RCF 310a, 410a e 710a - Qual a diferença?

isinho disse:
Nem li tudo, mas COM CERTEZA não fui eu que indiquei essas caixas não!!!!

Eu sequer sabia do caso!

Isinho,

Desculpe... quem indicou foi o V. do FLY PA (como já corrigi anteriormente). É que eu li um tópico que vc fez a respeito das 710a que vc tinha comprado e confundi os nomes na hora de escrever.

Mas pelo que disseram, vc é expert nestas caixas. Sua opinião será bem-vinda, com certeza.
 
Perdão, não vi sua correção na minha leitura rápida...
hehe

Hoje estou bem corrido, mas farei o possível pra opinar...
 
mbenedito disse:
Quem vai poder te explicar melhor é o isinho, mas ja tem adianto, uma 710a não substitue de jeito nenhum duas 310a, a diferença em termos de SPL gira em torno de 20%~30% da 310a para a 710a, a 710a tem mais graves, porem como vai ser feito com auxilio de subwoffer creio que não seja um problema, se eu fosse você pegaria as 310a, em quantidade para atender sua nescessidade (4 ou 6 dependendo), com duas 710a só você vai passa apertado. Como é coral, geralmente a bateria é bem de fundo, então creio que com 4 310a ja resolva seu problema. O timbre é fantastico, uma das melhores caixa que ja ouvi.

Artur, por que você acha isso ??

Abraço !

Murilo, vamos por partes!
Primeiro, as 710A são beeem superiores em termos de SPL, não batem duas 310, mas também não recomendo as 310 pra essa aplicação (embora tenha lido o tópico por cima).
Não se esqueça que graves não são apenas subgraves, o timbre é outro também, e a diferença é perceptível em questão de graves mesmo com o uso de subwoofers.
Quanto a indicar essas caixas, ou as attack, ou qualquer outra sobre esse tópico não vou opinão, porque não li o tópico e estou sem tempo.

Mas acho que o Victor indicar caixas sem saber o uso, nem ver pra que foram usadas ou o que for também é falho.

Ah, "Bocão", transmissor FM não é profissional, e usá-lo em seu setup apenas trará problemas além de uma enorme falta de qualidade.

Sim, um aumento de +3db equivale a o dobro de pressão teoricamente
Errado, 3db a mais é o equivalente ao dobro de potência elétrica (como em cálculo de SPL = potência x sensibilidade).
O consenso "geral" é que são necessários +10db de pressão sonora para a sensação de dobro de "volume".

O grande lance que você vai ter com duas 310a ao inves de uma 710a é que você vai poder fazer mais tipos de aranjos com as caixas, ter mais cobertura, duas 310a por lado pra pra fazer um estrago, sem contar que a 310a é bivolt, a 4xx 7xx são monovolt.
Isso sim é verdade (embora não recomende 4 caixas num PA pequeno).

Vc esta dizendo que a qualidade sonora da 310a é melhor q das 410a e 710a?
Então pq a diferença de preço?
A diferença é a linearidade, não da qualidade.
Não se esqueça que muda timbre, resposta TIRO!, SPL, etc...
 
Puxa Isinho...

Vou torcer pra que vc ache um tempinho para opinar... Pelo visto sua opinião é daquelas que contribuem bastante.
 
Todos contribuem bastante...
É que nesse caso possuo a 310 e a 710, por isso o post um pouco mais estendido...
 
gente 3db é 3db, pode não ser o dobro do "volume" - já que isso é uma medida subjetiva, mas é o dobro de "caixa" pra conseguir esses 3db aqui menosprezados você precisa nada mais nada menos que o obro do sistema que esteja usando para comparação, logo 3db de diferença entre uma caixa e outra guardados os otros parâmetros já falados aqui, quais sejam, cobertura, timbre, lienaridade na resposta, a sensibilidade é um fator bastante importante e um dos mais "caros" de se conseguir!
 
Perdoem minha falha, +3db equivale o dobro de potencia wrms, +6db equivale ao dobro de pressão (quatro vezes mais potencia wrms).
 
Mas vou lhes dizer uma coisa, não se prendam tanto assim nas especificações, uma opnião de quem tem ou ja ouviu as caixs as vezes pode ajudar muito mais.

Isinho, tava conversando com o nosso amigo Neto ele me disse que a diferença em termos de spl da 310a para a 710a giram em torno de 20~30% no maximo, você acha o que ??

Abraço !
 
Realmente, eu não tinha o valor mais próximo, mas é de +6db para o dobro de pressão.

Quer tirar a prova?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rapidtables.com/convert/electric/db-converter.htm">http://www.rapidtables.com/convert/elec ... verter.htm</a><!-- m -->

Altere o acampo "Quantity type:" para Sound Pressure e vá vendo as diferenças entre pressão a partir dos decibéis.
A medida de pressão sonora é microPascal.
 
sim isso mesmo uma vez que as ondas sonoras ao se expandirem no espaço ocupam o quadrado da área que anteriormente ocupavam, como em um cone, logo o dobro da dissipação de energia, ou seja ela perde enrgia por se afastar da fonte sonora, e perde novamente porque dobra a área coberta, daí os 6dB e não os 3dB potência elétrica...

VOcê pode não ter dito isso Isinho, mas a ênfase dada na correção da informação (também equivocada) do Mbenedito, dá entender para os leitores mais leigos que 3 dB não é grande coisa, e realmente é muiiito caro aumentar-se 3db...
 
Bem, pode ter "soado" assim mas realmente não foi o intento...
hehe

3db faz bastante diferença!
 
OUTRA DÚVIDA: SUBs

Muitos ai falaram que apenas um sub (15" ou 18") da linha versa da Attack seriam capazes de tocar um par de RCF 410a/710a.

Mas dai eu pergunto?
- Eu teria uma coluna de cada lado. Com apenas um sub, eu teria q colocar no meio?
- Não falta cobertura? Ou os subs se comportam de maneira diferente??
- Alguem utiliza assim (só com um sub no meio)? Não fica feio (estética)? E os pastores não enchem o saco por causa daquele trombolho na frente do púlpito?
 
MAIS UMA DÚVIDA:

Estive olhando os subs no site da RCF. É impressão minha ou eles tem 2 autofalantes?

Exemplos:
- ART 902-AS: Woofer: 12", 3" v.c.
- ART 905-AS: Woofer: 15", 3" v.c.

Pra que este outro autofalante? O que muda no som? É melhor ou pior do que os que não tem isso?
 
Back
Topo