RCF 310a, 410a e 710a - Qual a diferença?

Bocão

Member
Pessoal,

Desculpe a minha ignorância. Sou meio q novato por aqui. Vejo todos elogiando muito a RCF. Deve ser muito boa mesmo! Mas agora fico com uma dúvida:

- Qual a diferença entre a 310a, 410a e 710a?

Estou pensando nestes modelos "X10a" pois tenho um coral (preciso de muita definição nas vozes) e pretendo usar sub (tem banda: batera, bass, guita, teclados..)... e tb pq me indicaram estas, kkkk

Se puderem me informar, junto com as diferenças de características/qualidade/aplicações, as diferenças de preço, eu agradeceria.
 
310-A;

410-A;

710-A.


São parentes na série ART. Poucos detalhes as separam (potência, diretividade, SPL máximo). Diferem basicamente no "refinamento técnico", digamos. Questões como o a classe de amplificador usada, uso de DSP, etc. Pode-se dizer, então, de forma simplificada, que a 710-A > 410-A > 310-A. Já tendo ouvido a 310-A (ótima, excelente equilíbrio), creio que as outras 2 sejam fantásticas!


Evidentemente todas são muito boas. A questão é escolher a que atende melhor à qualidade que vc busca. Procure ouvir as 3 (e várias outras, quantas vc puder!), p/ tirar suas conclusões.


Um detalhe é que a 710-A é a mais leve das 3, provavelmente por causa do tipo de amplificador.
 
TSA disse:
310-A;

410-A;

710-A.


São parentes na série ART. Poucos detalhes as separam (potência, diretividade, SPL máximo). Diferem basicamente no "refinamento técnico", digamos. Questões como o a classe de amplificador usada, uso de DSP, etc. Pode-se dizer, então, de forma simplificada, que a 710-A > 410-A > 310-A. Já tendo ouvido a 310-A (ótima, excelente equilíbrio), creio que as outras 2 sejam fantásticas!


Evidentemente todas são muito boas. A questão é escolher a que atende melhor à qualidade que vc busca. Procure ouvir as 3 (e várias outras, quantas vc puder!), p/ tirar suas conclusões.


Um detalhe é que a 710-A é a mais leve das 3, provavelmente por causa do tipo de amplificador.

Obrigado, TSA...

Já imaginava que era mais o menos isto. Vou contar a história toda pra vcs terem uma idéia:

Sou regente de um coral (30 vozes + banda: 2 teclados, violão/guitarra, contrabaixo, bateria e, as vezes, sopro: tromp/tromb/sax) e estamos em fase de compra de um equipamento de som. A principio, para as caixas de PA/Monitor tinhamos pensado na seguinte configuração:

PA
2 Caixas Ativas (PA) Attack VRF1230A
2 Caixas Passivas (PA) Attack VRF1220
1 Caixa Sub Ativa Attack VRS1810A
1 Caixa Sub Passiva Attack VRS1880
(ainda estávamos pensando se utilizaremos 2 pares de VRF1230a/1220 ou 1 par de VRF1550a/1530)

Monitor
1 Caixa Ativa (Monitor) Attack VRM1230A
1 Caixa Passiva (Monitor) Attack VRM1220
(Os músicos utilizarão powerclick/powerplay. Os monitores serão apenas pros solistas e/ou alguém que for falar/cantar utilizando nosso som, pois até os cantores do coral utilizarão fones (transmissão FM).)

Então o Isinho sugeriu trocar as caixas (exceto os subs) por 6 RCF 310a. Achei interessante e comecei a pesquisar sobre elas. E pensei em fazer o seguinte:

PA
2 Caixa (Ativa) RCF 710a (vi q com 2dB a mais, talves possa quase valer por 2 310a)
1 Caixa Sub Ativa Attack VRS1810A
1 Caixa Sub Passiva Attack VRS1880

Monitor
2 Caixa (Ativa) RCF 310a

O que vcs acham? To no caminho certo?

Aguem conseguiria me postar os preços praticados pela C. Borges?
 
Bocão disse:
... pois até os cantores do coral utilizarão fones (transmissão FM).)
Só por curiosidade, como será esta trasmissão FM? qual equipamento você vai usar?

Bocão disse:
Então o Isinho sugeriu trocar as caixas (exceto os subs) por 6 RCF 310a. Achei interessante e comecei a pesquisar sobre elas. E pensei em fazer o seguinte:

PA
2 Caixa (Ativa) RCF 710a (vi q com 2dB a mais, talves possa quase valer por 2 310a)
1 Caixa Sub Ativa Attack VRS1810A
1 Caixa Sub Passiva Attack VRS1880

Monitor
2 Caixa (Ativa) RCF 310a

O que vcs acham? To no caminho certo?

Aguem conseguiria me postar os preços praticados pela C. Borges?
No lugar da 310a aconselho a 410a.

Só pra você ter uma idéia, são os preços com frete e imposto para São Paulo, para o RS teria que consultar o Wagner.

RCF Art410a R$1.950,00
RCF Art710a R$2.980,00

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
092-8104-1619
092-8209-6900
 
Quem vai poder te explicar melhor é o isinho, mas ja tem adianto, uma 710a não substitue de jeito nenhum duas 310a, a diferença em termos de SPL gira em torno de 20%~30% da 310a para a 710a, a 710a tem mais graves, porem como vai ser feito com auxilio de subwoffer creio que não seja um problema, se eu fosse você pegaria as 310a, em quantidade para atender sua nescessidade (4 ou 6 dependendo), com duas 710a só você vai passa apertado. Como é coral, geralmente a bateria é bem de fundo, então creio que com 4 310a ja resolva seu problema. O timbre é fantastico, uma das melhores caixa que ja ouvi.

Artur, por que você acha isso ??

Abraço !
 
Artur disse:
Bocão disse:
... pois até os cantores do coral utilizarão fones (transmissão FM).)
Só por curiosidade, como será esta trasmissão FM? qual equipamento você vai usar?

Bocão disse:
Então o Isinho sugeriu trocar as caixas (exceto os subs) por 6 RCF 310a. Achei interessante e comecei a pesquisar sobre elas. E pensei em fazer o seguinte:

PA
2 Caixa (Ativa) RCF 710a (vi q com 2dB a mais, talves possa quase valer por 2 310a)
1 Caixa Sub Ativa Attack VRS1810A
1 Caixa Sub Passiva Attack VRS1880

Monitor
2 Caixa (Ativa) RCF 310a

O que vcs acham? To no caminho certo?

Aguem conseguiria me postar os preços praticados pela C. Borges?
No lugar da 310a aconselho a 410a.

Só pra você ter uma idéia, são os preços com frete e imposto para São Paulo, para o RS teria que consultar o Wagner.

RCF Art410a R$1.950,00
RCF Art710a R$2.980,00

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
092-8104-1619
092-8209-6900

Artur
Esse transmissor FM eu comprei (ainda não chegou) em <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.teclink-rf.com.br">www.teclink-rf.com.br</a><!-- w --> (modelo "Link FM TX890FM")
Quando chegar, vou testar e postar o resultado aqui.

Quanto aos preços, eu achei em outro tópico aki na SAV os valores de R$1,4K pra 310a e R$2,5K pra 710a. Será que subiu tanto?
Vou ligar pra C.Borges amanha...
 
mbenedito disse:
Quem vai poder te explicar melhor é o isinho, mas ja tem adianto, uma 710a não substitue de jeito nenhum duas 310a, a diferença em termos de SPL gira em torno de 20%~30% da 310a para a 710a, a 710a tem mais graves, porem como vai ser feito com auxilio de subwoffer creio que não seja um problema, se eu fosse você pegaria as 310a, em quantidade para atender sua nescessidade (4 ou 6 dependendo), com duas 710a só você vai passa apertado. Como é coral, geralmente a bateria é bem de fundo, então creio que com 4 310a ja resolva seu problema. O timbre é fantastico, uma das melhores caixa que ja ouvi.

Artur, por que você acha isso ??

Abraço !

mbenedito,

Pois é... to esperando o Isinho aparecer por aqui.
Eu não entendo muito desse negocio de SPL, mas li em algum lugar que, a cada 3dB a mais é o dobro do volume. É isto mesmo? Se for assim, a diferença de 127dB (310a) pra 129dB(710a) seria bem mais que 30%, né?? Ou eu to falando bobagem?

É isso mesmo... o instrumental é bem de fundo (pelo menos eu tento q aconteça assim, kkkk).

Grave não seria tanto o problema, pois utilizaremos os subs.
 
Deixa eu fazer uma correção: não foi o Isinho que sugeriu a troca das caixas pra RCF como eu falei anteriormente... foi o V. do FLY PA.

Desculpem a mancada.
 
Sim, um aumento de +3db equivale a o dobro de pressão teoricamente, so que esse nivel que eles informam é subjetivo, pra você pode comparar tem que ser com a grafico de curva de resposta, mas estou te dizendo isso por que tenho a 310a e tenho tambem a QSC k10 (129db pico) e concerteza ela nao da o dobro de volume da 310a, nosso amigo Neto tambem ja me disse que a diferença entra a 310a e a 710a gira em torno de 20~30%.

O grande lance que você vai ter com duas 310a ao inves de uma 710a é que você vai poder fazer mais tipos de aranjos com as caixas, ter mais cobertura, duas 310a por lado pra pra fazer um estrago, sem contar que a 310a é bivolt, a 4xx 7xx são monovolt.

Abraço !
 
mbenedito disse:
Sim, um aumento de +3db equivale a o dobro de pressão teoricamente, so que esse nivel que eles informam é subjetivo, pra você pode comparar tem que ser com a grafico de curva de resposta, mas estou te dizendo isso por que tenho a 310a e tenho tambem a QSC k10 (129db pico) e concerteza ela nao da o dobro de volume da 310a, nosso amigo Neto tambem ja me disse que a diferença entra a 310a e a 710a gira em torno de 20~30%.

O grande lance que você vai ter com duas 310a ao inves de uma 710a é que você vai poder fazer mais tipos de aranjos com as caixas, ter mais cobertura, duas 310a por lado pra pra fazer um estrago, sem contar que a 310a é bivolt, a 4xx 7xx são monovolt.

Abraço !

Mas e na questão de qualidade sonora? A 710/410 ganha muito da 310?
 
A tecnologia da 4xx e 7xx é superior, ambas contam com DSP, amplificadores digitais, menor peso e tamanho a maior SPL (linha 7xx).

A serie 3xx conta com recursos mais simples, amplificadores classe AB e H, limiters mais simples etc.
 
Só a vantagem do DSP já é uma boa,eu iria em duas 410a,lembre-se,um som estéreo é bem legal,fora a cobertura que é bem maior que uma só,a 710a tem mais graves que a 310a? meu Deus,lugar com acústica péssima vai precisar nem de sub então.

Ae bocão,que transmissor é esse mano? cuidado com esse negócio de transmitir via FM,vai que algum dia um vizinho da igreja descida abrir uma rádio pirata bem nessa frequência,ou pior que uma rádio mesmo abra usando essa frequência,pensa bem,pode ser mais perigoso que microfone sem fio sem possibilidade de trocar de canal,pelo menos o microfone sem fio você pode resolver sem dificuldade. :mrgreen:
 
mbenedito disse:
Artur, por que você acha isso ??

Abraço !

É inquestionável a qualidade da 310a, mas é questão de gosto mesmo. Um dos motivos é este que você citou
mbenedito disse:
A tecnologia da 4xx e 7xx é superior, ambas contam com DSP, amplificadores digitais, menor peso e tamanho a maior SPL (linha 7xx).

A serie 3xx conta com recursos mais simples, amplificadores classe AB e H, limiters mais simples etc.

e também porque acho a 410a melhor nos médios, é claro que, como disse, é questão de gosto.

Bocão disse:
Quanto aos preços, eu achei em outro tópico aki na SAV os valores de R$1,4K pra 310a e R$2,5K pra 710a. Será que subiu tanto?
Vou ligar pra C.Borges amanha...
São os valores que o Wagner me passou no início do mês, são valores para SP.

Bocão disse:
Artur
Esse transmissor FM eu comprei (ainda não chegou) em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.teclink-rf.com.br">http://www.teclink-rf.com.br</a><!-- m --> (modelo "Link FM TX890FM")
Quando chegar, vou testar e postar o resultado aqui.

448aacc02c9a4253846c3e5a6637bce6.jpg

É que eu tentei implementar uma solução parecida, usando este transmissor aí acima, mas abandonei, pois dava muita interferência, principalmente dos reatores das lâmpadas. Poste aqui os resultados, se você tiver sucesso talvez eu tente fazer a mesma coisa.
 
V. do FLY PA disse:
Só a vantagem do DSP já é uma boa,eu iria em duas 410a,lembre-se,um som estéreo é bem legal,fora a cobertura que é bem maior que uma só,a 710a tem mais graves que a 310a? meu Deus,lugar com acústica péssima vai precisar nem de sub então.

Ae bocão,que transmissor é esse mano? cuidado com esse negócio de transmitir via FM,vai que algum dia um vizinho da igreja descida abrir uma rádio pirata bem nessa frequência,ou pior que uma rádio mesmo abra usando essa frequência,pensa bem,pode ser mais perigoso que microfone sem fio sem possibilidade de trocar de canal,pelo menos o microfone sem fio você pode reverter sem dificuldade. :mrgreen:

A frequência é selecionável... Espero não ter problema com os vizinho. Temos sim, são esses reatores de lâmpadas.
Torçam para que dê certo. Assim que tiver chegado (o cara demora pra caramba pra mandar...) eu testo e posto algo pra vcs.
 
Bocão disse:
a cada 3dB a mais é o dobro do volume. É isto mesmo?
mbenedito disse:
Sim, um aumento de +3db equivale a o dobro de pressão
Não. 3 dB SPL a mais não equivalem a "o dobro de volume". É preciso o dobro da potência (elétrica, watts) p/ aumentar o SPL em 3 dB. Vocês confundiram.

P/ se ter uma sensação de dobra de volume é preciso cerca de 10 dB SPL a mais.

Bocão disse:
Mas e na questão de qualidade sonora? A 710/410 ganha muito da 310?
Cara, não dá p/ dizer sem ouvir. Que há ganho, é fato. Agora quanto exatamente... difícil saber sem testar. Pessoalmente eu presumo que realmente as 410 e (ainda mais) as 710 sejam a "evolução da espécie", de modo que se vc puder pegá-las, não vão de jeito nenhum te decepcionar. Mas o caminho é realmente ouví-las, ou pelo menos ter acesso a muitas opiniões de quem ouviu.


Bocão disse:
Esse transmissor FM eu comprei (ainda não chegou) em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.teclink-rf.com.br">http://www.teclink-rf.com.br</a><!-- m --> (modelo "Link FM TX890FM")
Cara, esse transmissor opera na faixa comercial! Não sei nem se é permitido transmitir nessas frequências sem licença!
Sem contar que talvez ele não te proporcione a qualidade necessária p/ a aplicação (ou talvez os receptores (radinhos? Mp3?) não proporcionem). Por que não usar um transmissor in-ear e vários receptores? Evidentemente sai mais caro, mas é qualidade garantida.


Bocão disse:
Sou regente de um coral
Vocês ficam em turnê, cantando em vários locais?
Têm um operador de som sempre com vocês?

Pergunto porque na maioria dos casos é mais negócio alugar (de uma empresa conceituada, séria) do que comprar o próprio equipamento. Som é uma responsa danada. Muitas vezes a liberdade que um sistema próprio proporciona é ilusória, por conta do trabalho envolvido (e riscos, também).
 
A transmissão FM não vai ficar legal,só ouvir uma FM do lado de uma torre (pelo menos eu já fiz isso),a qualidade é terrível,prefiro ver um in ear baratinho.

No mais eu prefiro transferir o sinal pelas medusa e de lá para as caixas,se for considerar 3 medusas um do lado direito do palco outra no centro e outra no lado esquerdo fica bem melhor,e para mim é descartável usar in ear nessas condições.
 
TSA disse:
Bocão disse:
Mas e na questão de qualidade sonora? A 710/410 ganha muito da 310?
Cara, não dá p/ dizer sem ouvir. Que há ganho, é fato. Agora quanto exatamente... difícil saber sem testar. Pessoalmente eu presumo que realmente as 410 e (ainda mais) as 710 sejam a "evolução da espécie", de modo que se vc puder pegá-las, não vão de jeito nenhum te decepcionar. Mas o caminho é realmente ouví-las, ou pelo menos ter acesso a muitas opiniões de quem ouviu.
Esse é o problema. Estou no Rio Grande do Sul... não tenho como ouvir essas RCFs por aqui.


TSA disse:
Bocão disse:
Esse transmissor FM eu comprei (ainda não chegou) em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.teclink-rf.com.br">http://www.teclink-rf.com.br</a><!-- m --> (modelo "Link FM TX890FM")
Cara, esse transmissor opera na faixa comercial! Não sei nem se é permitido transmitir nessas frequências sem licença!
Sem contar que talvez ele não te proporcione a qualidade necessária p/ a aplicação (ou talvez os receptores (radinhos? Mp3?) não proporcionem). Por que não usar um transmissor in-ear e vários receptores? Evidentemente sai mais caro, mas é qualidade garantida.
Agora já gastei esta fortuna de R$350, kkk. Vou esperar chegar, testar e torcer para dar certo. Tenho um amigo que utiliza uma solução BEM mais primitiva com resultado satisfatório. Ele usa um daqueles transmissores FM que o pessoal usa do MP3 Player pro carro, sabe? E tá dando certo.
Vamos lembrar que esse retorno é apenas pros cantores do coral, não pros músicos. É que os cantores sempre reclamam da falta de retorno (do instrumental, pois do próprio coral não precisa). Vou tentar solucionar com isto. Se não der certo, paciência...


TSA disse:
Bocão disse:
Sou regente de um coral
Vocês ficam em turnê, cantando em vários locais?
Têm um operador de som sempre com vocês?
Turnê é um termo meio forte, mas cantamos bastante por ai. Este coral foi criado em abril/2011. Até dez/2011 cantamos 15 vezes, em 9 lugares diferentes (desde igrejas grandes, médias, pequenas, ginásio, ar livre, em frente de escola e até em presídio!). E em vários destes lugares sofremos muito com o som. Por isso a ideia de termos o nosso som.
Sobre o operador, temos sim... claro que ele não é nenhum ultra/mega/power engenheiro de som, mas quebra o galho.
 
Nem li tudo, mas COM CERTEZA não fui eu que indiquei essas caixas não!!!!

Eu sequer sabia do caso!
 
Back
Topo