RCF HDL 20-A

Alguém sabe informar com certeza, de que marca são os amplificadores na linha HDL20 ou NXL24?
um técnico que trabalha na minha empresa, comentou que a parte traseira da NXL24 se assemelha bastante com labgruppen
será que pode ser?
 
Projeto interessante e bem bolado, essa caixinha deve ter realmente uma cobertura fenomenal.
mkvnz7.jpg



só não entendi pela figura e nem pelos videos, é uma caixa closedbox, pois não encontrei nenhuma saída de ar
 
Olá Andry e Guga, acabei não comentando mais aqui no Fórum, mas comprei o conjunto de 04 NX-L24 + 02 Sub 8006 AS da RCF com o Wagner, no final do ano passado.
Achei o sistema muito bom, tanto em qualidade como potência e inteligibilidade. É um projeto muito bom mesmo. Cheguei a fazer 800 pessoas com o som bem pesado, digamos que quase no limite das caixas.
E foi sensacional. Segue foto anexa, deste evento com as caixas montadas. Agora estou buscando um sistema um pouco maior, para atender 1.200 pessoas e subir até umas 5.000.
Fui ouvir as HDL-20, ouvi uma coluna com 04 células. Achei realmente bem alto e potente, porém o timbre não me agradou muito. Não achei o som tão limpo e claro como as NX L24, talvez por causa dos falantes, serem maiores, eles reproduzem mais graves que os menores da NX. Outro fato que já comentei em postagem anterior é que se comparado uma célula da HDL20 com a NX L24, a NX dá mais som e custa menos.
Quando ouvi as 04 HDL juntas, pensei nossa vai dar muito mais som do que a NX. mas não foi bem isso que ocorreu. Digamos que 04 HDL não chegou a dar 02 NX L24,. isso em SPL que senti ali.
Até ai tudo bem, pois pode ser impressão minha, e na hora do evento mesmo as HDL podem mandar o som mais longe e mais distribuído. Agora com a intenção de comprar Line Array mesmo, abri os olhos para outros sistemas como D.A.S, DB tecnologie, LS Audio e uma nova marca alemã muito boa chamada TW Audio. Agora com tantas opções, vou começar a ouvir um pouco de tudo para tirar minhas conclusões.
Eu confesso que as HDL não brilhou meus olhos e ouvidos em questão de timbre. (não sei o porque) rs. A minha única vantagem de manter a comprar RCF, seria de poder usar os SUB 8006 AS que já tenho.
Se eu comprar line de outra marca, terei de comprar novos subs.

Kumon (1).jpg
 
Caramba amigão, com este investimento você não consegue reproduzir musica ao vivo para um público de 1.200 pessoas?
 
É o que sempre comento por aqui ...
O PA da foto, com essas colunas e um par de sub duplo, é PA para umas 1000 pessoas mesmo como foi usado. (ainda diz: a beira do limite). Proporção "SPL x publico" que acho justo.

Mas o que acontece aqui no forum, é que grande maioria dos comentarios é sempre exagerado, enchem muito a bola, quando se envolve essas cxs importadas.
Se eu perguntar aqui no forum qual o publico para esse PA RCF da foto , tenho certeza que a MAIORIA das respostas vai ser MUITO ACIMA. Vai aparecer relatos de 3000, 4000, 5000 pessoas. atende COM SOBRA.
 
Olá, Sandro! Quanto tempo...

Após o efeito Dilma quase me ter feito vender meu som, não vendi porque não apareceu ninguém e quando apareceu eu não precisava mais, acho que no final do ano ( no máximo até fevereiro ) vou conseguir aumentar meu sistema. Talvez deixe os subs pra mais tarde um pouco, em agosto. Aí vamos poder fazer aquele review com suas Studio R e com as passivas que acho que vc tb possui e as minhas Art 310A e Promaxx 14A, então recém adquiridas.
Quanto a sua observação acho que pode realmente haver membros que se empolguem com os resultados obtidos, mas tb existem outros que são extremamente criteriosos em suas avaliações e cujas opiniões podem ser tranquilamente utilizadas para tomadas de decisão, sem medo. Eu tive esta experiência esquisita quando adquiri minhas RCF, aquelas coisinhas realmente parecem dar banho em caixas bem maiores que elas, e realmente dão. O segredo deve estar na eficiência dos componentes utilizados. A impressão é a mesma com relação às EV ELX 115A. Logo acredito que pode ser que os sistemas mencionados só atendam o publico mencionado sob certas condições e de acordo com o gosto pessoal de alguns, mas certamente atenderão um público bem maior do que poderíamos supor antes de ouví-las .
Na verdade o bom seria se vc estivesse por aqui em Angra algum dia e pudesse ouvir tb as Ev e as Art315A lá da igreja. De qualquer forma fica o convite e nosso teste ainda está de pé.
 
Sandro, tudo depende da proposta usada.
Eu faria 3000 pessoas, da mesma forma como fiz 800 com um par de 710. Tudo depende da pressão utilizada.
Eu uso pouco SPL.
Hoje uso um par de TurboSound pra fazer PA pra mais de 500 pessoas, e sobra.
 
@isinho eu sei que depende da proposta usada, mas se eu comparar os relatos que eu leio aqui dentro e o que eu vejo nas locações de PA por aí afora, a proporção do SPL aceitavel se difere muito da maioria da opinião dos membros do forum.
O que muitos usam aqui para PA banda ao vivo xxx pessoas. Aqui fora vira retorno de palco.
É isso que acho estranho.
Sei que as opinioes logicamente se diferem uma da outra. Mas era para essa diferença ser pequena
ex: eu digo x - vc diz 1,5 x -- gosto pessoal
eu digo x -- vc diz 2x -- gosto pessoal
agora quando eu digo x -- vc diz atender 4x - aí tem algo de errado, não é possível. Mesmo considerando qualquer tipo de evento, estilo musical, banda, dj, aberto, fechado, etc...

@AltVan13, quando aparecer por aqui os modelos que eu tiver condições de te mostrar, farei com certeza.
Sobre as caixas, eu sei que são eficientes, mas considero sim os comentarios bem exagerados.
Eu uso cxs assim, tenho aqui de um amigo, 2 PRX715. Muito forte a caixa. Mas se alguem me perguntar se tem como atender 800 - 1000 pessoas igual vcs dizem fazer com caixas de SPL muito menor. A minha resposta é: " Não tenho som suficiente para atender esse evento".
 
Ae Sandrão!

Vou ficar um pouco away devido ao nascimento do meu filho que ocorreu dia 22/09 na Unimed aí de VR, mas vou dar um jeito de viabilizar uma audição das minhas caixas e das suas. Vamos ter que tirar esta teima ao vivo mesmo, kkkkkkk.
Veja bem, tenho 46 anos e acompanhei o boom das equipes de funk ( antigo ). Gostava de ficar do lado do pared.ão da caixas pra sentir aquele grave ressonando no peito ( o famoso pancadão como ficou popularizado mais tarde ), ía aos bailes que na época eram de 20:00h de um dia até às 04:00h do dia seguinte, sexta, sábado e domingo ía na domingueira de 20:00h ás 24:00h. Sei o que é pressão de som.
Hoje sou cristão e minha frequência é na igreja. E lá curiosamente o excesso de volume me incomoda profundamente, principalmente se o som não tiver qualidade e definição. Um som bem definido e equilibrado pode até estar um pouco mais alto que não incomoda dentro de certo limite. O que observo em relação as caixas mencionadas é que soam extremamente claras a boa distancia delas, isso pode fazer com que o spl seja sentido de maneira diferente dando a impressão de maior volume. Acho que estes dois fatos podem estar contribuindo para a ocorrência destes relatos como o do Isinho e que, para 800 pessoas e 500 pessoas como ele descreveu, tenho certeza que as caixas atendem. Já pra 3k...
 
@Valerius, concordo contigo que não tem como comparar 1 elemento da HDL20a com 1 elemento da NXL24a, o sistema de coluna se sai muito melhor. Mas o Line montado não tem como brigar em termos de SPL com o HDL, terá melhor cobertura, tiro e SPL, mas logicamente que tudo depende da aplicação, raramente recomendo line....

Mas como a utilização é essa da foto:

Eu não utilizaria Line, e sim o mesmo sistema, e de acordo com a aplicação, faria bem mais de 1000 pessoas com o mesmo sistema, logicamente que vai se variar a aplicação...

Outro detalhe, o sistema está acoplado (os drivers estão montados juntos), e isso faz com que o som seja "atirado" (vamos assim dizer) muito mais longe, salvo a cobertura horizontal do sistema (no máximo 30º).

@Sandro_Alves, cara, sua briga de quantas pessoas fazem com X caixas é totalmente relativa.... a igreja do @isinho faz 800 com um par de milan, outra igreja que frequentava fazia 200 e já precisava de mais som..... fui a igreja dele e concordo que para aquela aplicação já atende perfeitamente....
Se for fazer um evento dito de igrejas, normalmente com metade do som recomendado pelas locadoras (que fazem shows com a galera gritando d+) já atende, pois o publico é outro...
Desta forma, não existe o certo e nem o errado, existe a aplicação correta....
Agora vem uma dica: se for fazer som pra igrejas pode pensar em aumentar a quantidade de pessoas atendidas com os sistemas, normalmente vc consegue trabalhar bem.
 
É isso que quis dizer...

Não é exagerar nas pessoas atendidas, é o público que e exigência de SPL que mudam.
 
Back
Topo