Questionario IATEC

Pedro Gustavo

New Member
Fala Galera.
Seguinte, eu ja comentei com alguns irmãos aki do SAV que eu tive, em janeiro, a grande oportunidade de fazer um curso no IATEC no Rio do Janeiro. O curso que fiz foi o de Equipamentos de Audio, ministrado pelo grande Fred Junior, e pude realmente atestar o que se le por ai na internet e nas revistas: REALMENTE a IATEC eh uma das melhores escolas de audio do país, tanto pelo conhecimento e didatica dos professores, quanto pelo estrutura fornecida pela escola.

Durante o curso, o Fred passou uns questionarios para nós alunos estudarmos. Como esse questionário nao teve nada a ver com a prova realizada no final de curso, e como todos os topicos ministrados durante o curso estao descritos no site da escola, creio que nao haja problema em compartilhar esses questionarios com vcs. Bom para fazermos uma auto avaliaçao sobre como anda nosso entendimento técnico.

Foram 4 questionarios ( "Misc e DIs", "Equalizadores", "Crossovers" e "Amplificadores"), porém já está de madrugada e eu to com um poko de sono, entao vo passar aki o de Mics e DIs e conforme vcs forem vendo eu vo passando os demais:

o questionario de mics e dis segue na proxima mensagem:

Um abraço a todos e que Deus continue nos abençoando!

(PS: Isinho e Rafael, se o tópico estiver na seçao erada, me perdoem e por favor passem para a correta!)
 
QUESTIONARIO MICROFONES E DIs

1) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira

a- Cardióide
b- Dinamico
c- supercardióide
d- condensador

( ) melhor resposta a transientes
( ) melhor rejeiçao a sons vindos de todas as direçoes
( ) nulo de captaçao no eixo traseiro
( ) funciona sem phanton power
______________________________________________________________________-
2) Qual microfone vc escolheria para captar os sons de um "conta-tempo" (chimbal/hi-hat)?

( ) com membrana grande
( ) um condensador
( ) um de alta sensibilidade
( ) um com enfase na faixa de 50Hz
________________________________________________________________________
3) Qual é o melhor microfone para a situaçao habitual de monitorar um cantor com duas caixas, uma a cada lado e a frente dele: cardióide ou supercardióide?

__________________________________________________________________________
4) Na gravaçao de um violão vc usa dois microfones, um próximo e um afastado do instrumento. Qual a diferença na sonoridade captada pelos dois?

___________________________________________________________________________
5) Marque a alternativa correta:

( ) Uma DI ativa eh sempre melhor que uma passiva
( ) a boa blindagem do transformador em uma DI passiva é de grande importancia para maiorrejeiçao a induçao de campos magnéticos
( ) as saidas das DIs sao eletricamente diferentes das saidas dos microfones
( ) as DIs não podem ser usadas em instrumentos que necessitem de phantom power
____________________________________________________________________________
6) Para captar a voz de um ator em um espetaculo, vc preferiria um microfone supercardióide headset, ou um cardióide de lapela colocado a sua testa?

_____________________________________________________________________________
7) Em shows de jazz, na bateria sao usados poucos microfones, com captaçao mais "over". Já em shows de rock, sao usados um microfone em cada peça, as vezes até um para cada prato tb. Isso por que:

( ) a bateria de jazz soa mais fraco
( ) a estética do jazz pede um som mais "ambiente" para os insturmentos
( ) o rock eh mais agressivo
( ) a bateria de jazz tem menos peça

_________________________________________________________________________________
8) Qual das duas situaçoes de microfonaçao vai reproduzir com mais fidelidade o som de um coral: Usar um microfone dinamico para cada um dos cantores, ou usar um condenser para cada grupo de voz (baixos, tenores, sopranos, etc...)?

____________________________________________________________________________________
9) Qual situaçao seria mais facil de produzir sua mixagem: Nipe de Sopro se encontra na frente dos cantores de backing vocal, ou Nipe de sopro atras dos cantores de backing vocal?

_____________________________________________________________________________________
10) Voce vai captar o som da caixa da bateria com dois microfones. Um em cima, na pele "batedeira", e um embaixo na esteira. Os microfones que vc tem são um dinamico e um condenser. Qual voce escolheria para cada posiçao?


_____________________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
______________________________________________________________________________________________

Bom galera, por hj eh isso, pq eu preciso dormir.
Particularmente achei esse o mais facil dos 4, os proximos tem menos questoes, mais sao um poko mais complexos. Talvez pq nos, ou pelo o menos eu, estou mais habituado a tabalhar com microfones do que com crossover (na minha igreja nao tem cross). Mas com o curso foi possivel realizar todos os questionario sem muita dificuldade.

Bom galera, espero que vcs se divirtam (rs)
Amanha tento passar o de Equalizadores.

Abraço a todos
 
Legal, parabéns. Poste logo o restante, quero ver...

Depois que você postar tudo, a gente dá uns dias e então coloca as respostas...

O Fred é 10!

Fernando
 
Questionario sobre Equalizadores:

1) Numere a segunda cluna de acordo com a primeira:

a- filtros tipo Hi-pass e Low-pass
b- filtros do tipo shelving
c- filtros do tipo peaking
d- filtros paramétricos
e- filtros fixos

( ) controle sobre fc, BW, G
( ) o mesmo que filtro bell
( ) utilizado em crossovers
( ) controle apenas sobre ganho
( ) nao possuem frequencia central

____________________________________________________________________________________--
2) É acertado dizer que um filtro "passa-altas"com grau de atenuaçao de 12dB/oitava vai proteger mais seu falante de agudo que um de 6dB/oitava?

_______________________________________________________________________________________
3) Qual a definiçao de largura de banda(Bw) de um filtro?

_____________________________________________________________________________________
4) De que tipo sao os filtros encontrados nos equalizadores gráficos?

___________________________________________________________________________________
5) O que é seletividade(Q) de um filtro?

___________________________________________________________________________________
6) Quais os espaçamentos mais comuns entre frequencias centrais em equalizadores graficos?

_____________________________________________________________________________________
7) Em um equalizador de 1 oitaba, ou 10 bandas, qual a razao entre duas frequencias consecutivas quaisquer? E em um equalizador de 1/3 de oitava ou 31 bandas?

____________________________________________________________________________________
8) É um procedimento correto atenuarmos uma frequencia em 6dB e reforçarmos outra ao lado desta em 6dB? Por que?


___________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
___________________________________________________________________________________

Vou tentar escrever o de cross ainda hj.....

Um abraço a todos e que Deus continue nos abençoando.

Pedro Gustavo.
 
Questionario sobre Crossover:

1) Qual o tipo de filtro que se tornou mais usado a partir da decada de 70, quando foi projetado? Bessel, Chebshev, Linkwitz Rilley ou Butterworth?

_____________________________________________________________________________________________________________
2) Qual a diferença entre as topologias de filtros listados acima?

_____________________________________________________________________________________________________________
3) Qual o ajuste no "delay", no crossover, entre a banda de graves e agudos em uma caixa em que o falante se encontra 17cm a frente do driver? considere V=350m/s

_____________________________________________________________________________________________________________
4) Qual o ajuste no "threshold" do limitador de banda de grave no crossover, se seu falante suporta 800W e é de 8 ohm, e seu amplificador é de 1600W em 8 ohm com sensibilidade igual a +4dBu?

_____________________________________________________________________________________________________________
5) Quando lemos no analisador uma atenuaçao entre as bandas de grave e médio grave em um sistema com a mesma frequencia de corte em ambas as bandas, devemos tentar consertar alterando as frequencias de corte estre essas duas bandas, ou tentar consertar elevando o nivel nessa regiao de frequencia no equalizador?


______________________________________________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
________________________________________________________________________________________________________________

Tai mais uma galera..esse foi o que eu achei o mais complicadinho.

a seguir tem o de Amplificadores.

Abraço a todos.

Pedro Gustavo.
 
Questionário sobre Amplificadores

1) Por que os amplificadores valvulados possuem caracteristicas mais musical, se comparado aos de estado solido?

__________________________________________________________________________________________________
2) Se vc nao tivesse nenhum limitador para colocar no caminho do sinal para o amplificador, que potencia voce estabeleceria para o mesmo tocar uma associaçao de 4 falantes com 400W cada?

__________________________________________________________________________________________________
3) Defina "Slew Rate".

__________________________________________________________________________________________________
4) Qual a importancia de um alto fator de amortecimento no amplificador?

__________________________________________________________________________________________________
5) Descreva as classes A, B, AB e H.

___________________________________________________________________________________________________
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
____________________________________________________________________________________________________

É isso ai galera....os 4 questionários foram passados. Espero que seja de ajuda pra todos.

Fernando, to esperando as respostas....rsrsrsrsr....

Um grande abraço a todos do SAV e que Deus continue abençoando e cuidando de todos nós!

Pedro Gustavo.
 
cara...se eu te falar que meu supervisor de áudio aki na record adorou estes questionários, e já avisou que tá pensando nas gente (sonoplastas e op microfones e áudio) termos que responder pra testarmos nosso nível vc acredita?
rsrs
 
po ingo...desculpa ai mano..a intençao nao era colocar vcs numa fria...hehehehe......mas que bom..isso prova o alto nivel do IATEC.

abraço
 
Esse topico ficou abandonado e queria ver as respostas corretas, então vou tentar responder para vcs me corrigirem.
Estou colocando minha cabeça na forca aki.... :oops:
-----------
1) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira

a- Cardióide
b- Dinamico
c- supercardióide
d- condensador

(d) melhor resposta a transientes
(c) melhor rejeiçao a sons vindos de todas as direçoes
(a) nulo de captaçao no eixo traseiro
(b) funciona sem phanton power


2) Qual microfone vc escolheria para captar os sons de um "conta-tempo" (chimbal/hi-hat)?

( ) com membrana grande
(x) um condensador
( ) um de alta sensibilidade
( ) um com enfase na faixa de 50Hz

3) Qual é o melhor microfone para a situaçao habitual de monitorar um cantor com duas caixas, uma a cada lado e a frente dele: cardióide ou supercardióide?

Supercardióide, posicionando os retornos laterais de forma que projetem o som no angulo de 120º do microfone.

4) Na gravaçao de um violão vc usa dois microfones, um próximo e um afastado do instrumento. Qual a diferença na sonoridade captada pelos dois?

Agora me enrrolei ein...
Acho que a difrença e a seuinte:
O mic mais proximo capta os sons com maior presença e corpo.
O mic mais distante capta melhor a ressonancia do violão com menos graves e a interação com a sala de gravação.

5) Marque a alternativa correta:

( ) Uma DI ativa eh sempre melhor que uma passiva
(x) a boa blindagem do transformador em uma DI passiva é de grande importancia para maior rejeiçao a induçao de campos magnéticos
( ) as saidas das DIs sao eletricamente diferentes das saidas dos microfones
( ) as DIs não podem ser usadas em instrumentos que necessitem de phantom power

6) Para captar a voz de um ator em um espetaculo, vc preferiria um microfone supercardióide headset, ou um cardióide de lapela colocado a sua testa?

Fando a verdade não sei qual seria melhor mas...
Acho que o supercardioide headset me traria problemas por causa da movimentação ja que o angulo de captação e menor que o cardioide.
Então so me resta o cardioide ne?


7) Em shows de jazz, na bateria sao usados poucos microfones, com captaçao mais "over". Já em shows de rock, sao usados um microfone em cada peça, as vezes até um para cada prato tb. Isso por que:

(x) a bateria de jazz soa mais fraco
( ) a estética do jazz pede um som mais "ambiente" para os insturmentos
( ) o rock eh mais agressivo
( ) a bateria de jazz tem menos peça

8 ) Qual das duas situaçoes de microfonaçao vai reproduzir com mais fidelidade o som de um coral: Usar um microfone dinamico para cada um dos cantores, ou usar um condenser para cada grupo de voz (baixos, tenores, sopranos, etc...)?

Usar um condenser para cada grupo de voz (nipe).

9) Qual situaçao seria mais facil de produzir sua mixagem: Nipe de Sopro se encontra na frente dos cantores de backing vocal, ou Nipe de sopro atras dos cantores de backing vocal?

Não sei se entendi bem a pergunta, mas com o nipe de sopro atraz do backing vocal terei problemas de vazamentos do nipe de sopro nos mics dos backings. Entao colocaria o nipe de sopro em outro lugar, não havendo mais posicoes colocaria na frente do backing. Estou errado?

10) Voce vai captar o som da caixa da bateria com dois microfones. Um em cima, na pele "batedeira", e um embaixo na esteira. Os microfones que vc tem são um dinamico e um condenser. Qual voce escolheria para cada posiçao?

Colocaria o dinamico para captar a parte de cima na pele e o condenser para captar a esteira devido a sua melhor resposta de frequencias e melhor resposta a transientes.

Acho que agora alguem corrige, ou ao menos pegar no meu pe..rsrss
 
Para nao ficar "chato" vou responder somente itens mais interessantes e polemicos :
Pedro Gustavo disse:
6) Para captar a voz de um ator em um espetaculo, vc preferiria um microfone supercardióide headset, ou um cardióide de lapela colocado a sua testa?
Ja que o espetaculo envolve os efeitos de "presenca" 'e mais natural usar um mic na testa de ator.Porem , ha uma diferenca:
Se for um cantor (de opera , por exemplo) - sem problema , se for um bando de atores falantes ai pode gerar uma barulheira sem sentido.

Pedro Gustavo disse:
7) Em shows de jazz, na bateria sao usados poucos microfones, com captaçao mais "over". Já em shows de rock, sao usados um microfone em cada peça, as vezes até um para cada prato tb. Isso por que:

( ) a bateria de jazz soa mais fraco
(x) a estética do jazz pede um som mais "ambiente" para os insturmentos
( ) o rock eh mais agressivo
( ) a bateria de jazz tem menos peça

Aqui 'e 100% depende da producao.Se for uma gravacao (CD,DVD ao vivo, JAM) o que conta - somente o espirito de "jazz".
As respostas A e C sao de preconceito.E a ultima 'e de "fazer bagunca" :)

Pedro Gustavo disse:
5) O que é seletividade(Q) de um filtro?
Relacao entre Frequencia central (Fs) e largura de banda entre as frequencias correspondentes ao nivel 3 db acima ou abaixo de Fs. Simples , mais traz um incomodo pois quasi nunca 'e um filtro simetrico.So na teoria .Pois na pratica - so tristeza : erro de fase, distorcoes nao -lineares :(

Pedro Gustavo disse:
8) É um procedimento correto atenuarmos uma frequencia em 6dB e reforçarmos outra ao lado desta em 6dB? Por que?
'E para o cara nao dormir nas aulas :D

Pedro Gustavo disse:
1) Qual o tipo de filtro que se tornou mais usado a partir da decada de 70, quando foi projetado? Bessel, Chebshev, Linkwitz Rilley ou Butterworth?
Uma pergunta sem graca .Acredito que somente tem sentido como verificar se aluno tam a apostila.Hoje mais utilisado ' e o filtro que "resolva" o problema pois com o computador calcular Chebyshev(que o mesmo Butterworth no extremo) da o mesmo trabalho que o filtro de Bauer(eliptico).

Pedro Gustavo disse:
1) Por que os amplificadores valvulados possuem caracteristicas mais musical, se comparado aos de estado solido?
'E aquela velha cancao sobre as harmonicas pares e impares.E o que apostila fala sobre fator de damping?Ou sobre corrente e largura de passagens de semi-condutores contra controle de voltagem de um pentode ?Ou realimentacao positiva?
Acredito que 'e uma pergunta fora de pauta.

Pedro Gustavo disse:
4) Qual a importancia de um alto fator de amortecimento no amplificador?
Na teoria - do que maior (>100) melhor.Na pratica - melhores amplificadores valvulados mal passam de algumas dezenas .Tecnicamente mostra habiliade de "dilatacao" dos transistores de estagio final de um amplificador.Se vc juntar monte deles em paralelo nao fica muito dificil de atingir os numeros acima de 300-400 com impedancias de carga em torno de 4 Ohm.

Acho legal andar se praticando com apostilas e respostas tipo a) ,b) ,c) .Mas sempre com uma boa biblioteca ao alcance.Pois duvidas sao constantes!
Abrcs,
andry110
 
Tem algo errado ai, eu nao fiz as perguntas e a respota da questao 7 eu nao marquei esta.
Talvez amanha respondo a de equalizadores.
 
Caio Fábio disse:
Tem algo errado ai, eu nao fiz as perguntas e a respota da questao 7 eu nao marquei esta.
Talvez amanha respondo a de equalizadores.

Ja vi onde esta o problema .Foi corrigido...
Abrcs,
andry110
 
Questionario sobre Equalizadores:

1) Numere a segunda cluna de acordo com a primeira:

a- filtros tipo Hi-pass e Low-pass
b- filtros do tipo shelving
c- filtros do tipo peaking
d- filtros paramétricos
e- filtros fixos

(d) controle sobre fc, BW, G
(c) o mesmo que filtro bell
(a) utilizado em crossovers
(e) controle apenas sobre ganho
(b) nao possuem frequencia central

Achei esta questão mau elaborada, ou eu que confundi as coisas?
Filtros Hi-pass e Low-pass, sao encontrados em crossovers, mas tbm em consoles de mixagem(Hi-pass). Eles nao possuem frequencia central e sim uma frequencia de corte onde apartir desta se inicia a atenuação. Entao poderia ser encaixado em mais de um lugar na questao.
Os filtros Shelving tambem não possuem frequencia central, e sim uma frequencia de turnover e o controle sobre o ganho.
Filtros Peaking podem ter apenas controle sobre o ganho que são os filtros fixos, e tambem pode possuir controle sobre ganho, frequencia central e Q variavel que sao os filtros parametricos, ou possuir sontrole sobre ganho, frequencia central e Q fixo que são os Filtros Semi-Parametricos ou multi tonal.

____________________________________________________________________________________--
2) É acertado dizer que um filtro "passa-altas"com grau de atenuaçao de 12dB/oitava vai proteger mais seu falante de agudo que um de 6dB/oitava?

Não tenho certeza, acho que sim.
Porque o filtro de 12dB/oitava possui uma atenuação mais forte que o de 6dB/oitava, atenuando muito mais as frequencias indesejadas.

_______________________________________________________________________________________
3) Qual a definiçao de largura de banda(Bw) de um filtro?

E distância entre os limites superior e inferior de um sinal de audio composto por mais de uma frequencia.
Se não me engano se calcula assim:
BW=Frequencia superior - frequencia inferior

Ex:
Um sinal de audio que a frequencia inferior seja 300hz e a frequencia superior seja 5khz
BW=5000-300
BW=4,7Khz
_____________________________________________________________________________________
4) De que tipo sao os filtros encontrados nos equalizadores gráficos?

Filtros tipo Peaking com Q fixo
___________________________________________________________________________________
5) O que é seletividade(Q) de um filtro?

O fator de qualidade "Q" nos permite variar a largura de banda afetada pelo filtro com base em uma frequencia central.
Quanto maior o Q de um filtro, menor sera a largura de banda afetada.
Quanto menor o Q de um filtro, maior sera a largura de banda afetada.


___________________________________________________________________________________
6) Quais os espaçamentos mais comuns entre frequencias centrais em equalizadores graficos?

1/3, 1/2, 2/3, 1 oitava
_____________________________________________________________________________________
7) Em um equalizador de 1 oitava, ou 10 bandas, qual a razao entre duas frequencias consecutivas quaisquer? E em um equalizador de 1/3 de oitava ou 31 bandas?

Não sei como calcular a razão.
Alguem pode me ensinar?
____________________________________________________________________________________
8 ) É um procedimento correto atenuarmos uma frequencia em 6dB e reforçarmos outra ao lado desta em 6dB? Por que?

Não, fazendo mudanças bruscas vc prejudica a resposta de fase, e pode criar efeitos desagradaveis.
Alem disso possivelmente estara forcando seus alto-falantes.
Buracos com mais de 6dB são causados por problemas acústicos ou deficienca do proprio sistema.



Podem me corrigir caso tenha errado!
Depois tento responder a proxima.
 
Caio Fábio disse:
3) Qual a definiçao de largura de banda(Bw) de um filtro?

E distância entre os limites superior e inferior de um sinal de audio composto por mais de uma frequencia.
Se não me engano se calcula assim:
BW=Frequencia superior - frequencia inferior

So um detalhe (nao 'e correcao :) ) ..
O nivel que determina Fs e Fi sempre o mesmo (-3dB).Isso evita lembrar de especificar cada vez repetidamente.Ao contrario da resposta de frequencia de uma "fonte" sonora que no caso de JBL frequentemete se refere aos -10dB.Sao coisas diferentes com a natureza similar .

Caio Fábio disse:
7) Em um equalizador de 1 oitava, ou 10 bandas, qual a razao entre duas frequencias consecutivas quaisquer? E em um equalizador de 1/3 de oitava ou 31 bandas?

Não sei como calcular a razão.
Alguem pode me ensinar?

A pergunta 'e que mais do que estranha.Vai ver que saiu direitinho da apostila.
Na realidade seria mais interessante se a pergunta fosse (inves de zombagem apostilizada) sobre razo entre Bw de EQ de 10 bandas e de 31 banda com Q constante.Nao seria? :lol:
Atendendo seu pedido em ensinar :
1.Em EQ de 10 bandas (1 oitava) cada operador consecutivo tera 1 oitava de diferenca.Ou seja - ao dobro .Resposta : 2 .
2. Em caso de 31 bandas (1/3 de oitava) teria que tres vezes multiplicar a razao entre os consecutivos.Ou seja - raiz cubica de 2.Resposta : 1,2599210498948731647672106072782

Abrcs,
andry110
 
Questionario sobre Crossover:

1) Qual o tipo de filtro que se tornou mais usado a partir da decada de 70, quando foi projetado? Bessel, Chebshev, Linkwitz Rilley ou Butterworth?

Não sou tipo Senhor enciclopedia. Data nao e o meu forte...rsrsrs :evil:

2) Qual a diferença entre as topologias de filtros listados acima?

Filtro bessel, tem por caracteristica uma queda na região de cruzamento e um decaimento mais suave.
Filtro L-R, possui uma resposta plana na região de cruzamento e uma queda moderada.
Filtro Butterworth possui um pico de +3dB na região de cruzamento e uma queda mais brusca.


3) Qual o ajuste no "delay", no crossover, entre a banda de graves e agudos em uma caixa em que o falante se encontra 17cm a frente do driver? considere V=350m/s

17 centimetros = 0,17 metros
Tempo= distancia/Velocidade do som
Tempo= 0,17/350
Tempo= 0,000485 segundos
Tempo 0,485 milisegundos

4) Qual o ajuste no "threshold" do limitador de banda de grave no crossover, se seu falante suporta 800W e é de 8 ohm, e seu amplificador é de 1600W em 8 ohm com sensibilidade igual a +4dBu?

Alto-Falantes sao projetados para resistir a picos de 4x a sua potencia(4x800=3200)
Amplificadores são projetados para fornecer picos com o dobro de sua potencia (2x1600=3200)
Se o amplificador fornece 1600W rms a 8ohm entao temos:
-3dB 800W
0dB 1600W
+3dB 3200W
Sendo assim o threshold do limiter deve ser ajustado para +3dB.

5) Quando lemos no analisador uma atenuaçao entre as bandas de grave e médio grave em um sistema com a mesma frequencia de corte em ambas as bandas, devemos tentar consertar alterando as frequencias de corte estre essas duas bandas, ou tentar consertar elevando o nivel nessa regiao de frequencia no equalizador?

Devemos tentar corrigir o problema alterando a frequencia de corte, e se tratando de processamento digital poderia trocar a combinação de filtros usados.
 
Caio Fábio disse:
4) Qual o ajuste no "threshold" do limitador de banda de grave no crossover, se seu falante suporta 800W e é de 8 ohm, e seu amplificador é de 1600W em 8 ohm com sensibilidade igual a +4dBu?

Alto-Falantes sao projetados para resistir a picos de 4x a sua potencia(4x800=3200)
Amplificadores são projetados para fornecer picos com o dobro de sua potencia (2x1600=3200)
Se o amplificador fornece 1600W rms a 8ohm entao temos:
-3dB 800W
0dB 1600W
+3dB 3200W
Sendo assim o threshold do limiter deve ser ajustado para +3dB.

Vamos fazer uma revisao nos termos.
1. 3 dBu nao ' e a mesma coisa que 3dBW.Para dobrar relacao de sinal entre amplitudes de tensao ou corrente seria 6dBu.
2. O amp atingira 1600W com +4dBu.Para chegar em 3200W (que como ja comentei , hoje em dia acho um crime contra altofalante ) 'e precisa acrecsentar 6dBu.Dai o treshold "ajustado": +10dB.
 
Back
Topo