RCF Art712a x ART710a

Boa tarde, pessoal!

Estou pra fechar uma compra de 2 caixas novas e, como sempre utilizei caixas montadas (as mesmas, em 3 vias com tudo Selenium, que rodam há 15 anos!), minhas referências são muito modestas diante da experiência e conhecimento que encontro aqui no SAV sempre que procuro.

Por isso, peço ajuda neste momento de investimento. Fico grato desde já com quem dispense uns minutos pra me dar uma força.

Estou entre Yamaha DXR12 (só se valer muito a pena a diferença de valores), RCF Art710 e Art712. Essa escolha veio depois ler a respeito e considerando os preços que encontro hoje. O uso principal é apresentações ao vivo, com violão, voz, sax, piano eletrônico, pandeiro, em diferentes combinações, mas com foco principal em violão e voz. Uso em espaços abertos e fechados, até 300 pessoas.

Algumas questões:

1) A linha DXR é muito superior à linha Art7? Considerando também que a Yamaha tem 1 ano de garantia, é bivolt me parece ter um acabamento melhor...

2) Os 2 modelos da RCF têm especificações técnicas praticamente idênticas, única alteração no tamanho do falante e o peso da caixa. As duas apresentam: 129 db SPL, 1400w pico e 700w RMS, resposta de 50 a 20.000Hz... Porém, a 710 tem falante de 10" e 14kg e a 712 tem falante de 12" e 17,7kg, e algumas centenas de reais na diferença de preço. Considerando as características idênticas em todos os aspectos, eu posso esperar que a única diferença entre a 710 e 712 seja efetivamente apenas profundidade de graves? Alguém já ouviu as duas lado a lado? Para o meu uso, considerando sobretudo voz e violão, e secundariamente os instrumentos que eu mencionei antes, uma das duas me atenderia melhor?

Deixo aqui os preços que encontrei NO PAR, para comparação:

DXR12 - R$9.064,00
Art712 - R$7.330,00
Art710 - R$6.450,00

Obrigado!!
 
Sem dúvida para sua aplicação (Voz e violão) eu ficaria com as Art710. O custo beneficio é ótimo. Uso duas em fly + sub FBT promaxx para fazer som para 350 pessoas na igreja ..... E tem muita sobra!!!

O valor que vc economizaria daria para investir em outros equipos com um microfone novo por exemplo. A diferença entre as Art710 e Dxr12 daria para comprar um Neumann KMS105.

Espero ter ajudado!!

Abraço!!
 
Oi Leandro, bom demais ter sua opinião!
De fato, a diferença de custo dá pra investir em outras coisas...
Fiquei entre as DXR também porque como se trata de um investimento alto e para muitos anos, de repente os 2.000,00 que a gente economiza agora parecem mixaria daqui a 10 ou 15 anos, se a caixa superior em custo for também muito superior em qualidade em relação à mais barata rsss. Mas depois de ler vários tópicos por aqui, estou me convencendo de que a Art710 me atenderá perfeitamente. Obrigadíssimo!!
 
1) A linha DXR é muito superior à linha Art7?

Felipe, a linha DXR não é superior a linha ART7xx, no máximo chega a ser na mesma categoria, fica a critério de cada um falar qual é melhor ou pior, mas com pouca diferença.

Quanto as caixas apresentadas, fica apenas uma observação: falante de 12" responderá melhor as baixas frequências (no caso das opções apresentadas!!!!)
 
Oi Tonreb, entendi! Obrigado!!
Então pelos preço cotados, as ART é que realmente estão em jogo pra mim.

Vi vários de vcs aqui sugerindo a cotação com a C. Borges. Mandei msg pra eles anteontem e até hoje não tive retorno. Só aguardo a cotação deles para me decidir.

Um amigoo músico comprou recentemente um par de JBL 515xt. Vamos nos programar de colocar as Art7 ao lado das JBL e ver os resultados. Posso postar um video e impressões (ainda que bem mais amadoras que as de vcs) aqui para todos?
 
Amigo, na C. Borges o único jeito e ligar lá. E sim, todos ficam gratos quando usuários compartilham duas experiências. Esteja a vontade.
 
Ronaldo, não sabia que o contato devia ser feito por telefone. Obrigado!! Liguei lá e o orçamento baixou significativamente... Pedi o email do atendente, para facilitar as coisas e conversarmos por lá, afinal estou no interior de MG e ligações pra Manaus não ficam baratas... Vou ver as condições e custos de frete, bem como prazo de entrega. Tendo novas informações disponibilizo aqui, caso alguém se interesse, bem como a futura comparação entre Art7** e EON 515xt.
 
Sem dúvida para sua aplicação (Voz e violão) eu ficaria com as Art710. O custo beneficio é ótimo. Uso duas em fly + sub FBT promaxx para fazer som para 350 pessoas na igreja ..... E tem muita sobra!!!

Compartilho desta opinião, mas, como...
O uso principal é apresentações ao vivo, com violão, voz, sax, piano eletrônico, pandeiro, em diferentes combinações

Logo acredito que o toque do mestre, venerável @tonreb é extremamente importante e vai trazer uma vibe diferente para o piano e o pandeiro sem detrimento pra voz e violão.
 
Parece que seu estilo de som é bem "light". porem tem bastante instrumentos. um leque de frequencias legal para cobrir.
Existe a possibilidade ou intenção de acrescentar posteriormente pelo menos 1 sub de 12" ou 15" para complementar?
Ou o uso de sub esta descartado? Por motivos de peso,transporte, etc?
Acho que isso que vai definir se vc compra 710 ou 712 agora?
 
@Sandro_Alves;
Ele usa pandeiro, e esse instrumento combina com samba, mpb, forró. O som é ao vivo, não usa baixo, não tem bateria... esses fatores não tornam um sub dispensável neste caso?
 
Não sabemos o orçamento dele, nem se tem um carro adequado para transporte e tal... ele não mencionou essa parte
Então perguntei ao Felipe sua opiniao sobre o uso de 1 sub pequeno? Descartado ou não?
Um PAzinho altas de 10 + subzinho pequeno de 12" abrangeria praticamente tudo. E é somente mais um "caixotinho" (sub) para carregar. As altas iam trabalhar folgada e o resultado final é muito mais gostoso de ouvir.
Concordo com vc Altair, apresentei apenas mais uma opção.
 
Oi pessoal!

Sandro e Altair, obrigadíssimo pelas opiniões!!

Bom, a utilização de um sub, a princípio, não está programada. Como a maioria dos eventos (pelo espaço, ambiente e quantidade de pessoas) ainda não pediu* a utilização de subs, não é algo que esteja nos planos. (*não pediu quer dizer não fez falta para uma qualidade final satisfatória). A presença de pandeiro ou piano eletrônico não são constantes. Se fossem, creio que a indicação pro falante de 12" estaria mais definida pra mim. Os estilos tocados são como previram mpb, samba, baião, forró, bossa... mas como a aparelhagem é um som meu, e meu uso primordial é violão e voz, não pretendo e nem é razoável prever toda a gama de instrumentos que possam vir a tocar comigo pra eu comprar meu PA rsss... por isso citei aqueles que com mais frequência se fazem presentes, mas não são absolutamente determinantes. Mas reconheço que nunca usei um sistema com subs ligados em apresentação ao vivo nessas configurações mais acústica (sem contrabaixo e bateria). A princípio, acho o sub dispensável, levando em conta minha utilização mais frequente e o custo e peso/espaço de transporte. Agradeço muitíssimo as considerações feitas!! É muito bom pensar com as ideias que vcs têm a oferecer!!! Valeu mesmo!

E só pra retificar meu post anterior: eu disse que o orçamento da C.Borges estava bem abaixo dos que eu tinha. É que liguei e pedi ao telefone o valor dos modelos que queria (art710 e 712). O atendente, em meio ao barulho e agitação de balcão, me passou uns valores na casa dos R$2300 e R$2800,00. Pedi um email em que pudessesmos conversar direito, pra evitar o alto custo da ligação MG-AM, e pelo email eles me enviaram un orçamento com os valores corretos. Estavam acima daqueles valores que citei anteriormente (os valores citados, para as RCF, são da Ninja Som de São Paulo).

Assim que eu fechar a compra e as caixas chegarem, pretendo fazer a comparaçao com as EON 515xt e posto aqui. Agora que me cadastrei, pretendo poder contribuir com o que puder e sempre que pertinente, e continuar aprendendo com os membros deste espaço. Obrigadíssimo!
 
@Felipepsoares;

Meu questionamento ao @Sandro_Alves com relação ao sub foi no sentido de saber a opinião dele a respeito da contribuição que este traria á um programa musical como o seu, visto que ele tem mais experiência no uso de subs do que eu. Não estava de forma alguma contestando a sugestão dele. Peço desculpas á vcs se deu esta impressão.
Avaliando o assunto, acredito que realmente como o @Sandro_Alves diz um sub aliviaria o trabalho de suas Art710 e poderia dar um punch a mais em instrumentos percussivos e no piano eletrônico ou teclado. Como o uso destes instrumentos será exporádico e quando acontecer não serão prioritários acho que o benefício que um sub traria seria desproporcional ao custo.
Agora se seu foco e prioridade são voz e violão acredito que a Art710 seja o ideal, se usar violão de aço vai ficar ótimo, se usar nylon tb, se usar maciço nem se fala. As vezes ponho o meu Fox de nylon pra falar nas minhas Art310 e todos elogiam, acho que as 710 trarão um resultado ainda melhor. Lembrando ainda que se quiser mais grave ainda tem aquela chavinha na parte traseira da caixa que te dá um plus nos gravão.
Quanto ao teste, coitadas das Eon... vão passar vergonha.
 
@AltVan13 , para as frequencias de violão, mesmo as 310 já dão um grave satisfatório em ambiente aberto, digamos num raio de uns 20 ou 30 metros, sem forçar demais? Obrigadíssimo pelos toques!
 
E uma questão que me ocorreu agora (se for indevida por fugir ao tópico do post me avisem por favor e desde já peço desculpas): como essas caixas são um investimento alto pra mim, me surgiu a dúvida de se é necessário ou recomendado utilizar um estabilizador de corrente elétrica ou um filtro de linha na tomada das caixas... É recomendado? Há alguma característica a ser observada? Obrigado.
 
Utilizar sistemas de proteção elétrica é SEMPRE recomendável, mas não obrigatório.

Caso queira investir em um (o que na MINHA OPINIÃO é bastante recomendável) procuraria um da pentacustica que são de excelência. O dimensionamento do mesmo deve ser de acordo com o que irás ligar neles. Pegue as folhas de dados dos seus equipamentos todos e escolha o modelo mais adequado e que caiba no bolso.

Abraço!!!
 
@Felipepsoares;
Veja que 20m / 30m é uma distância considerável para qualquer caixa convencional mas o que vai influenciar mais que esta distância, na minha opinião e em se tratando de local aberto, será o número de pessoas que vc irá atender. Minhas Art310a MKIII já encararam quadra poiliesportiva aberta com cerca de 300 pessoas com teclado, baixo, violão, guitarra e vocal tranquilamente.
 
Ah e dificilmente são usadas sem meu Pentacústica PM1.1 ( que tb seria ideal para vc, mas o PM 1.2 já atenderia ).
 
As art710 chegaram! De fato elas têm muito som. Os graves são muito bem reproduzidos, com definição e muita pressão. Com uma música com batera e baixo bem acentuados e volume alto, elas parecem que vão até pular no chão, pois "nem combina" aquele grave todo numa caixa desse tamanho rsss. Só ouvi dentro de casa por enquanto e com comparação com caixas montadas em três vias Selenium (falante 12" 200w). Embora eu não considere essas últimas algo ruim e desprovido de uma qualidade razoável pro meu uso (como muitas que costumamos ouvir por aí), a qualidade e nitidez da reprodução, a pancada dos graves, o equilíbrio do brilho das altas, etc das RCF são facilmente perceptíveis. Creio que essas diferenças ficarão ainda mais evidentes em ambiente aberto, onde será possível sentir melhor a projeção e a resposta. Obrigado a todos que se manifestaram no tópico!

Ps.1: farei o vídeo de comparação com as Jbl Eon 515x com um amigo e postarei o link aqui.

Ps.2: não vai rolar de comprar a Pentacustica... muito caro, pelo menos pro momento. Estou de olho numa mesa de melhor qualidade pra casar com as 710!
 
Back
Topo