RCF ART 735 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Bom.... depois de todo o processo, tirei a RCF da Caixa, tudo muito certinho, certificado de garantia, a nota o Wanger mandou pelo zapp. Tentarei ser detalhista. Se cansar de ler, pule trechos..rs.. a caixa é linda, exatamente como vemos pelo virtual, pesadinho, um pouco mais do que a Staner. Pouca diferença de tamanho. Fui ao clube ( fiz dois videos bem sem vergonha mas pra registrar). Efetuei todos os procedimentos, tudo 0 DB... cabos montados, conexões e passei a dar ganho no Trim ( prefiro Gain). soltei o virtual e deixei os equalizadores em flat... primeira impressão... achei estranho... nada muito diferente da Staner, no mesmo lugar, mesma posição da caixa, tudo como era.. CLARO... tem que levar em consideração uma infinidade de coisas... como vc verá pelo video.. local aberto, reverberação, tudo livre, sem as pessoas.. lugar onde deixei a caixa, altura na base... etc, etc.. também as músicas... lista em MP3, gravações antigas, gravações recentes.. ( muito melhores). Vc coloca uma gravação de uma música da disco anos 70 e coloca um desses Bruno Mars da vida, o som é bem mais apurado... também fiz testes com wave, mp3 192, 320... e percebi o inevitável: Quanto melhor a caixa, melhor o som mas também os detalhes aparecem mais... positivos e negativos. é Como projetor: Um projetor de video meia boa vc não percebe os detalhes; quando vc salta para um full HD, aparece tudo. Percebi também que com a Staner eu não precisava mexer tanto no equalizador da mesa e com a RCF, tem música que precisa tirar, outras acrescentar.. trabalha-se mais. CLARO que concordo e reconheço, a mesa Behringer não é a mais adequada pra essa caixa.. os cabos, nem tanto. são de qualidade... mas pra um praticamente iniciante.. é um grande salto. Com certeza , uma mesa Allen Heath é um patamar acima... e lógico ajuda e muito na qualidade do som. Entretando... com o tempo... fui equalizando, achando o ponto certo... e fui andando pelo local em todos os lugares.. meu amigo que estava junto ficou de cara com a qualidade, potência e clareza do som.. preencheu todo o local. ele foi ao banheiro, bem longe dali e quando voltou disse : Marcão, lá de dentro do banheiro, cerca de 20 metros ele ouvia o som com clareza e peso. Outro detalhe: conforme fui me afastando da caixa, o som foi ficando mais " bonito" e gostoso de ouvir e bem longe eu podia ouvi-lo com clareza e limpeza. Som é uma coisa muito doida. Outra coisa que fique bem de olho Evidente que quando tiver a festa, com 50, 60 , 100 pessoas, a acústica será outra. Outra conclusão que cheguei: A " culpa" em alguns momentos não é da caixa ou 99% não é da caixa mas de outros fatores, a começar pela gravação e pela mesa, talvez os cabos... esses acredito que menos... mas toquei por cerca de 3 horas sem parar.. e gostei muuuito do que vi e ouvi.. fiquei satisfeito, sabendo que tem muita coisa pra ajustar, melhorar...e que realmente fazem a diferença. Meu amigo disse: Cara, tá perfeito... não precisa mais do que isso.. mas nós, que amamos som, música, somos perfeccionistas e sempre queremos mais. Tem gente que é assim com imagem, projetor, tem gente que é assim com celular... tem gente que é assim com computador.. enfim.. tem gente pra tudo..rs. Vim pra casa satisfeito e pensando em logo ligar de novo e fazer testes, testes, aprender , aprender a aplicar. Muito obrigado por ter me ensinado algumas coisas importantes e estamos aí... sempre em frente. Grande abraço
Outra coisa que fique de olho foi o tempo todo foi nos leds, desde o virtual dj , na mesa, na RCF....
em muitos momentos atingia o led amarelo... mas não chegava até a clipagem. mas de uma música pra outra... dá diferença..
preciso aprender MAIS a ajustar gain e DB da caixa...
E também no equalizador, pois em determinado momento, os médios pegavam e ficavam estridentes... e aí tinha que tirar bem os médios.. pra ficar um som gostoso de ouvir.
mas como disse
a culpa não é da caixa..
gravação, mp3, mesa.. ajustes...
Penso eu.. e do operador de som também.. kkk
 
Em tempo: quando me referi à mesa Behringer, quis dizer que o modelo da minha mesa é bem simples em relação aos que tem por aí e por isso talvez mais pra frente precisarei de um modelo mais completo. Gosto bastante da marca Behringer e é minha primeira mesa. Conforme for utilizando a caixa, deixarei postado aqui mais considerações e experiências com a RCF 735. Se alguém quiser opinar, é sempre benvindo e ajuda muito. Abraços à todos.
 
Muito bom o relato.

Conte mais, qual Staner você usou na comparação? Sei que a rcf tem mais qualidade, mas qual foi a principal diferença para você? Potência, clareza, peso? O que você achava ruim na Staner? E por fim, quanto custa uma caixa desse modelo?

Desculpe as perguntas, mas seu relato com certeza servirá na pesquisa de vários amigos aqui no fórum.

No mais, parabéns pela aquisição.
 
Bom dia.

Eu usava uma Staner SR 315 A. 15 polegadas , 300W. Muita boa caixa, custo benefício. Um grave muito bom. O único detalhe dela que me incomodava ( isso é subjetivo, pro meu gosto) era a região dos médios, achava um som um tanto " aberto", estridente e eu tinha que equalizar sempre os médios, atenuando para o som ficar mais agradável. Mas no geral. uma excelente surpresa. Anunciei no Olx e o primeiro que me mandou mensagem, vendi, o cara é músico, queria uma para recompor o par de Staner, uma delas dele caiu e se espatifou. Então ele ficou muito feliz. Bom, respondendo à sua pergunta, a potência da Staner é 300W contra 700W da RCF, raramente no meu caso, precisei usar a máxima tanto de uma como a de outra mas nunca se sabe.. Clareza de som, timbre: A Staner é boa,a RCF estou conhecendo agora mas o que ouvi é excelente. Detalhe: ouvi som mecânico, nada ao vivo. Com o tempo vou fazendo experiências. Tem muita coisa pra pesquisar. Mas já deu pra perceber que é coisa séria, profissional, TOP. Qto ao peso? a Staner pesa 19Kg; a RCF é um pouco maior e um pouco mais pesada mas nada que não possamos carregar. Qto ao valor, A Ninja em São Paulo e a CBorges em Manaus importam, não sei se outra empresa importa direto mas que eu conheço são essas duas... dê uma ligada lá e veja os preços. Se vc quiser, conheça e procure ouvir as de 10 , de 12 polegadas também. Depende muito pra que vc irá utilizar. Tem o modelo RCF art 715, foi o que comecei a pesquisar e me parece chegou nessas lojas. Bom, é isso aí.. como disse, tem muita coisa pra verificar, pesquisar, ouvir, ajustar e eu posto por aqui quando puder. Grande abraço e leia bastante, veja bastante videos no Youtube, troque idéias por aqui que a gente aprende muito e tem muita gente boa, competente pra ajudar. Grande abraço. Boa sorte na vida !
 
Vladimir, tudo bem com vc? , eu tenho um programinha GAIN que normaliza os volumes, mas com o tamanho do meu arquivo no HD externo, demoraria muito. Procedi os ajustes desde o volume do notebook, passando pelo virtual DJ7, Gain, volume e equalização, tudo flat, chegando ao ajuste da mesa, Gain, Main Mix, equalizador e level e calibrando a RCF no Gain ( limiter ) dela, consegui um resultado muito bom, quase que não tendo que mexer em muita coisa, apenas um acerto no equalizador da mesa, atenuando ou acentuando, e controlando o volume no LEVEL do canal... e ficou muito bom.
Acústica é uma coisa bem detalhada. Cada lugar tem sua característica e de acordo com o evento, local, o resultado é correspondente. Experimentei a RCF num local aberto, sem a presença de pessoas, mesas, obstáculos e o som saiu de um jeito muito bom mas estava ciente de que não seria o mesmo do dia de um evento por exemplo. Em casa, com ambiente totalmente diferente e acústica, o som foi outro, além dos ajustes. O legal é saber que o que já é muito bom pode ser melhorado mais ainda... Gostei das RCF. No meu Home Theater eu tenho um par de caixas Techcnnics USA, há quase 15 anos ou mais e o som que elas reproduzem é maravilhoso e agora estou conhecendo esse mundo do audio pelo audio. Benvinda RCF.

Obrigado.
 
Uma coisa que imaginei: Eu utilizo um notebook e uma interface que serve como placa de audio externa bem simples mas melhor do que a do notebook; utilizo uma mesa Behringer das mais simples do mercado ( são boas) e por causa da utilização de um só um canal/uma caixa e da mesa, um cabo P10 mono desbalanceado e uma conexão XLR desbalanceada conectada na caixa. Pra mim, o som já está muito bom. Porém, existem várias possibilidades: posso dar um upgrade de mesa de som,. trocar a placa de áudio por uma bem mais "top" utilizar conexões balanceadas com aumento de db ( se não estiver enganado); posso utilizar um sub, posso melhorar as gravações do arquivo de músicas, ou seja, o som final pode melhorar muito mais. E como este Fórum se entitula SOM ao VIVO.... futuramente posso começar a estudar, aprender e lidar com som ao vivo também. É uma possibilidade. Som ao vivo é bem diferente do que estou acostumado. Tem que resolver tudo na hora se acontecer algum problema...
Bom, é isso aí.
 
Estou com dificuldade em encontrar uma bag ( capa) para a RCF. Art 735. Encontrei em uma empresa de SP, comprei, mesmo eles medindo, quando fui vesti-la na caixa, ficou muito justo. Não irá servir. No ML tem uma e apenas lá encontrei. Mas estou vendo na mesma empresa se eles fazem sob encomenda. A RCF da série art tem um modelo um pouco diferente, não é uma caixa " quadrada" por isso ajustar em capa é um pouco mais complicado.
 
No ML tem uma que serve pra Art 735 / 15 polegadas, pelo menos no anuncio fala. E Essa empresa sem SP disse tentarão fazer sob encomenda. Qq coisa posto aqui. obrigado.
 
Mais algumas considerações sobre a Art 735 A: Novamente levei a caixa a um local onde pude testá-la. Após os ajustes desde o programa virtual DJ do note, ajustei o Gain da mesa e acompanhei a RCF tocando mp3 192 e 320 kbps, wave, flac e percebi nitidamente a vantagem do som original ( como foi gravado o CD de boa qualidade). Deixei o fader master da mesa em 0 DB e fui dando ganho até chegar na clipagem dos led e atenuei até uma área segura ( leds verdes) pouco chegando aos amarelos. Vermelho nunca ! rs. o gain ficou pouco mais da metade e o master ( level/volume) do canal ficou no meio, nunca superior ao fader max. Daí abri o volume da RCF e fui até o fim... e não acendeu o limiter.

Bom, o som não distorceu, ficou bem alto o volume, andei pelo local coberto e aberto ( um quiosque) , o som se propagou bem para pra todo canto, não foi algo direcionado direto e reto.. e percebi que muito próximo da caixa, de frente, o médio agudo fica agressivo... estridente mas afastando 2, 3, 5 metros o som fica muito agradável e cerca de 25 metros dali, dentro de um local fechado, eu conseguia ouvir o som dela muito nítido e bonito... tanto grave como as frequências médios e agudos. Só muito próximo e alto, o som satura os ouvidos.. mas isso até turbina de boeing faz....rs... ninguém merece fazer de duas caixas RCF um fone de ouvido de mp3..

Outra coisa que percebi foi sobre a qualidade da RCF quando vc muda o tipo de música de um pop, um rock para uma MPB de qualidade, com voz suave , violão... muito bom mesmo, parece que está ao vivo...
Até agora não conheci uma RCF reproduzindo um violão e voz ao vivo... mas dizem, é espetáculo.

Observo mais uma vez que esse resultado do som da RCF art 735 pode melhorar mais ainda com o uso de uma mesa melhor, com o uso de cabos balanceados XLR saindo da mesa e XLR conectando na RCF Ouvi dizer que isso aumenta em cerca de 6 db o volume. Talvez dê diferença.... No momento uso cabo P10 desbalanceado ______ XLR na RCF.

O próximo teste será em ambiente fechado, salão, Igreja, ou qq lugar semelhante.

Nota: Só uso uma caixa, um só canal.

Enfim, sempre uma satisfação em ouvir uma RCF tocando.

Até mais.

Obrigado

Marco
 
Back
Topo