa, e do próprio instrumento, vindo da saída thru do DI.
 
Eu adquiri um recentemente, porém uso dois auxiliares da mesa.

-- Meu HA4700 fica instalado próximo a mesa lá atrás. " Opção minha, pois na frente estava amplificando um ruído do sistema e enviando aos fones, problema resolvido com a instalação mais próxima da mesa.

Nele eu fiz a seguinte ligação:

1° --> Todos os instrumento são ligados na mesa via DI. ( Teclado, Baixo, Violão e Guitarra)

2° --> No jack insert de cada instrumento liguei um cabo ( Stéreo para mono) e enviei para entrada aux.
do HA4700 . Ex. "O baixo chega o sinal dele no canal 1 da mesa, liguei um cabo no insert deste canal enviando para o aux 1 do HA4700".

--> Fiz isto para o Baixo, guitarra, violão e Teclado.

3° -- Peguei um cabo do Aux Send 1 da mesa e enviei para a entrada L do HA4700 ( Parte de Trás) e
Aux Send 2 para a entrada R.

Desta forma consegui uma alternativa para os músicos, que agora podem escolher além de seu instrumento o que mais ele quer ouvir.

Ex. TECLADO. Através do balance do HA4700 eu regulo o sinal do teclado um pouco mais alto e através dos aux send da mesa eu posso enviar o canal L ou R para o ouvido do Tecladista. caso ele queira ouvir apenas o canal L eu dou um mute no R e seleciono a chave para tornar o sinal mono.

No canal L eu seleciono.
Ex. Violão, Voz principal, baixo...... enfim depende do que ele quer ouvir.

e na parte de trás envio o sinal para os fones deles que ficam lá na frente aproximadamente uns 30m também.

Nos outros auxiliares da mesa eu ligo os retorno para os vocalistas e o efeito..

Ficou muito bom. Eles gostaram bastante e reduziu significativamento o volume do som nos retornos.

-- Quanto aos DI eu uso todos passivos, eu tenho um DI800 e ele é ativo. Porém não gosto muito de usar o Fanton da mesa.
 
Back
Topo